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DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO EDUCACIONAL/DEEIN

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Apresentação em tema: "DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO EDUCACIONAL/DEEIN"— Transcrição da apresentação:

1 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO EDUCACIONAL/DEEIN
07/17/13

2 ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS
ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA, NA MODALIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL Área da deficiência intelectual, múltiplas deficiências e transtornos globais do desenvolvimento

3 A Educação deve ser realizada em uma organização formal:
Lei nº 9394/96 –LDB Art. 2º - A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. A Educação deve ser realizada em uma organização formal: Sistemas de Ensino.

4 Organização Formal do Sistema de Ensino
( LDB 9394/96, Art. 8 ) Federal Estadual Municipal

5 Órgãos Administrativos do Sistema de Ensino:
Federal: Conselho Nacional de Educação (CNE) e Ministério da Educação (MEC). Estaduais: Conselho Estadual de Educação e Secretaria Estadual da Educação. Municipais: Conselho Municipal de Educação (CME) e Secretaria Municipal de Educação (SME). 07/17/13

6 Função dos Conselhos de Educação
Colaborar na formação da Política de Educação de sua esfera administrativa (federal, estadual e municipal) bem como atribuições normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministério da Educação e Secretarias Estaduais e Municipais de Educação.

7 Organização Administrativa do Sistema de Ensino
(LDB, Art. 19) Públicas (mantidas pelo setor público). Privadas (particulares, comunitárias, confessionais e filantrópicas).

8 Organização Escolar Organização Administrativa Organização Pedagógica
Organização Financeira

9 Organização Pedagógica
Projeto Político Pedagógico - PPP é o documento norteador de toda organização pedagógica das instituições de ensino. O PPP é o instrumento clarificador da ação educativa da escola em sua totalidade.”(Veiga, 1998).

10 Marco (Ato) Situacional
PROJETO POLÍTICO - PEDAGÓGICO Marco (Ato) Situacional Marco (Ato) Conceitual Marco (Ato) Operacional Diagnóstico da Escola: O que somos? objetivos, missão, aspectos legais, alunado, diagnóstico do alunado, RH, espaço físico Posicionamento: O que queremos? político e filosófico (visão de homem e de sociedade) pedagógico (concepção de currículo e adaptação/ teorias de aprendizagem/avaliação/ Apresenta as linhas de ação da Escola O que faremos? - Plano de Ação da Escola - Conselho Escolar - Proposta Pedagógica Curricular - Plano de Trabalho Docente - Livro de Registro de Classe

11 Os Documentos norteadores deverão ser ressignificados, a partir do Parecer nº 07/14 - CEE :
Em 2014 Plano de Trabalho Docente - PTD Livro de Registro de Classe Em 2015 Projeto Político-Pedagógico Regimento Escolar Plano de Ação da Escola Conselho Escolar (opcional para Escola de Educação Básica)

12 Ajustes no PPP a partir do Parecer nº 07/14
1) Quanto aos Atos Legais: credenciamento, autorização de funcionamento, renovação, alteração: endereço, denominação e de mantenedora pela SEED (alterações no VLE estão sendo realizadas). * Enviado em setembro 2014 2) Quanto ao Alunado: deficiência intelectual, múltiplas deficiências e transtornos globais do desenvolvimento. 3) Quanto à Matrícula: registro oficial dos alunos nos sistemas SERE e SEJA, os prazos seguem as orientações da SEED. * Instrução nº 07/14 – SEED/SUED, enviada em setembro 2014 4) Quanto ao Calendário Escolar: conforme orientações da SEED.

13 5) Quanto ao Sistema de Avaliação:
Qualitativa, diagnóstica e semestral. 6) Quanto à organização de turmas: Número de alunos de acordo com a Instrução nº 09/14. Junção de turmas (etapas) registradas no SERE/SEJA, na prática da Escola. OBS.: Não redistribuir alunos em diferentes turmas. * Orientação enviada em 03/12/14 7) Quanto ao Livro de Registro de Classe: Livro organizado para as Escolas. Um livro para cada turma registrada no SERE. Um livro para aula de Ed. Física. Um livro para aula de Arte. AJUSTES NO PPP A PARTIR DO PARECER Nº 07/14

14 8) Quanto à hora-atividade do professor:
AJUSTES NO PPP A PARTIR DO PARECER Nº 07/14 8) Quanto à hora-atividade do professor: 7 horas-aula, 20 horas semanais. * Dia sem interação com o aluno não é LEI. Priorizar o atendimento do aluno. 9) Quanto às Etapas Ofertadas: a) Educação Infantil b) Ensino Fundamental – (1º e 2º ciclo correspondente ao 1º e 2º ano do Ensino Fundamental) c) Educação de Jovens e Adultos – Fase I (1º ao 5º ano) integrada á Educação Profissional (em 3 unidades ocupacionais).

15 AJUSTES NO PPP A PARTIR DO PARECER Nº 07/14?
a) Educação Infantil Estimulação Essencial (0 a 3 anos) e Pré - Escolar (4 e 5 anos). Preferencialmente por cronograma: uma matrícula na Escola e outra no CEMEI. Currículo: segue as Diretrizes da Educação Infantil complementado com o atendimento especializado.

16 ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL (municipal/particular)
00 a 03 anos CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL (municipal/particular) ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL ATENDIMENTO COMPLEMENTAR ÁREAS: Saúde e Assistência Social PRÉ - ESCOLAR 04 e 05 anos SE NECESSÁRIO AJUSTES NO PPP A PARTIR DO PARECER Nº 07/14?

17 b) Ensino Fundamental Oferta de 2 ciclos correspondentes ao 1º e 2º anos do E.F. comum, sendo: 1º ciclo em 4 etapas = 4 anos. 2º Ciclo em 6 etapas = 6 anos. Proposta Pedagógica Curricular adaptada fundamentada na Alfabetização. A Escola deverá organizar a Proposta Pedagógica Curricular de acordo com a DCN, Caderno de Ensino Fundamental de nove anos e Proposta Curricular na dimensão da Escola de Educação Básica, na modalidade Educação Especial, aprovada pelo Parecer nº 07/14.

18 ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, NA MODALIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL
APOIO PEDAGÓGICO NO CONTRATURNO QUATRO ANOS LETIVOS 1ª ETAPA 3ª ETAPA 2ª ETAPA 4ª ETAPA Idades (6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13,14 e 15 anos) SE NECESSÁRIO CICLO CONTINUO 1º CICLO (equivale 1º ano) ENSINO COMUM REDE PÚBLICA DE ENSINO Sala de Recursos Multifuncional REDE CONVENIADA ATENDIMENTO COMPLEMENTAR ÁREAS: Saúde, Assistência Social SEIS ANOS LETIVOS 5ª ETAPA 6ª ETAPA 2º CICLO (equivale 2º ano)

19 c) Educação de Jovens e Adultos - Fase I / Educação Profissional
Oferta integrada (obrigatoriamente) EJA e Educação Profissional. Educação Profissional com oferta de 3 Unidades: Unidade Ocupacional de Qualidade de Vida. Unidade Ocupacional de Produção. Unidade Ocupacional de Formação Inicial. EJA – Fase I: etapa única de 1º ao 5º ano. Proposta Pedagógica Curricular adaptada fundamentada na nas Diretrizes Nacionais da EJA. Para Certificação: h e avaliação dos conteúdos

20 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - FASE I E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
EJA (equivale 1º ao 5º ano) ATENDIMENTO COMPLEMENTAR ÁREAS: Saúde, Assistência Social e Trabalho SE NECESSÁRIO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - FASE I E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Etapa Única (mínimo de horas para fins de certificação) A partir 16 anos UNIDADE OCUPACIONAL DE PRODUÇÃO UNIDADE OCUPACIONAL DE FORMAÇÃO INICIAL UNIDADE OCUPACIONAL DE QUALIDADE DE VIDA Encaminhamentos - Instituições qualificadoras - Estágios - Secretaria do Trabalho - Implantação de Programas de Qualificação

21 QUEM É REPONSÁVEL PELA ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS
ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA, NA MODALIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL ? O pedagogo ocupa um amplo espaço na organização do trabalho pedagógico, sendo o responsável para: Articular o processo de formação cultural que se dá no interior da escola. Efetivar as ações pedagógicas e administrativas. Mediar no processo ensino – aprendizagem. Promover a construção coletiva do PPP. Organizar o espaço e tempo escolar. Mediar as relações na escola e entre a escola e a comunidade. 07/17/13

22 (...) A toda hora rola uma estória, Que é preciso estar atento.
A todo instante rola um movimento, Que muda o rumo dos ventos. Quem sabe remar não estranha. Vem chegando a luz de um novo dia O jeito é criar um novo samba, Sem rasgar a velha fantasia (...) (Rumo dos Ventos – Paulinho da Viola) 07/17/13

23 Claudia Camargo – claudiacamargo@seed.pr.gov.br
CONTATOS: PEDAGÓGICO: Claudia Camargo – Eliete Cristina B. Zamproni – Maria Cristina Antunes – Maria de Lourdes A. Batista – (41) / / ADMINISTRATIVO: Vanessa – (41) / / 07/17/13


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