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Cenário do Transporte aéreo no Brasil

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Apresentação em tema: "Cenário do Transporte aéreo no Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 Cenário do Transporte aéreo no Brasil
O CENÁRIO DO TRANSPORTE AÉREO NO BRASIL Cenário do Transporte aéreo no Brasil Denise Contardi Denise Contardi Mestrado em Turismo EACH

2 Desenvolvimento do Setor
Primeira Guerra Mundial (1914) – interrupção no crescimento próspero das ferrovias e navios, desenvolvendo-se mais o automóvel, como meio de transporte mais utilizado. Segunda Guerra Mundial (1939) - avanço tecnológico na aviação (motores a jato, radares, técnicas e materiais construtivos, pistas de pouso etc) e ampla disponibilidade de aeronaves, aviadores, técnicos e mecânicos em geral; além da maior quantidade de aeroportos e bases aéreas alavancam o desenvolvimento do transporte aéreo. Novos destinos são criados, e a possibilidade de se alcançar distâncias cada vez maiores atraiu um número ainda maior de turistas.

3 No Brasil primeiro voo de avião-correio entre as cidades de Rio de Janeiro e Buenos Aires. Em julho do mesmo ano, a aviação comercial iniciava com a aprovação do Regulamento para os Serviços Civis de Navegação Aérea. o transporte aéreo de passageiros foi implementado. O Código Brasileiro do Ar foi promulgado em 1938, sendo reformulado em 18 de novembro de 1966 pelo Decreto-lei n° 32. E, aos 20 dias de janeiro do ano de 1941 foi criado o Ministério da Aeronáutica.

4 No Brasil Entre os anos de 1940 e 1960 foram criadas mais de 20 empresas que concentravam suas linhas no litoral. Contudo, o mercado na época não suportou tantas empresas e assim muitas faliram, ou foram absorvidas por outras, ou se fundiram. Na segunda metade da década de 1950, o surgimento de aeronaves maiores revolucionou a aviação comercial. Entre o fim dos anos 60 e início dos anos 70, o aparecimento das aeronaves a jato, Boeings e DC’s-10, promoveram a “decolagem” da aviação comercial.

5 A importância do transporte aéreo
Possibilita ampla integração nacional e internacional É o modal que “mais encurta as distâncias”. Confere rapidez, segurança e confiabilidade ao transporte. Importante agente de transporte para a indústria do turismo doméstico e internacional. Relaciona-se diretamente ao desenvolvimento econômico do país, pela movimentação doméstica e internacional de passageiros pelo transporte de carga.

6 Ambiente dinâmico Vulnerabilidade: Oscilações econômicas Guerras
Doenças infecto-contagiosas Terrorismo

7 Panorama Brasileiro Acentuado crescimento na demanda pelo uso de serviços aeroportuários no Brasil nos últimos anos. Entrada no mercado de companhias aéreas Low Cost. Maior acesso dessas classes C e D a viagens aéreas. Na última década, a cada 100 brasileiros, 55 voaram pelo menos uma vez. Perspectivas apontam que o Brasil se tornará, até 2016, o terceiro maior mercado de transporte de passageiros domésticos do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e China (IATA, 2014) Malha rodoviária mal conservada, ferrovias inexistentes ou escassas e uma rede fluvial de baixa utilização, predispõe o transporte aéreo a ser considerado uma alternativa relevante de mobilidade e, às vezes, única de acesso a determinadas regiões.

8 Organismos brasileiros
ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil que substituiu o DAC (Departamento de Aviação Civil) em 2005 como órgão regulamentador e fiscalizador do sistema. SAC - Secretaria de Aviação Civil, criada em 2011, vinculada à Presidência da República e dedicada ao planejamento do setor. COMAR - Comando Aéreo Regional. São sete: I - Belém, II - Recife, III - Rio de Janeiro, IV São Paulo, V - Porto Alegre, VI - Brasília e VII - Manaus. COMARA - Comissão de Aeroportos da Região Amazônica com sede em Belém. DECEA - Departamento de Controle do Espaço Aéreo que sucedeu a DEPV (Diretoria de Eletrônica e Proteção ao Vôo), regionalmente representada pelos SRPV, serviços regionais.

9 Organismos internacionais
No exterior, mas ditando normas e regulamentações as quais o Brasil se orienta, tem-se as seguintes associações: IATA -- Associação Internacional do Transporte Aéreo, congregando empresas aéreas de quase todo o mundo, definem tarifas e condições de serviço para os transportadores. ICAO -- Organização da Aviação Civil Internacional, com sede em Montreal, congrega mais de 150 países. Discutem e fixam direitos e deveres de seus estados membros. ACI -- Conselho Internacional dos Aeroportos, reúne as principais companhias administradoras de aeroportos. A INFRAERO é uma das representantes brasileiras. FAA -- Administração Federal da Aviação, órgão regulamentador norte-americano cujos padrões são reconhecidos nternacionalmente.

10 IATA Representa mais de 230 companhias aéreas - cerca de 93% do tráfego aéreo internacional. Luta pelos interesses das companhias em todo o mundo fazendo com que os governos prestem contas, desafiando encargos tributários e trazendo a conscientização dos envolvidas sobre os benefícios da aviação para as economias. O principal objetivo é auxiliar as companhias aéreas a simplificar processos, aumentar a comodidade dos passageiros, reduzir custos, melhorar a eficiência dos serviços e, principalmente, cuidar da segurança da aviação, além de procurar minimizar o impacto do transporte aéreo no meio ambiente.

11 IATA Os códigos de três letras que designam os nomes dos aeroportos em todo o mundo foram criados pela IATA. Exemplo: GRU (Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo), LHR (Heathrow, em Londres), OPO (Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, Portugal), etc. Para simplificar processos, esses códigos são usados nas passagens de avião, adesivos de bagagens, etc. Câmbio IATA: é a cotação oficial utilizada na emissão de bilhetes aéreos internacionais e o valor é semelhante ao dólar comercial.

12 VÍDEO https://www.youtube.com/watch?v=DrpZqsk4Is0

13 Composição das classes sociais brasileiras
* Em milhões de pessoas Fonte: IBGE, 2012

14 Passageiros transportados 2004-2014
Fonte: ANAC, 2014

15 Cargas transportadas 2004-2014
Fonte: ANAC, 2014

16 Concessões A concessão tem como objetivo ampliar e aperfeiçoar a infraestrutura aeroportuária brasileira, promovendo melhorias no atendimento aos usuários do transporte aéreo no Brasil. Os níveis de qualidade dos serviços determinados para esses aeroportos, baseados em padrões internacionais, constam nos contratos que estão sendo assinados e serão rigorosamente cobrados pelo governo. 2012: Guarulhos, Viracopos e Brasília, além do Novo Natal (São Gonçalo do Amarante) foram os primeiros a passaram ao novo regime. Galeão e Confins, em 2013, também entraram nesse processo.

17 Aeroporto Internacional de Guarulhos
Principal do país em termos de movimentos de aeronaves, número de passageiros e sua importância no cenário nacional e internacional. Maior hub da América Latina. Sua estrutura permite a circulação de aviões de grande porte, nos quais existem a combinação de cargas e passageiros A Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A é formada pelo Grupo Invepar, a Airports Company South Africa (ACSA) e a Infraero.

18 Fonte: IPEA (2011)

19 Fonte: Invepar, 2015

20 Alfabeto Fonético Mundial
Criado, aperfeiçoado e muito usado pelas organizações militares; Sua recente popularização tem feito com que muitas pessoas o utilizem em suas mais diversas áreas de atuação; No caso do turismo, o alfabeto de soletração é bastante útil na identificação de localizadores Essa ferramenta facilita, ainda, a vida do passageiro, ao permitir que ele encontre com mais rapidez a passagem pelo guichê da companhia aérea no aeroporto. Além disso, o alfabeto possibilita a realização de consultas on-line em vários sistemas de turismo.

21 Alfabeto Fonético Mundial
NOVEMBER B BRAVO O OSCAR C CHARLIE P PAPA D DELTA Q QUEBEC E ECO R ROMEO F FOX S SIERRA G GOLF T TANGO H HOTEL U UNIFORM I INDIA V VICTOR J JULIET X X-RAY K KILO/KILOMETER Z ZULU L LIMA W WHISKEY M MIKE Y YANKEE

22 Transporte aéreo & Tecnologia
Modernização de aeroportos Investimento de cias aéreas em tótens, canais de atendimento online Novas tecnologias utilizadas para promover os destinos e facilitar a experiência dos turistas.

23 Cases -- Grupos de até 4 pessoas -- Baseando-se no seu case, na explanação da aula e na afirmação abaixo, discutam a respeito da importância da tecnologia para o desenvolvimento do transporte aéreo brasileiro. “As tecnologias e as tendências que acompanhamos no mundo do turismo reforçam a necessidade de pensarmos novos produtos, serviços e, especialmente, novos modelos de negócio”. -- Entregar um resumo com os principais pontos discutidos pelo grupo.


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