A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Islamismo. Situação histórico-geográfica O Islão nasceu na Arábia no sec. VII d. C., baseado nos ensinamentos religiosos do profeta Maomé, registados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Islamismo. Situação histórico-geográfica O Islão nasceu na Arábia no sec. VII d. C., baseado nos ensinamentos religiosos do profeta Maomé, registados."— Transcrição da apresentação:

1 O Islamismo

2

3 Situação histórico-geográfica O Islão nasceu na Arábia no sec. VII d. C., baseado nos ensinamentos religiosos do profeta Maomé, registados no Livro Sagrado, O Alcorão. O Islão nasceu na Arábia no sec. VII d. C., baseado nos ensinamentos religiosos do profeta Maomé, registados no Livro Sagrado, O Alcorão. Até Maomé, os árabes eram politeístas, adorando várias divindades. Até Maomé, os árabes eram politeístas, adorando várias divindades. Meca já era um centro de peregrinação. A Kaaba, onde se encontrava a Pedra Negra (provavelmente um meteorito) eram alvo de veneração. Meca já era um centro de peregrinação. A Kaaba, onde se encontrava a Pedra Negra (provavelmente um meteorito) eram alvo de veneração.

4

5 O Profeta Maomé –( d.C.) Maomé nasceu em Meca (Arábia Saudita) entre os anos 570 e 580 d.C. filho de pais pobres, ficou órfão muito cedo tendo de trabalhar como pastor. Entretanto entrou ao serviço de uma viúva rica, como condutor de camelos. Impressionada pela sua inteligência e beleza, casa com ele apesar de muito mais novo. A sua vida de comerciante rico alterou-se profundamente ao ser alvo de visões numa caverna perto de Meca, numa noite de 611. O próprio Anjo Gabriel, aparecendo-lhe numa nuvem de luz, anuncia- lhe que ele é o profeta de Allah (nome árabe de Deus). Maomé nasceu em Meca (Arábia Saudita) entre os anos 570 e 580 d.C. filho de pais pobres, ficou órfão muito cedo tendo de trabalhar como pastor. Entretanto entrou ao serviço de uma viúva rica, como condutor de camelos. Impressionada pela sua inteligência e beleza, casa com ele apesar de muito mais novo. A sua vida de comerciante rico alterou-se profundamente ao ser alvo de visões numa caverna perto de Meca, numa noite de 611. O próprio Anjo Gabriel, aparecendo-lhe numa nuvem de luz, anuncia- lhe que ele é o profeta de Allah (nome árabe de Deus). Iniciou então as suas pregações, as quais foram alvo de tremendas contestações por parte dos habitantes da sua terra natal. Prega contra o politeísmo e a idolatria. Iniciou então as suas pregações, as quais foram alvo de tremendas contestações por parte dos habitantes da sua terra natal. Prega contra o politeísmo e a idolatria.

6 Hégira -Início da era Muçulmana Fuga de Maomé de Meca para Medina. Fuga de Maomé de Meca para Medina. A esta fuga deu-se o nome de Hégira. Estávamos então no ano 622 d.C. Esta data constitui o início da contagem cronológica islâmica. Em Medina depressa se tornou importante a nível político, social, e militar. E em 630, conquistou pela força Meca, tendo-a reconhecido como lugar de peregrinação. A esta fuga deu-se o nome de Hégira. Estávamos então no ano 622 d.C. Esta data constitui o início da contagem cronológica islâmica. Em Medina depressa se tornou importante a nível político, social, e militar. E em 630, conquistou pela força Meca, tendo-a reconhecido como lugar de peregrinação.

7 Meca – local sagrado e de peregrinação.

8 O Islão no mundo

9 Princípios básicos do Islão O Islão assenta em seis crenças principais: 1. Ter fé em Alá, único Deus existente; 2. Acreditar nos Anjos, seres criados por Alá; 3. Acreditar no Alcorão como o derradeiro e completo Livro sagrado; 4. Acreditar nos vários profetas(Abraão,Moisés, Jesus e Maomé, o último e maior); 5. Acreditar no dia do Juízo Final; 6. Acreditar na predestinação.

10 Os cinco Pilares do Islão 1. Profissão de fé :“Não há outra divindade senão Allah e Maomé é o seu Profeta” («Lã ilãh illã'llah Mohammad rasoul Allãh»).

11 2 - oração - feita 5 vezes por dia, ajoelhando num tapete, voltado para Meca. (Antes do nascer do sol, ao meio-dia, à tarde, ao pôr – do - sol e à noite.

12 A oração é um acto de adoração a Allah. As roupas e o corpo devem estar limpos de todas as impurezas. Além disso, no homem, a parte do corpo entre o umbigo e os joelhos deve estar tapada e, na mulher, só as mãos e a cara poderão estar destapadas A oração é um acto de adoração a Allah. As roupas e o corpo devem estar limpos de todas as impurezas. Além disso, no homem, a parte do corpo entre o umbigo e os joelhos deve estar tapada e, na mulher, só as mãos e a cara poderão estar destapadas

13

14 3- Esmola islâmica (zakat) – é a quantia, em géneros ou em dinheiro, que o Muçulmano que possui meios deve distribuir entre os necessitados. O zakat é obrigatório para quem tem em seu poder, durante um ano, ouro com o peso mínimo de 88 gramas ou prata como peso mínimo de 612 gramas.

15 4- Jejum do Ramadão É o acto de se abster de comer, beber, fumar, etc. durante um mês, desde o nascer até ao pôr do sol. Estão dispensadas as crianças, os dementes, os inválidos, os idosos e os fracos. O viajante, o doente ou a mulher que amamenta, podem adiar este jejum. É feito no mês de Ramadão, mês em que Allah revelou o Alcorão. É o acto de se abster de comer, beber, fumar, etc. durante um mês, desde o nascer até ao pôr do sol. Estão dispensadas as crianças, os dementes, os inválidos, os idosos e os fracos. O viajante, o doente ou a mulher que amamenta, podem adiar este jejum. É feito no mês de Ramadão, mês em que Allah revelou o Alcorão.

16 No fim do Ramadão fazem uma grande festa. As casas são decoradas, visitam-se os familiares e agradece-se a Deus a força que lhes foi concedida para levar a cabo o jejum. As casas são decoradas, visitam-se os familiares e agradece-se a Deus a força que lhes foi concedida para levar a cabo o jejum. As festividades servem também para o perdão e a reconciliação entre pessoas desavindas. As festividades servem também para o perdão e a reconciliação entre pessoas desavindas.

17 5- Peregrinação a Meca - Deve fazer-se uma vez na vida, se as circunstâncias o permitirem, isto é, se estiverem em condições físicas e materiais para empreenderem a viagem. Lá, devem dar sete voltas à Kaaba. - Deve fazer-se uma vez na vida, se as circunstâncias o permitirem, isto é, se estiverem em condições físicas e materiais para empreenderem a viagem. Lá, devem dar sete voltas à Kaaba.

18 Livro Sagrado - Alcorão

19 Local de culto- Mesquita Dia de culto – Sexta - Feira

20 Mesquita de Lisboa

21

22 Sala de orações

23 Local do Imam

24 Sala de culto das mulheres

25 Calendário Islâmico

26


Carregar ppt "O Islamismo. Situação histórico-geográfica O Islão nasceu na Arábia no sec. VII d. C., baseado nos ensinamentos religiosos do profeta Maomé, registados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google