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PublicouArthur Campelo Neves Alterado mais de 8 anos atrás
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Prof. Dr. Ignacio Pablo Traversa Tejero Eng.º Agrônomo 1 2016 - 1. Semestre 4 Créditos
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4 Apresentar as características morfofisiológicas das plantas e a relação com os fatores de produção, utilizando as técnicas culturais, obtendo manejo adequado. Analisar as principais interações que ocorrem dentro de um sistema de produção. Conhecer os aspectos econômicos de cada setor, estruturas necessárias, substratos, formas de propagação e manejo para a obtenção de produtos de qualidade. Ementa
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5 Objetivos Específicos - Analisar as principais características externas ou ambientais envolvidas no crescimento e desenvolvimento dos vegetais, necessários para a produção vegetal. - Favorecer a compreensão do funcionamento dos principais sistemas de produção agrícolas. - Demonstrar a importância das culturas dentro do contexto socioeconômico regional. Geral Conhecer os aspectos básicos relacionados aos principais cultivos comerciais dentro da visão de sistema de produção agrícola e sua relação ao Agronegócio.
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6 O desenvolvimento do conteúdo programático será através de aulas expositivas dialogadas, com a utilização de quadro e projetor multimídia (datashow). Trata se de uma matéria ministrada de maneira Presencial, as aulas são o resultado do apresentação, da discussão, e da reflexão no tempo da aula, isso significa que a aula não será entendida como o somatório dos slides. Estudos dirigidos, seminários, utilização de recursos de informática (uso de computador e internet em até 20% da carga horária) e artigos científicos referentes à disciplina. Metodologia
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8 Primeira avaliação escrita Segunda avaliação escrita (Seminario) Recuperatórias
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9 Pautas e Critérios para avaliar os Seminários Terceira avaliação Orçamento previsto: 7 aulas, 44 alunos, grupo de 3 alunos, 14 grupos. (i) 2 pontos. Entrega de Ficha de Tema de aula (ex: Arroz,Soja, Forrageiras, Vidieiras, Citros, Pêssego, Maça, Olericultura, Ornamentais, Oliveira, Noz Pecã, Florestais, Milho e Trigo) (ii) 2 pontos. Esclarecimento prévio dos Itens (sumário) a serem desenvolvidos e Clareza de exposição. (iii) 2 pontos. Tempo de exposição (40 + 15 minutos) e Propor perspectivas da cultura. (iv) 2 pontos. Gerar dinâmica interativa final e citar as fontes de informação consultadas. (v) 2 pontos. Respostas às perguntas finais.
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10 Atividades de Recuperação Preventiva do Processo de Ensino-Aprendizagem Atividade de recuperação serão realizadas sendo sua nota substitutiva da avaliação original, A(s) prova(s) de segunda chamada serão oportunizadas para o discente que apresentar justificativa legal em um único dia, antes da prova final, e independente do número de provas a serem recuperadas pelo discente. Vale ressaltar que somente será aplicada a avaliação, sendo que o discente receberá falta nos dias que faltou a(s) avaliação(ões).
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11 Básica ALCÂNTARA, P. B., Plantas forrageiras:gramíneas e leguminosas. São Paulo, SP. Brasiliense, 2009. 162 p. BORÉM, Aluísio. Melhoramento de espécies cultivadas. 2.ed. Viçosa: UFV, 2005. CARVALHO, Margarida Mesquita Sistemas silvipastoris: consórcio de árvores e pastagens. [Rio de Janeiro]: EMBRAPA, 200-. CASTRO, P.R.; FERREIRA, S.O.; YAMADA, T. Ecofisiologia da Produção Agrícola. Potafos. 1987. 249 p. KREUZER, H.; MASSEY, A. Engenharia Genética e Biotecnologia. 2 ed. Artmed, 2002. 434 p. LORENZI, H., Plantas ornamentais no Brasil: arbustivas, herbáceas e trepadeiras.3.ed. São Paulo. Plantarum, 2001. 791 p. MARCOS FILHO, J. Fisiologia de Sementes de Plantas Cultivadas. FEALQ. 2005. 495 p. TAIZ, L. Fisiologia vegetal. 3. ed. Porto Alegre. Artmed, 2006. 719 p. VILELA, H., Pastagens: seleção de plantas forrageiras, implantação e adubação. Viçosa: Aprenda Fácil, 2005 283 p. VILELA, H. Produção de sementes forrageiras. [S.l.]: CPT, 200-. Complementar BERRY, S. Como Consumir sem Descuidar do Meio Ambiente. 50 Formas Inteligentes de Preservar o Planeta. Ed. Publifolha. 2009. MCNEELY, J.; SCHERR, S. Eco-agricultura. Alimentação do Mundo e Biodiversidade. Ed. Senac. 2009 PEIXOTO, Aristeu M. et al. Inovações tecnológicas no manejo de pastagens. Piracicaba: FEALQ, 2002. PEIXOTO, Aristeu M. et al. Planejamento de sistemas de produção em pastagens. Piracicaba: FEALQ,2001. SCOTTO, G.; CARVALHO, I.C.M.; GUIMARÃES, L.B. Desenvolvimento Sustentável. Ed. Vozes. 2007. VEIGA, J. E. Desenvolvimento Sustentável. o Desafio do Seculo xxi. Ed. Garamond. 2006. Bibliografia
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19 Tome uma folha e de maneira individual e sem colocar seu nome responda: 1) Que significa para você sustentabilidade? 2) Quais são os níveis da biodiversidade o que entende por esse conceito? 3) Defina fatores do meio ambiente vinculados à Produção Vegetal 4) Segundo sua visão como caracteriza ao Bioma Pampa (responda várias características) 5) Que sistemas de produção conhece na região?. 6) Que práticas poderiam ser sustentáveis no Agronegócio e porque ? Diagnóstico
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Grupos de Seminários 20 1ArrozJuliane13 2SojaCristiane2 3ForrageirasJosé8 4VidieirasMilton6 5CitrosAdriana3 6PêssegoDamaris12 7MaçaRosina11 8OlericulturaJulio10 9OrnamentaisRicardo14 10OliveiraVerusca9 11Noz PecãClaudia5 12FlorestaisJoão1 13MilhoLeandro7 14TrigoTatiane4
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Novo cenário do rural brasileiro: quais condições para o “desenvolvimento”? Agricultura: relação entre o homem e a natureza na busca da sobrevivência. Modernização da agricultura: A - Mudança da base técnica de produção mecânicas – Tecnologias mecânicas – máquinas e equipamentos que substituíram o trabalho humano e animal. químicas - Tecnologias químicas – insumos químicos (inseticidas, herbicidas, fungicidas) que substituíram parcialmente o trabalho e impediram “prejuízos” com pragas e doenças. biológicas -Tecnologias biológicas – Novas variedades produtivas e Organismos Geneticamente Modificados que aumentaram as produtividades.
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Novo cenário do rural brasileiro: quais condições para o “desenvolvimento”? Modernização da agricultura: B - Mudança nas relações de trabalho - tendência e fortalecimento do assalariamento - diminuição das necessidades de mão-de-obra C - Mudança nas relações com o meio ambiente. - “artificialização” da natureza - recursos naturais são infinitos e substratos - projetos de recuperação dos danos
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