A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A IGREJA E OS DESAFIOS DA PÓS-MODERNIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A IGREJA E OS DESAFIOS DA PÓS-MODERNIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 A IGREJA E OS DESAFIOS DA PÓS-MODERNIDADE
O COLAPSO DE SIGNIFICADO Está aula está no site da EBD:

2 Pós-modernidade Ao decretar que Deus não existe , o homem pós-moderno rejeita qualquer padrão de moral e de verdade.

3 Colapso de Significado
A pós modernidade declara não haver propósito ou significado na existência humana. Declara que não há sentido a ser encontrado no mundo além do significado que damos a ele. A existência humana perde o sentido quando os absolutos são vaporizados. Leandro Lima – Brilhe a sua Luz

4 Como encontrar significado?
Em seus próprios desejos e vontades. A ideia de liberdade na atualidade: fazer o que se deseja, não ter amarras morais ou qualquer tipo de obrigação. A pós modernidade tem dito: é preciso romper as amarras das relações de poder que impediam a execução do desejo. Os valores que nos amarravam, acabaram. Cada um escolhe seu percurso. O pensamento pós moderno e a falência da modernidade – Juremir Machado “Ao individuo pós-moderno não interessa uma consciência vigilante, mas sim, um ego sem fronteiras”. Jair Ferreira dos Santos - O que é pós-moderno

5 Consequências Imediatismo Individualismo Hedonismo Consumismo
Subjetivismo Misticismo

6 A mídia e a virtualidade...
... incentivam e potencializam esses comportamentos: Realities Redes Sociais Selfies Games

7 Na Pós-Modernidade ... ... enfrentamos um colapso de significado.
Na cultura relativista, o sentido da vida desaparece e o desespero só aumenta. O homem pós-moderno, mesmo que consiga dar algum significado a sua existência, será um homem angustiado, aflito. “Corremos sobre gelo fino. Se pararmos ou diminuirmos a velocidade, o gelo se rompe e nós morreremos. Então corremos. Não importa para onde, o importante é correr. E rápido. ” Zygmunt Bauman - Sociológo polonês Algumas respostas obtidas na internet (br.answer.yahoo) A vida não tem sentido algum, essa é a verdade. O sentido está em realizarmos nossos objetivos. O sentido da vida depende dos olhos de quem responde essa pergunta. Não há sentido para a vida + todos somos covarde o bastante para não ver isso. Realizar os seus sonhos, “curtir” a vida. Não vejo sentido, nascer crescer casar ter filhos e morrer! Eu vivo por viver. - Evitar a morte o máximo possível. Evoluir... - É a busca pelo saber,a busca da felicidade... A vida não tem sentido, as pessoas dão o sentido que querem pra ela (ou não). Cada pessoa da o seu próprio sentido para a sua vida. - Nascer, reproduzir, escrever um livro, plantar uma árvore, morrer e virar adubo para a árvore.

8 O que diz a palavra de Deus?
Qual o propósito ou significado da nossa vida? Responder ao chamado de nosso Criador é o porque “final” da vida, a mais alta fonte de propósito da existência humana. O chamado – Os Guinness Essa seria uma receita para uma personalidade sem rosto? Pelo contrário, como ressaltou C. S. Lewis: “quanto mais nós tirarmos o que nos chamamos de nós mesmos do caminho e permitirmos que ele tome conta, mais verdadeiramente nos tornamos nós mesmos”.

9 O principal propósito do homem
Ter um relacionamento íntimo e pessoal com seu Criador. É a vontade de Deus para com todo o seu povo em geral, em todas as épocas (não só nesta vida como também na eternidade): Chamados para Ele, para sermos dele.

10 Chamado Primário “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” Rm 8:29 “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” Rm 11:36 “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;”1 Pe 2.9 Catecismo Maior de Westminster: 1- Qual é o fim supremo e principal do homem? Resposta. O fim supremo e principal do homem e glorificar a Deus e gozá-lo para sempre. Rom. 11:36; 1 Cor. 10:31; Sal. 73:24-26; João 17:22-24.  É a vontade de Deus para com todo o seu povo em geral, em todas as épocas (não só nesta vida como também na eternidade):

11 Tudo isso é SAGRADO E ESPIRITUAL.
Chamado Secundário Em resposta ao Chamado (primário), Deus nos vocaciona para : - Criar um lar, - Exercer uma profissão, - Usar os dons e talentos... de modo a expressar sua Glória por meio desses chamados (secundários). Tudo isso é SAGRADO E ESPIRITUAL. Lutero: os trabalhos de monges e sacerdotes, por mais santos e ardorosos que sejam, não diferem um til à vista de Deus das obras do rústico lavrador no campo, ou da mulher nos seus afazeres diários da casa, mas todas as obras são medidas perante Deus somente pela fé.. Na verdade, o trabalho serviçal de um doméstico muitas vezes é mais aceitável para Deus do que todos os jejuns e demais obras de um monge ou sacerdote, quando o monge ou sacerdote não tem fé.

12 Chamado Secundário É um chamado específico para cada um de nós. Tem a ver com detalhes altamente individuais das nossas vidas. “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens,” Cl 3.23 “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.” I Co 10:31 “Cada um permaneça na vocação em que foi chamado”. I Co 7.20 “Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.” (Hb 11:8) “Veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim.” (Jn 1:1) “Tendo chamado os seus doze discípulos, deu-lhes Jesus autoridade sobre espíritos imundos para os expelir e para curar toda sorte de doenças e enfermidades.” (Mt 10:1) “Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo...” (Rm 1:1) “para o qual eu fui designado pregador, apóstolo e mestre” (2 Tm 1:11) “Porque não me enviou Cristo para batizar, mas para pregar o evangelho” (1 Co 1:17) “Tu, porém, (...) faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério” (2 Tm 4:5) “A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedade de línguas.” (1 Co 12:28) Você está onde está, fazendo o que você faz, com o propósito de glorificar a Deus.

13 Um propósito integral Vida integral: viver a inteireza da vida como resposta ao chamado de Deus. Deus primeiramente nos chama para Ele, depois nos vocaciona para algumas coisas, de modo que vivamos para Ele no mundo, refletindo sua Glória e manifestando a Verdade da sua Palavra em todas as áreas de nossa existência. Viver a inteireza de vida como resposta ao chamado de Deus. Caráter holístico.

14 Grande Desafio do Cristão ...
... para exercer seu chamado no mundo pós-moderno: Compreender e combater a PRIVATIZAÇÃO: Declaração de que a fé deve ser limitada a uma esfera privada (lar, família, igreja, etc), sem interferência ou influência na esfera pública (educação, cultura, política, ciências), sob a alegação de que esta deve ser sempre “neutra”. Surgiu na época do catolicismo e é a posição majoritária da tradição católica. versão protestante: como se os que não trabalham para igrejas ou organizações cristãs estivessem a serviço de Cristo apenas em tempo parcial. O chamado significa que todos, em todo lugar e em todas as coisas cumprem seus chamados (específicos) em resposta ao chamado (primário) de Deus.

15 Desafio ao Chamado “O antídoto para a divisão secular/sagrado é a convicção de que há perspectiva bíblica sobre tudo, não apenas sobre assuntos espirituais.” “Só a cosmovisão cristã oferece uma verdade inteira e integrante, que se aplica à realidade total. É a verdade absoluta.” Verdade Absoluta - Nancy Pearcey Surgiu na época do catolicismo e é a posição majoritária da tradição católica. versão protestante: como se os que não trabalham para igrejas ou organizações cristãs estivessem a serviço de Cristo apenas em tempo parcial. O chamado significa que todos, em todo lugar e em todas as coisas cumprem seus chamados (específicos) em resposta ao chamado (primário) de Deus.

16 Desafio ao Chamado “Onde está a voz clara que trata das questões cruciais de nosso tempo com respostas nitidamente bíblicas e cristãs? Devemos dizer, com grande tristeza, que essa voz está quase de todo calada e que uma parte considerável dos meios evangélicos foi seduzida pelo espírito do mundo da presente era. Surgiu na época do catolicismo e é a posição majoritária da tradição católica. versão protestante: como se os que não trabalham para igrejas ou organizações cristãs estivessem a serviço de Cristo apenas em tempo parcial. O chamado significa que todos, em todo lugar e em todas as coisas cumprem seus chamados (específicos) em resposta ao chamado (primário) de Deus. Além disso, podemos esperar um futuro mais desastroso se os evangélicos não assumirem uma posição firme em favor da verdade e da moralidade bíblica em todos os aspectos da vida.” O grande desastre evangélico – Francis Schaeffer

17 Desafio ao Chamado “O problema dos cristãos ocidentais não é que não estejam onde deviam estar, mas que não são o que deviam ser onde estão .” “Sua fé é particularmente importante, mas socialmente irrelevante? É tão coerente em seu lugar de trabalho quanto o é no seu lar?.” O Chamado – Os Guinness Surgiu na época do catolicismo e é a posição majoritária da tradição católica. versão protestante: como se os que não trabalham para igrejas ou organizações cristãs estivessem a serviço de Cristo apenas em tempo parcial. O chamado significa que todos, em todo lugar e em todas as coisas cumprem seus chamados (específicos) em resposta ao chamado (primário) de Deus.


Carregar ppt "A IGREJA E OS DESAFIOS DA PÓS-MODERNIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google