A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A concepção do Banco Mundial sobre desenvolvimento e educação: BIRD; A evolução das políticas do Banco Mundial: A influência nas decisões e votações do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A concepção do Banco Mundial sobre desenvolvimento e educação: BIRD; A evolução das políticas do Banco Mundial: A influência nas decisões e votações do."— Transcrição da apresentação:

1

2 A concepção do Banco Mundial sobre desenvolvimento e educação: BIRD; A evolução das políticas do Banco Mundial: A influência nas decisões e votações do Banco segue o modelo do “um dólar, um voto”, ou seja, o peso de cada um dos seus cerca de 190 países-membros é proporcional à sua contribuição orçamentária ao Banco. ORIGEM: Na sua origem, o Banco exerceu um papel de reconstrutor das economias devastadas pela guerra e de credor para empresas do setor privado. Contudo, essa foi a sua função central apenas por um breve período.

3 A URSS E A GUERRA FRIA (1950); A década marcou uma reorientação das políticas do Banco na direção da incorporação dos países de Terceiro Mundo ao bloco ocidental não comunista, por meio da criação de programas de assistência econômica e de empréstimos crescentes; Na década de 70, se aprofundaram as desigualdades entre ricos e pobres: o banco amplia os setores nos quais deveria investir; A partir da década de 80, o BIRD acentua o seu discurso de preocupação com a pobreza; O FMI: A crise de endividamento dos países do Terceiro Mundo — principalmente com credores privados —, na qual a América Latina esteve no centro e o papel do BIRD na renegociação e garantia de pagamento da dívidas externas.

4 “O impacto do Banco Mundial sobre as políticas públicas é imenso. É espantoso que a maior parte da opinião pública no Brasil não tenha clareza a esse respeito. O Banco não somente formula condicionalidades que são verdadeiros programas de reformas das políticas públicas, como também implementa esses programas usando redes de gerenciamento de projetos que funcionam de forma mais ou menos paralela à administração publica oficial do Estado brasileiro. Trata-se da chamada “assistência técnica”.

5 Os anos 90: constitui uma segunda fase de reformas, que envolve essencialmente o aprofundamento das políticas de abertura comercial, desregulamentação e privatização iniciadas nos anos 1980; Recomendações de flexibilização do mercado de trabalho e alteração da legislação trabalhista e previdenciária (no caso brasileiro, executada pelo governo Lula no ano de 2004); bem como de reforma do sistema educacional.

6 Em 2005,com o presidente George W. Bush, é nomeado Paul Wolfowitz para a presidência do BIRD: a tônica do discurso de Wolfowitz deve ser a construção de políticas que vinculem democracia e segurança; Atualmente, o banco passa por uma avaliação da eficácia da sua atuação na área da Educação; Algumas vezes é uma política explícita do FMI, mas em outras é o Ministro da Fazenda que acredita tanto nos mandamentos do FMI que realmente bloqueia, de uma forma ou de outra, o aumento no gasto com educação, saúde e outros gastos sociais.

7 A integração das políticas do Banco com a de outros organismos multilaterais O BIRD + FMI + OMC = Garantir um resultado preciso, bem- sucedido e pró-desenvolvimento da Rodada Doha é crítico para o crescimento mundial e para as perspectivas econômicas dos países em desenvolvimento. (...) Enfatizamos a importância dos esforços de liberalização e facilitação comercial nos países em desenvolvimento. Ainda a esse respeito, merece consideração o fato de que os três organismos apoiam as “Metas de Desenvolvimento do Milênio” (MDMs) adotadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Junho de 2000, através de recomendações e condicionalidades afinadas com as mesmas. No que tange à educação, estas metas são bastante reducionistas quando comparadas às metas estabelecidas pela Cúpula Mundial de Educação para Todos, ocorrida meses antes em Dacar, no Senegal.

8 ATIVIDADE DE AUTOAVALIAÇÃO Entendendo a relação direta entre a qualidade da educação formal (escolar institucional), baseada num processo histórico construído a longo prazo, e sua ação como importante determinante no desenvolvimento de um país, como você analisa essa ideia diante do atual quadro das concepções ideológicas e teóricas de gestão democrática orientadas pelos organismos internacionais? Respostas serão discutidas com o grupo.


Carregar ppt "A concepção do Banco Mundial sobre desenvolvimento e educação: BIRD; A evolução das políticas do Banco Mundial: A influência nas decisões e votações do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google