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Imagem do vírus A(H1N1)v. Medidas de Prevenção e Controlo Fonte: European Centre for Disease Prevention and Control. ECDC TECHNICAL REPORT Guide to public.

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1 Imagem do vírus A(H1N1)v

2 Medidas de Prevenção e Controlo Fonte: European Centre for Disease Prevention and Control. ECDC TECHNICAL REPORT Guide to public health measuresto reduce the impact of influenza pandemics in Europe – ‘The ECDC Menu’, Stockholm, June 2009

3 As Medidas de Prevenção e Controlo permitem: Ganhar tempo até à existência de uma vacina; Melhorar a preparação para enfrentar a fase pandémica; Diminuir o número de doentes; Diminuir o número de mortes; Diminuir a sobrecarga nos serviços de saúde, devido a excesso de procura; Diminuir a sobrecarga nas escolas, empresas e serviços sociais, devido ao excesso de absentismo.

4 Gripe A (H1N1) PLANO DE CONTINGÊNCIA (resumo) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PONTE DA BARCA

5 Plano de Contingência O Plano de Contingência deve permitir manter a actividade da escola, em face dos possíveis efeitos da pandemia, nomeadamente em situações de elevado absentismo. Consiste num conjunto de medidas e acções que deverão ser aplicadas oportunamente, de modo articulado, em cada fase da evolução da pandemia da gripe.

6 Objectivos Dar continuidade às actividades lectivas, assim como à prestação de serviços a vários níveis; Dar uma resposta ágil que minimize as condições de propagação da pandemia e mantenha os serviços essenciais em funcionamento; Preparar o restabelecimento da actividade normal, de forma tão rápida e segura quanto possível; Fornecer as respostas solicitadas e necessárias, quer ao nível interno quer para o exterior do agrupamento.

7 Objectivos Operacionais Manter os serviços em funcionamento; Definir estruturas de decisão e coordenação; Definir a coordenação com as entidades/autoridades externas (DGS); Assegurar serviços mínimos em situação de crise contingente; Reduzir o risco de contaminação nos locais de trabalho; Preparar respostas para evitar/diminuir a propagação da pandemia; Preparar procedimentos que permitam proteger a saúde de toda a comunidade educativa; Garantir fluxo de informação constante junto do público interno e externo; Monitorizar e acompanhar o processo em permanência.

8 1. Identificação do Coordenador e da Equipa Operativa Coordenador: Director Equipa Operativa: - Coordenação do PES; - Apoio Informático; - Coordenador dos Directores de Turma do 2.º e 3.º Ciclos; - Coordenador dos Directores de Turma do Ensino Secundário; - Professor Coordenador do 1.º Ciclo; - Professor Coordenador dos Jardins de Infância; - Comissão de Pais / Encarregados de Educação (dois elementos a designar); - Comissão do Pessoal não docente: Chefe do Pessoal Auxiliar e Chefe dos Serviços Administrativos.

9 2 - DEFINIÇÃO DA CADEIA DE COMANDO E CONTROLO COORDENADOR GERAL DO PLANO DE CONTINGÊNCIA DIRECTOR Carlos Alberto Louro EQUIPA OPERATIVA Coordenação do PES Apoio Informático; Coordenador dos D.T. do 2.º e 3.º Ciclos; Coordenador dos D.T. do Ensino Secundário; Professor Coordenador do 1.º Ciclo; Professor Coordenador dos Jardins de Infância; Comissão de Pais / Encarregados de Educação (dois elementos a designar); Comissão do Pessoal não docente: Chefe do Pessoal Auxiliar e Chefe dos Serviços Administrativos. ENTIDADES EXTERNAS Delegado de Saúde Centro de saúde de Ponte da Barca Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca Câmara Municipal de Ponte da Barca Em articulação

10 3. Identificação das actividades essenciais e prioritárias Actividade / Serviço:Nº de elementos: Portaria / PBXPólo – 1 Pólo – 2 1 elemento 1 elemento - P BufetePólo – 1 Pólo – 2 2 elementos Manutenção, limpeza / desinfecção das instalações e apoio às actividades lectivas Pólo – 1 Pólo – 2 5 elementos CantinaPólo – 1 Pólo – 2 4 elementos Serviços Administrativos4 elementos Total:28 elementos

11 4. Medidas de manutenção da actividade escolar em situação de crise Em caso de ausência pouco significativa de professores, recorrer-se-á à bolsa de substituição de docentes. No caso de o absentismo de professores ser elevado: - Recorrer ao teletrabalho através do e-mail ou da plataforma Moodle, solicitando também a colaboração dos Pais/Encarregados de Educação na realização das tarefas escolares.

12 5. Medidas de prevenção e controlo da Gripe 5.1. Informação e capacitação; 5.2. Medidas de higiene do ambiente escolar; 5.3. Medidas de isolamento e distanciamento social.

13 5.1. Informação e capacitação Realização de sessões de sensibilização sobre a doença: - Pessoal docente e não docente – dias 8, 9 e 11 de Setembro; - Pais/Enc. de Educação – nas reuniões de recepção pelos Directores de Turma / Professores Titulares de Turma; - Alunos – Na recepção pelos Directores de Turma. (utilizar apresentação fornecida pela DGS - adaptada)

14 5.2. Medidas de higiene do ambiente escolar Soluções de limpeza das mãos à base de álcool; Lenços de papel; Sabonete líquido, nas casas de banho; Cartazes informativos acerca do modo como lavar as mãos; Máscaras de protecção e luvas. Limpeza dos postos de trabalho pelo próprio utilizador (computador, periféricos, telefone, tampo de mesa); A limpeza e arejamento de todos os espaços utilizados pela comunidade educativa será feita diariamente, como já é prática deste estabelecimento de ensino;

15 5.2. Medidas de higiene do ambiente escolar (cont.) O professor será a pessoa responsável por deixar as janelas abertas durante os intervalos; Sempre que haja suspeita de infecção, o espaço e possíveis objectos serão de imediato desinfectados. Durante a desinfecção o espaço estará interdito à comunidade educativa; A limpeza de corrimãos e maçanetas de portas será efectuada 3 vezes por dia; A limpeza dos balneários do pavilhão desportivo será realizada de 90 em 90 minutos pelos assistentes operacionais responsáveis por esse espaço.

16 5.3. Medidas de isolamento e distanciamento social Nos estabelecimentos de ensino não serão admitidos jovens, adultos ou profissionais que manifestem febre ou outros sinais de gripe, de modo a evitar o contágio de outras pessoas. Em caso de dúvida a Equipa Operativa contactará a Linha de Saúde 24 (808 24 24 24), a Delegada de Saúde e/ou o Centro de Saúde. As pessoas eventualmente doentes serão encaminha- das para uma sala de isolamento, durante a permanên- cia na escola, até serem contactados os respectivos Pais / Encarregados de Educação e/ou o Centro de Saúde de Ponte da Barca.

17 6. Plano de comunicação Neste Estabelecimento de Ensino existe uma lista de todos os contactos telefónicos dos diferentes parceiros, designadamente: - Centro de Saúde; - Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca; - Autarquia; - Empresas que asseguram os transportes escolares; - Fornecedores de bens e serviços.

18 7. Elaboração e divulgação do Plano Este Plano, desde a fase inicial, foi elaborado de acordo com as directrizes emanadas pela Direcção-Geral da Saúde e articulado com o Delegado de Saúde e o Centro de Saúde de Ponte da Barca. O Plano será divulgado na página da Escola na Internet e explicado aos Pais e Encarregados de Educação nas reuniões de recepção realizadas pelos Directores de Turma em Setembro e em Reunião Geral aos restantes elementos da Escola (Professores e Funcionários).

19 8. Avaliação O Plano será reavaliado e actualizado sempre que necessário em articulação com o Delegado de Saúde e o Centro de Saúde de Ponte da Barca. Terminada a fase pandémica, a Equipa Operativa proce- derá à elaboração de um relatório que evidencie os aspectos que correram bem e os que devem merecer algum ajustamento. Esta análise permitirá melhorar o Plano de Contingência e a capacidade de resposta a situações de crise que possam vir a ocorrer no futuro.

20 Recomendamos a todos que sigam as orientações do Ministério da Saúde, nomeadamente as difundidas através do portal www.dgs.pt


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