A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Religiões Abraâmicas O Islamismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro do Pejão O Islamismo Trabalho elaborado por: Miguel Duro n.º 12, 7.ºB Professor: José Oliveira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Religiões Abraâmicas O Islamismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro do Pejão O Islamismo Trabalho elaborado por: Miguel Duro n.º 12, 7.ºB Professor: José Oliveira."— Transcrição da apresentação:

1

2 Religiões Abraâmicas

3 O Islamismo

4 E.B. 2/3 do Couto Mineiro do Pejão O Islamismo Trabalho elaborado por: Miguel Duro n.º 12, 7.ºB Professor: José Oliveira 12/12/2011

5 Índice - Introdução - Princípios de Fé - Cinco Pilares - Maomé - Alcorão - Cidades Sagradas - Mesquita - Símbolo - Sexta-Feira - Conclusão - Bibliografia

6 Introdução No âmbito da disciplina de E.M.R.C. foi proposto um trabalho sobre as religiões abraâmicas. Dos três subtítulos sugeridos, o que eu escolhi foi o islamismo. Ao fim de alguma pesquisa, consegui reunir as informações necessárias que seguidamente passo a apresentar.

7 Princípios de Fé No islamismo, só há um Deus, o Deus Alá e Maomé é o seu último profeta. Tudo o que acontece, quer seja algo de bom ou algo de mal, é reservado por Alá através das suas ordens inalteráveis. Esta religião acredita que um dia acontecerá a ressurreição e o juízo final.

8 Cinco Pilares Os cinco pilares do islamismo é o nome dado aos cinco principais atos exigidos desta religião. Os 5 pilares são: - Professar e aceitar o credo, - Orar cinco vezes ao longo do dia, - Pagar dádivas rituais, - Observar as obrigações do Ramadão, - Fazer a peregrinação a Meca.

9 Maomé Maomé foi um líder religioso e político árabe. Segundo a religião islâmica, Maomé é o mais recente e último profeta do Deus de Abraão. Maomé foi o fundador da religião islâmica. Não é considerado pelos muçulmanos como um ser divino, mas sim, um ser humano; contudo, entre os fiéis, ele é visto como um dos mais perfeitos seres humanos.

10 Alcorão Alcorão ou Corão é o livro ou texto sagrado do islamismo. Os muçulmanos crêem que o Alcorão é a palavra literal de Deus (Alá) revelada ao profeta Maomé ao longo de um período de vinte e três anos.

11 Cidades Sagradas As cidades sagradas do islamismo são: CidadesSagradas Meca Medina Jerusalém

12 Meca Meca, cidade sagrada para os islamitas, porque foi onde nasceu o profeta Maomé.

13 Medina Medina, cidade sagrada para os islamitas, porque foi onde morreu o profeta Maomé.

14 Jerusalém Jerusalém, cidade sagrada para os islamitas, porque foi onde subiu aos céus o profeta Maomé.

15 Mesquita Uma mesquita é um local de culto para os seguidores do islamismo. A palavra mesquita é usada para se referir a todos os tipos de edifícios dedicados ao culto muçulmano, embora em árabe seja feita uma distinção entre as mesquitas de dimensões menores e as de maior dimensão. Uma mesquita é um local de culto para os seguidores do islamismo. A palavra mesquita é usada para se referir a todos os tipos de edifícios dedicados ao culto muçulmano, embora em árabe seja feita uma distinção entre as mesquitas de dimensões menores e as de maior dimensão. O objectivo principal da mesquita é servir como local onde os muçulmanos possam se encontrar para rezar.

16 Símbolo O símbolo do islamismo é o crescente.

17 Sexta-Feira É um dia de oração e descanso para o Islamismo. O dia sagrado do islamismo é a Sexta-feira, e neste dia é obrigação dos muçulmanos realizarem pelo menos a oração do meio dia em comunidade.

18 Conclusão A realização deste trabalho permitiu-me adquirir conhecimentos que não tinha. Apenas sabia que o islamismo era uma religião. Com a pesquisa descobri várias informações que de certa forma contribuíram para a minha cultura geral. Aprendi que os islamitas são a favor do que está bem, têm hábitos e rituais muito próprios. Aprendi o significado de palavras como: Alá, Ramadão, Alcorão, Mesquita, entre outras.

19 Bibliografia Fui busca todas as informações ao seguinte livro e ao seguinte site: - Desafios, Manual de E.M.R.C., 7.ºano - Wikipédia, a enciclopédia livre Fui buscar todas as imagens ao motor de busca: - Google Imagens

20 Fim


Carregar ppt "Religiões Abraâmicas O Islamismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro do Pejão O Islamismo Trabalho elaborado por: Miguel Duro n.º 12, 7.ºB Professor: José Oliveira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google