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I Reunião Regional Centro-Oeste do Proinfância

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Apresentação em tema: "I Reunião Regional Centro-Oeste do Proinfância"— Transcrição da apresentação:

1 I Reunião Regional Centro-Oeste do Proinfância
VI Encontro Regional do MIEIB Centro-Oeste Maria Thereza Marcilio

2 na Educação Infantil? da Educação Infantil?
Avaliação na Educação Infantil? da Educação Infantil?

3 Avaliação O que é avaliar? Segundo Aurélio: determinar o valor
apreciar ou estimar o merecimento calcular, computar fazer a ideia de, supor reconhecer a grandeza, a intensidade, a força ajuizar

4 Avaliação da Educação Infantil
É possível avaliar a oferta de educação infantil: envolve recursos públicos, está assegurada em lei, é dever do estado e direito das crianças, possui diretrizes e metas . É importante avaliar a oferta de educação infantil: controle social, assegurar qualidade, garantir direitos. Questões: Atende à sua finalidade, seus objetivos e diretrizes? Quem são os responsáveis? Como é o espaço? Como se relaciona com o seu entorno?

5 Avaliação da Educação Infantil
O que nos dizem os documentos legais e políticos da Educação Infantil: Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à educação (1996) Avaliação da política, das propostas pedagógicas (que devem ser avaliadas pelas próprias instituições de educação infantil), do trabalho pedagógico (que deve ser prevista nas propostas pedagógicas e envolver toda a comunidade escolar) “Garantir a realização de estudos, pesquisas e diagnósticos da realidade da educação infantil no país para orientar e definir políticas públicas para a área”.

6 Avaliação da Educação Infantil
PNE : Meta que os municípios estabeleçam um sistema de acompanhamento, controle e supervisão da educação infantil visando ao apoio técnico-pedagógico para a melhoria da qualidade e à garantia de cumprimento dos padrões mínimos estabelecidos pelas diretrizes nacionais e estaduais. Meta 11-criação de mecanismos de colaboração entre educação, saúde e assistência na manutenção, expansão, administração e avaliação das instituições de atendimento de zero a três anos; Meta 19- estabelecer parâmetros de qualidade dos serviços de educação infantil, como referência para a supervisão, o controle e a avaliação e como instrumento para a adoção de medidas de melhoria da qualidade.

7 Avaliação da Educação Infantil
Plano Nacional pela Primeira Infância-PNPI Capítulo sobre Educação Infantil Meta: “Estabelecer em todos os Municípios, no prazo de três anos, um sistema de acompanhamento, controle e supervisão da educação infantil, nos estabelecimentos públicos e privados, visando ao apoio técnico-pedagógico para a melhoria da qualidade e à garantia do cumprimento dos padrões mínimos estabelecidos pelas diretrizes nacionais e estaduais.”

8 Avaliação da Educação Infantil
Projeto de Lei n.8035/2010 PNE Estratégia 1.6: que se “implante, até o segundo ano da vigência do Plano, a avaliação da educação infantil, a ser realizada a cada dois anos, com base em parâmetros nacionais de qualidade, a fim de aferir a infraestrutura física, o quadro de pessoal, as condições de gestão, os recursos pedagógicos, a situação de acessibilidade, entre outros indicadores relevantes”

9 Avaliação da Educação Infantil
O que nos oferecem os documentos de orientação operacional: Referenciais Curriculares Nacionais-1998 Concepção de avaliação: “ um conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre as condições de aprendizagem oferecidas e ajustar sua prática às necessidades colocadas pelas crianças. É um elemento indissociável do processo educativo que possibilita ao professor definir critérios para planejar as atividades e criar situações que gerem avanços na aprendizagem das crianças. Tem como função acompanhar, orientar, regular e redirecionar esse processo como um todo”. “ A avaliação também é um excelente instrumento para que a instituição possa estabelecer suas prioridades para o trabalho educativo, identificar pontos que necessitam de maior atenção e reorientar a prática, definindo o que avaliar, como e quando em consonância com os princípios educativos que elege”.

10 Avaliação da Educação Infantil
Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil 2006 Características da qualidade: - conceito socialmente construído , sujeito a constantes negociações; - depende do contexto; - baseia-se em direitos, necessidades, demandas, conhecimentos e possibilidades; Aspectos a serem avaliados: políticas para a EI, sua implementação e acompanhamento; Propostas pedagógicas das instituições de EI; Relação estabelecida com as famílias; Formação regular e continuada dos professores e demais profissionais; Infraestrutura necessária ao funcionamento dessas instituições.

11 Avaliação da Educação Infantil
Parâmetros Básicos de Infraestrutura dos Estabelecimentos de Educação-2006 Sugere que os dirigentes municipais de educação “considerem critérios de qualidade para a realização das obras em seus vários aspectos: técnicos, funcionais, estéticos e compositivos”. Critérios para um Atendimento em Creches que respeite os direitos Fundamentais das crianças-2009 Documento de auto-avaliação dos profissionais que atuam em creches. Lista de indicadores em dois campos: a ação pedagógica e a política da creche, ambos focados no direito das crianças.

12 Avaliação da Educação Infantil
Indicadores da Qualidade na Educação Infantil-2009 Instrumento para auto-avaliação dos estabelecimentos de EI para ser utilizado por todos os envolvidos: direção, técnicos, professores, auxiliares, outros profissionais que trabalham nas famílias, pessoas da comunidade. Foram definidos a partir dos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a EI, mantendo a coerência entre as normas e orientações gerais e a análise das condições de oferta da educação Infantil. Dimensões a serem analisadas: a) planejamento institucional; b) multiplicidade de experiências e linguagens; c) interações; d)promoção da saúde; e) espaços, materiais e mobiliário; f) formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais; g) cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social.

13 Avaliação da Educação Infantil
Iniciativas mais recentes: GT do MEC- Educação Infantil: subsídios para a construção de uma sistemática de avaliação. GT do INEP-em curso. Desafio: transformar intenção em gesto.

14 Avaliação na Educação Infantil
Avaliação=contextos de escolarização, provoca alguns questionamentos: O que seria uma avaliação significativa e ética na Educação Infantil? Complexidade dos aspectos éticos no processo de fazer julgamentos sobre a aprendizagem das crianças. O que se espera das crianças? Que se desenvolvam plena e integralmente. O que sabemos hoje? - O desenvolvimento humano não ocorre de forma linear, ao contrário é um processo de variabilidade especialmente acentuada para crianças abaixo de 3 anos. Há marcos de desenvolvimento mas há particularidades tanto individuais quanto sociais que dão a cada criança, singularidades. - Importância dos contextos culturais: diversidade de modos de agir, de interpretar, de expressar e de entender.

15 Avaliação na Educação Infantil
O que se espera das instituições de educação hoje? - Alimentar a curiosidade; - Considerar a diversidade como fato e como fator de enriquecimento; - Facilitar o acesso à informação; - Criar contextos de aprendizagem crítica e criativa; - Possibilitar a expressão dos diferentes modos de ser, de aprender e de comunicar; - Ser um espaço propício ao desenvolvimento integral do indivíduo, à convivência respeitosa e dialógica entre todos e à formação estética. Na Educação Infantil, tudo isso e mais: - Compreender que o acesso ao conhecimento se dá pela experiência e convivência sistemática e pelo uso de múltiplas linguagens; - Considerar o brincar como a forma privilegiada de a criança se expressar, conhecer, participar e crescer. - Respeitar a integralidade da criança e seus diferentes ritmos.

16 Avaliação na Educação Infantil
Parecer CNE/CEB 20/2009: cumprir a função sócio-política e pedagógica das creches e pré-escolas implica “ assumir a responsabilidade de torná-las espaços privilegiados de convivência, de construção de identidades coletivas e de ampliação de saberes e conhecimentos de diferentes naturezas”

17 Avaliação na Educação Infantil
É possível avaliar o desenvolvimento das crianças? Questões a serem feitas: - Qual a concepção de desenvolvimento humano que orientará a metodologia de avaliar capacidades da criança? - Como estabelecer indicadores de desenvolvimento infantil sem considerar contextos de iniquidade? - Como conciliar os conceitos de diversidade e de inclusão, expressos em diretrizes e normas de educação do país, com a idéia de avaliar habilidades e estabelecer indicadores de desenvolvimento padrão? - Reconhecendo que os ambientes de EI ainda precisam de vigoroso investimento para se constituir em locais que promovam o desenvolvimento das crianças, adequados ao cuidado e que possibilitem a aprendizagem, respeitando as múltiplas linguagens das crianças, qual o sentido de avaliar o desenvolvimento das crianças antes de fazer esse investimento? - Como avaliá-las sem ter oferecido as condições a que tem direito para seu desenvolvimento?

18 Avaliação na Educação Infantil
Como resolver a questão? Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 31: “Na educação infantil, a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento infantil, sem o objetivo de promoção, mesmo, para o acesso ao ensino fundamental” Diretrizes Curriculares Nacionais para a EI Art. 10: As instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo: -A observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano; -Utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças (relatórios, fotografias, desenhos, álbuns etc.);

19 Avaliação na Educação Infantil
-A continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança (transição casa/instituição de Educação Infantil, transições no interior da instituição, transição creche/pré-escola e transição pré-escola/Ensino Fundamental); -Documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil; -A não retenção das crianças na Educação Infantil.

20 Avaliação na Educação Infantil
PNPI “ a avaliação ocorre permanentemente e emprega diferentes meios, como a observação , o registro, a reflexão sobre o desenvolvimento das atividades e projetos, sobre as hipóteses e descobertas das crianças: nunca como ato formal de teste, comprovação, atribuição de notas e atitudes que sinalizem punição-processos externos e artificiais que bloqueiam a manifestação livre e espontânea da criança. Ela será sempre sobre a criança em relação a si mesma e não comparativamente com as outras crianças, com objetivo de melhorar a forma de mediação do professor para que o processo de aprendizagem alcance níveis sempre mais elevados”.

21 Avaliação na Educação Infantil
Outras inspirações: Reggio Emilia Gowrie Australia

22 Avaliação na Educação Infantil
“ Nós estamos comprometidos com uma abordagem da avaliação que reconheça cada criança como rica e com infinitas possibilidades. Nossa abordagem da documentação é sobre a procura do significado para compreender cada criança como uma criança rica e com possibilidades infinitas. Nós nunca podemos ter certeza do que a criança está pensando ou aprendendo ou conhecer realmente o que ela experiencia em um ambiente de EI. Como educadores nós usamos nosso conhecimento sobre como as crianças aprendem para formular suposições e ideias, para tentar entender e construir sentido das experiências que elas tem. Temos que reconhecer que nossa própria experiência de vida, conhecimento e disposições afetam a maneira como vemos e interpretamos um momento” Gowrie Australia-2010

23 Avaliação na Educação Infantil
De onde vem a pressão para avaliar o desenvolvimento das crianças: Aproximação do Ensino Fundamental, pressão por resultados, cultura dos testes e medidas. Economia Velhos discursos com roupas novas: Psicometria e privação cultural Neurociência-efeitos ambientais A quem interessa?

24 Avaliação na Educação Infantil
Sabemos o que é qualidade em cuidados e educação. Sabemos o que uma bela infância representa. A hora de se justificar já passou, há muito tempo. Agora é a nossa única oportunidade de viabilizar o futuro para as crianças. Devemos agir juntos, com maior urgência e eficácia, para garantir as possibilidades de todas as crianças. O que mais importa?” Bonnie Neugebauer

25 Avaliação na Educação Infantil
Confesso que não venho, até aqui, falar-vos sôbre o problema da Educação, sem certo constrangimento: quem percorrer a legislação do país a respeito da Educação, tudo aí encontrará. Sôbre assunto algum se falou tanto no Brasil e, em nenhum outro tão pouco se realizou. Não há, assim, como fugir a impressão penosa de nos estarmos a repetir. Há cem anos os educadores se repetem entre nós. Esvaem-se em palavras, esvaimo-nos em palavras e nada fazemos. Atacou- nos, por isto mesmo, um estranho pudor pela palavra. Pouco falamos os educadores de hoje. Estamos possuidos de um desespero mudo pela ação. Discurso de Anisio Teixeira-Secretário de Educação da Bahia na Assembleia Constituinte Estadual. 1947 

26 www.avante.org.br mariathereza@avante.org.br Tel: (71) 3332-3344
Obrigada! Tel: (71)


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