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Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.

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Apresentação em tema: "Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário."— Transcrição da apresentação:

1 Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário de Fiscalização de Pessoal do TCU

2 O que é Governança de Pessoas? Conjunto de mecanismos de avaliação, direcionamento e monitoramento da gestão de pessoas para garantir que o capital humano agregue valor ao negócio da organização, com riscos aceitáveis.

3 Por que melhorar a Governança de Pessoas?  Alinhar pessoas e negócio.  Assegurar a utilização eficiente de recursos.  Otimizar o desempenho das pessoas.  Mitigar riscos.  Auxiliar a tomada de decisão.  Melhorar eficiência e eficácia organizacionais.

4 Finalidade e objetivos -induzir melhorias na área; -identificar os pontos vulneráveis e de excelência; -auxiliar o TCU no planejamento das suas ações de controle e na identificação de bons exemplos a serem disseminados. Finalidade - conhecer e avaliar a situação da governança e da gestão de pessoas em amostra de organizações da APF, para:

5 Órgãos e entidades participantes Tipo de OrganizaçãoQuantidade Agência11 Autarquia23 Banco5 Casa Legislativa2 Específico Singular8 Tribunal65 Estatal48 Fundação14 Instituição de ensino85 Militar3 Ministério25 Ministério Público5 Órgão executivo16 Total310

6 Etapas do Levantamento 1)Encaminhamento do questionário para as organizações (email); 2)Devolução do questionário preenchido (email e impresso, assinado pelo dirigente máximo); 3)Análise das informações, diagnóstico da situação e elaboração do índice iGovPessoas; 4)Recomendações para os órgãos governantes superiores (OGS)e feedback para os respondentes.

7 Modelo de avaliação Fonte: HCAAF (EUA, 2005, adaptado)

8 Estrutura do questionário 1) Liderança da Alta Administração 2) Alinhamento estratégico - Planejamento institucional - Planejamento da gestão de pessoas - Planejamento da força de trabalho - Unidade de Gestão de Pessoas como parceira estratégica 3) Gestão da liderança e do conhecimento - Gestão da liderança e processo sucessório - Integridade e comprometimento - Aprendizagem contínua - Gestão do conhecimento 4) Cultura orientada para resultados - Comunicação - Avaliação de desempenho - Reconhecimento 5) Gestão de talentos - Recrutamento, seleção e integração - Retenção 6) Controle da concessão de direitos e vantagens 7) Resultados e prestação de contas (Accountability) 8) Perfil da força de trabalho e das despesas de pessoal

9 Boas Práticas de Governança e Gestão de Pessoas 1)Criar mecanismos para criar e monitorar as diretrizes de gestão de pessoas; 2)Estabelecer instância interna de apoio à governança de pessoas (comitê de gestão estratégica); 3)Elaborar planos de gestão de pessoas alinhados ao plano estratégico da organização; 4)Oferecer treinamentos permanentes para liderança que atendam às necessidades da organização; 5)Instituir avaliação sistemática de desempenho para servidores e líderes. 6)5)

10 Boas Práticas de Governança e Gestão de Pessoas 6) Estabelecer sistemática de capacitação da equipe de RH, em especial em assuntos de governança e gestão de pessoas; 7) Estabelecer e dar transparência ao processo de seleção dos líderes da alta administração e demais gestores (base na competência, resultados efetivos, etc.); 8) Criar e monitorar conjunto de indicadores relevantes sobre a força de trabalho (absenteísmo, rotatividade, futuras inativações, etc.); 9) Realizar auditoria periódica na folha de pagamento. 1)5)

11 Como TCU contribui para melhoria da governança e gestão de pessoas? Passo 1: diagnóstico da situação atual (formulário de auto-avaliação; autopercepção); Passo 2: a) recomendações gerais; b) orientações órgãos e entidades para planos de ação de melhoria;

12 Recomendações Gerais Acórdão 3023/2013 - TCU - Plenário a) estabelecimento pela alta administração de objetivos, indicadores e metas de gestão de pessoas alinhados às estratégias de negócio; b) publicação das informações não sigilosas; c) estabelecimento de comitê estratégico de gestão de pessoas, observando boas práticas e monitorando os papéis e responsabilidades;

13 Recomendações Gerais Acórdão 3023/2013 - TCU - Plenário d) fundamentação dos processos de recrutamento e seleção em perfis de competências; e) realização sistemática de auditorias internas nas folhas de pagamento; f) enviar para o TCU plano de ação para implementação das ações de melhoria de governança e gestão de pessoas;

14 Relatórios de feedback O que é isso? Relatórios de diagnóstico, elaborado para cada unidade participante, contendo as principais constatações em cada um dos sete critérios, conforme resposta da unidade, e que demonstra: a)como está o grau de maturidade da unidade em cada questão; b) como a unidade se situa quando comparada à média do seu grupo de toda a APF.

15 15 Relatório individual (feedback)

16 Distribuição de frequência do iGovPessoas (n=310)

17 Distribuição de frequência do iGovPessoas por função de governo (n= 310)

18 Obrigado! Alessandro Giuberti Laranja Tribunal de Contas da União Secretaria de Fiscalização de Pessoal Telefone: 3316-7655 E-mail: sefip@tcu.gov.brsefip@tcu.gov.br Página do levantamento: www.tcu.gov.br/perfilgovpessoalwww.tcu.gov.br/perfilgovpessoal


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