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Metodologia da Pesquisa (BOAVENTURA, E, Metodologia da Pesquisa, 4)

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Apresentação em tema: "Metodologia da Pesquisa (BOAVENTURA, E, Metodologia da Pesquisa, 4)"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia da Pesquisa (BOAVENTURA, E, Metodologia da Pesquisa, 4)
Edivaldo M. Boaventura, Ph.D. Professor Emérito da Ufba

2 Metodologia da Pesquisa
Definido o problema, fundamentado na revisão da literatura concernente, a etapa seguinte é a escolha da metodologia Como operacionalizar a pesquisa? Qual o método a utilizar na pesquisa? A escolha do método depende do problema. 2

3 Metodologia da Pesquisa
Para a opção metodológica, enumeram-se os tipos de pesquisa: bibliográfica, documental, histórica,estudo de caso, levantamento (survey), experimental, participante, pesquisa-ação (GIL, 2002) Processos e técnicas de investigação: entrevista, questionário, formulário, observação sistemática, grupo focal,análise de conteúdo, análise do discurso. 3

4 Natureza do estudo e opção metodológica
Entenda-se por pesquisa a busca sistemática de solução de um problema ainda não resolvido ou resolvível. Há, portanto, a considerar várias opções segundo o problema a ser investigado Atenção: o capítulo ou item sobre metodologia no projeto de pesquisa não é um artigo teórico sobre determinado método, mas indicações de como a metodologia será aplicada a determinado problema. Normalmente, a parte sobre a metodologia encerra o projeto e o introduz à análise e discussão dos dados. Variando de projeto, a metodologia pode integrar a introdução. 4

5 Alternativas de pesquisas
Pesquisa fundamental e aplicada. Qualitativa e quantitativa, conforme se expresse e se trabalha com dados estatísticos. Metodologia quantitativa, segundo Richardson (1985, p.29-48), caracteriza-se “pelo emprego da quantificação tanto nas modalidades de coleta de informações, quanto no tratamento dessas através de técnicas estatísticas, desde as mais simples como percentual, média, desvio-padrão, às mais complexas, como coeficiente de correlação, análise de regressão etc.” 5

6 Alternativas de pesquisas
Kerlinger opõe à pesquisa histórica a metodológica, leia-se experimental, que privilegia o estudo das relações entre variáveis dependentes e independentes a considerar como a mais importante no processo da investigação científica. A pesquisa experimental usa da mensuração controlada pela aplicação da matemática, estatística, mensurar para obter resultados. O método histórico distingue as fontes primárias das secundárias, crítica externa e crítica interna com exposição cronológica ou temática. 6

7 Exploratória, descritiva e explicativa
Segundo os objetivos, Antônio Carlos Gil (2002, p.42-57) prefere classificar as pesquisas em exploratória, descritiva e explicativa. “Exploratória proporciona maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses”. De modo geral utiliza o levantamento bibliográfico, entrevista com pessoas, análise de exemplos. Gil exemplifica com a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. 7

8 Exploratória, descritiva e explicativa
Descritiva identifica com as características de determinada população ou fenômeno. Um bom exemplo é o levantamento (survey). Explicativa objetiva identificar os fatores que interferem ou condicionam a ocorrência dos fenômenos, como a pesquisa experimental e a pesquisa ex-post facto (a partir do fato passado). Muita cautela em classificar a pesquisa no projeto de pesquisa. 8

9 Exercícios Você pretende elaborar um projeto de pesquisa mais quantitativo ou qualificativo? Considerando a natureza de seu problema, qual a sua opção metodológica? A pesquisa bibliográfica, documental e eletrônica constitui a primeira fase de seu projeto. Quais os outros métodos que você pretende utilizar? Indique claramente, a metodologia e os processos metodológicos utilizados. Preveja técnicas e processos, como questionários, entrevistas, formulários, observações sistemáticas e instrumentos de investigação (Ex.: fontes, documentos, leis, etc.) 9

10 Leitura sugerida GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, (Atenção para o capítulo 4. Como classificar as pesquisas?) 10


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