A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NEFROPATIA E GESTAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NEFROPATIA E GESTAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 NEFROPATIA E GESTAÇÃO

2 INTRODUÇÃO: Ocorrem modificações na função renal durante uma gestação.
Complicações renais e hipertensivas de uma gravidez em curso requerem intervanção.

3 ALTERAÇÕES ANATÔMICAS E FUNCIONAIS DO TRATO URINÁRIO:
Rim aumenta aproximadamente 1 cm. Cálice, pelve e ureter se dilatam progresivamente. # PIELONEFRITE AGUDA O fluxo plasmático renal efetivo (FPRE) e o ritmo de filtração glomerular estão elevados. # Mecanismos responsáveis ainda não estão completamente esclarecidos.

4 A angitensina II e o peptídeo natriurético atrial têm as ações e concentrações alteradas durante a gestação. Diminuição dos níveis séricos de uréia e creatinina (< 20 e 0,5 mg/dl). Aumento da excreção urinária de proteína (limite superior = 300mg/24h). Diminuição dos níveis plasmáticos de ácido úrico (< 5 mg/dl). Diminuição da PA.

5 DOENÇA RENAL E GRAVIDEZ:
Controverso a real influência. A gestação parece não causar qualquer deterioração, ou mesmo afetar a progressão de uma doença além do que seria esperado fora da gestação, se a função renal for normal ou apenas discretamente alterada antes da concepção e se a HAS estiver ausente ou controlada. A presença de IR e/ou Hipertensão associa-se a maior incidência de complicações. Como a doença progride e a função renal declina com o tempo, o rigoroso controle da PA representa a única possibilidade de intervir no trinômio nefropatia, hipertensão e gestação.


Carregar ppt "NEFROPATIA E GESTAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google