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História da Música V CMU 244 Módulo III Pré-clássico na Itália: O nuevo estilo de Scarlatti e Sammartini Prof. Diósnio Machado Neto.

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1 História da Música V CMU 244 Módulo III Pré-clássico na Itália: O nuevo estilo de Scarlatti e Sammartini Prof. Diósnio Machado Neto

2 A questão da Natureza No século XVIII, o conceito de Natureza passa por uma transformação. –Representa uma ruptura com a teoria dos afetos, dicionarizada, para uma estética do sentimento – individual. O homem é natureza, logo o espírito do homem é sensível as suas leis. O músico, que conhece a natureza dos sons, pode usá-los para produzir afetos para a outra natureza, que é a do espírito humano. –Para os teóricos do século XVII, como Mersenne e Descartes, o movimento se dava no momento em que esta [a música] se concretizava com o fundamento da natureza dela; entendendo-se por natureza o mundo natural e sobrenatural. Em outras palavras à música recairia, através de suas leis naturais - que movem os afetos – conectar o universo natural com a alma. »Existiria uma razão interna da música, logo, leis para a sua realização – contraponto exuberante seria uma exteriorização dessas leis. A imitação da natureza –Esse conceito persiste desde o século XVII até o fim do século XVIII. Século XVII, o termo Natureza significava razão e verdade e imitação o procedimento utilizado para embelezar a verdade racional. No século XVIII, segunda metade, Natureza significava o símbolo de sentimento, espontaneidade e expressividade. Imitação é empregada para coerência e verdade dramática. –A música está submetida ao homem criador (o gênio do romantismo). Valorização da liberdade, as regras seriam obstáculos. »Música e poesia como som da natureza, diria Hamann

3 NaturezaImitação Século XVII Razão e verdade Procedimento para embelezar a verdade A partir da segunda metade do século XVIII Sentimento e expressividade Para dar coerência e verdade dramática. O vínculo da arte com a realidade.

4 A questão do afeto A mudança através da expressividade da melodia –Abandono da idéia de uma afeto fundamental por uma linguagem baseada no contraste temático Os afetos, no barroco, eram representados, retratados, mas não “extraídos da alma”, arrancados do íntimo agitado; essa condição não comportava contrastes –Em Bach, um tema melódico-rítmico fundamentava a emoção »Repetição seqüencial dentro do princípio das varietas. »Movimentos sem contrastes ou esquema formal de contrastes entre tuttis temáticos e as seções solos não temáticas como em Vivaldi »Estrutura de frase irregular contrária à percepção de periodicidade. »Princípio do antecedente e conseqüente O princípio da representação modifica-se para o da expressão. –Idéia de que os sons são sinais naturais do sentimento –Só quem retorna a si mesmo e cria a partir do íntimo próprio é original –Forçar à egoicidade à música –Substituição do princípio da melodia em expansão

5 Nova concepção de melodia e harmonia Princípio da articulação –O desenvolvimento contínuo (varietas) cedeu lugar para uma forma musical baseada na articulação de frases “distintas” Estrutura periódica, entendendo-se como período trechos com temas “diferentes” –Valorização da figuração da melodia Abandono das figuras retóricas por melodias simples que poderiam ser figurações acordais, escalares etc. Ritmo harmônico mais lento –Abandono da harmonia seqüencial A melodia se desenvolve sobre uma harmonia relativamente simples com mudanças importantes quase sempre coincidindo com o tempo forte do compasso –Sentido de cadência forte –Baixo de Alberti T DT TS DT D T

6 A sonata para teclado Duas mudanças fundamentais advindas com a periodização das frases: –a expressão da sensibilidade identificada com a simetria e concatenação dos mais diversos ritmos, que não se contrastam nem se sobrepõem, apenas fluem. –O período impõe ao ritmo uma pulsação mais larga e lenta O uso da articulação periódica da frase diminuirá a importância da harmonia seqüencial Questão formal –A nova expressividade teve que renunciar às formas simétricas barrocas, como o ABA da ária da capo. –A solução era uma simetria harmônica T - D - T e melodicamente duas seções, cada uma das quais repetidas, sendo a segunda com maiores vôos harmônicos. Forma binária. As seções podem ter vários motivos contrastantes –Nesse período de transição do Barroco tardio para as formas clássicas, as pautas tonais da maioria das sonatas pré-clássicas vão pouco além das formas de dança do barroco: T - D - T. –O ponto de contraste é a cadência de reexposição, que é mais fraca, pois a principal cadência é a final. –Essa é a característica do pré-clássico: a ausência de uma forte cadência tônica que deixa nebuloso as seções de desenvolvimento e recapitulação. Isso é um despojo do Barroco tardio, que dado a fluidez do ritmo e a harmonia seqüencial, guardava para o final da peça uma forte cadência tônica.

7 Domenico Scarlatti Sonatas –As sonatas de Scarlatti (mais de 550, compostas a partir de 1745) é o típico exemplo do esquema formal binário, simétrico tonalmente. Duas seções repetidas, entre elas um pequeno desenvolvimento. –A maioria é monotemática, mas existem sonatas com dois ou mais temas/motivos. –Textura mais clara, baseada na liberdade da voz melódica; »raramente ocorre o uso de contraponto consistente. Escreveu sonatas em pares, assim, juntando duas sonatas, teríamos uma sonata em dois andamentos Formas –Binárias, com duas seções que se repetem Outras características –Alguns maneirismos típicos da música popular espanhola –Uso de acciacaturas – pequena nota ornamental que funcional como um acessório tonal. –Virtuosidade: mãos cruzadas, notas repetidas rápidas, etc

8 A seção de desenvolvimento apareceu como uma "intensificação" das partes transitórias. O mais rudimentar modelo de desenvolvimento foi submeter o tema principal a variações tonais seqüenciais e/ou distanciá-lo o mais possível da tonalidade principal. Por outro lado, pela influência da forma barroca de desenvolvimento, a ampliação do tema evitando a cadência final não foi esquecida. A cadência periódica do estilo clássico se valeu dessas técnicas e ressaltou sua utilidade. Nessa necessidade de “desenvolver”, a ornamentação ganhou uma grande importância, pois ela seria uma varieta do tema, sem alterá-lo drasticamente. T D

9 Os primórdios da sinfonia Sinfonia no Barroco –O termo designava geralmente a Abertura Italiana (ou napolitana) em três andamentos (Allegro-Lento-Allegro) Alessandro Scarlatti, a partir de 1697, configura esse gênero. –Abandona gradativamente o estilo de imitação. –Fixa um padrão orquestral, com um grupo de cordas que varia de três a cinco partes, em conjunção com sopros, esses na função de reforçar os acordes. Vivaldi e seus concertos a quatro ou concerto ripieno –Batizadas também de sinfonia, tem total semelhança com as sinfonies de suas óperas. »Essas obras aparecem a partir de 1715, e muitos consideram o germe da sinfonia clássica. »Construção tripartite (A-L-A) »Consolida uma divisão das cordas em quatro partes (Vl I e II, Vo e baixos-Vc e Cb) Albinoni e a Sinfonie a 4, ca.1735. –Primeiro compositor a inserir, entre o movimento lento e o rápido final, um minueto

10 Sammartini O nuevo estilo –Como na ópera, a sinfonia italiana aderiu a uma música mais com predileção pela linha melódica, abandonando o contraponto exuberante. Giovanni Battista Sammartini (1700-75) –As sinfonias de Sammartini alcançam grande aceitação Foram publicadas a partir de 1742 –Uso de frases bastante “cantabiles” –Os temas freqüentemente são construídos em cima de tríades, com alguns contrastes, apresentado em diferentes tonalidades –Sem embargo, as sinfonias de sammartini ainda possuem baixo contínuo. –Sinfonia em Ré maior (Apel, nº283, vol2) Construção monotemática ternária AA’(tema na dominante)A(reexposição na tônica). –Típica estrutura, derivada da ária da capo, do primeiro movimento de sonata da primeira metade do século XVIII »Scarlatti, Vivaldi, Leclair »Exposição do tema – desenvolvimento com eventuais divertimentos – tema modulado – retorno do tema à tônica »Essa forma foi muito utilizado nos movimentos lentos, inclusive por Chopin. Outros compositores de sinfonias no estilo de Sammartini –Rinaldo di Capua; Baldassare Galuppi e Niccolò Jommelli –Johann Christian Bach escreveu mais de 60 sinfonias no estilo italiano, porém seus primeiros movimentos possuem temas contrastantes

11 Tema Desenvolvimento com modulação Tema na dominante Reexposição na tônica Sinfonia em Ré M – 1ºmov.


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