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O Neoclassicismo e o anúncio da "modernidade". 1750 -1900. Docente: Ilídio sebastião Teoria da Arquitectura I Universidade Metodista de Angola Faculdade.

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1 O Neoclassicismo e o anúncio da "modernidade". 1750 -1900. Docente: Ilídio sebastião Teoria da Arquitectura I Universidade Metodista de Angola Faculdade de Arquitectura e Urbanismo

2 Portanto que se fez para que se melhorasse as aspirações clássicas e progressões. O homem por insatisfação da procura do belo e aprimorar as suas artes e edificações,viu-se perdido das regras hierárquicas do classicismo entretanto houve a necessidade de reaver os seus passos para que continuasse o mesmo paradgma do estilo clássico.

3 O regresso à ordem correspondia aos interesses de uma nova ideologia revolucionária que tinha por modelo a Antiguidade Clássica (grega e romana).

4 Neoclassicismo Foi um estilo que predominou na pintura, na escultura e na arquitetura nas últimas décadas do século XVIII. homenagear o nascimento de uma Nova Republica, fruto das revoluções burguesas. Um movimento artístico que se desenvolveu especialmente na arquitectura e nas artes decorativas. Floresceu na França e na Inglaterra, por volta de 1750, sob a influência do arquiteto Palladio.. Produto da reação anti-barroco e anti-rococó, levada a cabo pelos novos artistas-intelectuais do século XVIII A arquitetura neoclássica surgiu em Roma, em meados dos anos setecentos, através da ação teórica e prática de Anton Rafael Mengs (1728-1779) e Joachim Winckellman 1717-1768, tendo conhecido um significativo desenvolvimento nas cidades de Milão e de Turim. Retorno ao passado,pela imitaçao dos modelos antigos greco-romana ; Academismo nos tema e nas técnicas, isto é, sujeiçao aos modelos e as regras ensinandas nas escolas ou academias de belas artes; Arte entendida como imitação da natureza, num verdadeiro culto a teoria de Aristóteles. caracteristica

5 Roma foi um dos principais centros do movimento, cidade onde morava o crítico alemão de arte Joachim Winckellman(1717-1768) considerado o criador teórico do neoclassicismo. Entre as mudanças filosóficas, ocorridas com o iluminismo, e as sociais, com a revolução francesa, a arte deveria tornar-se eco dos novos ideais da época: subjetivismo, liberalismo, ateísmo e democracia. E foi assim que, com a ajuda da arqueologia (Pompéia tinha sido descoberta em 1748), arquitetos,pintores e escultores logo encontraram um modelo a seguir. Como foi?

6 Pompeia ou Pompeios foi outrora uma cidade do Império Romano situada a 22 km da cidade de Nápoles, na Itália, no território do atual município de Pompeia. A antiga cidade foi destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio em 79, que provocou uma intensa chuva de cinzas que sepultou completamente a cidade. Ela se manteve oculta por 1600 anos, até ser reencontrada por acaso em 1748. Cinzas e lama protegeram as construções e objetos dos efeitos do tempo, moldando também os corpos das vítimas, o que fez com que fossem encontradas do modo exato como foram atingidas pela erupção. Desde então, as escavações proporcionaram um sítio arqueológico extraordinário, que possibilita uma visão detalhada na vida de uma cidade dos tempos da Roma Antiga. Pompéia tinha sido descoberta em 1748

7 De acordo com os ideais iluministas, os arquitetos neoclássicos responderam às necessidades do seu tempo com originalidade e engenho, usando os modelos clássicos dos romanos e dos gregos. Inovaram nos aspetos técnicos realizando pesquisas e experimentações constantes onde conciliaram a estética estrutural e formal clássica com novos sistemas construtivos, novas maquinarias e novos materiais. A arquitetura devia ser verdadeira, isto é, exprimir claramente, do exterior, a sua organização interior. Existia uma maior preparação escolar dos arquitetos neoclássicos, formados no rigor científico das academias. Estas, no final do século XVIII, transformaram-se nas primeiras Escolas Politécnicas.

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10 Arquitetura neoclássica Estilo arquitetónico resultante do movimento cultural na europa no seculo XVIII, que sucede o barroco e rococo e antecede o moderno. identificado com a retomada da cultura classica na Europa ocidental.. Materiais nobres (pedra;marmore;granito ;madeiras); Linhas ortogonais Formas regulares,geométrica e simétricas; Uso da abobada de berço ou de aresta; Uso da cupula com ferquencia marcado a monumentalidade; Porticos colunados; Frontões triangulares. Caracteristicas Períodos da arquitetura Neoclássica Interesse ao retorno ao clássico Pretensão a racionalização da forma Grupo de tendência já romântica atraídos pelo mundo oriental,e racional. Quando os movimentos revolucionário estabeleceram as republicas, na frança e América do norte, os novos governos adotaram a arquitetura neoclássica como estilo oficial, por relacionarem a democracia com a antiga Grécia e a republica romana. Expansão Após o retorno a arte clássica em Itália e frança outros países seguiram a tendência, tal como: Espanha ; Rússia ; Inglaterra; Alemanha ; Estados Unidos; Portugal;E outros…….

11 França Jacques Germain Soufflot; J.A Gabriel; Charles percier e Pierre F. Fontaine; Bathelemy vignon; Etienene-louis Boullée; Claude Nicholas Ledox. Alemanha Karl Friedrich Schinkel; Langhans; Leo von Klenze; Inglaterra Robert Adam ; John soane; Espanha F. Sebatine J.De Villanueva; Estados Unido Thomas Jefferson; Portugal Costa da lima; José costa da Silva; Arquitectos pioneiros…

12 Jacques Soufflot (1713 -1780) Projetos : Igreja de Santa Genoveva (Paris); Coluna de Austerliz; Place Vendome ; Arco do Corrousel. Arco do Corrousel. Place Vendome

13 Sir John Soane (1753-1837) Banco da Inglaterra

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17 Jacques-Louis David (1748-1825). A Morte de Marat. 1793. Óleo sobre tela.165 × 128 cm

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20 Tal como a arquitetura e a pintura a escultura deste período foi realizada segundo o espírito revolucionário do Iluminismo. Temas Históricos; Literários; Mitológicos; Alegóricos. Características Copiou as formas de representação dos modelos clássicos com fidelidade, minúcia, perfeição e sentido estético. Homens e mulheres representados com roupagens e poses semelhantes às dos deuses gregos e romanos. Função de glorificação e publicidade de políticos e de pessoas públicas. Preferência pelo mármore branco, pelas suas propriedades naturais (pureza, limpidez e brilho) e porque se pensava que tinha sido o material eleito dos clássicos. Características Temas Antonio Canova Psiquê revivida pelo beijo de Eros (pormenor) 1787-1793

21 Jean-Antoine Houdon (1741-1828) Voltaire. 1781 Com 1,84 m de altura, apresenta uma expressão que denuncia o espírito crítico do retratado no olhar vivo e no sorriso, fugindo, assim às regras clássicas; porém, o pregueado das roupagens à antiga fazem-no parecer um senador romano, o que integra o escultor no neoclassicismo.

22 Antonio Canova Perseu com a cabeça da Medusa 1800-01.

23 Influencia do Palladismo 1750 marca o início na Inglaterra (conde Burglinton) Claude perrault Questiona a validade das proporções vitorianas, de modo como foram recebidas pela teoria clássica. cordemoy Codifica e substitui os atributos vitorianos por três características: Ordem; distribuição; e conveniência. Abade Laugier Reinterpreta Cordemoy, e propõe a arquitetura universal, ” cabana primitiva. ” que deu bases para Jaques G. Soufflot, projetar o panteão de paris. curiosidades J.F Blondel 1743 – abertura da sua escola de arquitetura Etienne-Louis Boullée Autor de edifícios tao grandes que em impossível pro em pratica. Henri Labrouste Retomou a linha de Blondel nos meados do seculo XIX na sua carreira. Também foi nomeado arquiteto da biblioteca de Santa Genevieve. Era Napoleónica Deu-se entre, com a construção de muitas estruturas importantes Divisão da arquitetura Neoclássica em meados do seculo XIX Estrutural ( Labrouste) Romântica ( Schinkel)


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