A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Documento de Aparecida V Conferência Geral do Episcopado Latino- Americano e do Caribe. Dia 13-31 de Maio-2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Documento de Aparecida V Conferência Geral do Episcopado Latino- Americano e do Caribe. Dia 13-31 de Maio-2007."— Transcrição da apresentação:

1 Documento de Aparecida V Conferência Geral do Episcopado Latino- Americano e do Caribe. Dia de Maio-2007

2 Um sopro novo para a Igreja A Educação Católica A Igreja tem consciência: Das novas formas educacionais; A dificuldade de adaptção ao avanço...; Da globalização; Das dificuldades, desafios...;

3 Essas mudanças não manifestam: Valores aos jovens; Um espírito religioso; Não ensinam caminhos de superar a violência. Precisamos encontrar meios: Que levem à felicidade; Promovam as virtudes; Desenvolvam bons costumes; Construir a paz; Um futuro esperançoso para a sociedade.

4 Se transformar em lugar priviligiado de formação e promoção integral do ser humano; A Escola é chamada a Destacar a dimensão ética e religiosa nas pessoas; Ativar o dinamismo espiritual do sujeito; Ajudar os educandos a alcançar a liberdade ética,. Como Através do cultivo de valores absolutos que dão sentido a vida humana.

5 Assim O humano humaniza o mundo; Produz cultura; Transforma a sociedade; E constrói história. Os centros educativos católicos: Missão da Igreja: Anunciar o Evangelho Falar em educação cristã Entendemos que o mestre educa para um projeto de ser humano que habita Jesus Cristo com poder transformador de Vida Nova.

6 Promover a educação centrada na pessoa humana; Oferecer o que ela tem; Estimular uma educação de qualidade para todos os principalmente os pobres; Promover uma educação que ofereça a criança, jovens e adultos o encontro com os valores culturais do próprio país; Integrar a religião/transcendente com a VIDA. Para isso necessitamos de uma Pastoral dinâmica. A Igreja é chamada para

7 Conduzir o ser humano ao encontro com Jesus Cristo: Vivo, Irmão e Amigo; Mestre e Pastor; Misericordioso; Esperança; Caminho, Verdade e Vida. A principal meta da escola católica

8 Colaboração da escola Construção da personalidade dos alunos; Ver a história com Jesus Cristo; Julgar a vida como Ele faz; Escolher e amar como Ele optou; Cultivar a esperança como Ele nos ensina Viver nEle a comunhão como Pai e o Espírito Santo. Com isso a pessoa se torna mais humana, amorosa e se doa para a construção da sociedade.

9 Resgatar a identidade católica dos centros educativos; Ser pastoral participativa; Gerar a solidariedade e a caridade para com os pobres; Promover a participação dos pais, familiares nos processos educacionais; Estimular formação de docentes; Ser formadora de discípulos/educadores comprometidos com a vida A escola Católica é chamada a uma profunda renovação:

10 Um princípio irrenunciável para a Igreja é a liberdade de ensino, a pessoa tem o direito de escolher a educação de seus filhos e os valores para os mesmos. Ajudar a Igreja na evangelização; Suas atividades devem estar vinculadas a Igreja; Comprometer-se e responsabilizar-se com a Igreja; Com o diálogo fé e razão; Fé e cultura; Formação de professores, alunos e pessoal administrativo que sejam capazes de compromissos solidário com a dignidade humana. As universidades:


Carregar ppt "Documento de Aparecida V Conferência Geral do Episcopado Latino- Americano e do Caribe. Dia 13-31 de Maio-2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google