A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA SHOW DA ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA SHOW DA ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS"— Transcrição da apresentação:

1 AULA SHOW DA ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

2 “Sonhe alto, queira o melhor do melhor
“Sonhe alto, queira o melhor do melhor. Se pensamos pequeno, Coisas pequenas teremos. Porque sou do tamanho daquilo que vejo, E não do tamanho da minha altura.” Carlos Drummond de Andrade

3 24 6% 3%

4 NOVO ENEM HABILIDADES COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS Linguagens e Códigos (45) + Matemática (45) Ciências da Natureza (45) Ciências Humanas (45) Redação

5 NOVO ENEM COMPETÊNCIAS
E HABILIDADES Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Matemática e suas Tecnologias Ciências da Natureza e suas Tecnologias Ciências Humanas e suas Tecnologias competências habilidades conteúdos competências habilidades conteúdos competências habilidades conteúdos competências habilidades conteúdos 7 8 9 6 30 30 30 30

6 Concessão de bolsas de estudos integrais e parciais pelo governo federal a estudantes de cursos de graduação em instituições privadas de educação superior. O aluno obrigatoriamente deverá ter estudado todo o E.M. em escola pública ou em particular com bolsa As instituições que aderem ao programa recebem isenção de tributos. Este ano foram oferecidas pelo ProUni este ano 165 mil bolsas, sendo 86 mil integrais e 79 mil parciais. Para concorrer a uma bolsa integral o candidato deve ter faixa de renda de até 1,5 sal.mínimo por membro da família; no caso de bolsa parcial, essa faixa deve ser de até 3 sal. mínimos por membro.

7 SISU Sistema de Seleção Unificada
Sistema colocado na internet pelo MEC para promover a seleção dos candidatos para vagas em algumas universidades públicas do País. O sistema SISU permite que os candidatos escolham entre três e cinco cursos para concorrer, em três a cinco universidades diferentes. O candidato deverá definir suas prioridades na lista, e poderá conseguir a vaga de acordo com a nota do ENEM. Caso o candidato não tenha obtido nota suficiente para conseguir a vaga em sua primeira opção, pode conseguir na segunda, e assim respectivamente.

8 Para facilitar a sua preparação ao exame, confira a seguir os 10 temas que podem cair na prova de redação do Enem 2012 As Questões Ambientais Bullying Violência nas Escolas A Violência no Trânsito Participação Política Álcool X Trânsito Desarmamento Desigualdade Social Esporte como fator de inclusão social Comportamento jovem nas mídias sociais

9 Que disciplinas compõem a Área de Linguagens e Códigos?
Língua Portuguesa Artes Educação Física Língua estrangeira (Inglês e Espanhol)

10 Temas mais recorrentes nas últimas provas: Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias
Interpretação de texto Relações intertextuais Estudo das práticas corporais: a linguagem corporal como integradora social e formadora de identidade Produção e recepção de textos artísticos: interpretação e representação do mundo para o fortalecimento dos processos de identidade e cidadania O texto literário: relações entre produção literária e processo social, concepções artísticas, procedimentos de construção e recepção de textos Escolas Literárias (O Modernismo tem aparecido muito nas provas) Trabalho com a leitura e compreensão de diferentes gêneros textuais Variação linguística Funções da linguagem e Figuras de Linguagem Arte contemporânea

11 O QUE PODE CAIR NA PROVA DE LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS DO ENEM 2012
Estudo do texto: as sequências discursivas e os gêneros textuais no sistema de comunicação e informação. Estudo das práticas corporais: a linguagem corporal como integradora social e formadora de identidade. Produção e recepção de textos artísticos: interpretação e representação do mundo para o fortalecimento dos processos de identidade e cidadania. Estudo do texto literário: relações entre produção literária e processo social, concepções artísticas, procedimentos de construção e recepção de textos. Estudo dos aspectos linguísticos em diferentes textos: recursos expressivos da língua, procedimentos de construção e recepção de textos. Estudo do texto argumentativo, seus gêneros e recursos linguísticos: argumentação: tipo, gêneros e usos em língua portuguesa. Estudo dos aspectos linguísticos da língua portuguesa: usos da língua: norma culta e variação linguística. Estudo dos gêneros digitais: tecnologia da comunicação e informação: impacto e função social.

12 Competência de área 1 Aplicar as tecnologias da comunicação e da informação na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para sua vida.

13 1 Habilidade 1 – Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação. Habilidade 2 – Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais. Habilidade 3 – Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, considerando a função social desses sistemas. Habilidade 4 – Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação.

14 a

15 a

16 b

17

18 e

19 Competência de área 2 Conhecer e usar língua(s) estrangeira(s) moderna(s) como instrumento de acesso a informações e a outras culturas e grupos sociais

20 2 Habilidade 5 – Associar vocábulos e expressões de um texto em LEM ou seu tema. Habilidade 6 – Utilizar os conhecimentos da LEM e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas. Habilidade 7 – Relacionar um texto em LEM, as estruturas linguísticas e suas função e seu uso social. Habilidade 8 – Reconhecer a importância da produção cultural em LEM como representação da diversidade cultural e linguística.

21 __(I)__Chicken Cooking time: 30 mins to 1 hour __(II)__ For the Chicken 150 ml/51/2fl oz chicken stock 2 lemons, zest and juice 1 tbsp dry sherry 1 garlic clove, left whole 4x 150g/51/2 oz chicken breast, skin removed For the Lemon Sauce 250ml/9fl oz chicken stock 4 tbsp caster sugar 4 lemons, zest and juice 1 tbsp cornfl our, mixed to a paste with a litt le water Salt and freshly ground black pepper 75 g/23/4 oz butt er To serve 200g/7oz ready-made egg-fried rice 4 spring onions, trimmed, fi nely chopped

22 Method 1. For the chicken, mix together the chicken stock, lemon zest and juice, sherry and garlic clove in a large __(III)__. Bring to the boil, then reduce the heat until the mixture is just simmering. 2. Add the chicken breast and cover the casserole with a lid. Cook for minutes or until cooked through. Set aside to cool slightly. 3. For the lemon sauce, bring the chicken stock, sugar and lemon zest and juice to the boil in a pan, then continue to cook for 4-5 minutes. 4. Whisk in the cornfl our paste until __(IV)__ is smooth. Season, to taste, with salt and freshly ground black pepper. 5. Heat the butt er in a frying pan over a medium heat. Add the cooked chicken breast and fry for2-3 minutes on each side, or until golden- brown on both sides. 6. To serve, place one chicken breast onto each of four serving plates. Pour over the lemon sauce. Spoon a portion of egg-fried rice alongside. Sprinkle over a litt le spring onion. As palavras que melhor preenchem as lacunas I,II, III e IV da receita acima são: a) butt er – elements – pot - composition b) delicious–components -dish- aggregation c) lemon-ingredients-casserole-mixture d) fried-products-recipient-substance e) butt er-ingredients-dish-mixture c

23 A partir daquilo que registra a vinheta, o correto sobre o que se pede:
Na vinheta do primeiro quadrinho, as personagens que representam assaltante e vítima interpretaram o substantivo “robo” com diferentes, que são: a) Hurto y esplotation. b) Pilleje y sobrecogimiento. c) Resta y reto. d) Sustracción y amenaza. e) Estafa y detención. A

24 Competência de área 3 Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade.

25 3 Habilidade 9 – Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo social. Habilidade 10 – Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das necessidades cinestésicas. Habilidade 11 – Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.

26 O humor presente na tirinha decorre principalmente do fato de a personagem Mafalda

27 e

28

29 e

30 Competência de área 4 Compreender a arte como saber cultural e estético gerador de significação e integrador da organização do mundo e da própria identidade.

31 4 Habilidade 12 – Reconhecer diferentes funções da arte, do trabalho da produção dos artistas em seus meios culturais. Habilidade 13 – Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos. Habilidade 14 – Reconhecer o valor da diversidade artística e das inter-relações de elementos que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais e étnicos.

32

33 c

34

35 A comparação entre o desenho da bandeira e os dizeres “ordem e progresso” revela, sobre o Brasil, uma situação de Utopia Soberania Conciliação Incoerência crescimento. d

36 Competência de área 5 Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.

37 5 Habilidade 15 – Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político. Habilidade 16 – Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário. Habilidade 17 – Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional.

38

39 b

40 Considerando-se que símbolos e sinais são utilizados geralmente para demonstrações objetivas, ao serem incorporados no poema “Epithalamium – II”, a) adquirem novo potencial de significação. b) eliminam a subjetividade do poema. c) opõem-se ao tema principal do poema. d) invertem seu sentido original. e) tornam-se confusos e equivocados. a

41 Competência de área 6 Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação

42 6 Habilidade 18 – Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos. Habilidade 19 – Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução. Habilidade 20 – Reconhecer a importância do patrimônio linguístico para a preservação da memória e da identidade nacional.

43

44 Esse poema, como o próprio título sugere, aborda o inconformismo do poeta com a antevisão da morte prematura, ainda na juventude. A imagem da morte aparece na palavra Embalsama Infinito Amplidão Dormir Sono e

45 a

46 d

47 Competência de área 7 Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.

48 7 Habilidade 21 – Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos. Habilidade 22 – Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos. Habilidade 23 – Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo, pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados. Habilidade 24 – Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.

49 c Conforme o texto, a noção popular de raça:
não é passível de crítica. é incontestável. é simplória. é incompreensível. é irrevogável. c

50 Competência de área 8 Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.

51 8 Habilidade 25 – Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro. Habilidade 26 – Relacionar as variedades linguísticas a situações específicas de uso social. Habilidade 27 – Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.

52 a

53 c

54 Competência de área 9 Entender os princípios, a natureza, a função e os impactos das tecnologias da comunicação e da informação ma sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento, associando-o aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte, ás demais tecnologias, aos processos de produção e aos problemas que se propõem solucionar.

55 9 Habilidade 28 – Reconhecer a função e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação e informação. Habilidade 29 – Identificar pela análise de suas linguagens, as tecnologias da comunicação e informação. Habilidade 30 – Relacionar as tecnologias de comunicação e informação ao desenvolvimento das sociedades e ao conhecimento que elas produzem.

56 O texto a seguir é um trecho de uma conversa por meio de um programa de computador que permite comunicação direta pela Internet em tempo real, como o MSN Messenger. Esse tipo de conversa, embora escrita, apresenta muitas características da linguagem falada, segundo alguns linguistas. Uma delas é a interação ao vivo e imediata, que permite ao interlocutor conhecer, quase instantaneamente, a reação do outro, por meio de suas respostas e dos famosos emoticons (que podem ser definidos como “ícones que demonstram emoção”). João diz: oi Pedro diz: blz? João diz: na paz e vc? Pedro diz: tudo trank :-) João diz: oq vc ta fazendo? [...] Pedro diz: tenho q sair agora... João diz: fl w Pedro diz: vlw, abc Para que a comunicação, como no MSN Messenger se dê em tempo real, é necessário que a escrita das informações seja rápida, o que é feito por meio de: a) frases completas, escritas cuidadosamente com acentos e letras maiúsculos (como “oq vc ta fazendo?”). b) frases curtas e simples (como “tudo trank”) com abreviaturas padronizadas pelo uso (como “vc” - você - “vlw” - valeu!). c) uso de reticências no final da frase, para que não se tenha que escrever o resto da informação. d) estruturas coordenadas, como “na paz e vc”. e) flexão verbal rica e substituição de dígrafos consonantais por consoantes simples (“qu” por “k”). B

57 “. Mas os olhos são cegos. É preciso buscar com o coração
“...Mas os olhos são cegos. É preciso buscar com o coração.” (‘O Pequeno Príncipe’ Antoine de Saint-Exupery)

58 OBRIGADA!!!


Carregar ppt "AULA SHOW DA ÁREA DE LINGUAGENS E CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google