A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DERIVA CONTINENTAL Colégio Alternativo Disciplina: Geografia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DERIVA CONTINENTAL Colégio Alternativo Disciplina: Geografia"— Transcrição da apresentação:

1 DERIVA CONTINENTAL Colégio Alternativo Disciplina: Geografia
Professor: Rafael Manske dos Anjos

2 DERIVA CONTINENTAL A deriva continental foi exposta pela primeira vez em 1912 pelo geofísico e meteorologista alemão Afred Lothar Wegener. A teoria estabelece que os continentes estariam se deslocando “à deriva”.

3 Mapa Mundi

4 Wegener utilizava como evidência o contorno dos continentes, que se encaixavam como um grande “quebra cabeça”. Tal fato não era mera coincidência Mas a prova de que, em um passado remoto, todas as terras emersas do planeta formaram um único continente. Circundado por um único grande oceano, denominado Pantalassa.

5 Rompimento de Pangéia Baseando-se na teoria de Wegener, o professor Alexander Du Toit, da Universidade de Johanesburgo, propôs que: O supercontinente Pangéia se rompeu Laurásia - no Hemisfério Norte Dividindo-se em dois grandes continentes Gondwana - no Hemisfério Sul Com o passar do tempo ambos os continentes continuaram a se partir, dando origem aos continentes que hoje conhecemos.

6 200 MILHÕES DE ANOS ATRÁS

7 DERIVA CONTINENTAL 135 MILHÕES DE ANOS ATRÁS 65 MILHÕES DE ANOS ATRÁS

8 ATUALMENTE

9 Apesar das evidências estarem bem fundamentadas, a teoria da "Deriva Continental" não foi bem recebida pelos cientistas da época. Problema enfrentado por Wegener Ele não conseguia explicar: “Que tipo de força tão poderosa podia mover as descomunais massas continentais ao longo de distâncias tão grandes?”

10 A teoria da tectônica global de placas
Ele explicou que os continentes estavam se separando através do fundo do oceano. Foi apenas na década de 1960, que por meio de pesquisas realizadas foram analisadas e datadas amostras de rochas e sedimentos recolhidos do fundo oceânico. Fundamentou-se: A teoria da tectônica global de placas Propunha que as partes da crosta, denominadas placas tectônicas, “flutuavam”sobre o magma do manto, compreendendo partes dos continentes e o fundo de oceanos e mares.

11 Placas Tectônicas

12 Essas placas são conhecidas popularmente como placas tectônicas.
É “quebrada” em um determinado número de placas rígidas. Crosta Terrestre Se deslocam em movimentos horizontais. Essas placas são conhecidas popularmente como placas tectônicas.

13 Sobre o material mais quente denso e parcialmente fundido
Ocorre Porque A Litosfera Mais leve e fria Flutua Sobre o material mais quente denso e parcialmente fundido Existente alguns quilômetros abaixo Movimento das Placas Tectônicas Correntes de Convecção: São geradas na parte viscosa, dos primeiros 200 km da astenosfera - manto. Responsável pelo mecanismo que movimenta as placas tectônicas.

14

15 Os movimentos de choque entre as placas não ocorrem da mesma forma.
Três tipos de limites entre as placas: Divergente Convergente Transformantes

16 Limites Convergentes São onde as placas se encontram e colidem. Uma delas mergulha por debaixo da outra e retorna à astenosfera. Existem Três tipos de Placas Convergentes Crosta oceânica - crosta continental Crosta oceânica - crosta oceânica Crosta continental - crosta continental

17 Crosta oceânica – crosta continental: Formam-se fossas abissais na crosta oceânica e na crosta continental Chamada de margem continental ativa.

18 Convergência: crosta oceânica - crosta oceânica

19 Convergência: Crosta continental – crosta continental

20 Limites Divergentes Margens Construtivas Nesses limites está sendo criada uma nova crosta oceânica a partir do magma vindo do interior da Terra, que causa o afastamento das placas tectônicas.

21 Limites Transformantes
As placas deslizam horizontalmente uma ao lado da outra. Não há convergência ou divergência. Zonas de Conservação não há destruição nem formação de novas crostas.

22 Atividade Explique: Por que as áreas mais instáveis do globo estão localizadas nos limites de placas tectônicas?

23 Referências: A era do gelo (formação dos continentes), disponível em: ALMEIDA, Lúcia Marina Alves; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2009. BOLIGIAN, Levon; ALVES, Andressa. Geografia – Espaço e Vivência. São Paulo: Saraiva, 2010. Correntes de Convecção da Terra, disponível em: Limites de Placas, disponível em: acessado. Mapa Mundi, disponível em: Pangéia, disponivel em: . Placas Tectônicas no Mundo, disponível em: POEIRA DAS ESTRELAS - PARTE 08 - FANTASTICO - GLOBO, disponível em:.


Carregar ppt "DERIVA CONTINENTAL Colégio Alternativo Disciplina: Geografia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google