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Administração Financeira Prof. Rodrigo Teixeira de Oliveira Finanças.

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Apresentação em tema: "Administração Financeira Prof. Rodrigo Teixeira de Oliveira Finanças."— Transcrição da apresentação:

1 Administração Financeira Prof. Rodrigo Teixeira de Oliveira e-mail: rodrigo.teixeira@pitagoras.com.br Finanças

2 FINANÇAS A área de finanças é ampla e dinâmica. Afeta diretamente a vida de todas as pessoas e todas as organizações, financeiras ou não financeiras, privadas ou públicas, grandes ou pequenas, com ou sem fins lucrativos.

3 FINANÇAS FINANÇAS - é a arte e a ciência de administrar fundos (DINHEIRO). Isto é, aplicar às tomadas de decisões em negócios: princípios econômicos, princípios contábeis e conceitos do valor do dinheiro no tempo.

4 FINANÇAS Finanças ocupa-se do processo, instituições, mercados e instrumentos envolvidos na transferência de fundos entre pessoas, empresas e governos. As principais áreas de finanças podem ser divididas em duas amplas partes: Serviços Financeiros e Administração Financeira.

5 FINANÇAS Serviços Financeiros: é a área de Finanças voltada à concepção e à prestação de acessoria, tanto quanto à entrega de produtos financeiros a indivíduos, empresas e governo. Isso envolve uma amplitude de interessantes oportunidades de carreira nas áreas de bancos e de instituições correlatas, de planejamento das finanças pessoais, de investimentos, de bens imóveis e de seguros.

6 FINANÇAS Administração Financeira: diz respeito às responsabilidades do administrador financeiro numa empresa. Os administradores financeiros administram ativamente as finanças de todos os tipos de empresas, financeiras ou não, privadas ou públicas, grandes ou pequenas, com ou sem fins lucrativos. Eles desempenham uma variedade de tarefas, tais como orçamentos, previsões financeiras, administração do caixa, administração do crédito, análise de investimentos e captação de fundos.

7 Formas Básicas de Organização Empresarial Para constituir uma empresa, empresários e empreendedores em geral devem levar em conta suas reais necessidades e ambições. O auxílio de um contador é o mais indicado para adaptar a necessidade a real situação vivida pelo empresário. Quantidade de sócios, objeto da sociedade e tamanho da empresa são apenas alguns dos tópicos a serem analisados.

8 Formas Básicas de Organização Empresarial EMPRESÁRIO “INDIVIDUAL” (EX-FIRMA INDIVIDUAL) - Geralmente emergem da informalidade e são pequenos estabelecimentos industriais/comerciais/serviços. É um negocio que pertence a uma pessoa, que opera seu próprio lucro. São normalmente registradas como micro empresas de simples constituição.

9 Formas Básicas de Organização Empresarial São tipicamente pequenos negócios como: lanchonetes, mercearias, sapatarias, oficinas mecânicas, etc., no Brasil essas empresas emergem da informalidade quando os negócios começam a aumentar. O ativo e o passivo (máquinas, estoques, contas a pagar, etc.) podem ser transferidos para outra Pessoa Jurídica, porém a empresa, em si, é intransferível. Portanto, não pode ser vendida, nem admite sócios.

10 Formas Básicas de Organização Empresarial Em caso de falecimento do titular, da mesma forma, seus herdeiros, poderão continuar o negócio, no mesmo local, com as mesmas máquinas e os mesmos clientes, porém, através de uma nova empresa. Este tipo de empresa se extingue com o falecimento do proprietário. "Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens e serviços" (art. 966, CC).

11 Formas Básicas de Organização Empresarial Responsabilidade: O Empresário Individual responde pelo patrimônio da firma. Caso os bens do Empresário Individual não sejam suficientes para atender às suas obrigações sociais, os credores podem executar todos os bens pessoais, ou seja, sua responsabilidade é ilimitada.

12 Formas Básicas de Organização Empresarial SOCIEDADE LIMITADA – Sua antiga denominação era Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada (CC, art. 1052). A Sociedade limitada é o tipo mais comum e usual de empresa coletiva. É constituída por dois ou mais sócios administrando ou não determinada empresa, cujas atividades podem ser industrial/comercial/ serviços, e a responsabilidade de cada um é limitada à parcela do capital social que integralizar, mas um dos sócios terá sua responsabilidade ilimitada

13 Formas Básicas de Organização Empresarial A partir de então, a Sociedade limitada passou a ser enquadrada como Sociedade Personificada Empresarial. Este definirá a participação no capital social de cada um, responsabilidade, administração, objetivo da atividade, data de início, participação nos resultados, obrigações, etc.

14 Formas Básicas de Organização Empresarial No Brasil, normalmente na constituição de empresas de sociedades limitadas os sócios incorrem posteriormente em grandes conflitos prejudicando o andamento da empresa, chegando até o fechamento da mesma.

15 Formas Básicas de Organização Empresarial Também temos a formação de empresas familiares onde infelizmente, se confundem as rotinas familiares com as da empresa, ou seja, as despesas particulares são confundidas com a da empresa, onde o mais adequado seria estabelecer uma remuneração aos seus sócios adequada as suas necessidades. Esta remuneração é o pró-labore e também a distribuição de lucros.

16 Formas Básicas de Organização Empresarial SOCIEDADES ANÔNIMAS - São geralmente grandes empresas com capital diluído entre muitos acionistas. O capital social de uma S/A é dividido em ações, portanto, ação representa a menor fração do capital social de uma S/A. Os sócios das Sociedades Anônimas são denominados acionistas.

17 Formas Básicas de Organização Empresarial As S/A podem ser de capital fechado ou aberto. As de capital fechado são aquelas cujas ações estão nas mãos de poucas pessoas físicas, e não são comercializadas em bolsas de valores. São normalmente empresas de origem familiar. As de capital aberto são empresas cujas ações são comercializadas em bolsas de valores, estando, portanto, acessíveis a qualquer interessado.

18 Formas Básicas de Organização Empresarial As ações podem ser: ordinárias ou preferenciais: - Ordinárias: dão direito a voto, além de participar dos resultados da companhia (dividendos). Os proprietários de ações ordinárias votam nas assembléias gerais. - Preferenciais: geralmente não tem direito a voto, a menos que esteja previsto nos estatutos. Tem prioridade no recebimento dos dividendos e recebem 10% a mais do que o valor pago aos acionistas portadores de ações ordinárias.

19 Formas Básicas de Organização Empresarial

20 Função da Administração Financeira As pessoas de todas as áreas de responsabilidade da empresa – contabilidade, produção, marketing, recursos humanos, pesquisas – necessitam interagir com o pessoal de finanças para realizar seu trabalho. Todos têm de justificar necessidades de acréscimo de funcionários, negociar orçamentos operacionais, preocupar-se com a avaliação do desempenho financeiro e defender propostas que tenham méritos financeiros, para conseguir recursos da alta administração.

21 Função da Administração Financeira DEPARTAMENTO FINANCEIRO VENDAS PRODUÇÃO MARKETING R H

22 Função da Administração Financeira Em termos funcionais dividiremos o Departamento Financeiro em 2 processos: Tesouraria Controladoria

23 Função da Administração Financeira Tesouraria cuida de todos os pagamentos e recebimentos e administra o dinheiro que é mantido em caixa ou em contas bancárias para esse fim. Ocupa-se com: administração do caixa, o crédito, controle de estoques, captação de recursos, relacionamentos com bancos, contas a pagar, contas a receber, planejamento financeiro.

24 Função da Administração Financeira Controladoria: acompanha as atividades em andamento, assegura-se de que elas seguem um determinado plano, identifica e corrige possíveis problemas durante sua execução, compara o que foi previsto (planejado) com o que está sendo realizado, verifica se as metas estão sendo atingidas verifica os registros contábeis que envolvam recursos financeiros

25 Função da Administração Financeira Controladoria: Ocupa-se com Contabilidade Orçamento Planejamento tributário Custos Controles em geral Sistemas de informações gerenciais

26 Função da Administração Financeira

27 Relação com a Economia – o administrador financeiro deve compreender o arcabouço econômico e estar atento às conseqüências dos vários níveis de atividade econômica e das mudanças na política econômica. Deve ser capaz também de utilizar as teorias econômicas como diretrizes para realizar operações comerciais com eficiência. São exemplos a análise de oferta e procura, as estratégias de maximização do lucro e a teoria de preços.

28 Função da Administração Financeira A dimensão dos processos está diretamente vinculada às estratégias da empresa e a seu tamanho, mas no mínimo essas atividades deverão ser executadas com eficácia, de modo a garantir a saúde econômico-financeira da empresa. Nas pequenas e médias empresas, a gestão da controladoria e da tesouraria tem ficado sob a responsabilidade de uma mesma pessoa. Em grandes organizações ainda predomina a tradicional dualidade na gestão das áreas de controladoria e tesouraria.

29 Função da Administração Financeira Relação com a Contabilidade – Duas diferenças básicas: a ênfase no fluxo de caixa (reconhece as receitas e despesas apenas no momento que ocorrem entradas e saídas efetivas de caixa) e na tomada de decisão, o contador volta sua atenção para a coleta e apresentação dos dados financeiros, o administrador utiliza esses dados, na forma como se apresentam ou após realizar alguns ajustes, e os toma como um importante insumo ao processo de tomada de decisão, avaliando riscos e retornos inerentes.

30 ATIVIDADES-CHAVES DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO O administrador financeiro é o principal responsável pela criação de valor para o acionista ou proprietário da empresa. A administração financeira envolve basicamente a gestão de recursos financeiros. Como obter esses recursos e onde aplicá-los é a atividade principal do administrador financeiro. Então, as atividades primárias fundamentais do gestor financeiro são:

31 ATIVIDADES-CHAVES DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO 1) Análise e Planejamento Financeiro a) Transformação dos dados financeiros para monitorar a situação financeira da empresa ; b) Avaliação da necessidade de aumentar (ou reduzir) a capacidade produtiva ; c) Aumentos (ou reduções) de financiamentos

32 ATIVIDADES-CHAVES DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO 2) Decisões de Investimento a) Montante de recursos a aplicar em Ativos Circulantes e Ativos Permanentes b) Para os ativos existentes quais modificar, substituir ou liquidar 3) Decisões de Financiamento Combinação mais apropriada entre financiamentos de curto e longo prazo e determinação das fontes de financiamento.

33 OBJETIVOS DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO O papel do administrador financeiro é assegurar que o capital esteja disponível nos montantes adequados, no momento certo e ao menor custo. Se isso não ocorrer, a empresa não sobreviverá.

34 OBJETIVOS DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO Maximizar Lucros? Alguns acreditam que o objetivo dos Administradores Financeiros é sempre a maximização de Lucros. Nas Sociedades Anônimas, os lucros são usualmente medidos em termos de lucro por ação (LPA) que representa o lucro total disponível aos acionistas ordinários da empresa no período, dividido pelo número de ações ordinárias emitidas.

35 OBJETIVOS DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO Maximizar Lucros? Falhas: a - Ignora a Data de Ocorrência dos Retornos b - Ignora o Fluxo de Caixa disponível para os proprietários (dividendo) c - Ignora o Risco, isto é, resultados realizados diferentes daqueles esperados. Acionistas têm aversão a risco.

36 OBJETIVOS DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO Maximização da Riqueza do Acionista A riqueza dos proprietários de uma sociedade anônima é medida pelo preço da ação, que baseia-se na data de ocorrência dos retornos (fluxo de caixa), e em seu risco. Risco e Retorno são as variáveis-chaves para a decisão, no processo de maximização da riqueza.

37 OBJETIVOS DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO Preservar a Riqueza do Stakeholders Stakeholders grupos tais como empregados, fornecedores, credores e outros que possuem um vínculo econômico direto com a empresa. Minimizar a rotatividade, os conflitos e os litígios

38 OBJETIVOS DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO Resolver os conflitos de Agency Conflito inerente administrador x proprietários (administrador colocar seus objetivos pessoais à frente dos objetivos da empresa). Esses conflitos levam a retornos inferiores aos acionistas e à perda potencial de riqueza para os proprietários.

39 OBJETIVOS DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO Ética: Motivar empresas e participantes de mercado a aderir tanto à prescrição quanto ao espírito das leis e às regulamentações concernentes a todos os aspectos da prática empresarial e profissional. – Um programa de ética pode : reduzir potenciais litígios e custos de ajuizamentos, manter uma imagem positiva da empresa, reforçar a confiança dos acionistas e ganhar a fidelidade, o comprometimento e respeito de todos os constituintes da empresa.

40 PRINCIPAIS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO O objetivo do administrador financeiro é aumentar o valor do patrimônio líquido da empresa, por meio da geração de lucro líquido, decorrente das atividades operacionais da empresa. Para realizar essa tarefa, o gestor financeiro precisa ter um sistema de informações gerenciais que lhe permita conhecer a situação financeira da empresa e tomar as decisões mais adequadas, maximizando seus resultados.

41 PRINCIPAIS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO O gestor financeiro é o principal responsável pela criação de valor da empresa e, para isso, envolve-se, cada vez mais, com os negócios da empresa como um todo. Suas atividades abrangem decisões estratégicas, como a seleção de alternativas de investimento e as decisões de financiamento de longo prazo, além das operações de curto prazo, como a gestão do caixa, o gerenciamento do risco e tantas outras.

42 PRINCIPAIS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO Sua área de abrangência é ampla, ocupando-se do processo financeiro, dos mercados e das instituições financeiras, dos instrumentos financeiros e das finanças pessoais, governamentais e cooperativas. Suas principais atividades são:

43 PRINCIPAIS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO Administração do caixa - efetuar os recebimentos e os pagamentos, controlando o saldo de caixa; também chamado de Controle da Movimentação Bancária proporciona condições de acompanhar e efetuar conciliações entre contas bancárias, verificando se as entradas e saídas são pertencentes a empresa. O controle das contas de banco é individual, ou seja, nos caso de duas ou mais contas correntes, deverá ser adotado um controle para cada conta.

44 PRINCIPAIS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO Contas a receber – controlar as contas a receber relativas às vendas a prazo. Os lançamentos das vendas a prazo devem ser realizados conforme o mês de vencimento, e as baixas, de acordo com os recebimentos.

45 PRINCIPAIS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO Contas a pagar – Controlar as contas a pagar relativas às compras a prazo, impostos, despesas operacionais e outras. Permite uma visualização global dos compromissos assumidos pela empresa, permitindo acompanhar os pagamentos a serem efetuados em determinado período. Também serve para avaliar as oportunidades de assumir melhores compromissos, de maneira a não centralizar muitos pagamentos em determinadas datas;

46 PRINCIPAIS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO Controle de Estoques – Financeiramente, o objetivo em relação ao estoque deve ser de minimizar o seu montante, pois em níveis mais elevados o estoque pode comprometer a rentabilidade geral da empresa, inclusive com custos adicionais decorrentes de sua manutenção.

47 PRINCIPAIS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO Por isso é necessário que a empresa tenha um controle que evite: - a existência de estoques inadequados que podem gerar paralisações e perdas de vendas; - a existência de estoques excessivos que levam a empresa a ter custos elevados de armazenagem, riscos de obsolescência, etc.

48 PRINCIPAIS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO Administração de crédito e cobrança - analisar a concessão de crédito aos clientes e administrar o recebimento dos créditos concedidos. Captação e Aplicação de Recursos Financeiros - analisar e negociar a captação dos recursos financeiros necessários, bem como a aplicação dos recursos financeiros disponíveis; decisão de financiamento; decisão de investimento;

49 PRINCIPAIS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO Planejamento e controle financeiro - analisar os resultados financeiros e planejar ações necessárias para obter melhorias; Relações com bancos; Administração de custos e preços. Essas funções surgem e se expandem, ou desaparecem, dependendo das necessidades de cada empresa, variando segundo sua natureza, porte e estágio de desenvolvimento.

50 PRINCIPAIS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO As funções financeiras podem ser de curto ou longo prazo. As funções de curto prazo envolvem a administração do caixa, do crédito e contas a receber e a pagar, dos estoques e dos financiamentos de curto prazo. A empresa precisa dispor de recursos suficientes para saldar os compromissos com fornecedores, salários, tributos e demais contas. Para tanto, os recebimentos das vendas e/ou prestação de serviços precisam ocorrer simultaneamente aos compromissos.

51 PRINCIPAIS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO Quando existem prazos diferentes entre os recebimentos e os pagamentos, na maioria das vezes, a empresa precisa buscar recursos no mercado financeiro, por meio de empréstimos, ou aplicar os recursos excedentes. A administração financeira de curto prazo também é chamada de administração do capital circulante (ou do capital de giro). No curto prazo, o administrador financeiro preocupa-se ainda com os planejamentos financeiro e tributário

52 PRINCIPAIS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO O hiato entre recebimentos e pagamentos origina-se nas políticas de concessão de crédito a clientes e obtenção de crédito junto a fornecedores, diferentes prazos legais para pagamentos de salários e tributos; diferentes políticas de estocagem e diferentes ciclos de produção.

53 PRINCIPAIS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR FINANCEIRO As funções financeiras de longo prazo envolvem as decisões financeiras estratégicas, tais como, orçamento de capital, estrutura de capital, custo de capital, relacionamento com investidores, dentre outras. No longo prazo, as decisões financeiras envolvem a obtenção de recursos para projetos e investimentos e definição dos critérios a serem adotados para escolha entre investimentos alternativos.

54 PROBLEMAS COM UMA GESTÃO FINANCEIRA INADEQUADA A inexistência de uma adequada gestão financeira pelas empresas provoca uma série problemas de análise, planejamento e controle financeiro das suas atividades operacionais, entre os quais: a) Não ter as informações corretas sobre saldo do caixa, valor dos estoques das mercadorias, valor das contas a receber, valor das contas a pagar, volume das despesas fixas ou financeiras, etc. Isso ocorre porque não fazem o registro adequado das transações realizadas.

55 PROBLEMAS COM UMA GESTÃO FINANCEIRA INADEQUADA b) Não saber se a empresa está tendo lucro, ou não, em suas atividades operacionais, porque não elaboram o demonstrativo de resultados. c) Não calcular corretamente o preço de venda de seus produtos, porque não conhecem os seus custos e despesas. d) Não conhecer corretamente o volume e a origem dos recebimentos, e o volume e o destino dos pagamentos, porque não elaboram o fluxo de caixa.

56 PROBLEMAS COM UMA GESTÃO FINANCEIRA INADEQUADA e) Não saber o valor patrimonial da empresa, porque não elaboram o balanço patrimonial. f) Não saber quanto os sócios retiram de pró- labore, porque não estabelecem um valor fixo para a remuneração dos sócios. g) Não conhecer corretamente o custo das mercadorias vendidas, porque não fazem um registro adequado do estoque de mercadorias.

57 PROBLEMAS COM UMA GESTÃO FINANCEIRA INADEQUADA h) Não saber corretamente o valor das despesas fixas da empresa, porque não fazem separação das despesas pessoais dos sócios em relação às despesas da empresa. i) Não saber administrar corretamente o capital de giro da empresa, porque não conhecem o ciclo financeiro de suas operações. j) Não fazer análise e planejamento financeiro da empresa, por não ter um sistema de informações gerenciais (Fluxo de Caixa, DRE e Balanço).


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