A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EUROPA CARACTERÍSTICAS NATURAIS. LOCALIZAÇÃO  A Europa é um continente situado em três hemisférios distintos: o setentrional, o ocidental e o oriental.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EUROPA CARACTERÍSTICAS NATURAIS. LOCALIZAÇÃO  A Europa é um continente situado em três hemisférios distintos: o setentrional, o ocidental e o oriental."— Transcrição da apresentação:

1 EUROPA CARACTERÍSTICAS NATURAIS

2 LOCALIZAÇÃO

3  A Europa é um continente situado em três hemisférios distintos: o setentrional, o ocidental e o oriental. Localiza-se a oeste da Ásia, ao norte da África, a leste do Oceano Atlântico e ao sul do Oceano Glacial Ártico.  A Europa reúne um total de 50 países, sendo que dois deles também fazem parte da Ásia: A Turquia e a Rússia. Apesar desse número elevado de países, a sua área é pequena, com cerca de 10.180.00 km².

4 RELEVO

5  A Europa é um continente com um relevo pouco acidentado, se comparada com outros continentes. Em termos de relevo, podemos considerar que existem três grandes conjuntos morfológicos: as planícies, os planaltos e as montanhas.  Grande parte do território é constituído pela grande Planície Central Europeia que se estende desde a costa ocidental da França e vai até aos Montes Urais, no limite com a Ásia.

6  Os planaltos localizam-se no interior da Europa, principalmente a Sul da Grande Planície Europeia. Nesta zona planáltica destacam-se alguns relevos muito antigos de formas arredondadas e pouco elevados (com altitudes inferiores a 2.000 metros)  As montanhas mais jovens localizam-se sobretudo no sul da Europa. São montanhas de altitude elevada (superior a 2.500 metros) e apresentam declives muito acentuados.

7 HIDROGRAFIA

8  Em geral são rios de planícies favorecendo a navegação e escoamento dos produtos. Porém os Alpes e Pirineus são aproveitados como formadores de quedas d’água aproveitadas na geração de energia em usinas hidrelétricas.  Os rios europeus, embora não muito extensos, são abundantes e bem distribuídos. Os principais dispersores das águas fluviais são os Alpes, os Pireneus e o Planalto Valdai. Outro importante traço do continente europeu é o fato de que as suas bacias hidrográficas são interligadas por canais, o que permite uma ampla circulação de cargas e pessoas entre os países.

9  O Rio Reno é o mais importante rio europeu, devido ao intenso transporte de matérias-primas e produtos industrializados através dele. Nasce nos Alpes (suiços), atravessa o Lago Constança, passa por um pequeno trecho da França, liga a grande região industrial da Alemanha e desemboca no Mar do Norte (na Holanda), junto à sua desembocadura encontra-se o Porto de Rotterdã, o maior da Europa.  O Rio Danúbio é o "internacional" da Europa, pois atravessa vários países: Alemanha, Áustria, República Tcheca, Eslováquia, Hungria, Iugoslávia, Bulgária e Romênia. Banha as cidades de Viena, Budapeste e Belgrado. Sua foz faz a fronteira entre a Romênia e a Ucrânia.  O Rio Volga é o mais extenso rio europeu (3.688 km). Nasce no Planalto de Valdai, atravessa a planície russa e desemboca no Már Cáspio.

10 CLIMA

11  Predomina em grande parte do continente europeu, principalmente na região central, o clima temperado continental com temperaturas médias anuais na casa dos 15ºC. O clima temperado oceânico, marcado por grande umidade, está presente na região extremo oeste do continente.  O clima mediterrâneo aparece no sul da Europa, apresentando verão seco e quente. O inverno apresenta clima suave, porém chuvoso. A temperatura média anual fica na casa dos 20ºC.  O clima frio predomina nas regiões central e leste do continente (temperaturas médias anuais de 12ºC). Já o clima polar é típico do extremo norte da Europa.  Nas regiões ocupadas por cadeias montanhosas prevalece o clima frio de montanha.

12  O clima europeu caracteriza-se por ser predominantemente temperado. É influenciado por vários fatores: latitude, relevo, maritimidade, Corrente do Golfo e ventos dominantes. Latitude – A Europa encontra-se quase totalmente localizada na zona temperada do Hemisfério Norte, com a maior parte de suas terras compreendida entre os paralelos de 40º e 50º de latitude norte. Uma pequena parte situa-se na Zona Polar Ártica Relevo – Apesar das cadeias montanhosas, sua disposição favorece a penetração de ventos predominantes de Oeste, no centro do continente e nas planícies orientais.

13 Maritimidade – O Oceano Atlântico influencia os fenômenos climáticos. A forma recortada do continente coloca qualquer área a apenas 500 km do litoral na Europa Ocidental, ou a 800 km na Europa Oriental. A Europa Ocidental possui um clima moderado marítimo, com invernos suaves e verões brandos; já a Europa Oriental possui um clima continental, com verões quentes e invernos rigorosos Corrente do Golfo – É uma corrente marítima quente, que atenua o inverno no Noroeste da Europa, provocando um aumento nas médias térmicas da região.

14 VEGETAÇÃO

15  Tundra: este tipo de vegetação só acontece quando há o degelo, pois o produto deste é o material orgânico a partir do qual surgirá a tundra. Tundra  Floresta Temperada: este tipo de vegetação já foi quase predominante na Europa. Mas hoje devido a grande devastação pela ação humana, está restrito à alguns poucos parques e reservas florestais.Floresta Temperada  - Estepe: este tipo de vegetação é representado por plantas herbáceas e gramíneas, é caracterizado por apresentar solos mais férteis. Este tipo é mais encontrado na zona temperada continental da Europa.Estepe

16  Vegetação mediterrânea : a maior concentração deste tipo de vegetação está localizada no sul da Europa, no entanto já não existe quase exemplares originais porque quase toda a área foi substituída por plantações de oliveiras. Basciamente encontramos plantas arbóreas, arbustos e/ou herbáceas. Entretanto quando se trata do sul europeu, especificamente, temos o grupo das xerófilas representando esse quinhão vegetativo. E há uma explicação para esse tipo específico: são resistentes a longos períodos de seca, de estiagem, de climas extremos. Vegetação mediterrâneaoliveiras


Carregar ppt "EUROPA CARACTERÍSTICAS NATURAIS. LOCALIZAÇÃO  A Europa é um continente situado em três hemisférios distintos: o setentrional, o ocidental e o oriental."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google