A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Título do Trabalho: Levantamento do Perfil Empreendedor do Egresso dos Cursos de Gestão da Unisul no Campus Sul: Tendências Profissionais (PUIP) Ciências.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Título do Trabalho: Levantamento do Perfil Empreendedor do Egresso dos Cursos de Gestão da Unisul no Campus Sul: Tendências Profissionais (PUIP) Ciências."— Transcrição da apresentação:

1 Título do Trabalho: Levantamento do Perfil Empreendedor do Egresso dos Cursos de Gestão da Unisul no Campus Sul: Tendências Profissionais (PUIP) Ciências Sociais Aplicadas Ivone Junges Dra; Sidenir Niehuns Meurer MSc (Programa Unisul de Iniciação Científica Professor) Karine Vargas Pereira e Soraia Marques (alunas da Bolsa de Pesquisa do Artigo 170) NUPEM–Núcleo de Pesquisas em Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas Curso de Administração, Campus Tubarão Introdução A geração de trabalho e renda norteia a discussão sobre a formação dos novos profissionais e a sustentabilidade do bem-estar da sociedade. Por isso a formação empreendedora, nos últimos anos, tem se destacado tanto em nível acadêmico quanto na elaboração de políticas públicas, uma vez que através do empreendedorismo pode-se criar o auto-emprego bem como novos empregos, isto é, o empreendedorismo gera empregabilidade e, por conseguinte o crescimento da economia local. De acordo com Babson College o empreendedor é aquele que tem a capacidade de ver o que está lá, de ver o que deveria estar lá, de segurar esta visão e realizar mudanças necessárias. Para Gerber o empreendedor é a personalidade criativa, sempre lidando melhor com o desconhecido, transformando possibilidades em probabilidades, caos em harmonia. Para Schumpeter, o empreendedor é responsável pelo processo de destruição criativa, sendo o impulso fundamental que adiciona e mantém em marcha o motor capitalista, constantemente, criando novos produtos, novos métodos de produção, novos mercados e implacavelmente sobrepondo-se aos antigos meios eficientes e mais caros. No entendimento de Filion o empreendedor é alguém que imagina, desenvolve, e realiza visões. Para Dolabela, o empreendedor é um ser social, produto do meio em que vive, é um fenômeno regional, existindo em maior ou menor número, dependendo dos locais em que vivem. De acordo com algumas pesquisas bibliográficas, as principais características empreendedoras são: inovador; assume riscos moderados; criativo; comunicativo; persuasivo; negociador; informado; sabe resolver problemas; sabe controlar os recursos; sonhador realista; líder; cria método próprio de aprendizado; conhece o ramo em que atua; orientado para resultados futuros; tem autonomia, auto-confiança, otimismo, necessidade de realização, intuição; tem energia, presença e tenacidade; não tem medo do fracasso; aprende com resultados negativos e com os erros; necessidade de aprovação; trabalha em equipe. (DOLABELA, 1990; TIMMONS, 1989; FILION, 1990). O foco da pesquisa foi avaliar a contribuição da formação empreendedora dos cursos de graduação em gestão, tais como administração, ciências contábeis, relações internacionais, turismo, tecnólogos em gestão empresarial, gestão em marketing e vendas e gestão em agronegócios. Dessa maneira, a pesquisa vem ao encontro do que se vem se discutido nas principais pesquisas atuais sobre empreendedorismo, isto é, sobre o papel da universidade na formação de profissionais empreendedores, sejam eles empresários, intra-empreendedores e/ou empreendedores sociais. Ao mesmo tempo em que a pesquisa se propõe a identificar o perfil empreendedor dos alunos egressos dos cursos de gestão, também irá verificar a qualidade da formação empreendedora realizada pela Unisul. Objetivos Objetivo Geral: Identificar o perfil empreendedor do egresso dos cursos de gestão da Unisul no campus de Tubarão nos últimos cinco anos. Objetivos Específicos: 1. Estudar a literatura de empreendedorismo e formação empreendedora. 2. Elaborar um quadro com as variáveis mais importantes a serem investigadas e partir dessas variáveis construir um instrumento de coleta de dados. 3. Identificar o número e os nomes dos alunos egressos da Una de Gestão da Unisul nos últimos cinco anos no Campus de Tubarão, bem como o seu atual endereço. 4. Coletar e analisar dos dados. Metodologia A pesquisa será longitudinal, pois pretende estudar o perfil empreendedor dos alunos de gestão formados pela Unisul no período de 2001 a 2006. O intervalo de cinco anos justifica-se, pois nesse período se intensificou o ensino de empreendedorismo no Brasil e, especialmente na Unisul. O estudo apresenta características quali-quantitativas, com ênfase na análise qualitativa, uma vez que tanto o instrumento de coleta de dados, quanto às técnicas utilizadas para a análise das informações serão em sua maioria qualitativos, com muitas questões de avaliação subjetiva. Mesmo que o estudo pretende utilizar técnicas estatísticas para mensurar variáveis qualitativas, a pesquisa pode ser considerada qualitativa e quantitativa, já que utilizará avaliações paramétricas e não-paramétricas. A amostra será escolhida aleatoriamente por meio de sorteio e a amostragem será dentro dos padrões estáticos conhecidos, isto é, dentro do nível de significância de 95% e um erro amostral de 7,5% e proporcionalidade de 50%. A população total é finita. Os sujeitos de pesquisa serão os alunos egressos dos cursos da Una de Gestão da Unisul do Campus Sul nos últimos cinco anos (2001-2006). A pesquisa está dividida em quatro grandes partes, a saber: Etapa 1 – Referencial teórico: o estudo contará uma pesquisa bibliográfica em bases de dados on line, em artigos científicos, nos dados do Nupem e em outros núcleos e/ou grupos de pesquisa do país e do exterior. Etapa 2 – Quadro e/ou matriz com as principais variáveis que dão conta de entender a realidade investigada, ou seja, identificar as variáveis âncoras que nortearão a pesquisa. Além das variáveis principais, têm-se as variáveis secundárias de sustentação das principais discussões do estudo. Coleta de dados. Etapas 3 – Através do banco de dados da Unisul para identificar os sujeitos de pesquisa e que sejam alunos egressos dos cursos de gestão da Unisul no período entre 2001 e 2006: nome, o endereço e o contato do aluno egresso. Etapa 4 – A partir do universo total estudado foi possível identificar a amostra estatística ideal, permitindo a realização da pesquisa através de telefone, e-mail e correio e, posteriormente, analisam-se os dados. Resultados Conclusões A maior parte do egresso são mulheres, com menos de 30 anos e com formação em administração e em ciências contábeis. A maioria dos entrevistados está até 5 anos no mercado. Uma parte considerável participa como sócios nos negócios da região, porém a maioria trabalha como funcionários nas empresas locais. A renda per capita ainda é baixa considerando que todos têm ensino superior. Existe uma acomodação, já que mesmo com uma renda não elevada, 90% dos entrevistados se sentem satisfeitos com a profissão. 40% não se sentem valorizados. Mesmo com essa dificuldade percebem que os negócios podem ser ampliados. Mesmo a maioria não ser dono do negócio se considera empreendedor do tipo intra- empreendedor, apresentando as principais características empreendedoras. Os cursos da Unisul contribuíram para a formação das competências empreendedoras na carreira escolhida, bem como permite a geração de novos negócios e a expansão dos existentes.A grande variedade de profissão disponível permite a escolha de trabalhar com o que mais gosta e se identifica. Bibliografia BABSON COLLEGE. Disponível em www.babson.edu.www.babson.edu DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura Ed. Associados, 2002. 269 p. ______.O segredo de Luísa. 14. ed. São Paulo: Cultura Ed. Associados, 2002. 312 p. DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. 2. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Campus, 2005. 299 p. FILION, Louis Jacques; DOLABELA, Fernando. Boa idéia! E agora?: plano de negócio, o caminho seguro para criar e gerenciar sua empresa. 1. ed. São Paulo: Cultura Editores Associados, 2000. 344 p. 6 GERBER, Michael E. O mito do empreendedor: como fazer de seu empreendimento um negócio bem-sucedido. São Paulo: Saraiva, 1996. SCHUMPETER, Josehep A. The theory of economic development. EUA: Oxford University Press, 1934. TIMMONS, Jeffry A., D.B.A. New venture creation: a guide to small business development. Homewood, IIIinois. 1977. Apoio Financeiro: Unisul


Carregar ppt "Título do Trabalho: Levantamento do Perfil Empreendedor do Egresso dos Cursos de Gestão da Unisul no Campus Sul: Tendências Profissionais (PUIP) Ciências."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google