A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Coordenadoria de Atenção Básica Secretaria de Estado de Saúde Diretoria-Geral de Atenção à Saúde PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Coordenadoria de Atenção Básica Secretaria de Estado de Saúde Diretoria-Geral de Atenção à Saúde PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO."— Transcrição da apresentação:

1 Coordenadoria de Atenção Básica cab@saude.ms.gov.br Secretaria de Estado de Saúde Diretoria-Geral de Atenção à Saúde PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTO JUVENIL NO MS Programa Estadual de Saúde do Adolescente e do Jovem. Ladário 14.12.2009

2 cab@saude.ms.gov.br Diretoria-Geral de Atenção à Saúde PRINCIPAIS DESAFIOS A violência sexual torna-se um fenômeno complexo e de difícil enfrentamento por estar inserida em um contexto histórico social que “justifica” o fato de ser um fenômeno que atinge mais: GERAÇÃO:crianças e adolescentes mulheres GÊNERO afro descendentes - RAÇA/ETNIA pobres - CLASSE A resposta da sociedade a esses grupos se dá pela estigmatização e exclusão – conflito diversidade x diferença

3 cab@saude.ms.gov.br Diretoria-Geral de Atenção à Saúde ENFRENTAMENTO DO FENÔMENO NO MS Dimensão territorial e Fronteira Pobreza e exclusão social Turismo de “pesca” Diversidade cultural, econômica e social Processo de industrialização É nesse contexto que deve ser compreendido e analisado o fenômeno da violência sexual no Estado.

4 cab@saude.ms.gov.br Diretoria-Geral de Atenção à Saúde AUMENTO DAS VULNERRABILIDADES Pobreza – a precariedade das condições de vida acaba por não permitir mudanças de comportamento e cria espaços apropriados à violência sexual (exploração) Questões institucionais Desemprego principalmente na população jovem

5 cab@saude.ms.gov.br Diretoria-Geral de Atenção à Saúde DIVERSIDADE CULTURAL Gênero, Raça e Etnia são conceitos socialmente construídos Mulher, negro, índio, criança são categorias historicamente estigmatizadas, desqualificadas (cultura da submissão/subalternidade)

6 cab@saude.ms.gov.br Diretoria-Geral de Atenção à Saúde De quem a responsabilidade? Papel do Estado, da Família e da Sociedade Combater a violência de crianças e adolescentes, em suas diferentes modalidades, é uma tarefa e responsabilidade de todos.

7 cab@saude.ms.gov.br Diretoria-Geral de Atenção à Saúde Implementação de Políticas Públicas Unificação da base de dados sobre violência sexual. Maior investimento na formação e capacitação dos agentes públicos Melhor estrutura dos hospitais públicos para atenção especializada às vítimas e adequada notificação dos casos Especial atenção ao trabalho das escolas (preparação dos professores/ trabalho de prevenção e notificação)

8 cab@saude.ms.gov.br Diretoria-Geral de Atenção à Saúde Equipamentação dos IMLs, incluindo qualificação das equipes, para atendimento humanizado às vítimas acolhimento Desenvolvimento de campanhas preventivas sobre o tema O Trabalho em Rede

9 cab@saude.ms.gov.br Diretoria-Geral de Atenção à Saúde Consederações finais. Na medida em que ensinam um padrão de comportamento para o enfrentamento de conflitos, baseado na violência, abrem caminho para a marginalidade de crianças e adolescentes e geram adultos que tendem a reproduzir tal padrão de relacionamento familiar e social.

10 cab@saude.ms.gov.br Diretoria-Geral de Atenção à Saúde OBRIGADA!... Vera Lucia Silva Ramos Gerência do Programa de Saúde do Adolescente Secretaria de Estado de Saude-MS 67 3318-1648 vera_ramos2004@yahoo.com.br

11 cab@saude.ms.gov.br Diretoria-Geral de Atenção à Saúde

12 cab@saude.ms.gov.br Diretoria-Geral de Atenção à Saúde

13 cab@saude.ms.gov.br Diretoria-Geral de Atenção à Saúde

14 cab@saude.ms.gov.br Diretoria-Geral de Atenção à Saúde

15 cab@saude.ms.gov.br Diretoria-Geral de Atenção à Saúde

16 cab@saude.ms.gov.br Diretoria-Geral de Atenção à Saúde


Carregar ppt "Coordenadoria de Atenção Básica Secretaria de Estado de Saúde Diretoria-Geral de Atenção à Saúde PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google