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PRODASAL Cia de Processamento de Dados do Salvador BRASÍLIA – DF / 13.12.2005 Gleide Bacelar de Melo Construindo uma referência.

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1 PRODASAL Cia de Processamento de Dados do Salvador BRASÍLIA – DF / 13.12.2005 Gleide Bacelar de Melo gleide@salvador.ba.gov.br Construindo uma referência Brasileira de Indicadores e Métricas de Governo Eletrônico Sete Serviços Municipais PRODASA L Cia de Processamento de Dados do Salvador CONSTRUINDO UMA REFERÊNCIA BRASILEIRA DE INDICADORES E MÉTRICAS DE GOVERNO ELETRÔNICO SERVIÇOS PÚBLICOS PARA O CIDADÃO: SETE CASES MUNICIPAIS Gleide Bacelar de Melo - Gerente de Projetos gleide@salvador.ba.gov.br Tel.: (550**71-2101-4004

2 PRODASAL Cia de Processamento de Dados do Salvador BRASÍLIA – DF / 13.12.2005 Gleide Bacelar de Melo gleide@salvador.ba.gov.br Construindo uma referência Brasileira de Indicadores e Métricas de Governo Eletrônico Sete Serviços Municipais Uma visão do Governo Eletrônico nos Municípios Iniciativas individuais – não existem iniciativas cooperadas entre municípios Canal da Internet como carro chefe – mais barato e mais rápido Necessidade forte de integração de sistemas – interoperabilidade e acessibilidade Iniciativas de inclusão digital em pequena escala Evolução de aplicativos para multicanais – avanço tecnológico Iniciativas para criação de políticas de governo eletrônico

3 PRODASAL Cia de Processamento de Dados do Salvador BRASÍLIA – DF / 13.12.2005 Gleide Bacelar de Melo gleide@salvador.ba.gov.br Construindo uma referência Brasileira de Indicadores e Métricas de Governo Eletrônico Sete Serviços Municipais Critérios de Seleção - FOCO NA CIDADANIA 1º Serviços de todas as categorias e orientação social para benefícios 2º Serviços em níveis de maturidade distintos 3º Potencialmente para uso em multicanais 4º Oportunidade de melhoria evolutiva para este serviço 5º Necessidade de implantação nos “sete” cantos do país

4 PRODASAL Cia de Processamento de Dados do Salvador BRASÍLIA – DF / 13.12.2005 Gleide Bacelar de Melo gleide@salvador.ba.gov.br Construindo uma referência Brasileira de Indicadores e Métricas de Governo Eletrônico Sete Serviços Municipais I - Solicitação Iluminação Pública - SOCIAL Como funciona: Solicitação de manutenção de pontos de luz, iluminação decorativa, implantação e melhoramentos, retornando protocolo e status da solicitação. Maturidade: Transformação – a informação é complementada pela entidade promotora, apresentando status do serviço. Canais: Internet, Call Center e Centros de Atendimento ao Cidadão. Evolução: confirmação de protocolo via celular, status do atendimento via celular, liberação de OS para equipe de campo via celular, acréscimo de indicadores para tomada de decisão, informação de broadcast com dados analíticos para gestores.

5 PRODASAL Cia de Processamento de Dados do Salvador BRASÍLIA – DF / 13.12.2005 Gleide Bacelar de Melo gleide@salvador.ba.gov.br Construindo uma referência Brasileira de Indicadores e Métricas de Governo Eletrônico Sete Serviços Municipais II – Consulta itinerário de ônibus - SOCIAL Como funciona: Consulta origem-destino retornando possibilidades de acesso, consulta nome e Número da linha ou nome da via. Apresenta mapa com percurso e vias. Maturidade: Transação – a informação é complementada pela entidade promotora, apresentando resultado da consulta. Canais: Internet, Call Center e Centros de Atendimento ao Cidadão. Utilização de rádio para equipe de campo. Evolução: Consulta por celular via WAP. Uso de SMS para fiscalização de campo, informando posicionamento e atrasos para equipe de campo. Serviço de monitoramento por Câmeras e imagens para melhoria da segurança. Painel de controle com dados georreferenciados (utilização de GPS).

6 PRODASAL Cia de Processamento de Dados do Salvador BRASÍLIA – DF / 13.12.2005 Gleide Bacelar de Melo gleide@salvador.ba.gov.br Construindo uma referência Brasileira de Indicadores e Métricas de Governo Eletrônico Sete Serviços Municipais III - Cadastro de Projeto Pedagógico - EDUCAÇÃO Como funciona: Cadastro e divulgação dos projetos pedagógicos desenvolvidos pelos professores com seus alunos, possibilitando a troca de experiências entre os professores. Beneficia o professor democratizando a prática pedagógica e o aluno indiretamente como alvo para as melhores práticas. Maturidade: Interação. Preenchimento e submissão on-line de formulários. Canais: Internet. Evolução: Criação de fórum de debates. Implantação de Chat. Criação de salas de videoconferência, ou canal de TV digital para discussão dos projetos e divulgação dos trabalhos realizados na prática.

7 PRODASAL Cia de Processamento de Dados do Salvador BRASÍLIA – DF / 13.12.2005 Gleide Bacelar de Melo gleide@salvador.ba.gov.br Construindo uma referência Brasileira de Indicadores e Métricas de Governo Eletrônico Sete Serviços Municipais IV - Telemedicina - SAÚDE Como funciona: Utiliza-se de um sistema de consultoria e segunda opinião médica, via rede, através da teleconsulta de especialistas pelos médicos que fazem atendimento nos Centros de Saúde, utilizando os recursos da Telesaúde não presencial, "off line", para casos mais simples, e da Telesaúde compartilhada, "on line", para discussão de casos clínicos mais complexos, inclusive com transmissão de imagens diagnósticas e ECG. Maturidade: Transformação. Antecipa as necessidades do Cidadão. A informação é complementada em duas vias para beneficiar o cidadão. Canais: Centros de atendimento de saúde. Evolução: Uso das redes de telecomunicações ampla e moderna possibilitando o trânsito de imagens para as discussões de casos clínicos em tempo real e a transmissão de sessões clínico- radiológicas. Videoconferência e uma rede multicast para educação médica. Utilização de chat e fóruns de discussão na internet/intranet.

8 PRODASAL Cia de Processamento de Dados do Salvador BRASÍLIA – DF / 13.12.2005 Gleide Bacelar de Melo gleide@salvador.ba.gov.br Construindo uma referência Brasileira de Indicadores e Métricas de Governo Eletrônico Sete Serviços Municipais V – Emissão e Pagamento de DAM – DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Como funciona: Preenchimento de dados via formulário eletrônico e emissão do boleto impresso. Maturidade: Transação - a informação é complementada pela entidade promotora, apresentando resultado da consulta. Canais: Internet, Telecentro, SAC, quisque de auto-atendimento. Evolução: Criar interface com bancos para pagamento on-line. Informar via SMS ao cidadão o status do pagamento mediante processo instaurado. Consultar extrato de pagamento e débitos via WAP. Implantação de contact center.

9 PRODASAL Cia de Processamento de Dados do Salvador BRASÍLIA – DF / 13.12.2005 Gleide Bacelar de Melo gleide@salvador.ba.gov.br Construindo uma referência Brasileira de Indicadores e Métricas de Governo Eletrônico Sete Serviços Municipais VI – GeoCidade – DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO Como funciona: Disponibilizar à população dados georeferenciados do Município como imagens satélites, fotos aéreas e mapas do Município, mapas temáticos, legislação, PDDU para visualização dos espaços urbanos e suas possibilidades. Maturidade: Transação - a informação é complementada pela entidade promotora, apresentando resultado da consulta com possibilidade de informação sobre direitos e obrigações. Canais: Internet Evolução: Aplicativos na internet e quiosques de multimídia para localização, simulação e decisão para deslocamento, implantação de atividade comercial, opções de marketing. Além de Consulta de origem-destino em automóveis, opções turísticas, estatísticas sobre economia, emprego e renda.

10 PRODASAL Cia de Processamento de Dados do Salvador BRASÍLIA – DF / 13.12.2005 Gleide Bacelar de Melo gleide@salvador.ba.gov.br Construindo uma referência Brasileira de Indicadores e Métricas de Governo Eletrônico Sete Serviços Municipais VII – Relatórios de Responsabilidade Fiscal – PRESTAÇÃO DE CONTAS Como funciona: Permite selecionar a informação por período sobre a prestação de contas do município. Maturidade: Informação. Canais: Internet. Evolução: Criação de fórum para esclarecimentos à população, inclusão de FAC. Detalhamento de informações sobre utilização das verbas públicas em projeto, programas e serviços.

11 PRODASAL Cia de Processamento de Dados do Salvador BRASÍLIA – DF / 13.12.2005 Gleide Bacelar de Melo gleide@salvador.ba.gov.br Construindo uma referência Brasileira de Indicadores e Métricas de Governo Eletrônico Sete Serviços Municipais PRODASAL Cia de Processamento de Dados do Salvador Rua Macapá, 271 - Ondina Salvador - Bahia - Brasil Tel.: (55-0**71) 2101 - 4000 Fax: (55-0**71) 2101 - 4080 Presidente Marcio Duarte marcioduarte@salvador.ba.gov.br Diretor Técnico Napoleão Lemos napoleao@salvador.ba.gov.br Diretora Administrativa Marilda Bastos marildabastos@salvador.ba.gov.br


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