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A contribuição das exportações para o crescimento econômico do Brasil

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Apresentação em tema: "A contribuição das exportações para o crescimento econômico do Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 A contribuição das exportações para o crescimento econômico do Brasil
Flavio Castelo Branco 14 de julho de 2010 Encomex - Recife

2 Sumário Importância das exportações Situação atual
A contribuição das exportações para o crescimento econômico do Brasil Sumário Importância das exportações Situação atual O Brasil entre os BRICs Dificuldades da empresa exportadora brasileira Desafios e recomendações

3 Inserção internacional é fundamental para o crescimento sustentável
Brasil cresce mais e melhor com maior participação no comércio internacional. As empresas exportadoras estão mais expostas à competição, tendem a ser mais inovadoras, internalizam padrões de competitividade no mercado doméstico e disseminam ganhos de competitividade; A expansão das exportações é importante recurso para se expandir a demanda. A expansão das exportações aumenta as economias de escala e é importante alternativa para o crescimento; A exportação sintoniza o Brasil com o mundo e moderniza o País. Acesso a mercados externos é essencial para o desenvolvimento de setores industriais modernos e intensivos em tecnologia;

4 Inserção internacional é fundamental para o crescimento sustentável (cont.)
Investimento no exterior é um importante passo no desenvolvimento industrial e competitividade global. A internacionalização de uma empresa contribui para a captação de novas tecnologias para produtos e processos produtivos e facilita o acesso a recursos naturais; As exportações respondem por grande parte da economia nacional. 17% do crescimento do PIB brasileiro entre 2000 e 2008 pode ser atribuído ao crescimento das exportações. Isto representa, a valores de 2008, US$ 491 bilhões adicionais para a economia brasileira;

5 Inserção internacional é fundamental para o crescimento sustentável (cont.)
As exportações tem tido papel relevante como fator de atenuação de fases negativas dos ciclos da economia doméstica. O auge da contribuição do mercado externo para o crescimento se deu em 2003/2004, quando o consumo doméstico encontrava-se retraído; As exportações são fonte de crescimento industrial. Cerca de 20% da produção industrial foi destinada à exportação em dez anos antes, essa participação era inferior a 14%.

6 Participação das exportações no PIB mundial (em %)
O Brasil beneficiou-se dos fluxos comerciais e de investimentos internacionais na última década O comércio internacional cresceu acima do PIB mundial desde O crescimento médio entre 2000 e 2008 foi de 10,7%. Participação das exportações no PIB mundial (em %) Entre 1980 e 2008 as exportações brasileiras apresentaram um ritmo de crescimento de 7,4% ao ano. Entre 2000 e 2008, o crescimento médio é ainda maior: 13,4%

7 O Brasil subaproveita as oportunidades de comércio no mundo
O Brasil é a 8ª maior economia mundial,mas ocupa apenas o 20º lugar entre os principais exportadores.A participação brasileira no comércio internacional de manufaturas é muito baixa: apenas 0,83% em 2008. Participação nas exportações brasileiras por categoria de produto (em %) A participação dos manufaturados na pauta de exportações brasileiras está em queda. Em 2009 a participação foi de apenas 45%.

8 O Brasil subaproveita as oportunidades de comércio no mundo (cont.)
O país ocupa o 28º lugar entre os principais exportadores de manufaturas. Era o 26º em Acima no ranking, estão países como Turquia e Hungria. O volume exportado de manufaturados cai desde Dados da Funcex mostram que entre 2006 e 2008, o volume exportado de produtos manufaturados caiu 1,9%, enquanto o volume de exportação de básicos aumentou 12,1%. Exportações de produtos de alta tecnologia são os menos dinâmicos no país. Produtos de alta tecnologia representaram apenas 5% do crescimento das exportações desde 2000.

9 O Brasil é o país de menor participação no comércio exterior entre os BRICs
O Brasil tem a menor participação no comércio exterior que os outros países do BRIC. O Brasil foi responsável por apenas 9% do total de exportações e importações do bloco em O Brasil responde por ainda menos do total exportado ao se considerar somente os manufaturados.

10 São muitas as dificuldades enfrentadas pela empresa exportadora brasileira
A valorização do câmbio permanece preocupante. O real foi a moeda que mais se valorizou frente ao dólar entre as principais moedas mundiais entre 2002 e 2010. O Brasil continua a exportar imposto. Os produtos e serviços exportados pelo país não são completamente desonerados de tributos, o que reduz a competitividade dos produtos brasileiros Pequenas e médias empresas enfrentam dificuldades no acesso ao crédito. Apenas 17% das empresas exportadoras utilizam pelo menos uma das linhas oficiais de financiamento à exportação

11 São muitas as dificuldades enfrentadas pela empresa exportadora brasileira (cont.)
Procedimentos aduaneiros são complexos e ineficientes. O país freqüentemente é citado entre os piores em rankings de eficiência de administração de fronteira. Faltam acordos comerciais. O Brasil ganhou importância no mundo, mas ainda é pouco efetivo nas negociações de acordos comerciais bilaterais ou regionais.

12 Garantir a diversificação e crescimento das exportações industriais;
Estratégia para o comércio exterior Principais desafios Sustentar o forte crescimento das exportações registrado nos últimos anos; Garantir a diversificação e crescimento das exportações industriais; Reduzir custos sistêmicos que reduzem a competitividade das empresas brasileiras; Facilitar a internacionalização das empresas brasileiras, via investimentos externos; Aprofundar o debate sobre a condução da política cambial; Estabelecer uma nova estrutura institucional para o comércio exterior e para as negociações cambiais.

13 Rapidez no desembaraço aduaneiro;
Estratégia para o comércio exterior Recomendações Instituições: dotar o país de instituições, regulações e infraestrutura de classe mundial: Rapidez no desembaraço aduaneiro; Custo, qualidade e tempo de transporte competitivo; Desoneração integral dos tributos sobre exportações e tratamento tributário compatível com as práticas internacionais; Financiamento às exportações; Integração e uniformização administrativa entre os órgãos atuantes no comércio exterior; Simplificação de normas e procedimentos.

14 Internacionalização das empresas brasileiras: estímulo e incentivos
Estratégia para o comércio exterior Recomendações Internacionalização das empresas brasileiras: estímulo e incentivos Acesso a mercados: avanço OMC e negociação de acordos comerciais bilaterais com foco na exportação de manufaturados Mercosul: criação de ambicioso espaço de livre comércio na América do Sul.

15 A contribuição das exportações para o crescimento econômico do Brasil
Flavio Castelo Branco 14 de julho de 2010 Economex - Recife


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