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Apoio à Criação de Novas Empresas em Cabo Verde Inter Diaspora Meeting Apoio à Criação de Novas Empresas em Cabo Verde Roma, Novembro de 2008.

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1 Apoio à Criação de Novas Empresas em Cabo Verde Inter Diaspora Meeting Apoio à Criação de Novas Empresas em Cabo Verde Roma, Novembro de 2008

2 Ambiente uniforme de neg ó cios Acesso ao Cr é dito Acesso à Tecnologia e Compe- tências de Gestão Estado de Direito Infra-estruturas físicas e sociais Ambiente Macro-Econ. Nacional e Internacional Crescimento do sector privado Cabo Verde conta consigo (1) para o.... BASES PILARES (1) Mote do folheto distribuído aos participantes…

3 O Papel da ADEI O Desenvolvimento do Sector Privado O Papel da ADEI Plano Integrado para o Desenvolvimento do Sector Privado.........parte do TODO Políticas / Criação ambiente favorável / Regulação ADEI

4 Para além de um ambiente macro-económico estável, a transformação da economia caboverdiana está condicionada à criação de… de um sector privado efectivo e robusto, empresas nacionais de gabarito, euma nação competitiva e inovadora Ou seja...

5 O Papel do Projecto DIAS: O Desenvolvimento do Sector Privado O Papel do Projecto DIAS: 1.Mapeamento das necessidades profissionais em sectores chave em Cabo Verde; 2.Criação de um sítio Web em que todas as pessoas interessadas poderão registar o seu perfil para participar em missões de formação em Cabo Verde; 3.Criação de uma base de dados de competências dos Cabo-verdianos residentes em Portugal, em Itália e na Holanda; 4.Actividades de Apoio ao desenvolvimento do sector privado, promovendo as oportunidades de investimento dedicadas aos emigrantes e facilitando parcerias para iniciativas empresariais 1.Mapeamento das necessidades profissionais em sectores chave em Cabo Verde; 2.Criação de um sítio Web em que todas as pessoas interessadas poderão registar o seu perfil para participar em missões de formação em Cabo Verde; 3.Criação de uma base de dados de competências dos Cabo-verdianos residentes em Portugal, em Itália e na Holanda; 4.Actividades de Apoio ao desenvolvimento do sector privado, promovendo as oportunidades de investimento dedicadas aos emigrantes e facilitando parcerias para iniciativas empresariais

6 Como? Como? …sempre através de “Parceiros Institucionais” AGÊNCIA Parceiro: CCIASB Parceiro: P’ONG Parceiro: CCISS DIAS Parceiro: DIAS Parceiro: IEFP Parceiro: UNOTUR Parceiro: ________ ……………. 1.Fixação de Objectivos 2.Organização 3.Fixação de Prazos 4.Direcção 5.Controlo/ Avaliação Competindo à ADEI:

7 Com Quem? Empresa ou associação com menos de 50 trabalhadores;  Regularmente constituídas;  Devidamente registadas, com situação regularizada com Fisco; Disponibilidade do empresário de 14 horas por mês para percorrer o itinerário de formação presencialmente com o Consultor Formador, na própria empresa ou em instalações exteriores; Disponibilidade do empresário para integrar na empresa, por um período determinado de meses, um jovem recém licenciado/ diplomado com formação superior e perfil adequado às características da empresa, com intenção de contratação subsequente; Disponibilidade para participar no ciclo formação em gestão; Disponibilidade do empresário para assegurar 50% ordenado ADE

8 A decisão é, nesse sentido, criar uma agência com o mandato de… Promover o sector privado, Concentrar-se nos desafios que se colocam perante o sector privado, tais como a questão do financiamento, Facilitar inovação e produtividade, e Apoiar na capacitação e melhoria das competências do sector privado.

9 Ac ç ões direccionadas ao sector p ú blico Direccionadas aos Parceiros e actores privados Impulsionadas por actores do sector privado 3. Esfera privada:  Mobilizar conhecimentos e recursos  Enfoque no sector privado e apoio a empreendedores;  Construir ecossistemas e redes de suporte (linkage)  Investir nas empresas da base da pirâmide 2. Esfera p ú blico-privada: parceria e inova ç ão  Criar op ç ões de financiamento para empreendedores;  Desenvolver lideran ç as e habilidades e competênciasempresariais ;  Apoiar parcerias p ú blico-privadas para servi ç os b á sicos Dirigidas por actores do sector p ú blico 1. Esfera p ú blica : Criar um ambiente favor á vel  Contribuir para a reforma de legisla ç ão desnecess á ria ou inadaptada;  Desenvolver meios para evitar a informalidade da economia e,  Engajar o sector privado no processo de cria ç ão de pol í ticas A Agência concentrar-se-á em acções de 3 tipos: V. Relatório para a ONU “desencadeando o empreendedorismo” - 2004

10 Que processo de selecção / acção? Que processo de selecção / acção? Indicações dos Parceiros Institucionais (PI) Indicações dos consultores Outras 123 ADEI Consultor Contactos/ Visita à empresa / Recolha de dados Análise de elegibilidade Não Comunicação à empresa SIM Elaboração do Diagnóstico Plano de acção Implementação Controlo Coaching Processo de “ Coaching ” durante um período de 9/10 meses ou de 30/45 dias nos processos “ express ” (Informática ou outros) Selecção e Contratação do ADE (prog extenso)

11 Tipos de empreendedor Tipos de empreendedor Graus de empenhamento O Grau de Empenhamento do Empreendedorismo Corporativo Grau de empenho ZeroBaixoMédioTotal Tipo de organiza ç ão Empresa desafiada Acidentalmente empreendedora Organiza ç ão orientada para o empreendedorismo Organiza ç ão empreendedora Sobre o grau de empenhamento do empreendedor, teremos de obter informações das Câmaras e/ou dos consultores: Dar preferência ao sector não terciário e sectores considerados chave

12 Projectos…. Nos próximos 12 meses… Capacitação (Coaching) MARKET Linkage Knowledge Business Informática (Express) Incubadoras (Apoio) Finan- ciamento

13 Tourism/MARKET Linkage Tourism/MARKET Linkage através de “PI’s” Agência T Linkage Parceiro: CCIASB Parceiro: P’ONG Parceiro: CCISS Parceiro: ACAISA Parceiro: IEFP Parceiro: UNOTUR Parceiro: DIAS Consultor Formador Consultor_ Formador Empresário EMPRESA ……………. Detalhes ?

14 O que é a COOPERAÇÃO? acordo que institui alianças estratégicas (1), A cooperação consiste num acordo que institui alianças estratégicas (1), as quais permitem aos diferentes actores Reduzir a incerteza e turbulência dos mercados; Conjugar vantagens, .. o benefício global é superior ao da acção individual..no entender de alguns autores, uma aliança estratégica é uma forma de organização das actividades dos parceiros que envolve um maior grau de integração que outras formas de cooperação..

15 Características das alianças estratégicas: (1) Resulta de um conjunto coerente de decisões; (2) Meio para desenvolver uma vantagem competitiva sustentável; (3) Tem um impacto organizacional de longo prazo; (4) Meio para responder a oportunidades e ameaças externas; (5) Baseada em recursos organizacionais que mostram forças e fraquezas; (6) Afecta decisões operacionais; (7) Envolve todos os níveis hierárquicos da organização; (8) Influenciada pelo seu contexto cultural e político; e (9) Envolve, directa ou indirectamente, todas as actividades da organização

16 A Obtenção de Performance Estratégica Execução da Estratégia Definição da Estratégia -+ - + Sucesso Estratégico Em Situação de Risco Oportunidade Falhada Colapso

17 Tipos de alianças Dominio:Tipos de alianças: Comercial Grupo de exportadores Acordo de distribuição Acordo de representação Central de compras Franquia Assistência Técnico /Produção Consórcio Formação e/ou assistência técnica Subcontratação Acordo de produção conjunta Acordo de investigação e desenvolvimento Licenciamento de patentes Financeiro Aquisição de empresa Participação minoritária em empresa Joint venture Fusão

18 Ausência de colaboração Resultado Efeitos da Cooperação 1 Ton 1 Kg Vantagens da Cooperação Permite OPTIMIZAR o esforço e RECURSOS disponíveis Desenvolve os Colaboradores

19 Condições de sucesso da Cooperação: Integrar Integrar os acordos de cooperação na estratégia global; Definir Definir, claramente, as motivações e os objectivos de cada actor da rede; Sustentar Sustentar o processo de cooperação nos pontos fortes de cada actor e não nos seus pontos fracos; Assegurar a complementaridade Assegurar a complementaridade de recursos e/ou conhecimentos; Seleccionar Seleccionar os intervenientes de forma adequada; Garantir uma definição Garantir uma definição, clara e precisa, da divisão de poderes, dos resultados e da tomada de decisões;

20 dinamização A ADEI na dinamização da Cooperação Empresarial ADEI Entidades Facilitadoras: - Câmaras do Comércio, - Associações, - Universidades, - Incubadoras de Negócios; - Etc.

21 Prog “Express” Prog “Express” através de “PI’s” Agência Prog Express Parceiro: CCIASB Parceiro: P’ONG Parceiro: CCISS Parceiro: ACAISA Parceiro: IEFP Parceiro: UNOTUR Parceiro: ________ Consultor Formador Consultor_ Formador Empresário EMPRESA …………….

22 MISSÃO competitividade e o desenvolvimento das empresas privadas Promover a competitividade e o desenvolvimento das empresas privadas em todos os aspectos relevantes e em consonância com as políticas do Governo, trabalhando em estreita ligação com os parceiros nacionais e internacionais. competitividade e o desenvolvimento das empresas privadas Promover a competitividade e o desenvolvimento das empresas privadas em todos os aspectos relevantes e em consonância com as políticas do Governo, trabalhando em estreita ligação com os parceiros nacionais e internacionais.

23 ADEI CONTACTO: FLORENTINO.CARDOSO@GOV1.GOV.CV ADEI / MINISTÉRIO DA ECONOMIA – PRAIA/CABO VERDE TEL. 00 238 260 4830 /MOVEL 00238 984 6953FLORENTINO.CARDOSO@GOV1.GOV.CV Muito obrigado pela atenção!


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