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(Pag. 16) * Insight 1.Clareza súbita na mente, no intelecto de um indivíduo; iluminação, estalo, luz. 2. Compreensão ou solução de.

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12 * Insight 1.Clareza súbita na mente, no intelecto de um indivíduo; iluminação, estalo, luz. 2. Compreensão ou solução de um problema pela súbita captação mental dos elementos e relações adequados.

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15 OS FUNDAMENTOS: Prof. Pedro Carlos Psicanalista e Presid. da Sopes (Socied. Psicanalítica do ES), Dr. em Teologia Histórica. Saberes psicanalíticos O EIXO TEMÁTICO DA PSI É O CONHECIMENTO O PSIQUISMO NÃO É SÓ CONSCIÊNCIA FREUD CUNHOU O TERMO PSICANÁLISE EM 1896

16 Como o ser biológico se torna um sujeito social importa a psicanálise saber que verdade está em jogo no sintoma, e como o homem se posiciona diante disto que fazendo-o sofrer, ao mesmo tempo o constitui.

17 A BASE DO ENTENDIMENTO: “Nada é meramente psíquico ou meramente somático” (Freud)

18 Inseparabilidade do ser. Freud mostrou que as emoções somatizadas refletem no corpo. As emoções aparecem em todas as pessoas e influem sobre o organismo. As emoções são reações naturais que têm uma qualidade adaptativa.

19 Os Estados Mentais: Perturbadores – Produzem uma experiência emocional desagradável. Raiva Tristeza (profunda) Ansiedade (generalizada)

20 Os Benéficos – Produzem uma experiência emocional agradável. Otimismo – Fortalece o sistema imunológico Confiança – A sensação de sermos capazes de lidar com uma situação difícil é um estado mental positivo. Alegria – A sensação de alegria na vida.

21 O centro do método Psicanalítico “É um tratamento baseado na fala, em que o fato de se verbalizar o sofrimento, de encontrar palavras para expressá-lo, permite, se não curá-lo, ao menos tomar consciência de sua origem, e, portanto, assumi-lo” – Elizabeth Roudinesco Um tipo de terapia centrada na palavra. Um método de investigação.

22 O que é o processo psicanalítico? É configuração total das relações interpessoais que se desenvolvem no conjunto de fases dentro da situação analítica como um todo, na relação entre o Psicanalista e seu paciente.

23 Fundamentos preliminares à entrada no processo de uma análise Pedido de ajuda (auxílio) Pedido de análise (a vontade de querer saber o que se tem a ver com isso) Desejo de análise (decisão de empreender o trabalho)

24 Anasabilidade Segundo os didatas mais famosos, toda vez que não existir uma contra-indicação específica, a Psicanálise é indicada. A Psicanálise é recomendada para os casos de neuroses ou distúrbios fóbicos classificados na CID10.

25 Contra-indicação para o tratamento que implique: Fator idade Fator inteligência Fatores circunstanciais Transtorno da personalidade antissocial Fator econômico Fator tempo Fator intimidade Fatores clínicos de contra indicação

26 O trabalho do analista: Fomentar - no sujeito o trabalho de investigação, de escuta da própria fala, de intriga quanto a si mesmo. Atuar – como veículo para que o sujeito explore suas possibilidades de existir e aprenda algo do desejo que se move. Seguir na apostila pag. 13

27 Os mecanismos de defesa mais importante são: Repressão, que é afastar ou recalcar da consciência um afeto, uma idéia ou apelo do instinto. Um acontecimento que por algum motivo envergonha uma pessoa pode ser completamente esquecido e se tornar não evocável. Defesa de reação, que consiste em ostentar um procedimento e externar sentimentos ambos opostos aos impulsos verdadeiros, quando estes são inconfessáveis. Um pai que é pouco amado, recebe do filho uma atenção por vezes exagerada para que este convença a si mesmo de que é um bom filho.

28 Projeção. Consiste em atribuir ao outro um desejo próprio, ou atribuir a alguém, algo que justifique a própria ação. O estudante cria o hábito de colar nas provas dizendo, para se justificar, que os outros colam ainda mais que ele. Regressão é o retorno a atitudes passadas que provaram ser seguras e gratificantes, e às quais a pessoa busca voltar para fugir de um presente angustiante. Devaneios e memórias que se tornam recorrentes, repetitivas. Aplica-se também ao regresso a fases anteriores da sexualidade, como acima.

29 Substituição. O inconsciente, em suas duas formas, está impedido de manifestar-se diretamente à consciência, mas consegue fazê-lo indiretamente. A maneira mais eficaz para essa manifestação é a substituição, isto é, o inconsciente oferece à consciência um substituto aceitável por ela e por meio do qual ela pode satisfazer o Id ou o Superego. Os substitutos são imagens (representações analógicas dos objetos do desejo) e formam o imaginário psíquico que, ao ocultar e dissimular o verdadeiro desejo, o satisfaz indiretamente por meio de objetos substitutos (a chupeta e o dedo, para o seio materno; tintas e pintura ou argila e escultura para as fezes, uma pessoa amada no lugar do pai ou da mãe, de acordo com as fases da sexualidade, como acima).

30 Sublimação. A Ética pede a renúncia às gratificações puramente instintuais por outras em conformidade com valores racionais transcendentes. A sublimação constitui a adoção de um comportamento ou de um interesse que possa enobrecer comportamentos que são instintivos de raiz Um homem pode encontrar uma válvula para seus impulsos agressivos tornando-se um lutador campeão, um jogador de football ou até mesmo um cirurgião.

31 Transferência. Freud afirmou que a ligação emocional que o paciente desenvolvia em relação ao analista representava a transferência do relacionamento que aquele havia tido com seus pais e que inconscientemente projetava no terapeuta. O impasse que existiu nessa relação infantil criava impasses na terapia, de modo que a solução da transferência era o ponto chave para o sucesso do método terapêutico. Embora Freud demorasse a considerar a questão inversa, a da atratividade do paciente sobre o terapeuta, esse problema se manifestou tão cedo quanto ainda ao tempo das experiência de Breuer, que teria se deixado afetar sentimentalmente por sua principal paciente. (Bertha Pappenheim)

32 Perversão. Porém, assim como a loucura é a impossibilidade do Ego para realizar sua dupla função (conciliação entre Id e Superego, e entre estes e a realidade), também a sublimação pode não ser alcançada e, em seu lugar, surgir uma perversão ou loucura social ou coletiva. O nazismo é um exemplo de perversão, em vez de sublimação. A propaganda, que induz no leitor ou espectador desejos sexuais pela multiplicação das imagens de prazer, é outro exemplo de perversão ou de incapacidade para a sublimação.

33 Os sonhos: conteúdo manifesto e conteúdo latente. (Significados conscientes e subconscientes). A vida psíquica dá sentido e coloração afetivo-sexual a todos os objetos e a todas as pessoas que nos rodeiam e entre os quais vivemos. As coisas e os outros são investidos por nosso inconsciente com cargas afetivas de libido. Assim, sem que saibamos por que, desejamos e amamos certas coisas e pessoas e odiamos e tememos outras.

34 As Técnicas Projetivas: A técnica projetiva parte de um princípio bastante simples: por meio de um estímulo o indivíduo projeta seus aspectos subjetivos, atitudes, comportamento, opiniões entre outros, o que por alguma razão não faria espontaneamente. É uma forma não estruturada e indireta de perguntar que incentiva os entrevistados a projetarem suas motivações, crenças, atitudes ou sensações subjacentes sobre os problemas em estudo.

35 Vantagens da utilização da técnica projetiva: É uma forma de pesquisa que consegue retirar informações que o entrevistado não consegue, ou não está disposto, a responder a questão diretamente.

36 Desvantagens da utilização da técnica projetiva: Pode ser mais demorada e difícil, porque para análise dos dados é importante à utilização de antropólogos, psicólogos, sociólogos, terapeutas. É muito complexa e não deve ser usada ingenuamente. É difícil de avaliar a validade e a confiabilidade dos testes projetivos, com isso, podem conduzir a resultados distorcidos.

37 AS TÉCNICAS PROJETIVAS: Alguns Tipos/ variações Interpretação de papéis: (técnica da 3a. pessoa). Solicita-se ao respondente que exprima os seus sentimentos /crenças, como se o sujeito da situação fosse uma outra pessoa, por ex., um amigo. Completar histórias: pede-se ao respondente para completar /concluir a história que lhe foi apresentada.

38 Completar desenhos em quadrinhos: solicita-se ao respondente para completar o quadrinho seguinte, dando continuidade aos quadrinhos anteriores. Completar sentenças: solicita-se ao respondente que completem uma sentença. Colagem: entrega-se várias revistas velhas, cartolina e cola e fornecer um tema para que seja representado pelo trabalho do grupo.

39 Associação das palavras: entrega-se ao respondente uma lista de palavras para que ele as associe com a primeira palavra que vier à mente. Hierarquização de palavras: solicita-se ao respondente que faça uma hierarquização de sentimentos /crenças /valores, do mais para o menos importante. Brincar de bonecos: solicita-se a montá-los de forma a representar como agiriam em determinada circunstância.

40 Desenhos de pessoas: por meio do teste de desenho de uma outra pessoa, supõe-se que uma pessoa representa a imagem que tem de si. Marca como Pessoa ou animal: é pedido ao entrevistado que cite uma pessoa ou animal que personifique suas imagem do produto ou empresa a ser estuda Siga o chefe: o entrevistado é pedido para assumir o papel ou comportamento de uma outra pessoa, ou de um objeto em estudo.

41 O marciano amigo: neste enfoque o entrevistador ou moderador do grupo assume o papel de um alienígena recentemente chegado a terra, que pede para os membros do grupo explicar um produto particular e como ele é usado. Ensaio de Dramatização: utilizado como parte de uma discussão em grupo. Os participantes são encorajados, por meio de oferta de incentivos, a modificar seu padrão de comportamento de forma extremada.

42 Na aplicação das técnicas é importante observar os seguintes fatores básicos: a vontade para se projetar. a intencionalidade. o estado fisiológico e psicológico. a auto-organização. a persistência e a determinação na aplicação da técnica. a preparação do ambiente físico para maior conforto do corpo. o aproveitamento e o registro de toda experiência. o estado energético. a idade, pessoas mais jovens em geral projetam-se mais espontaneamente, mas as pessoas mais idosas têm mais maturidade para aproveitar as experiências. autoconfiança nas próprias potencialidades. o espírito investigador, científico, sem misticismos.

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