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CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA HISTÓRIA DA ATIVIDADE FÍSICA E DO ESPORTE

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Apresentação em tema: "CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA HISTÓRIA DA ATIVIDADE FÍSICA E DO ESPORTE"— Transcrição da apresentação:

1 CIÊNCIAS DA ATIVIDADE FÍSICA HISTÓRIA DA ATIVIDADE FÍSICA E DO ESPORTE
Antigas Civilizações, Grécia , Roma Idade Média e Renascimento

2 Atividades totalmente naturais Necessidade de sobrevivência
A Educação Física na Pré História ou a Atividade Física na Pré História? Atividades totalmente naturais Necessidade de sobrevivência Caráter utilitário Caráter bélico Nenhum vínculo com a formação do cidadão

3 Porque o homem fazia atividade física na pré-história?

4 caça, pesca, luta, locomoção, fuga, transporte
SOBREVIVÊNCIA caça, pesca, luta, locomoção, fuga, transporte RITUAIS religiosos, culturais RECREAÇÃO

5 Atividade física e as antigas civilizações
Egito: Festas religiosas: lutas com bastões, danças, combates fictícios Motivos bélicos Jogos Corridas, lutas, competições náuticas (Rio Nilo) Caça ao leão Exercícios de flexibilidade e agilidade

6 Mesopotâmia “país entre rios” (atualmente Iraque e Síria)
Texto que relata treinamento para corridas de cavalos e bigas Conotação militar Figuras e inscrições que mostram atividades relacionadas a lutas, natação, corridas e boxe Creta – Grécia Caça ao touro: conotação religiosa (uso em sacrifícios) Pugilato e lutas Dança

7 Caça ao touro Corrida numa Quadriga

8 Pugilato

9 América Central - Astecas e Maias
Atividades de ataque e defesa, caça, pesca e equitação A.F. com fins religiosos: sacrifícios humanos aos deuses Tiro com arco, corridas, canoagem Jogos semelhantes a hockey e rugby (Takari - Astecas) Pok a Tok (Maias) Tlatchtli - bola de borracha - pedra furada (basquetebol Prêmios: casas, ouro, móveis, escravos

10 Tlachtli Pok a Tok

11 TLACHTLI

12 Danças, corridas, manobras militares com bastões e lanças
América do Sul: Danças, corridas, manobras militares com bastões e lanças Tribos Amazônicas: corridas com pernas de paus, corridas com toras, lançamento de lanças (iniciação dos jovens) Colômbia: lutas mortais

13 Oriente: China, Japão e Índia Fins militares, sociais e diversão
Origem filosófica e mística Atos e gestos com significado filosófico-religioso Fins militares, sociais e diversão Militares: artes marciais, lutas, esgrima com sabre e tiro com arco Sociais: caça (nobres), pesca, dança e mímicas Diversão: Pugilato China: kung fu Japão: Esgrima com sabre e com lanças, judô, sumô e karatê Índia: luta, pugilato, equitação, lutas com sabre, natação e caça. Yoga: – 3000 anos / 300 ac - sistematizada

14 Luta com sabres Samurai

15 Sumô Yoga

16 Grécia – Helás ou Hélade
Cultura filosófica e humanística ocidentais, têm seu berço na Grécia Antiga, considerada a pátria da Razão. Acrópole – fortaleza ou cidade na colina – habitada desde idade da pedra – defesa contra inimigos Atenas se desenvolveu embaixo e ao redor deste plano elevado, Acrópole no alto local de defesa e consagrado aos templos. Ano 480 a.C – Guerra Pérsia – Incêndio Atenas Reconstrução Acrópole, mas bonita local sagrado, exclusivo templos, Período Clássico – Péricles – 461 – 431 a.C. Fídias – escultor - estátua Atena mármore 12 m de altura - Partenon (templo das virgens) – homenagem Atena, protetora da cidade de Atenas

17 Grécia Homero – Considerado o primeiro cronista esportivo do mundo. Na “Ilíada” descreve as “competições funerárias” e na “Odisséia” descreve “guerreiros corajosos em competições atléticas”. 700 a.C., registra por escrito, boa parte mitologia Grega nessas duas obras, onde estão seus poemas épicos. Segundo Platão, Homero foi “o educador da Hélade” e deu ao povo grego as bases para a paidéia, a língua, as artes e a fé religiosa nos seus deuses olímpicos. Homero Cena da “Ilíada”

18 Grécia – Helás ou Hélade
Paidéia – palavra usada a partir do século V a.C, com raiz no termo paidos (criança) e significava “criação dos meninos”. O conceito de Paidéia foi originalmente formulado e explicitado nos poemas homéricos, a partir do da idéia de ARETÊ, entendida como um atributo próprio da nobreza, um conjunto de qualidades físicas, espirituais e morais tais como a bravura, a coragem, a força, a destreza, a eloquência, a capacidade de persuasão, numa palavra, a heroicidade. O conceito de paideia não designa unicamente a técnica própria para, desde cedo, preparar a criança (menino) para a vida adulta.  A ampliação do conceito fez com que ele passasse também a designar o resultado do processo educativo que se prolonga por toda vida, muito para além dos anos escolares.

19 Grécia Platão (“A República”) – Aristóteles (“A Política”):
Ressaltam a importância da atividade física para estabelecer um equilíbrio harmônico com as atividades intelectuais. Grécia

20 Grécia Educação do Jovem Grego (Ateniense)
Até os 7 anos era obrigação da família Dos 7 aos 16 – pedagogos: educação ética, postura diante do mundo Atividade física fazia parte da “Pedagogia de Base” - privilégio dos nobres Aos 16 – obrigação do estado: formação física/intelectual Atenienses se preocupavam com a formação da personalidade Educação do Jovem Espartano Após os 7 anos escolas oficiais Espartanos cultuavam o corpo e a moral para serem bons soldados – rigidez, disciplina

21 Educação do jovem Grego
Grécia Educação do jovem Grego Após os 25 anos – formação integral “estado de excelência” Vigor físico – força e saúde para defender o país nas guerras e nos estádios Competição entre as “polis” Jogos públicos: religiosos e fúnebres Culto aos Deuses - politeistas

22 Grécia – locais de prática
Palestras: Mini ginásios: lutas, salas de massagem, banhos, unção, pertencia a particulares Ginásios: Salas de conferência, instalações esportivas, massagens e duchas, centro de treinamento, dieta alimentar, pertencia ao estado Estádios: corridas, ar livre Hipódromos: corridas de carros e corridas de cavalos, ao ar livre

23 Deuses gregos Zeus (Júpiter): deus supremo
Poseidon (Netuno): deus dos mares Apolo (Febo): deus da luz e das artes Hefesto (Vulcano): deus do fogo Hermes (Mercúrio): deus dos ventos Dionísio (Baco): deus do vinho Hera (Juno): esposa de Zeus Atena (Minerva): deusa da guerra e da sabedoria (filha de Zeus) Afrodite (Vênus): deusa do amor

24 Grécia – Os jogos Píticos: Templo de Delfos – homenagem a Apolo – 8 em 8 anos – nome alusivo às sacerdotisas (pítias ou pitonisas) Ritos religiosos – concursos de música e poemas – teatro – provas atléticas Nemeus: Neméia – homenagem a Hércules – 2 em 2 anos – provas atléticas em estádio Ístmicos: Corinto - homenagem a Poseidon – Panatenéias: Atenas – homenagem a Atena – 4 em 4 anos – Agradar a deusa para proteger as colheitas – ritos e sacrifícios – concurso de beleza masculino – eventos artísticos, náuticos, hípicos, atléticos e lutas Heranos: Elis - homenagem a Hera (esposa de Zeus) – destinados apenas às mulheres – prova de corrida (162m) – corriam descalças e com os cabelos soltos.

25 Grécia - Jogos Olímpicos
776 AC a 393 DC Duração: 12 séculos (1169 anos) Magistrados eram responsáveis pelas regras, organização, regulamento, julgamento, policiamento e administração Exigências para competir: ser homem livre e de origem grega; ser filho legítimo; no gozo dos direitos civis; não irreverente à religião; não ser acusado de crime de morte; não devedor do estado ter cumprido o serviço militar

26 Grécia - Jogos Olímpicos
Duas categorias: até 18 anos e adultos Mulheres casadas não podiam assistir as competições. Apenas as sacerdotisas de Hera (responsáveis pela chama sagrada) Prêmios: palma (símbolo da juventude) - coroa de ramos de oliveira - estátuas - honras públicas - terras – dinheiro Duração: 2 dias e a partir de 472 AC a 77 AC elevado para 6 dias Nos 96o. Jogos foram introduzidas as provas artísticas - poesia, declamação e música Corrida de velocidade: estádio - 192,27m (600 vezes o pé de Hércules)

27 Grécia - Jogos Olímpicos
Programa básico: 1º Dia – Cerimônia de abertura – desfile – juramentos – apresentação dos atletas – denúncias 2º Dia – corridas 3º Dia – pentatlo (lançamento de disco, salto em distância, lançamento de dardo, corrida de velocidade e luta) – sacrifício de 100 bois (hecatombe) 4º Dia - lutas livres, pugilato e pancrácio 5º Dia - Provas para os jovens 6º Dia – Corridas de carros e cavalos 7º Dia – Encerramento - premiação

28 Grécia - Jogos Olímpicos
Decadência: conceitos religiosos e o idealismo se enfraqueceram - reforço do profissionalismo - nobres influenciavam os resultados Nero (67 DC) - competiu na corrida de carros e apesar de ter caído e não ter cruzado a linha de chegada foi proclamado campeão (competiu sozinho) Os guerreiros passaram a trocar os árduos treinamentos pelos fáceis prazeres Neste clima desvirtuado de competição, pressionado pela casta cultural e atendendo ao pedido do Bispo Ambrósio (festa pagã), em 393 o Imperador Teodósio I aboliu oficialmente os Jogos Olímpicos

29 Roma Atividades Físicas: Exigência dos pais (patrícios):
“ A Grécia vencida, venceu o feroz vencedor e trouxe as artes para o agreste Lácio (Horácio, poeta Romano)” Atividades Físicas: Exigência dos pais (patrícios): Formação para a vida pública e política Rapazes se exercitavam na esgrima, lançamento do dardo, equitação, com espada, manejo das armas a após combate com os punhos suportar o frio e o calor e atravessar nadando a fria corrente de um rio. Admiravam a natação – sujeito mal-educado “ não sabe ler nem nadar”

30 Roma Coliseu: arena – 86 m x 54 m
assentos e lugares em pé ( inauguração – 100 dias de festas – animais sacrificados) Espetáculos públicos: “ludus” (distração, jogo) Espetáculos montados para cumprir função política e militar: “Pão e circo” – Gladiadores / Comida Anfiteatros – gladiadores – conflitos de vida ou morte – escravos obtinham liberdade – escolas especiais de treinamento – Ludus Gladiatores Circos – corridas de carros Termas, banho de calor e massagens – mais sofisticadas (piscinas diferentes temperaturas) Banhos públicos elite – povo

31 IDADE MÉDIA Queda de Roma 476 DC Corpo deixa de ser cultuado – pecado
Dicotomia corpo e mente Atividade física – Militar Cruzadas – tirar Jerusalém Árabes Mulher excluída AF – só reprodução Igreja incentivou prática militar

32 IDADE MÉDIA Cultura corporal militar influencia tanto pobres quanto ricos Justas – cavaleiro – Nobre (ética) Esgrima – Idade Média – - espadas sem fio – não penetravam na armadura Armadura e espadas pesadas – treino

33 IDADE MÉDIA Jogos populares – pobres – violentos
Jogo das caveiras: morte uma versão – origem ao futebol Luta: 2 grupos de 20 ou 30 – ganhava que ficasse em pé

34 RENASCIMENTO Retomada ideais clássicos da Cultura Greco-Romana
Antropocentrismo Humanismo Davi – escultura de Michelangelo Buonarroti, que demonstra a retomada dos ideais estéticos clássicos.


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