A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Economia Unip Universidade Paulista Aula 01 Origem, outros Conceitos Fundamentais, Problemas e Temas Relevantes da Economia - Parte I - JORGE, Fauzi T.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Economia Unip Universidade Paulista Aula 01 Origem, outros Conceitos Fundamentais, Problemas e Temas Relevantes da Economia - Parte I - JORGE, Fauzi T."— Transcrição da apresentação:

1 Economia Unip Universidade Paulista Aula 01 Origem, outros Conceitos Fundamentais, Problemas e Temas Relevantes da Economia - Parte I - JORGE, Fauzi T e MOREIRA, José Octávio de Campos. Economia: notas introdutórias. 2ª. Edição. São Paulo: Atlas, 2009 Heilbroner, Robert L. A formação da sociedade econômica. 5ª. Edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1987

2

3 Economia Unip Universidade Paulista O problema econômico é, simplesmente, o processo de prover o bem estar material da sociedade. Em seus termos mais simples, a economia é o estudo de como o homem ganha o pão de cada dia.

4 Economia Unip Universidade Paulista Administração eficiente Recursos escassos Necessidades ilimitadas

5 Economia Unip Universidade Paulista Os fatores de produção O capital compreende todo bem destinado à produção de outro bem. Os recursos naturais — o fator de produção denominado simplesmente terra — consistem nas riquezas naturais de que uma nação dispõe. De posse dos recursos naturais e dos bens de capital, é preciso então utilizá-los de forma a obter um produto ou serviço que irá atender às necessidades dos indivíduos. A utilização desses fatores se faz por meio da força de trabalho.

6 Economia Unip Universidade Paulista Outros fatores de produção... A tecnologia compreende o estudo das técnicas. Todo e qualquer trabalho desenvolvido requer uma determinada maneira para a sua execução, e a técnica é a maneira correta de executar uma tarefa. A capacidade empresarial compreende, numa síntese, a aglutinação de todos os demais fatores de produção. A capacidade empresarial compreende uma visão muito clara das oportunidades de investimento, das possibilidades de financiamento da produção, da obtenção e utilização adequada dos fatores de produção e, principalmente, da organização e coordenação eficiente das operações.

7 Economia Unip Universidade Paulista As necessidades humanas   Coletivas (saúde, educação, segurança etc.)   Individuais Absolutas ( dormir, comer, respirar, procriar etc. ) Relativas ou sociais ( hábitos, normas, costumes e valores ) Básicas Segurança Associação Prestígio Auto- realização Hierarquia das Necessidades (Abraham H. Maslow – 1908 a 1970)

8 Economia Unip Universidade Paulista Os bens   Bens livres (ar, luz do sol, água do mar etc.)   Bens econômicos Tangíveis   Finais Consumo   duráveis   não-duráveis Produção (ou bens de capital)   Intermediários Intangíveis (serviços)

9 Economia Unip Universidade Paulista A história econômica deve projetar seu foco sobre o problema central da sobrevivência e sobre o modo como o homem tem resolvido esse problema. Paradoxalmente, talvez, quanto mais rica é a nação, mais evidente é essa incapacidade de seu habitante comum para sobreviver sozinho e sem ajuda. A resposta para este paradoxo é a Divisão do Trabalho

10 Economia Unip Universidade Paulista Somente de uma perspectiva histórica é que poderemos ver nossas instituições e os problemas que elas criam como parte de um processo em curso de nossa vida econômica. Só de um ponto de vista que situe nossas atuais preocupações como consequência do passado é que poderemos esperar obter uma perspectiva sobre os problemas do futuro que resultem dos de hoje.

11 Economia Unip Universidade Paulista A origem da maioria de nossos problemas econômicos, pelo menos acima do nível de subsistência, é o homem e não a natureza. A “escassez” é uma experiência psicológica, a qual se torna tanto mais pronunciada quanto mais ricos formos; nossos desejos de possuir os frutos da natureza ultrapassam com larga margem nossa crescente capacidade de produzir bens. Assim, as “necessidades” que a natureza deve satisfazer não são, em absoluto, fixas. A economia, em última análise, não está meramente preocupada com as restrições do meio ambiente físico, mas também com o apetite do ser humano e a capacidade produtiva da comunidade.

12 Economia Unip Universidade Paulista Tarefas da sociedade econômica Organizar um sistema que assegure a produção de bens e serviços suficientes para sua própria sobrevivência e......ordenar a distribuição dos frutos de sua produção, de modo que mais produção possa ter lugar.

13 Economia Unip Universidade Paulista Com que obstáculos uma sociedade se defronta na organização de um sistema que produza os bens e serviços de que necessita? O problema básico da produção consiste em criar instituições sociais que mobilizem a energia humana para fins produtivos. Além de assegurarem uma quantidade suficientemente grande de esforço social, as instituições econômicas da sociedade devem garantir uma alocação viável desse esforço social. ? ? ?

14 Economia Unip Universidade Paulista Mercado MandoTradição Três soluções para o problema econômico

15 Economia Unip Universidade Paulista Tradição A tradição resolve o problema econômico, mas o faz em detrimento do progresso econômico. Trata-se do modelo mais antigo e mais utilizado. Os procedimentos são baseados em crenças e costumes. As qualificações e o ofício são transmitidos de pais para filhos. Até o século XVI foi a principal força estabilizadora da sociedade. Mando Trata-se de uma solução baseada não tanto na perpetuação de um sistema viável pela reprodução imutável de seus métodos, mas na organização de um sistema de acordo com as ordens estabelecidas por um comandante-em-chefe econômico. O exercício da autoridade é o mais poderoso instrumento de que a sociedade dispõe para impor a mudança econômica. Se a tradição é o grande freio à mudança social e econômica, o mando econômico pode ser o grande incentivo para a mudança.

16 Economia Unip Universidade Paulista Mercado A principal ideia de uma sociedade de mercado é que se permite a cada pessoa decidir por si mesma o que fazer. O sistema de mercado é um modo complexo de organização da sociedade em que a ordem e a eficiência surgem “espontaneamente” de uma sociedade aparentemente desprovida de controles.

17 Economia Unip Universidade Paulista Questões para reflexão 1.Se pudéssemos produzir todo o alimento de que precisamos em nosso próprio quintal dos fundos, e se a tecnologia fosse tão avançada que todos pudéssemos fazer o que quiséssemos no porão de nossa casa, existiria um “problema econômico”? 2.Grande parte da produção e da distribuição envolve a criação ou manipulação de coisas. Porque a produção e a distribuição constituem problemas sociais em vez de problemas físicos ou de engenharia? 3.A economia é frequentemente chamada a ciência da escassez. Como pode esse rótulo ser aplicado a uma sociedade de considerável abundância, como a norte- americana?


Carregar ppt "Economia Unip Universidade Paulista Aula 01 Origem, outros Conceitos Fundamentais, Problemas e Temas Relevantes da Economia - Parte I - JORGE, Fauzi T."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google