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GERENCIAMENTO DE PROJETOS COM A FERRAMENTA GPEx INSTRUTOR: CEL R1 GERHARDT.

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2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS COM A FERRAMENTA GPEx INSTRUTOR: CEL R1 GERHARDT

3 REFERÊNCIAS ❏ Um Guia de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK @ ), 5ª edição, PMI, 2013; ❏ Normas para Elaboração, Gerenciamento e Acompanhamento de Projetos no Exército Brasileiro (NEGAPEB – EB20-N-08.001), 2ª Edição, 2013; ❏ Gerenciando Projetos de Sucesso com PRINCE2 TM, OGC, Reino Unido, 2011.

4 REFERÊNCIAS ❏ PORTAL GPEx – portalgpex.cds.eb.mil.br; ❏ GPEx (CITEx) – gpex.eb.mil.br; e ❏ GERENTE Projeto GPEX/EB – Cel R1 Gerhardt (860-5209 ou 61 3415-5209 ou ramal 5209).

5 INTRODUÇÃO Projeto ❏ Mudanças; ❏ Temporário; ❏ Multifuncional; ❏ Único; ❏ Incerteza.

6 SUMÁRIO DO PROJETO Autorização IMPLANTAÇÃO INICIAÇÃO PLANOS PROGRESSOCONTROLE ENTREGA EXECUÇÃO, PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO E CONTROLE ENCERRAMENTO METODOLOGIA NEGAPEB

7 PROPOSIÇÃO DE UM PROJETO ❏ 1º Ato de um provável projeto: Ordem verbal, DIEx, Email, etc. ❏ “Start Up” do projeto. ❏ Ainda não é projeto. ❏ Gera uma tomada de decisão da autoridade patrocinadora. ➢ No GPEx: ❏ Criar demanda.

8 DEMANDA ❏ Criando uma Demanda ❏ Projetos > demandas > filtros e ações > criar uma nova demanda ❏ Papéis: ❏ Responsável: Gerente do projeto; ❏ Supervisor: “orientador” do Projeto; ❏ Cliente: Usuário principal; ❏ Autoridade: patrocinador; ❏ Designados: equipe de projeto; e ❏ Contatos: Fornecedores e outros usuários.

9 DEMANDA ❏ Analisando a Demanda ❏ Projetos> demandas ❏ Clicar duas vezes na demanda ❏ Ação > Analisar demanda

10 ABORDAGEM INICIAL ❏ Projeto ❏ Projeto Simples (5W2H) ❏ O quê ? ❏ Quem ? ❏ Onde? ❏ Quando? ❏ Por quê? ❏ Como ? ❏ Quanto ? ❏ Ação de Cmdo ➢ No GPEx: ❏ Criar Projeto

11 NOVO PROJETO ❏ Criando um Projeto ❏ Método completo; ❏ Método rápido; ou ❏ EAP.

12 MÉTODO COMPLETO ❏ Criando um Projeto pelo Método Completo ❏ Projetos > lista de projetos > filtros e ações > novo projeto ★ Importante:  Nome;  Envolvidos (gerente, supervisor, Autoridade, Cliente);  Nível de acesso;  Expediente;  Stakeholders.

13 MÉTODO RÁPIDO ❏ Criando um Projeto pelo Método Rápido ❏ Projetos > Projeto rápido ❏ Projeto > Novo Projeto ❏ Editando um Projeto pelo Método Rápido ❏ Projeto > Editar projeto

14 MÉTODO EAP ❏ Criando um Projeto pelo Método EAP ❏ Projetos > Estrutura Analítica do Projeto (WBS) ❏ Criar Projeto OU ❏ Projetos > Estrutura Analítica do Projeto (WBS) gráfica ❏ Projeto > Novo Projeto

15 MÉTODO EAP ❏ Editando um Projeto pelo Método EAP ❏ Ação > Editar Tarefa ou Projeto OU ❏ Projeto > Editar

16 LIÇÕES APRENDIDAS ❏ Criando uma Lição Aprendida ❏ Projetos > Lições Aprendidas > Filtros e ações > Nova Lição Aprendida

17 INTRODUÇÃO QUALIDADERISCOS BENEFÍCIOS Escopo CustoTempo

18 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Plan ejar Delegar Monitorar Controlar

19 ESTUDO DE VIABILIDADE ❏ Justificando o Projeto ❏ Ver > NEGAPEB > Estudo de Viabilidade

20 DIRETRIZ DE INICIAÇÃO ❏ Criando a Diretriz de Iniciação ❏ Ver > NEGAPEB > Diretriz de Iniciação

21 SUMÁRIO DO PROJETO ❏ A juntada daDiretriz de Iniciação e o Estudo de Viabilidade representa o Sumário do Projeto. ❏ A Autoridade decide sobre o início ou não do projeto.

22 DIRETRIZ DE IMPLANTAÇÃO ❏ Criando a Diretriz de Implantação ❏ Ver > NEGAPEB > Diretriz de Implantação ★ Importante:  Implantação; e  Organização do Projeto.

23 EXERCÍCIO 01 ❏ Extrato de Mensagem Recebida: “Sr Cmt, tendo em vista a necessidade de estabelecer um novo Pelotão de Fronteira subordinado à sua OM determino gestões para transferência de um Pel de Fzo desta OM para Região de Santa Rosa, Fronteira com o Peru, com as diversas necessidades envolvidas para operacionaliza-lo em um prazo máximo de 1 (um) ano”

24 EXERCÍCIO 01 ❏ Missão: 1.Criar uma Demanda; 2.Criar o Projeto; 3.Apresentar um Sumário do Projeto; 4.Criar uma Diretriz de Implantação; 5.Insira uma Lição Aprendida.

25 DETALHAMENTOS CARACTERÍSTICAS ESCOPOCUSTOTEMPOBENEFÍCIOSRISCOS QUALIDADE

26 DETALHAMENTOS TEMPO CUSTO ESCOPO

27 DURAÇÃO DAS TAREFAS ❏ Inserindo uma duração para uma Tarefa ❏ Método Completo; ❏ Método Rápido; e ❏ EAP.

28 DURAÇÃO DAS TAREFAS ❏ Inserindo uma duração para uma Tarefa pelo Método Completo ❏ Clicar na Tarefa (Detalhes da Tarefa) ❏ Ação > Editar Tarefa > Datas ❏ Salvar

29 DURAÇÃO DAS TAREFAS ❏ Inserindo uma duração para uma Tarefa pelo Método Rápido ❏ Ver > Interface Rápida ❏ Inserir o número de Dias OU ❏ Inseriras datas de Início e Término

30 DURAÇÃO DAS TAREFAS ❏ Inserindo uma duração para uma Tarefa pela EAP ❏ Ver EAP ❏ Ação > Editar Tarefa ou Projeto > Datas ❏ Salvar

31 DEPENDÊNCIAS ❏ Início – Início (II) ❏ Início – Término (IT) ❏ Término – Início (TI) ❏ Término – Término (TT) ❏ Latência ❏ Menor distância

32 DEPENDÊNCIAS ❏ Criando Dependências ❏ Método Completo; ❏ Método Rápido; e ❏ EAP.

33 DEPENDÊNCIAS ❏ Criando Dependências pelo Método Completo ❏ Ação > Editar Tarefa >Predecessoras

34 DEPENDÊNCIAS ❏ Criando Dependências pelo Método Rápido ❏ Ver > Interface Rápida ❏ Colunas Predecessoras / Sucessoras (utilizar * para menor “distância”. OU ❏ Diretamente no Gráfico Gantt

35 DEPENDÊNCIAS ❏ Criando Dependências pelaEAP ❏ Ver > EAP (WBS) ❏ Ação > Editar tarefa >Predecessoras

36 ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO ❏ Criando a EAP para o Projeto ❏ Ver > NEGAPEB > Estrutura Analítica

37 CRONOGRAMA INICIAL ❏ Criando um Cronograma Inicial ❏ Ver > NEGAPEB >Cronograma

38 EVENTOS ❏ Reuniões, visitas, ações, processos, etc. ❏ Inserindo eventos ❏ Inserir > Evento

39 PLANILHA DE CUSTOS ❏ Inserindo uma Planilha de Custos em uma Tarefa ❏ Clicar na tarefa (Detalhes da tarefa) ❏ Inserir > Planilha de Custos

40 RECURSOS ❏ Cadastrando recursos Menu > Recursos Filtros e Ações > Novo recurso ❏ Inserindo um recurso Clicar na tarefa (Detalhes da tarefa) Inserir > Recurso

41 ENTREGA ❏ Criando uma Entrega para uma Tarefa ❏ Inserir Entrega ❏ Clicar em cima da tarefa ❏ Ação > Editar Tarefa > Entregas ❏ Salvar

42 DECLARAÇÃO DE ESCOPO ❏ Criando uma Declaração de Escopo ❏ Ver > NEGAPEB > Declaração de escopo

43 EXERCÍCIO 02 ❏ Email recebido: ““Sr Cmt, tendo em vista a necessidade de estabelecer um novo Pelotão de Fronteira subordinado à sua OM determino gestões para transferência de um Pel de Fzo desta OM para Região de Santa Rosa, Fronteira com o Peru, com as diversas necessidades envolvidas para operacionaliza-lo em um prazo máximo de 1 (um) ano”– Prossiga na Missão!!!” ★ Importante ○Reuniões semanais de controle; ○Toda atividade deve prever uma entrega.

44 EXERCÍCIO 02 ❏ Missão: 1.Apresentar a EAP do Projeto (2º Nível); 2.Cronograma inicial; 3.Inserir uma Planilha de Custos; 4.Inserir Entregas; 5.Criar Eventos nas Tarefas; 6.Criar uma Declaração de Escopo.

45 EXERCÍCIO 02 ★ Informações adicionais: Construção de pavilhão de Cmdo: R$ 300.000; Aquisição de Gerador de Energia: R$ 30.000; Aquisição de Estação de Tratamento de Agua: R$ 20.000; Construção de Alojamentos: R$100.000; Construção de 10 PNR: R$ 300.000 Custos de deslocamentos: R$ 12.000,00/Mês; Custos operacionais e logísticos: 2000,00/Mês.

46 EXERCÍCIO 02 ★ Informações adicionais: O Pel começará a operar a partir do término da construção do Pavilhão de Comando, Reservas e Alojamentos; O pelotão será localizado cerca de 200 km da Sede A fronteira é seca e a ligação com a sede pode ser realizada por estrada de terra.

47 PLANOS DE PROJETO  Plano de gerenciamento de riscos;  Plano de gerenciamento de mudanças;  Plano de gerenciamento da qualidade;  Plano de Gerenciamento de Comunicações;  Plano de gerenciamento das Partes interessadas;  Plano de gerenciamento de recursos humanos; e  Planejamento de custo e do Orçamento.

48 PLANO DE CUSTOS E DO ORÇAMENTO DO PROJETO ❏ Criando um Plano de Custos e de Orçamento do Projeto ❏ Ver > NEGAPEB > Planejamento de Custo e do Orçamento

49 PROGRAMAS E PORTFÓLIOS ❏ Programa é um grupo de projetos relacionados, gerenciados de modo coordenado para a obtenção de benefícios e controle que não estariam disponíveis se fossem gerenciados individualmente.

50 PROGRAMAS E PORTFÓLIOS ❏ Portfólio é um conjunto de programas, projetos e ações, e até mesmo de outros portfólios, agrupados por afinidade de execução ou finalística, para facilitar a coorde nação e o gerenciamento eficaz e permitir a implementação da estratégia de organização. As entregas dos componentes do portfólio não têm necessariamente que ser interdependentes e coordenadas, caso contrário, seria um programa.

51 PORTFÓLIO ❏ Criando um Portfólio ❏ Criar um projeto ❏ Aba Portfólio ❏ Incluir Projetos

52 PROGRAMA ❏ Criando Programa ❏ Projetos > Programas > Lista de Programas ❏ Filtros e Ações > Criar Novo Programa ❏ Posteriormente ❏ Escolha o Projeto a ser incluído no Programa ❏ Ação > Editar ❏ Projeto > Relacionado > Programa > Salvar

53 PLANILHA DE GASTOS ❏ Criando uma Planilha de Gastos ❏ Dois cliques na tarefa ❏ Inserir Planilha de Gastos ❏ Criando Etapas da Despesa ❏ Ação > Definir estágios da despesa > planilha de Gastos

54 PLANO DE PROJETO ❏ Criando um Plano de Projeto ❏ Ver > NEGAPEB > Plano de Projeto

55 PLANOS ❏ Criando Plano de Risco ❏ Ver> NEGAPEB > Plano de Gerenciamento de Riscos ❏ Criando Plano de gerenciamento de qualidade ❏ Ver> NEGAPEB > Plano de Gerenciamento de Qualidade

56 PLANOS ❏ Criando Plano de gerenciamento de mudanças ❏ Ver> NEGAPEB > Plano de Gerenciamento de Mudanças ❏ Criando Plano de gerenciamento de comunicações ❏ Ver> NEGAPEB > Plano de Gerenciamento de Comunicações

57 CRONOGRAMA FÍSICO- FINANCEIRO ❏ Criando Plano de Risco ❏ Ver> NEGAPEB >Cronograma Físico-Financeiro Inicial

58 EXERCÍCIO 03 ❏ Email recebido: “Sr Cmt, tendo em vista a necessidade de estabelecer um novo Pelotão de Fronteira subordinado à sua OM determino gestões para transferência de um Pel de Fzo desta OM para Região de Santa Rosa, Fronteira com o Peru, com as diversas necessidades envolvidas para operacionaliza-lo em um prazo máximo de 1 (um) ano”

59 EXERCÍCIO 03 ❏ Missão: 1.Criar um Plano de Custo e de Orçamento do Projeto; 2.Criar um Portfólio; 3.Criar uma Planilha de Gastos; 4.Criar um Plano de Projeto; 5.Criar um Plano de Riscos. 6. Apresentar o cronograma Físico-Financeiro; 7. Plano de gerenciamento de qualidade; 8. Plano de gerenciamento de mudanças; 9. Plano de gerenciamento de comunicações;

60 SIAFI ❏ Importando NC/NE/NL/OB ❏ Ação > SIAFI > Importar NC/NE/NL/OB

61 REGISTROS ❏ Tipos de Registros: ❏ Registro de Issue* ❏ Registro de Qualidade ❏ Registro de Riscos ❏ Descrição do Status do Projeto * Algo que aconteceu, não estava planejado e necessita de atenção gerencial.

62 ACOMPANHAMENTO ❏ Acompanhamento do Projeto ❏ Relatórios ❏ Relatório de Controle de Mudança ❏ Relatório de Situação ❏ Registros ❏ Termo de aceite de Produtos/Serviços ❏ Registros em geral

63 BASELINE ❏ Criando Linha de base ❏ Inserir > BaseLine

64 RELATÓRIOS ❏ Criando Relatórios ❏ Ver > NEGAPEB >Relatório de Controle de Mudança ❏ Ver > NEGAPEB > Relatório de Situação

65 CONTROLE ❏ Controlando o Projeto ❏ Estágios da despesa ❏ Ação > Imprimir > Estágios da despesa ❏ Indicadores ❏ Inserir > Indicador ❏ Ação > Editar Projeto > Indicador Principal > Salvar

66 TERMO DE ENCERRAMENTO ❏ Concluindo o Projeto ❏ Ver > NEGAPEB > Termo de Encerramento

67 CICLO DE VIDA DO PROJETO ❏ Criando um ciclo de vida do Projeto ❏ Ver> NEGAPEB > Ciclo de vida

68 EXERCÍCIO 04 ❏ Missão: 1.Simule o andamento e apresente pelo menos: um Registro e um Relatório de Situação; 2.Simule o fim do projeto e emita o termo de encerramento de Projeto.


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