A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aluno: Djonh Denys Souza dos Reis Prof. Auriciene Araujo Lidório

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aluno: Djonh Denys Souza dos Reis Prof. Auriciene Araujo Lidório"— Transcrição da apresentação:

1 Aluno: Djonh Denys Souza dos Reis Prof. Auriciene Araujo Lidório
Faculdade Teológica Sul Americana Graduação em Teologia – EAD Aconselhamento Pastoral Projeto de aconselhamento no discipulado Aluno: Djonh Denys Souza dos Reis Prof. Auriciene Araujo Lidório

2 Introdução O presente projeto está sendo desenvolvida em partes nas comunidades de Irerê, Paiquerê e Patrimônio Guairaca. Dizemos que em parte, pois alguns temas serão desenvolvidos ainda, mas iniciamos por aquilo que é mais viável. O projeto contempla diversas áreas englobando aspectos de ordem psicológicas, sociais e pastorais. São usados os ambientes das Paróquia São José Operário de Irerê, São José de Paiquerê e Capela Nossa Senhora de Aparecida do Patrimônio Guairaca. Esses ambientes não na sua maioria simples e existe uma grande carência financeira, pois o dinheiro provém do dizimo dos fiéis e doações de comunidades da Arquidiocese de Londrina.

3 Descrição do Contexto Como o projeto está sendo desenvolvido em três comunidades e por mais que ambas possuem problemas semelhantes, é visível algumas particularidades em cada uma delas. No geral os problemas a serem trabalhados e tratados são: Pobreza extrema; Sexualidade; Depressão; Álcool e drogas; Portadores de problemas mentais e psicológicos.

4 Justificativa Devido a distância da cidade mais próxima, que é Londrina, e a situação de pobreza em que vivem a maior parte das pessoas é comum encontrarmos situação que necessitam de atendimento especializado e muitas vezes esses são ignorados pelo poder público. Partindo disso surge a necessidade pastoral de dar condições mínimas de dignidade para que haja um autentico anuncio evangélico nas comunidades. Para melhorar a ilustração do acesso de algumas comunidades, segue as imagens do acesso a Guairaca.

5

6

7

8 Em dias de chuva, algumas pessoas ficam isoladas aguardando alguns dias de sol para conseguirem se deslocarem no mínimo 16km até Paiquerê, distrito mais perto. Algumas casas acompanhadas praticamente 40km.

9 Intervenção Com o apoio financeiro dessas comunidades e de outras comunidades da Arquidiocese de Londrina é possível se manter nas comunidades um Pároco, sendo ele Padre Laurindo Lopes, responsável em administrar financeiramente as comunidades e responsável em acompanhar os trabalhos pastorais diariamente nas comunidades. Ele é o responsável direto pela execução dos projetos.

10 Intervenção Também fazem estágios nas comunidades dois seminaristas estudantes de Teologia do Seminário Paulo VI e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Campus Londrina. Última etapa para a formação dos padres na Igreja Católica de Londrina. Sendo eles Ricardo Campanucci e Djonh Denys Souza dos Reis. Os mesmos acompanham o pároco nos trabalhos aos finais de semana e também assumem trabalhos em sua ausência bem como se dividem nas visitas as comunidades e formações humanas e espirituais existentes.

11 Intervenção Há o trabalho na comunidade de uma leiga consagrada, que acompanha o pároco. Ela é da cidade de Rolândia, mas se dedica voluntariamente aos trabalhos nessas comunidades. Dentre suas formações estão presentes o curso de graduação em Teologia na PUCPR e a especialização em Bíblia.

12 Intervenção Entre os principais trabalhos desenvolvidos nas comunidades se destacam: Dia da Palavra – no qual os fiéis se reúnem em nove comunidades para partilharem e rezarem com a Palavra de Deus, esse evento é conduzido por diáconos e leigos; Grupos Bíblicos de Reflexão – reuniões semanais onde pequenos grupos nas casas se reúnem para refletir textos bíblicos, estuda-los e reza-los;

13 Intervenção Catequese – mais de 400 crianças e adolescentes são atendidos com a orientação doutrinal e bíblica. As catequeses tem como função transmitir valores humanos, espirituais e morais aos cristãos. Nesse momento se encontra os principais desafios a serem trabalhados dentro das famílias. Os catequistas que geralmente são da comunidade recebem constantes cursos com pedagogos e psicólogos auxiliando a identificar, triar e encaminhar os problemas. Seguem fotos de formações realizadas com eles.

14 Formação humana na comunidade de Paiquerê para os catequistas da região de Tamarana

15 Formação humana na comunidade de Paiquerê para os catequistas da região de Tamarana

16 Formação psicológica, com religiosa especialista em aconselhamento pastoral.

17 Formação psicológica, com religiosa especialista em aconselhamento pastoral.

18 Momento de celebração e louvor no Assentamento Eli vive, com as famílias dos catequizandos. Nesses dias o padre faz o atendimento espiritual e aconselhamento pastoral na comunidade.

19 Intervenção Acreditamos que um dos principais problemas é o consumo de álcool em excesso e de drogas por grande parte de pessoas. Assim vendo a necessidade estamos iniciando um trabalho com o movimento CRISTMA – Cristo Te Ama, pertencente a Igreja Católica e sustentado pela fundação Tamarozzi. Serão realizadas reuniões semanais com um estudo e partilha do problema e testemunho de pessoas em reabilitação, voltados para familiares e pessoas que sofrem da dependência. O atendimento psicológico especializado será realizado na sede da fundação em Londrina.

20 Intervenção Um dos fatores a serem trabalhados é a orientação sexual para crianças e adolescentes, realizadas pela Leiga Consagrada Gisele Bonetta. Devido ao grande número de adolescentes grávidas e pelo idade jovem com que casam a maioria dos moradores é preciso um trabalho de conscientização e aconselhamento.

21 Intervenção Outra situação a ser trabalhada é a pobreza em que vivem as pessoas. Muitas são simples e modestas, mas outras vivem em situação desumanas de higiene. É comum a presença de políticos e algumas religiões com medidas de assistencialismo. No entanto o desafio é passar do assistencialismo para promover a dignidade das pessoas. Nisso conta-se com a presença de cursos e formação profissional das pessoas, que vem sendo planejado com empresas, ONGs e poder público.

22 Intervenção No Patrimônio Guairaca se encontra uma particularidade, o grande número de pessoas que são deficientes mentais ou possuem algum tipo de transtorno e necessitam de acompanhamento catequético especial. Um caso que está sendo trabalhado é de um jovem com problemas psíquicos, que ingere medicamentos controlados e que muitos moradores oferecem e insistem que ele faça uso de bebidas alcóolicas para depois verem a sua reação. Ele mora com o pai e o irmão que também sofrem de problemas de origem psíquica. Então o trabalho aqui é mais abrangente, pois precisa de uma conscientização dos moradores e que o jovem seja fiel ao proposito.

23 Intervenção Uma agente de pastoral é funcionária na unidade de saúde e vem acompanhando os casos e orientando aqueles que realizam o projeto. É grande o número de pessoas que vivem só e também de pessoas depressivas, sobretudo, mulheres. O projeto aqui a ser realizado são atividades que fazem com que essas pessoas ocupem o tempo com trabalhos prazerosos, mas o mesmo não trata diretamente o problema.

24 Intervenção Visita as famílias do Patrimônio Guairaca com a presença do núcleo de pastoral Marista, com alunos do colégio e da PUCPR – Londrina. Foi realizado um trabalho de aconselhamento com e levantamento dos principais problemas passados pelos habitantes. Após a conclusão surgirão outros projetos pensados e executados pelos professores e alunos. Seguem as fotos.

25

26

27

28 No encerramento do trabalho houve uma grande presença dos moradores.

29

30 Intervenção A comunidade sempre se acostumou a receber recursos de outros locais. Pela primeira vez em maio, após um trabalho de formação de lideres foi realizado um show de prêmios com uma quermesse em Irerê, assim a comunidade se mobilizou e se sentiu motivada buscar por conta próprios recursos que serão investidos nos trabalhos pastorais desenvolvidos ali. Seguem as fotos

31

32

33

34 Intervenção Muitas das crianças se sentem inferiorizadas e sem perspectivas e necessitam de um entusiasmo. Com um grupo de coroinhas estão sendo desenvolvidos por uma pedagoga dinâmicas que as auxiliam nesse processo. Também fizeram alguns trabalhos para comprar novas vestes que são usadas por eles na celebração litúrgica.

35 Intervenção Foi inaugurado um curso para os pais que procuram a Igreja afim de batizarem seus filhos, no qual se trabalho aspectos importantes da educação cristã das crianças bem como a função materna e paterna na vida dos filhos. Os cursos são ministrados por teólogos, uma psicóloga e uma professor de moral familiar.

36

37 Intervenção Estão acontecendo também reuniões com crianças afim de trabalhar assuntos cotidianos com dinâmicas e escuta-las. O grande desafio segundo uma religiosa que as acompanha é ausência dos pais que por vezes saem para trabalhar na cidade de Londrina pela madrugada e retornam no inicio da noite.

38

39 Intervenção Como resultado dos trabalhos um grupo de adolescentes apresentaram uma peça teatral e para surpresa de todos o local ficou cheio de pessoas que foram prestigia-los.

40 Conclusão Levando em consideração que Jesus veio para que todos tenham vida e a tenham em plenitude, é importante realizar atividades que valorizem e defendam a vida e ajudem as pessoas a terem maior qualidade de vida. Isso também é evangelizar. Levar os fiéis a terem qualidade de saúde física, psicológica e espiritual; fará com que a comunidade seja mais viva e consiga alcançar mais seu papel evangélico. Assim compreende-se nesse projeto a importância de implementar ações práticas para a promoção humana dos moradores das comunidades, independentemente de sua orientação religiosa.

41 Conclusão Enfim, Deus é glorificado e o homem elevado. Os trabalhos promovem a dignidade e valorizam na defesa da vida humana e são impelidos pelo apelo do próprio Cristo que envia todos em missão. Missão de escutar, diagnosticar e propor mudanças nas vidas de tantas pessoas que, por vezes, se encontram à margem da sociedade e privadas de conhecimento. Assim elas chegam a compreenderem melhor os sentidos que podem dar a sua existência e como podem ser instrumentos do amor na vida de outras pessoas.


Carregar ppt "Aluno: Djonh Denys Souza dos Reis Prof. Auriciene Araujo Lidório"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google