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ESTUDOS DE CASOS ORGANIZAÇÕES E INOVAÇÃO Profa.Dra. Geciane Porto Agradecimento as Profas. Adriana Caldana, Lara Liboni e Perla Rebehy pela disponibilização.

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1 ESTUDOS DE CASOS ORGANIZAÇÕES E INOVAÇÃO Profa.Dra. Geciane Porto Agradecimento as Profas. Adriana Caldana, Lara Liboni e Perla Rebehy pela disponibilização do material do PNUD sobre redaçãoo de estudos de casos para ser utilizado nesta disciplina 0

2 Treinamento PNUD GIM Estudo de Caso Gökhan Dikmener, Technical Specialist UNDP IICPSD 1

3 VISÃO GERAL 2 Contexto Objetivo Público-Alvo Conteúdo Pesquisas Templates Próximos Passos

4 CONTEÚDO 3 Contexto Objetivos Público-Alvo Conteúdo Pesquisas Templates Próximos Passos Os parceiros Trabalho prévio Próximos passos

5 PARCEIROS DE PESQUISA PNUD liderada iniciativa global de pesquisa e advocacy de multi- stakeholders Objetivos:  Aprofundar a compreensão de como os modelos de negócios inclusivos podem contribuir significativamente para o desenvolvimento humano sustentável.  Permitir a criação de modelos de negócios mais inclusivos, informando indivíduos, ações coletivas e políticas públicas para melhorar o ambiente de mercado. 4 Criado em março de 2011, em parceria com a República da Turquia Objetivos:  Apoiar o desenvolvimento de mercados inclusivos e competitivos  Estimular o engajamento do setor privado para efetivação dos ODM e outros IADGs;  Tornar-se um centro de excelência para atividades de desenvolvimento de capacidades;  Convocar empresas e partes interessadas do ecossistema de apoio para expandir o diálogo e criar parcerias. UNDP Growing Inclusive Markets Initiative (GIM)

6 TRABALHO PRÉVIO: BASE DE DADOS DE MAIS DE 100 ESTUDOS DE CASO 5

7 6

8 7 Objetivo dos estudos de caso Entregas e prazos Papéis e responsabilidades CONTEÚDO Contexto Objetivos Público-Alvo Conteúdo Pesquisas Templates Próximos Passos

9 OBJETIVOS Entender melhor a experiencia empresarial das empresas convidadas Criar um momento de aproximação entre alunos da FEARP/USP e os executivos de empresas de diferentes setores e portes Criar uma biblioteca de experiencias que possam ser usadas por outros alunos e pelas proprias empresas Desenvolver a habilidade analitica-critica entre os alunos participantes 8

10 OBJETIVO: ENTREGAS E PRAZOS Cases study 9 O QUE?Redator do CasoRevisor Primeira versão (40%) X Revisão preliminarX Versão final (60%) X AvaliaçãoX Aprovação pela Empresa X Todas as datas estão no cronograma.

11  Realizar pesquisas sobre cada caso através de pesquisas da literatura e informações disponíveis, entrevistas e visitas ao local  Documentar as informações de acordo com o formato definido e seguindo os prazos acordados  Revisar a documentação com base nos inputs dos revisores e equipe principal  Utilizar boas práticas acadêmicas Autores (alunos) PAPÉIS E RESPONSABILIDADES 10  Estabelecer os planos de trabalho individuais com autores e acompanhar as entregas acordadas  Dar feedback aos autores das versões parciais e versão final, e garantir que o feedback foi incorporado  Fazer relatórios regularmente sobre os progressos e problemas para equipe principal  Compartilhar produtos intermediários e finais com equipe principal para dar feedback aos autores. Revisores (docente, empresario)

12 11 Setor privado Legisladores Doadores ONGs Academia …. 11 CONTEÚDO Contexto Objetivos Público-Alvo Conteúdo Pesquisas Templates Próximos Passos

13 CONTEÚDO 12 Abordagem Estrutura dos Estudos de Caso Perguntas para pesquisas Elementos do estudo de caso Contexto Objetivos Público-Alvo Conteúdo Pesquisas Templates Próximos Passos

14 ABORDAGEM: CRIAR VALOR PARA TODOS 13 Modelos de negócios (1) pelo lado da procura, como clientes e consumidores, e/ou (2) pelo lado da oferta, como funcionários, produtores e empresários em vários pontos da cadeia de valor. Valor para os negócios Atração de novos clientes Expansão da força de trabalho Fortalecimento das cadeias de fornecimento e entrega Fomento a inovações … Valor para seu publico Aumento da renda Melhora do bem-estar Aumento da produtividade Empoderamento Atendimento a necessidades básicas....

15 CASOS SELECIONADOS 14  Inovação e Desenvolvimento de novas tecnologias e produtos  Novos Modelos de Negocios  Transferencia de tecnologia  Fusões e Parcerias Estratégicas  Cooperação Empresa-Universidade  Mario Adolfi - Diretor Kidopi  Florivaldo Galina - Diretor da BR Process  Marcos Silveira - Diretor Presidente da Pele Nova  Daniel Callejon – Diretor da Lychnoflora  Eduardo Cicconi – Gerente do Supera Parque Tecnologico  Visita e palestra na sede da Natura  Andre Barra – Diretor da Alsol  Caetano Biagi – Presidente da Dabi-Atrante  Ricardo Iguchi – Socio-Diretor da CargoBR Ricardo Iguchi  André Ali Mere – Presidente da JP Farmaceutica  Edilmilson Linares – P&D da Dow Quimica  Carlos Henrique Banhos - Diretor Industrial e Inovação da Gnatus  Thiago Almeida – Diretor Comercial FigLabs

16 QUESTÕES DE PESQUISA 15  Como o valor é criado e distribuído?  Quem cria e distribui valor, e como?  O valor é criado e distribuído?

17 ESTRUTURA E PRINCIPAIS QUESTÕES 16 Conteúdo Externo Contexto político, econômico, social, ambiental, regional, tecnológico e organizacional. Histórico Qual é a história da empresa? De onde surgiu a ideia? Quem inventou isso? Como foi desenvolvido (breve linha do tempo)? Modelo de Negócios Como o valor foi criado e distribuído (modelo de negócio)? Aponte qualquer desafio e estratégias de solução (matriz cf) Atores Quem contribui para valorização da criação e da distribuição? e como? (os atores) Resultados Que valor foi criado e distribuído? (os resultados) Conclusão Conclusão, referências, anexos, etc.

18 ELEMENTOS DO ESTUDO DE CASO 17

19 18 ELEMENTOS DO GIM ESTUDO DE CASO III- Análises Modelo de NegóciosAtoresResultados

20 19 ESTRUTURA E PRINCIPAIS QUESTÕES Conteúdo Externo Contexto político, econômico, social, ambiental, regional, tecnológico e organizacional. Histórico Qual é a história da empresa? De onde surgiu a ideia? Quem inventou isso? Como foi desenvolvido (breve linha do tempo)? Modelo de Negócios Como o valor foi criado e distribuído (modelo de negócio)? Aponte qualquer desafio e estratégias de solução (matriz cf) Atores Quem contribui para valorização da criação e da distribuição? e como? (os atores) Resultados Que valor foi criado e distribuído? (os resultados) Conclusão Conclusão, referências, anexos, etc.

21 PERGUNTAS PARA PESQUISA: MODELO DE NEGÓCIOS COMO O VALOR FOI CRIADO E DISTRIBUÍDO? Perguntas de referência  Quem/quais stakeholders ​​ que agregam valor a empresa e como (value proposition)?  O que está sendo vendido e a quem (modelo financeiro)?  Quais objetivos são alcançados através do negócios? (Em relação a empresa, sociedade e meio ambiente)  Quais desafios as empresas enfrentaram na definição do modelo de negócio da empresa? E quais soluções encontradas? 20

22 SÃO NECESSÁRIOS MODELOS DE NEGÓCIOS INOVADORES 21 Informação do mercado Ambiente regulatório Infra- estrutura física Conheci- mento e habilidades Accesso a serviços financeiros Adaptar produtos & processos Investir para remover restrições Alavancar o potencial do negocio Combinar recursos e habilidades Engajar-se no dialogo sobre políticas públicas SOLUÇÕES DESAFIOS Source: UNDP (2008) Creating Value for All – Strategies for Doing Business with the Poor

23 EXAMPLO: NATURA’S EKOS 22

24 EXAMPLO: NATURA’S EKOS  Natura, a cosmetics company, built a new business model for using raw materials extracted from the Brazilian botanical biodiversity to scale up local production while guaranteeing sustainable extraction.  Open value chain was the business model to ensure the sustainable use of materials utilizing Brazilian biodiversity:  Offering economic gains for all the parties involved - costs and profits transparent to all parties with an agreed profit margin  Natura as the guardian of the overall supplly chain, influencing and monitoring all parties (associations formed by local suppliers, processors – intermediary companies, Natura, etc.)  Key role of the relations with the local community  Establishment of partnerships with rural suppliers and network comprised of processors, government bodies, NGOs, producers associations and cooperatives to promote sustainable local production and R&D, as well as to identify new natural product ingredients An open value chains was built for sustainable extraction and supply of priprioca, a common Brazilian plant – Natura supplied the shoots for free and offered advice on sustainable farming practices as well as up-to-date techniques. Transparency was key for establishing the prices and ensuring fair payment for work. Local diagnostics were performed for the producers to monitor progress on sustainable development. A community development fund was created from a percentage of the revenue generated from the raw material produced by each community. 23

25 EXAMPLO: SADIA 3S PROGRAM 24

26 MOMENTO PARA INTERAÇÃO E DISCUSSÃO: DESCREVENDO O MODELO DE NEGÓCIO 25 Explique brevemente o modelo de negócio de um de seus estudos de caso Quais são as informações que ainda estão faltando? Como você planeja coletar as informações necessárias para esta parte do estudo de caso? Quem você planeja entrevistar para esta parte do estudo de caso? O que você perguntaria? SUGESTÃO DE TAREFAS Pedimos que, por gentileza, respondam a essas perguntas com antecedência ao treinamento. Dessa forma, podemos discuti-las de forma aprofundada durante o treinamento. Você pode usar esse o modelo de template como referência.

27 26 ESTRUTURA E PRINCIPAIS QUESTÕES Conteúdo Externo Contexto político, econômico, social, ambiental, regional, tecnológico e organizacional. Histórico Qual é a história da empresa? De onde surgiu a ideia? Quem inventou isso? Como foi desenvolvido (breve linha do tempo)? Modelo de Negócios Como o valor foi criado e distribuído (modelo de negócio)? Aponte qualquer desafio e estratégias de solução (matriz cf) Atores Quem contribui para valorização da criação e da distribuição? e como? (os atores) Resultados Que valor foi criado e distribuído? (os resultados) Conclusão Conclusão, referências, anexos, etc.

28 PERGUNTAS PARA PESQUISA: ATORES 27 Mapeamento Quem são os atores que desempenham (ou desempenharam) um papel importante no sucesso do negócio (no nível da comunidade, outras organizações, ou formuladores de políticas? Papel Qual o papel que esses atores desempenham dentro do modelo de negócio? Quais recursos e capacidades que eles contribuem? Interesses e benefícios Quais são os interesses desses atores em relação ao negócio? O que eles ganham com o negócio? Suas expectativas estão sendo alcançados? Custos da coordenação Como a empresa gerencia o relacionamento com esses atores? O que é preciso para obter o seu apoio? Qual o custo da coordenação (tempo e recursos necessários)? Adversários Quem são os atores que dificultam o sucesso do negócio? Qual sua motivação? Qual é o efeito sobre o negócio? Elementos Perguntas de Referência

29 ATORES: 4 CATEGORIAS 28 Fonte: UNDP (2010) The MDGs – Everyone‘s Business Criar os incentivos e a infraestrutura que permitam a atuação da empresa Instituições Formuladoras de políticas Fornecer os recursos para os projetos Instituições Financeiras Fornecer o know-how e conscientização Instituições de Pesquisa e Advocacy Adicionar seu know-how, experiência, recursos e redes específicos Instituições com Capacidades Complementares

30 EXAMPLO: VOTORANTOM CELULOSE E PAPEL

31 30 Role Interests and Benefits Coordination costs Mapping Example Element Producer Provide timber for VCP and participate to the market as suppliers Sell the raw material to VCP Access to credit, capacity building, technological resources and assistance VCP contacted and engaged local producers and the Forest Savings Account Contractors Provide technical assistance for the implementation of the project Fulfill company or organization aim N/A Universities Partner for research and monitor the impacts of eucalyptus introduction in the region Fulfill their research agenda Develop capacity and field experience for impact assessment VCP established and coordinated the university partnerships Government - Emater Emater (Technical Assistance and Rural Extension Agency) to provide free technical assistance to farmers Local development and capacity building VCP contracted Emater to support the production operations of farmers

32 EXAMPLO: VOTORANTOM CELULOSE E PAPEL 31 Role Interests and Benefits Coordination costs Mapping Example Element ABU AMRO Real Provide farmers with financial resources, through loans, in the framework of VCP’s Forest Savings Account program New clients for long- term relationships VCP contacted and ensured the engagement of ABU AMRO Real Trade Unions Ensure that labor legislation is enforced Facilitate monitoring of the social and environmental impact Fulfill organization aim VCP ensured the participation of trade unions to the process

33 MOMENTO PARA INTERAÇÃO E DISCUSSÃO: MAPEAMENTO DOS ATORES 32 Explique brevemente quais os atores que apoiam o modelo de negócio do seu estudo de caso Quais são as informações que ainda estão faltando sobre os atores do seu estudo de caso? Como você planeja coletar as informações necessárias para esta parte do estudo de caso? Quem você planeja entrevistar? Quais perguntas você precisa fazer para saber mais sobre o papel dos atores, motivações, potenciais adversários e identificar os custos de coordenação? SUGESTÃO DE TAREFAS Pedimos que, por gentileza, respondam a essas perguntas com antecedência ao treinamento. Dessa forma, podemos discuti-las de forma aprofundada durante o treinamento. Você pode usar esse o modelo de template como referência.

34 33 ESTRUTURA E PRINCIPAIS QUESTÕES Conteúdo Externo Contexto político, econômico, social, ambiental, regional, tecnológico e organizacional. Histórico Qual é a história da empresa? De onde surgiu a ideia? Quem inventou isso? Como foi desenvolvido (breve linha do tempo)? Modelo de Negócios Como o valor foi criado e distribuído (modelo de negócio)? Aponte qualquer desafio e estratégias de solução (matriz cf) Atores Quem contribui para valorização da criação e da distribuição? e como? (os atores) Resultados Que valor foi criado e distribuído? (os resultados) Conclusão Conclusão, referências, anexos, etc.

35 PERGUNTAS PARA PESQUISA: RESULTADOS 34 Qual o tamanho do negócio (receita, funcionários, clientes, etc)? É comercialmente viável? Como é financiado? Quais são os retornos econômicos para a empresa? Quais são os benefícios econômicos diretos para os stakeholders? Quais são os benefícios econômicos indiretos (ex: impostos, crescimento, etc)? Econômico Quais são os resultados sociais do negócios? (por exemplo: saúde, educação, acesso a serviços essenciais, empoderamento, igualdade de gênero, etc)? Social Quais são os resultados do negócio para o meio ambiente? (por exemplo, produção e/ou redução de emissões de carbono, uso de recursos, poluição, toxicidade, desmatamento, degradação do solo, biodiversidade, resíduos, etc) Meio Ambiente

36 RESULTADOS - FRAMEWORK 35 Modelos de negócios trazer resultados...... Para diferentes stakeholders...... Em diferentes domínios...... Ao longo do ciclo de vida

37 INDENTIFICANDO RESULTADOS 36 Extração de matéria-prima Produção Empacotamento e distribuição Uso do produto Final do Ciclo Etapas do ciclo Stakeholder afetados Econômico + − tecnológico + − Meio Ambiente e Social + −

38 DOCUMENTANDO OS RESULTADOS - INDICADORES 37 Possíveis Resultados (exemplos) Possíveis Indicadores Lucro, retornos Emprego Fornecimento Receita Lucro líquido, margem bruta Empregos full-time, salários Valor dos bens produzidos localmente (em USD/ano) Econômico Social Meio - ambiente Acesso a bens e serviços Saúde Treinamento População-alvo atendida Valor pago como premio seguro saúde Número de funcionários treinados Emissão de carbono Água Energia Resíduos Toneladas de CO2 produzidas/economizadas por ano Litros/ano utilizado/guardado/tratado Energia utilizada/economizada, energia renovável Resíduos produzidos/economizados Tecnológico Capacidade tecnologica Tecnologias inovadoras Novos produtos e processos Faturamento oriundo de produtos com menos de 36 meses

39 EXAMPLE: SADIA’S PROGRAM FOR SUSTAINABLE SWINE PRODUCTION (3S PROGRAM) * * Source: Boechat, Claudio; Werneck, Nisia & Miraglia, Leticia. "Sadia Program for Sustainable Swine Production (3S Program): Bringing Sustainability to the Supply Chain." GIM Case Study No. A038. New York: United Nations Development Programme, 2008 through UNEP 2009

40 EXAMPLE: SADIA’S PROGRAM FOR SUSTAINABLE SWINE PRODUCTION (3S PROGRAM)* 39 Raw Material Extraction Production Packaging and Distribution Product Use End-of-Life Life cycle step Stakeholder affected Economic + − Social + − Environmental + − Local Labor Force Increases farmer income Responsible production Green technologies Swine FarmersLow cost energy additional products and production opportunities Supplementary Cultures Bio fertilizers Renewable energy for the farmers Responsible waste disposal- less raw sewage improved self esteem Community improved self esteem Community Swine Farmers New job opportunities Environment friendly raw materials Local Labor Force Swine Farmers Supplementary Cultures Community SADIA Carbon Credits Decrease in environmental footprint

41 MOMENTO DE INTERAÇÃO E DISCUSSÃO IDENTIFICANDO OS RESULTADOS 40 Explique brevemente os potenciais resultados econômicos, sociais e ambientais do modelo de negócio do seu estudo de caso Quais são as informações que ainda estão faltando sobre os atores do seu estudo de caso? Como você planeja coletar as informações necessárias para esta parte do estudo de caso? Quem você planeja entrevistar? Quais perguntas você precisa fazer? SUGESTÃO DE TAREFAS Pedimos que, por gentileza, respondam a essas perguntas com antecedência ao treinamento. Dessa forma, podemos discuti-las de forma aprofundada durante o treinamento. Você pode usar esse o modelo de template como referência.

42 41 Pesquisas diretas Fontes Entrevistas Visitas ao local Controle de Qualidade CONTEÚDO Contexto Objetivos Público-Alvo Conteúdo Pesquisas Templates Próximos Passos

43 PESQUISAS DOCUMENTAL E DA LITERATURA  Pesquisa direta é o primeiro passo no processo de pesquisa  Buscar obter o máximo possível de informações através pesquisa documental  Muitas dessas informações podem ser encontradas online; materiais impressos muitas vezes são fornecidos somente por solicitação  Certificar-se de sempre manter o controle das fontes de suas informações e citá-los corretamente  Com base nas informações disponíveis, identificar as questões mais relevantes para as quais você está buscando informações  Isso irá ajudá-lo a concentrar sua entrevista na coleta de informações que ainda não estejam disponíveis. 42

44 FONTES 43 De acordo com Yin (2011), a análise de caso pode usar uma combinação de seis diferentes tipos de fontes de evidências: 1.Observação direta 2.Entrevistas 3.Documentos de arquivo 4.Documentos 5.Observação do participante 6.Artefatos físicos. Fonte: Robert K. Yin 2011. “Chapter 1. A (Very) Brief Refresher on the Case Study Method” in Applications of Case Study Research. SAGE.

45 FONTES 44 Dados relevantes que podem ajudar a entender melhor o contexto do negócio incluem: Dados estatísticos sobre a situação socioeconômica, acessível a partir de agências nacionais de estatística e de organizações internacionais, como o Banco Mundial Estudos de mercado que fornecem insights sobre o cenário competitivo, desafios e tendências gerais Análises da vulnerabilidade social georeferndiada (se disponível), ou quaisquer outras análises que oferecem um quadro do estágio de desenvolvimento humano

46 FONTES Balanço de informações – seja crítico!  Não confie exclusivamente em informações fornecidas pela empresa.  Para identificar possíveis desafios no início da fase de pesquisa, é útil procurar as críticas ao negócio.  Estas alegações serão o primeiro passo para esclarecer e descrever os desafios adequadamente, ou até mesmo desistir caso existam provas de que não é realmente um modelo de negócio inclusivo. 45 Fontes de informação para o modelo de negócio, atores e seção de resultados: Site da empresa Publicações da empresa (Relatórios anuais, sustentabilidade / relatórios CSR etc) Análises da empresa e/ou relatórios de fontes externas (de organizações internacionais, consultorias, blogs, etc) ThomsonOne (Centro de Informações Press release, artigos de jornal Outros estudos de caso Artigos acadêmicos Apresentações em conferências Google ….

47 ANTES DA ENTREVISTA Guia para entrevista  A equipe do PNUD desenvolveu um roteiro de entrevista que proporciona um conjunto de perguntas que podem ser feitas durante a entrevista (ver modelos).  Antes de realizar uma entrevista, tente identificar as questões mais relevantes para o seu estudo de caso Agendamento das entrevistas  Comece cedo para agendar entrevistas via e-mail.  No e-mail, explicar a razão pela qual você está solicitando a entrevista.  Além disso, enviar ao entrevistado as perguntas antes da entrevista, para que ele possa preparar as respostas.  Você pode utilizar a carta de pedidos de entrevista (ver modelos). 46 Interview guide

48 DURANTE A ENTREVISTA  Pedir permissão para gravar  Perguntar quanto tempo o entrevistado tem disponível - e planejar as perguntas de maneira comptível  Se a resposta não for o que você esperava, tente reformular a pergunta que está fazendo  Aprofunde se em algum ponto interessante levantado pelo entrevistado, fazendo perguntas de seguimento. 47

49 APÓS A ENTREVISTA  Agradecer ao entrevistado pela sua disponibilidade de tempo  Escrever um breve resumo da entrevista logo após seu término, enquanto a informação ainda está fresca  Transcrever a entrevista, se possível  Caso queira usar citações diretas a partir da entrevista, é necessário ter o termo de autorização assinado (Ver modelos) 48 Quote Authorization Form

50 VISITAS AO LOCAL  O estudo de caso pode incluir visitas ao local.  Não precisar ser, necessariamente, uma visita à sede da empresa, mas pode ser à comunidade que os produtores ou consumidores moram, ao local da fábrica, etc  A visita ao local serve para criar uma ideia concreta das atividades do negócios e seu impacto. Você pode ter uma melhor noção se a realidade é consistente com a informação reunida para o caso. 49

51 CONTROLE DE QUALIDADE Os casos devem cumprir elevados padrões de qualidade, a fim de fornecer uma base válida para a análise e para ser aceito dentro da comunidade acadêmica. Um processo de garantia de qualidade irá assegurar o resultado desejado. Revisão especializada  Os revisores irão trabalhar em estreita colaboração com os autores, para garantir a qualidade e atuar como um parceiro de brainstorming em todo o processo de escrita Stress tests  Além disso, a equipe principal irá realizar uma averiguação dos casos, checando a fonte dos dados, plágios, etc 50 OBSERVAÇÕES Certifique-se sempre de fornecer as fontes corretas. Plágio é um crime grave na produção de pesquisas. Qualquer tentativa de plágio pode levar ao cancelamento do contrato! A revisores e equipe gestora irão tomar medidas para identificar informações copiadas de outro lugar, sem referência adequada.

52 EXAMPLO: PLÁGIO X CITAÇÃO CORRETA Original passage The concept of systems is really quite simple. The basic idea is that a system has parts that fit together to make a whole; but where it gets complicated -- and interesting -- is how those parts are connected or related to each other. 51 Plagiarized version A system has parts that fit together to make a whole, but the important aspect of systems is how those parts are connected or related to each other (Frick, 1991). Correct version Frick (1991) states that "... a system has parts that fit together to make a whole..." but the important aspect of systems is "... how those parts are connected or related to each other" (p. 17). Explanation: This example of written work is plagiarized. Although the author is cited at the end of the paragraph, the student copied word-for-word from the original source material and did not use quotation marks. Explanation: Note in this example that the passage begins with the author and year of the publication. Quotation marks are used to indicate that the passages are word-for-word citations from the original document. The author is also listed in the references. Source: https://www.indiana.edu/~istd/example3word.htmlhttps://www.indiana.edu/~istd/example3word.html

53 52 Esboços Modelo de estudo de caso pedido de entrevista Autorização de citação CONTEÚDO Contexto Objetivos Público-Alvo Conteúdo Pesquisas Templates Próximos Passos

54 53 Leitura do relatório do GIM Escrever rascunho agendar entrevistas Reportar indisponibilidades Configurar conta no dropbox CONTEÚDO Contexto Objetivos Público-Alvo Conteúdo Pesquisas Templates Próximos Passos

55 PRÓXIMOS PASSOS 54 Escolha das Empresas para elaboração dos casos geciane@usp.br Sala 40 bloco C1 Monitor da Disciplina Ricardo Gomes Sala 56 (Ingtec) bloco A ?


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