A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Domingo Sangrento. Introdução Um país: Rússia Aspetos Políticos: Monarquia absoluta A Rússia no início do século XX estendia-se desde a Europa de Leste.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Domingo Sangrento. Introdução Um país: Rússia Aspetos Políticos: Monarquia absoluta A Rússia no início do século XX estendia-se desde a Europa de Leste."— Transcrição da apresentação:

1 Domingo Sangrento

2 Introdução Um país: Rússia Aspetos Políticos: Monarquia absoluta A Rússia no início do século XX estendia-se desde a Europa de Leste à Costa Oriental da Ásia, por um território de 22 milhões de Km2. Cerca de 170 milhões de habitantes, que englobava várias etnias (Eslavos, Mongóis, Arménios e Turcos, etc.) Um povo

3 Aspetos económicos A agricultura continuava a ser a base da vida económica, funcionando ainda num regime quase feudal. A industrialização concentrava-se apenas em alguns centros urbanos (Baku, Moscovo e S. Petersburgo). A sociedade russa apresentava profundas diferenças sociais: - A Igreja, a Coroa e a Aristocracia possuíam a maior parte das terras que eram trabalhadas por camponeses (80% da população). - Os operários, cerca de 3 milhões, levavam uma vida de miséria, recebendo baixos salários a troco de longas horas de trabalho. Aspetos Sociais

4 Janeiro de 1905 No domingo do dia 22 de janeiro de 1905, foi organizada uma manifestação pacífica e em marcha lenta, liderada pelo padre ortodoxo Gregori Gapone, com destino ao Palácio de inverno do czar Nicolau II, em São Petersburgo. Os manifestantes pretendiam entregar uma petição, assinada por cerca de 135 mil trabalhadores, reivindicando direitos ao povo, como a reforma agrária, a tolerância religiosa, o fim da censura e a presença de representantes do povo no governo.

5 Durante a caminhada eram cantadas músicas religiosas e também a canção nacional “Deus Salve o Czar”. No entanto, Sergei Alexandrovich, grão-duque, ordenou que a guarda do czar não permitisse que povo se aproximasse do palácio e ordenou-lhes que dispersassem a manifestação.

6 O povo não se mexeu. Então, a guarda, ao ver que não seria obedecida, disparou contra a multidão. A manifestação rapidamente se dispersou deixando centenas de mortos.

7 Conclusão Este episódio ficou conhecido como o Domingo Sangrento. O povo estava indignado com a atitude do czar que, até então, era visto com bons olhos por eles. A partir desse dia, muitos grupos sociais descontentes, iniciaram movimentos de protesto, cada um com os seus objectivos: - Trabalhadores, camponeses e forças armadas protestavam contra a economia e desigualdade; - Intelectuais e liberais contra os direitos civis e nacionalidades minoritárias contra a liberdade cultural e política.

8 Nos campos ocuparam terras (violência e incêndio), pilharam grandes propriedades, reivindicando o aluguer das mesmas a preços mais baixos. Pediam melhores salários e mais terras. Nas cidades, os trabalhadores fizeram greves, como instrumento de luta e as instituições académicas foram obrigadas a fechar, visto que os estudantes se juntaram à greve. A 13 de outubro, mais de 2 milhões de trabalhadores estavam em greve. Assim, o Domingo Sangrento, marcou o início de um movimento revolucionário, que conduziu à implementação de uma política comunista na URSS - dezembro de 1922.

9 Escola Básica e Secundária de Sever do Vouga Trabalho realizado por: Beatriz Coelho, 9ºA, nº4


Carregar ppt "Domingo Sangrento. Introdução Um país: Rússia Aspetos Políticos: Monarquia absoluta A Rússia no início do século XX estendia-se desde a Europa de Leste."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google