Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAlexandre Vicente Alterado mais de 10 anos atrás
1
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1
2
Profª Lucia Helena Amim
Professora Graduada em Ciências Biológicas e Química Industrial pela FTE Souza Marques, especialista em EAD pelo IGES-FIJ, esp. em Gestão Ambiental pelo IGES-FIJ, MBA em Gestão pela Qualidade Total pela UFF, esp. em Análises Clínicas pelo CRBio, Mestre em Ciências pela UFRJ e Doutora em Ciências pela UFRJ.
3
Ementa da disciplina Horário: 2ª e 5ªf das 20:30 às 21:50h SUMÁRIO: Apresentação da Disciplina Ementa Objetivo Conteúdo Programático Bibliográfica Básica Bibliografia Complementar
4
Ementa da disciplina Reflexão sobre os modelos clássicos da história do ensino de Ciências. Concepções de Ciência, Ambiente, Educação e Sociedade subjacentes aos principais modelos de ensino de Ciências. Relações entre concepções e práticas de ciência com o contexto socioeconômico-político e suas perspectivas epistemológicas com inferências metodológicas nos conteúdos específicos no ensino de primeira a quarta séries do Ensino Fundamental e Educação Infantil. Inter-relações com os demais componentes curriculares.
5
Ementa da disciplina Carga Horária da disciplina CRÉDITOS 04 - CARGA HORÁRIA: T 65h + P 15h= TOTAL 80h
6
Ementa da disciplina OBJETIVOS
discutir questões relacionadas com as ciências naturais, visando apresentar seus mecanismos de funcionamento e suas relações com a tecnologia e a sociedade. favorecer a compreensão do processo histórico do desenvolvimento da ciência. estabelecer uma relação próxima com o conhecimento científico estimular a apropriação crítica desse conhecimento, valorizando a reflexão dos alunos com relação ao impacto da ciência e da tecnologia no contexto da sociedade do conhecimento analisar o papel do ensino de Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil e inter-relações com os demais componentes curriculares
7
Ementa da disciplina CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. A ciência como construção humana: mecanismos de funcionamento, virtudes e limitações. 1.1. A relação entre a ciência e a religião: a mudança dos paradigmas 1.2. O método científico aplicado nas ciências da natureza e sua importância para o avanço do conhecimento. 1.3. O desenvolvimento histórico dos estudos das ciências da natureza: da Antiguidade aos avanços do século XXI. 1.4. Histórico dos avanços tecnológicos resultantes do desenvolvimento das Ciências da Natureza 1.5. Os problemas ambientais do século XXI e a relação entre a Ciência e a sociedade: o impacto ambiental do desenvolvimento científico-tecnológico.
8
Ementa da disciplina 2. O papel das Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil: relevância social 2.1. Histórico do conteúdo em Ciências nos currículos escolares 2.2. Utilização de experiências da vida cotidiana na assimilação dos conceitos em Ciências da Natureza 2.3. O papel das atividades práticas no campo e em laboratório, das aulas em sala de aula e da utilização de modelos na assimilação dos conceitos em Ciências 2.4. Formas de comunicação, realização de atividades didáticas e natureza do diálogo professor-aluno.
9
Ementa da disciplina 3. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências 3.1. Pressupostos teórico-metodológicos dos PCN 3.2. Propostas oficiais e propostas alternativas 4. A área de Ciências da Natureza e os componentes curriculares: 4.1. Conceitos, conteúdos e procedimentos metodológicos- Vida e ambiente: a Terra, a Vida, o Solo e a Água
10
Ementa da disciplina BIBLIOGRAFIA BÁSICA
MEIS, L de.; O Método científico: como o saber mudou a vida do homem. 3 ed. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2005. CARVALHO, A. M. P. et al, Ciências no Ensino Fundamental. O Conhecimento Físico (Coleção Pensamento e Ação no Magistério). São Paulo, Ed. Scipione, (1998) DELIZOICOV, Demétrio. Ensino de Ciências. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
11
Ementa da disciplina BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
DE MEIS, L.; Ciência, educação e conflito humano-tecnológico. São Paulo: Senac, 2002. TRIGUEIRO, A. (coord); Meio ambiente no século 21: 21 especialistas falam da questão ambiental nas suas áreas de conhecimento. Rio de Janeiro: Sextante, 2003. BRODY, D. E.; BRODY, A. R.; As sete maiores descobertas científicas da história e seus autores. São Paulo: Cia. das Letras, 2000.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.