A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História do ciclismo: Olimpíadas Rio 2016

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História do ciclismo: Olimpíadas Rio 2016"— Transcrição da apresentação:

1 História do ciclismo: Olimpíadas Rio 2016

2 História do Ciclismo * O ciclismo é um esporte praticado com a utilização de uma bicicleta bastante leve, com pneus finos. Surgiu como esporte no século XIX, na Inglaterra. Faz parte dos jogos Olímpicos desde a primeira edição da era moderna (1896), realizada em Atenas. As competições de ciclismo são divididas em três modalidades principais: pista, mountain bike, estrada e BMX. Atualmente, as grandes potências mundiais dos ciclismos são: Reino Unido, Austrália e Alemanha. * Existem dois tipos principais de provas: resistência (para homens 195 km e para mulheres 70 km) e contra relógio (os ciclistas partem de dois em dois minutos e vence quem fizer o menor tempo). As primeiras competições oficiais ocorrerem em Paris, no final do século XIX.

3 - A modalidade mais tradicional é o ciclismo de estrada.
Essa competição acontece anualmente no mês de julho, somando quilômetros, que os atletas devem percorrer com suas bicicletas, são provas de longa distancia que podem ser percorridas no mesmo dia, ou com paradas. Os resultados dessas provas são dados de duas formas: individualmente e por equipe.

4 Ciclismo de estrada. - As provas do ciclismo de estrada nas Olimpíadas de 2016 vão passar por alguns dos mais famosos cartões postais do Rio de Janeiro. A prova de estrada acontece no dia 06 de agosto, serão 256,4km na categoria masculina e 130,3km na feminina. O Aterro do Flamengo vai ser o ponto de partida e chegada para a corrida, que vai passar por Copacabana, Ipanema, Barra e Praia da reserva. A prova também vai incluir trechos em paralelo (pedras) e subidas íngremes que chegam a 13% de inclinação. A corrida de estrada incorpora historicamente, nas Olimpíadas, cenários emblemáticos. Os olhos do mundo poderão ver os melhores pilotos de corrida ao lado de alguns dos locais mais bem conhecidas do Rio de Janeiro.

5 Ciclismo de estrada. Já para a disputa do contra o relógio, os ciclistas vão percorrer uma distância de 29,8km no “Circuito Grumari”, que tem 1,2km de subidas. Com largada e chegada na Praça Tim Maia, que fica na Praia do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes, as mulheres fará uma volta no circuito e os homens duas.  O Ciclismo Estrada será disputado em quatro provas: duas masculinas e duas femininas, sendo distribuídas 12 medalhas (4 de ouro, 4 de prata e 4 de bronze). As provas são Corrida Estrada e Contra-relógios Individual tanto no masculino quanto no feminino. O número previsto de atletas é de 211 (144 homens e 67 mulheres), sendo no máximo 5 ciclistas no masculino e 4 no feminino por país, com o limite de dois atletas nas provas de Contrarrelógio Individual.

6 Ciclismo de estrada. - Leontien Martha Henrica Petronella Zijlaard-van Moorsel. Nascida em 22 de março de 1970, van Moorsel é a maior vencedora da história do ciclismo de estrada. Em Sidney-2000 e Atenas-2004, a holandesa conquistou nada menos do que 3 medalhas de ouro na modalidade.

7 Ciclismo de Pista Começou a ser praticado no final do século XIX, tendo seu primeiro campeonato mundial em Nas Olimpíadas, o ciclismo já faz parte das provas desde o início da era moderna em Atenas, no ano de A pista onde são disputadas as provas é o Velódromo, que tem formato oval com retas e curvas inclinadas. A pista possui sinalização das áreas por cores. Nessa modalidade, as pistas podem ser construídas em concreto ou madeira. - Nas Olimpíadas de Londres, em 2002, tivemos a participação de nove atletas brasileiros, infelizmente, só participaram sem ter levado nenhuma medalha. Em decorrência da necessidade de abrigar as Olimpíadas de 2016 a cidade do Rio de Janeiro está construindo o mais moderno velódromo da América do Sul. Com isso podemos ter uma guiada positiva nessa modalidade no Brasil

8 Ciclismo de Pista No Pan-americano de Torontoem julho 2015 o Brasil conquistou duas medalhas de bronze, foi muito comemorado a conquista das medalhas, pois o Brasil vivenciou 20 anos sem medalhas no ciclismo, é uma modalidade esportiva das mais emocionantes, dessa modalidade os atletas competem com bicicletas sem freios, criando um clima de pura adrenalina. O número previsto de atletas é de 189 (99 homens e 90 mulheres), sendo no máximo 8 atletas no masculino e 7 no feminino por país. Sir Chris Hoy, seis vezes campeão de ciclismo em Olimpíadas, é o atleta olímpico mais bem-sucedido da história da Inglaterra e o ciclista mais premiado

9 O Ciclismo BMX Também conhecido como bicicross, é o caçula do ciclismo. A origem da modalidade das décadas de 1960 e O BMX surgiu graças à admiração de jovens norte-americanos pelo Moto Cross, cresceu rapidamente. Na década de 1970, o esporte viu a criação da primeira federação, nos Estados Unidos. Em 1981, surgiu a Federação Internacional de BMX. Um ano depois ocorreu o primeiro Campeonato Mundial da categoria, disputado em Dayton, nos Estados Unidos. Todos os campeões foram pilotos norte-americanos. Em 1993, a União Ciclística Internacional (UCI) passou a regular o esporte.

10 O Ciclismo BMX É a mais nova modalidade do ciclismo e também o mais radical com direitos a saltos e manobras que desafia a gravidade. Sua primeira aparição olímpica nos jogos Olímpicos de Pequim , com disputa tanto no masculino quanto no feminino. No Rio de Janeiro será a terceira vez que o BMX distribuirá medalhas em uma edição de jogos. Maris Strombergs é considerado um herói do esporte. Boa parte do sucesso dele se deve BMX nos Jogos Olímpicos. O letão é o único atleta do BMX a ter subido no pódio tanto em Pequim-2008 quanto em Londres Strombergs conquistou o ouro em ambas às edições, sagrando-se o primeiro bicampeão olímpico da história do BMX.

11 Ciclismo Mountain Bike
Por aventura dos norte-americanos da década de Foi no estado da Califórnia que ciclistas que buscavam uma experiência diferente do asfalto das estradas resolveram enfrentar trilhas e terrenos acidentados com suas bicicletas. Um grupo de San Francisco ajudou bastante na divulgação da modalidade ao realizou um dos primeiros campeonatos de mountain bike. A prova, disputada entre os anos de 1976 e 1979, ocorreu nas proximidades ponte Golden Gate e acabou atraindo bastante interesse para a nova vertente do ciclismo.

12 Ciclismo Mountain Bike
Em 1983, os norte-americanos realizaram o primeiro campeonato nacional do esporte, mountain bike teve seu primeiro Mundial realizado em 1990, já sob a sanção da União Ciclística Internacional (UCI). A partir de então, não demorou tanto para que a modalidade chegasse aos Jogos Olímpicos. A estréia veio justamente no berço do esporte — os Estados Unidos — em Atlanta-1996. Desde que o mountain bike começou a ser disputado, nos Jogos de Atlanta-1996, a França ganhou pelo menos uma medalha por edição. O primeiro a subir no pódio olímpico foi Miguel Martinez, bronze na prova masculina em Depois dele veio Julien Absalon, medalha de ouro tanto em Atenas-2004 quanto em Pequim Por último, a francesa Julie Bresset tornou-se a primeira representante do país a conquistar uma medalha de ouro no feminino. O mountain bike olímpico teve, até agora, 10 medalhas de ouro distribuídas. No Rio de Janeiro, mais duas estarão em disputa. De Atlanta-1996 a Londres-2012, apenas dois atletas conseguiram conquistar a medalha de ouro duas vezes, o que deixa a modalidade com 8 campeões diferentes.

13 Ciclismo Mountain Bike
Julie Bresset foi a primeira mulher francesa a ganhar medalha de ouro na modalidade Miguel Martinez conquistou a 1º medalha de bronze para a França.


Carregar ppt "História do ciclismo: Olimpíadas Rio 2016"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google