A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BÊNÇÃOS PROCEDENTES DA VOCAÇÃO CRISTÃ Profº Gilson Mello Silveira Lição 4.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BÊNÇÃOS PROCEDENTES DA VOCAÇÃO CRISTÃ Profº Gilson Mello Silveira Lição 4."— Transcrição da apresentação:

1 BÊNÇÃOS PROCEDENTES DA VOCAÇÃO CRISTÃ Profº Gilson Mello Silveira Lição 4

2 Texto Áureo Portanto, santos irmãos, participantes do chamado celestial, fixem os seus pensamentos em Jesus, apóstolo e sumo sacerdote que confessamos. Hebreus 3.1

3 OBJETIVOS DA LIÇÃO Conhecer Conhecer: Aspectos importantes da vocação cristã, seja a leiga, como a eclesiástica.Perceber: O privilégio de sermos chamados e comissionados por Deus para esta santa vocação.Praticar: Proponha um diálogo aberto sobre o que cada aluno gosta de fazer para Deus na igreja e no Reino Assim os dons vão ser manifestos para fins específicos.

4 Efésios 4.11-13 11 E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, 12 com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado,

5 13 até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. Efésios 4.11-13

6 Atos 20.24 24 Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão- somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus.

7 INTRODUÇÃO Vocação tem sido uma palavra muito usada em nosso meio, e às vezes, por ser mal interpretada, pode causar angústia aos adolescentes e aos jovens, que precisam definir seu futuro; aos menos jovens que, com sinceridade, querem servir a Deus, mas não querem se tornar pastores; aos que sabem que Deus os está chamando, mas resistem ou ainda não descobriram seus dons; aos que são tímidos e inseguros.

8 Há um propósito de Deus para sua vida. O que você precisa descobrir é o tipo de missão (vocação) que Ele lhe confiou. O chamado de Deus não é uma prerrogativa exclusiva do Novo Testamento. Ao longo da história, Deus chamou o seu povo Israel para ser bênção entre as nações, para anunciar a Sua salvação e a Glória do Senhor.

9 1 - O DESPERTAR DA VOCAÇÃO

10 Para a salvação, para as boas obras, para a santidade e para a missão que abrange todos os crentes, a qual denominamos de “a grande comissão” Em Cristo, todos somos vocacionados (I Pe 2.9-10): Fomos salvos em Cristo para fazermos a diferença. E dentre todas, a nossa maior vocação é glorificar o nome de Deus Pai (Rm 16.25-27). Nascemos em Cristo Jesus para uma missão

11 Mas uma outra verdade bíblica que completa a primeira é que Deus também vocaciona alguns para ministérios específicos. Ef 4.11: “E Ele mesmo deu concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres.” Há um chamado para o ministro do evangelho, objetivando preparar “santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo” (Ef 4.12).

12 “Homem nenhum deve intrometer-se no rebanho como pastor; deve ter os olhos postos no Sumo Pastor, e esperar Seu sinal e Sua ordem. Antes que um homem assuma a posição de embaixador de Deus, deve esperar pelo chamamento do alto. Se não o fizer, mas se lançar-se às pressas ao cargo sagrado, o Senhor dirá dele e de outros semelhantes: “Eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e não trouxeram proveito nenhum a este povo, diz o Senhor” (Jr 23.32). Charles H. Spurgeon O Chamado para o Ministério

13 Deus não apenas chama como também capacita e qualifica, para que o ministro tenha condições de executar a tarefa que lhe é confiada. Na Bíblia encontramos homens comuns com suas limitações e qualidades, mas mesmo assim Deus usou-os para cumprirem a missão que Ele tinha para eles de maneira poderosa. Da mesma forma, nos dias atuais Ele continua vocacionando pessoas, seja como diáconos, evangelistas, pastores e mestres.

14 APLICAÇÃO O que eu devo fazer para entender ou descobrir qual é a vocação para a qual Deus está me chamando?

15 2. COMPREENDENDO AS NUANCES DO CHAMADO

16 Tomemos como exemplo o chamado de Paulo, cuja direção geográfica mudou diversas vezes, mas o chamado ministerial foi sempre o mesmo independente de quaisquer mudanças; e ele perseverou até o fim de sua vida na vocação para a qual Deus o chamou. Tomemos como exemplo o chamado de Paulo, cuja direção geográfica mudou diversas vezes, mas o chamado ministerial foi sempre o mesmo independente de quaisquer mudanças; e ele perseverou até o fim de sua vida na vocação para a qual Deus o chamou. Na dinâmica do chamado, a convicção do que Deus quer é mais importante do que a direção geográfica.

17 Obra missionária Prioridade do vocacionado deverá ser de estar onde Cristo ainda não foi anunciado Na época de Paulo, essa prioridade era entre os gentios. Hoje pode ser perto e pode ser longe Alguém que ainda não tenha ouvido as maravilhas do Evangelho, é a prioridade de Deus para a obra missionária.

18 Crises para os vocacionados discernimento Compreensão ação

19 Precisamos compreender que somos chamados em Cristo para a vida no Espírito e para o trabalho na missão; que o discernimento vem com o estudo da Bíblia, com a integração e associação ao trabalho da igreja local, e pela busca em oração para receber de Deus a direção para os próximos passos; e superar a crise da ação dando os passos que muitos demoram demais para dar e acabam ficando apenas na teoria. Comece trabalhando na igreja local ou indo para um treinamento missionário ou estágio ministerial. É preciso dar o passo da ação.

20 APLICAÇÃO Já houve alguma vez em sua vida que você sentiu Deus falando claramente sobre a vocação específica que ele tem para você? O que está esperando?

21 3. O PRIVILÉGIO DE SER VOCACIONADO

22 Paulo exala em todos os seus escritos uma profunda alegria e compreensão do dever cumprido:

23 6 “Quanto a mim, já estou sendo derramado como vinho na oferta de libação. O momento da minha partida se aproxima. 7 Combati o bom combate, completei a corrida, perseverei na fé! 8 Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me concederá naquele Dia; e não somente a mim, mas certamente a todos os que amarem a sua vinda.” 6 “Quanto a mim, já estou sendo derramado como vinho na oferta de libação. O momento da minha partida se aproxima. 7 Combati o bom combate, completei a corrida, perseverei na fé! 8 Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me concederá naquele Dia; e não somente a mim, mas certamente a todos os que amarem a sua vinda.” 2 Tm 4.6-8

24 Receber de Deus uma missão e ter a coragem e ousadia de crer que, apesar das falhas e equívocos humanos, o resultado e os frutos irão acontecer é algo que com certeza proporciona a alegria do dever cumprido e a certeza de ver vidas que ao longo da jornada serão impactadas pelo evangelho que transforma, liberta e salva.

25 Quanto mais desafiador for o chamado, maior será a alegria do resultado: Sl 126.6 “Aquele que parte chorando, enquanto lança a semente, retornará entoando cânticos de louvor, trazendo seus feixes”

26 APLICAÇÃO Faça um exercício de introspecção e pergunte para Deus que vocação Ele tem para você. Depois compartilhe com seu líder ou pastor sobre o que Deus falou ao seu coração.

27 CONCLUSÃO As palavras: “Eis-me aqui” devem repercutir na mente e no coração do cristão de tal forma que se tornem uma grande realidade e atendimento sincero ao chamado de Deus que ainda hoje continua a procurar trabalhadores para Sua seara, onde os desafios são tantos e onde tantas pessoas precisam urgentemente da palavra que traz vida e salvação para “todo aquele que nEle crer, para que não pereça mas tenha a vida eterna”.

28 CONCLUSÃO Não podemos perder de vista, nem deixar de acreditar que a vinda do Senhor está próxima, e é nossa missão avisarmos o ímpio da chegada desse dia, para que possamos ter mãos limpas do sangue daqueles que optarem por não dar ouvidos a pregação do evangelho, de maneira que não recebamos o julgamento descrito em Ezequiel 3.18.

29 pedidos@editorabatistaindependente.com.br Ainda não pediu a sua RED e ou REJ do 2º trimestre de 2016?

30 Revisão Gramatical: Jeferson T. Braga Apoio Pedagógico: Igmar Freitas Gilson Silveira Suellem Spolador Presidente da EBI Elton Batista de Melo Presidente da EBI Elton Batista de Melo Jornalista Responsável Heber de Oliveira Jornalista Responsável Heber de Oliveira Revisores Teológicos José T. R. Lima Roberto M. de Castro Revisores Teológicos José T. R. Lima Roberto M. de Castro Redatores desta Edição Profº Igmar de Freitas Profº Gilson Mello Silveira Pr. Roberto Monteiro de Castro Pr. Apparecido A. Maglio Psicop. Ana M. P. Pravato Ass. Social Nathália L. O. Castro Pr. Fernando Heise Pr. Jeferson Turbay Braga


Carregar ppt "BÊNÇÃOS PROCEDENTES DA VOCAÇÃO CRISTÃ Profº Gilson Mello Silveira Lição 4."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google