A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Qui-mimo/ Anglo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Qui-mimo/ Anglo"— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Qui-mimo/ Anglo
Vacinas Colégio Qui-mimo Sistema Guanambi - Ba

2 Docente: Fabíola Sampaio Discente: 2 º ano Disciplina: Biologia
Colégio Qui-Mimo Docente: Fabíola Sampaio Discente: 2 º ano Disciplina: Biologia Guanambi/Ba

3 O que são vacinas? E para que servem?
As vacinas são produtos biológicos que protegem os indivíduos contra certas doenças. Podem ser fabricadas a partir de partes de microorganismos que estimulam o seu organismo a constituir sua proteção.

4 Estima-se que as vacinas poupam mais de 3 milhões de vidas a cada ano.

5 “ O vírus não é nada, o terreno é tudo”.
A descoberta da vacina deve-se às pesquisas de Louis Pasteur. “ O vírus não é nada, o terreno é tudo”.

6 A primeira vacina : A primeira vacina, produzida por Edward Jenner, foi a da varíola.

7 Vacinas virais: Sarampo (SRC - tríplice viral): Deve ser aplicada a partir dos nove meses de idade, pela via subcutânea. Pode ser utilizada de forma isolada ou em associação com a da rubéola (dupla viral ou SR) ou com a da caxumba (tríplice viral, SCR ou MMR). Hepatite A – Para indivíduos acima de 1 ou 2 anos de idade, com reforço de 6 a 12 meses após a primeira dose e para pacientes maiores de 18 anos, um única dose, com reforço nas mesmas condições para as crianças. Hepatite B (VHB): É recomendado durante a infância. Possui série de 3 doses, sendo a primeira aplicada em bebês logo após o nascimento.

8 Caxumba (SRC - tríplice viral): A aplicação se faz pela via subcutânea, a partir dos 12 meses de idade, em dose única. Existe contra-indicação quando o indivíduo apresenta história de sensibilidade a ovos, carne de galinha ou neomicina. Gripe (Influenza): formação de anticorpos em cerca de 10 a 15 dias e, raramente, duram mais que 12 meses. Pessoas com 60 anos ou mais devem ser vacinadas anualmente.

9 Vacinas bacterianas: A vacina tríplice (DTP) é constituída de antígenos protetores contra a difteria, a coqueluche e o tétano. A vacina DTP pode provocar vários eventos adversos. Conhecida por ser dolorida e ter efeitos colatertais.

10 Calendário de vacinação da criança:

11 Calendário de vacinação do adulto e idoso:
Previne contra Idade Adequada Dose DT Difeteria e tétano A partir dos 20 anos 1ª dose Febre amarela 10 anos após a última dose na juventude Dose inicial SR e/ou SCR Sarampo, caxumba e rubéola 12 a 49 anos Única 2 meses após a 1ª dose 2ª dose 2 meses após a 2ª dose 3ª dose A cada 10 anos após a 3ª dose Reforço A cada 10 anos após a última dose Influenza gripe A partir dos 60 anos Anual Pneumococo pneumonia 5 anos após a primeira dose reforço

12 Vacinas em casos especiais:
Pacientes de doenças crônicas e portadores de anomalias genéticas podem receber de graça vacinas que são encontradas nas clínicas privadas. Centro de Referência em Imunológicos Especiais (Cries).

13 Vacinas particulares:
As vacinas DTPa (Tetra acelular), Penta (acelular), Hexa (acelular):Essas vacinas protegem especialmente contra difteria, tétano, coqueluche, poliomielite e também contra Hepatite B. Meningococo conjugada (Meningite C):previne principalmente contra meningite bacteriana do grupo C. Varicela (catapora):indicada a partir dos 09 meses de idade. Hepatite A:Indicada a partir de 01 ano de idade.

14 Somos as únicas criaturas na face da terra capazes de mudar nossa biologia pelo que pensamos e sentimos! Deepak Chopra “A decisão de vacinar seu filho é sua, apenas sua”


Carregar ppt "Colégio Qui-mimo/ Anglo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google