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PublicouRafaela Castelo Aveiro Alterado mais de 8 anos atrás
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Fatos políticos e sociais Organização do sistema público de educação no Brasil organização do Sistema público de educação de jovens e adultos no Brasil. Primeira campanha de alfabetização no Brasil.Orientada por Lourenço Filho.
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Visão de jovem e adultos. Como incapazes e marginais,identificados e tratados na escola como criança Processo de escolarização; Ler e escrever,a cartilha é o recurso A silabação é o método.
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Artistas,intelectuais,se engajam em centros de cultura e alfabetização popular. Movimento de educação e cultura Popular Lançado o plano nacional de Educação com as idéias de Paulo Freire Ênfase na visão política da alfabetização, e na conscientização. Método baseado em palavras geradoras do universo dos alfabetizando.
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Portadores de cultura e sujeitos de aprendizagem. Sujeitos com potencialidades a serem socializadas. Sujeitos construtores da sua própria história. Proposta pedagógica baseada no diálago
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Fatores políticos e sociais Ditadura militar reprime os movimentos populares. Paulo Freire é exilado Dissemina se no país o Mobral, com características dos anos 40. Mensagem- esforço individual e desenvolvimento do País.
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Seres incapazes Visão de ensino aprendizagem Compensatória, assistencialistas Utiliza-se o método palavra geradora,esvaziada de conteúdo crítico
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Fatos políticos e sociais .Abertura –Diretas já,eleições direta para governadores e prefeitos. Fim do Mobral Criação da fundação educar –parceria governo e sociedade civil Promulgação da constituição de 1988 Art.208 inciso I – ensino fundamental obrigatório e gratuito,assegura quem não teve acesso na idade própria.
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Sujeitos de direito. Sem organização e sistematização da EJA. Compara-se como década perdida sem nenhum avanço no que se refere ao governo nas políticas pública para a educação de jovens e adultos.
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Fatores políticos e sociais,governo federal se retrai e passa a responsabilidade para os os municípios que assumem a educação de EJA. Extinção do programa Educar Governo federal lança o programa alfabetização solidária. Acontece a conferência de Hamburgo Promulgação da LDB 9.394/96
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Analfabeto capazes de elaborar hipóteses,sobre a escrita e os números. Mesmo sem terem acesso a escola. Concepção de ensino aprendizagem Alfabetização vista como um processo de continuidade e sedimentação. Proposta pedagógica Parte de textos real e da produção dos alunos
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Fatos políticos e sociais Governo Popular Mudanças no mundo da produção. Desenvolvimento cientifico.tecnológico informacional.
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Sujeito de direito a aprendizagem Sem especificar quem são esses sujeitos, Mulher,desempregado,trabalhador do mercado informal,origem quilombola informal,pescadores,marisqueiro,trabalhador do campo...
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Concepção de ensino aprendizagem Direito de aprender ao longo da vida Qualificadora no sentido de promover a aprendizagem continua. Própria da era que estamos inseridos
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