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 Inovação em Corredor “BUS” não exclusivo, ou de livre circulação, excepto nos períodos de presença de veículos prioritários, por um período de tempo.

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2  Inovação em Corredor “BUS” não exclusivo, ou de livre circulação, excepto nos períodos de presença de veículos prioritários, por um período de tempo programado.  Maximizando o fluxo urbano, e com os consequentes benefícios na saúde pública ao reduzir os níveis de poluição, e do Ambiente reduzindo as emissões de CO2.

3 Sistema de detecção de veículos prioritários; com sinalização vertical e horizontal de modo a maximizar a leitura dos veículos comuns que transitam na via do “BUS”

4 De modo a desimpedir a via atempadamente permitindo a circulação livre dos veículos prioritários (Autocarros, Taxis, Ambulâncias, Bombeiros e Policia)

5 Com sinalização horizontal no eixo da via de LEDs verdes intermitentes e sinalização vertical com seta verde. Indica: que ambas as faixas são transitáveis para os veículos comuns ou prioritários s/ serviço

6 Após veículo prioritário detetado: surge sinalização horizontal no eixo da via com LEDs vermelhos intermitentes e sinalização vertical com cruz vermelha. Indica: que apenas os veículos prioritários podem transitar na via da direita “BUS”

7 Sendo uma via com duas faixas de rodagem aumenta a preocupação com os peões recomendando-se o uso de sinalização vertical com botoneira manual, e sinalização horizontal com LEDs amarelos intermitentes e autonomos com célula fotovoltaica.

8 Aumenta também a procupação com os cruzamentos de entrada uma vez que vai ao encontro do corredor “BUS”, desse modo deve ser reforçado com sinalização vertical amarelo intermitente assinalando “perigo” quando o corredor “BUS” assinala presença de veículo prioritário através de LEDs vermelhos no eixo da via prioritária.

9 Na entrada com a praça da Justiça (Cruzamento R. 25 de Abril), dá inicio a um novo sector pois verifica-se a entrada de Autocarros e Taxis pela esquerda, desse modo é reforçado por sinalização vertical Amarelo Intermitente, sempre que é detetado veículo prioritário.

10 No entroncamento com a Rua Alves Redol na rua 25 de Abril assiste-se à entrada de um outro sector, com a utilização de detetor de veículo prioritário e respectiva sinalização vertical, assim como de sinal de perigo Amarelo assinalando existência de veículo prioritário a transitar na R. Alves Redol.

11 Com a entrada vinda da direita (Praça da Justiça) é reforçado igualmente por sinal vertical Amarelo Intermitente e sinalização de veículo prioritário.

12 Deste modo melhoramos a fluidez do trãnsito no centro da Cidade evitando filas intermináveis sem descurar os veículos prioritários, pois se um veículo demorar o dobro do tempo a percorrer a Cidade vai emitir mais gazes poluentes (Monóxido de Carbono, etc)

13 Apenas conseguido com as duas faixas disponíveis ao trânsito. Assim que surge a sinalização horizontal com LEDs vermelhos assinalando existência de veículo prioritário os veículos comuns retiram-se para a faixa da esquerda libertando a passagem “BUS”

14 Sem descurar a passagem de peões. Beneficiando de um sistema inovador e colocando a Cidade na agenda das Cidades criativas ou inteligentes com visibilidade e/ou reputação internacional.

15 Apresentando uma configuração similar à apresentada no mapa de intervenção.

16 Vários são os sistemas utilizados na deteção dos veículos prioritários, seja por GPS, Rádio Frequência, RFID ou GSM; em modo automático, manual ou remoto.

17 Contudo susceptível de alteração, sem distanciar-se do conceito da proposta que ao abrigo da convenção de Genebra se encontra protegida nos direitos de autor e propriedade Industrial. Pedro Bernardes - Youniverse©


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