A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Transmissão da vida. -O corpo humano é constituído por, aproximadamente, 100 mil milhões de células, a maioria das quais tem menos de um décimo de milímetro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Transmissão da vida. -O corpo humano é constituído por, aproximadamente, 100 mil milhões de células, a maioria das quais tem menos de um décimo de milímetro."— Transcrição da apresentação:

1 Transmissão da vida

2 -O corpo humano é constituído por, aproximadamente, 100 mil milhões de células, a maioria das quais tem menos de um décimo de milímetro de diâmetro. A CÉLULA é a unidade fundamental da VIDA. Célula vegetal Célula animal

3 Célula nervosa Tecido nervoso Muitas células Todos os sistemas de órgãos Muito tecido

4 Qual o sistema que garante a continuidade da VIDA?  No ser humano, a reprodução é sexuada;  O novo ser tem origem numa célula chamada ovo;  O ovo tem origem na união de duas células sexuais – os gâmetas;  Os gâmetas têm origem no sistema reprodutor dos Pais.

5 O que é a sexualidade? -O sistema reprodutor humano tem a função básica de permitir a fecundação (união de uma célula sexual ou gâmeta masculina com uma célula sexual ou gâmeta feminina) e de permitir o desenvolvimento do novo ser. Segundo a OMS: A sexualidade influência pensamentos, sentimentos, acções e, por isso, influência também a saúde física e mental. A sexualidade influência pensamentos, sentimentos, acções e, por isso, influência também a saúde física e mental. É uma energia que motiva para encontrar amor, contacto, ternura e intimidade; integra-se no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos tocados; é ser-se sensual e ser-se sexual.

6 O que é a puberdade? -Quando o ser humano nasce, a diferença entre as crianças do sexo masculino e as do sexo feminino só é evidente nos órgãos reprodutores ou genitais (Características Primárias) : Meninos - pénis e o escroto. Meninas – vulva e a vagina. -Entre os 10 e os 16 anos ocorre um conjunto de transformações no sistema reprodutor e desenvolvem-se os caracteres sexuais secundários – Puberdade. -A puberdade inicia-se com o aparecimento da primeira menstruação, ou menarca, nas raparigas, e com a possibilidade de libertação de esperma, ou ejaculação nos rapazes.

7 Caracteres sexuais secundários RAPARIGASRAPAZES  -Seios desenvolvidos  -Pêlos no púbis e nas axilas  -Ancas arredondadas  -Menstruação  -Aparecimento de acne  -Órgãos sexuais ( testículos e pénis) desenvolvidos  -Pêlos no púbis, na face e nas axilas  -Voz grossa  -Ombros largos  -Primeiras ejaculações (emissões de esperma)  -Aparecimento de acne.

8 O adolescente torna-se instável e sente dificuldade em aceitar o seu próprio corpo, entrando facilmente em conflito com os Pais, Professores e outros adultos e consigo próprio. Já com os companheiros não entra muito facilmente em conflito, porque precisa de ser aceite por eles. Durante este processo de desenvolvimento, é importante ultrapassar medos ou dúvidas que possam influenciar o normal desenvolvimento da sexualidade do jovem.

9 Como é constituído o sistema reprodutor masculino? 1.- Testículos 2.- Epidídimo 3.-Canal deferente 4.- Uretra 5.- Vesícula seminal 6.-Próstata 7.- Pénis 8.- Escroto 9.- Prepúcio 10.- Glande 11.- Bexiga (aparelho urinário) 12.- Orifício externo da uretra 1 1 2 2 3 4 5 5 6 6 7 8 11 9 10 12

10 Quais as funções do sistema reprodutor masculino ? Vesicula seminal Próstata Epidídimo Testículo Canal deferente Uretra Pénis Órgão copulador, atravessado pela uretra, por onde é expelido o esperma ou a urina TestículosDois órgãos constituídos por canais muito finos e compridos- os túbulos seminíferos, onde se produzem os espermatozoides e as hormonas. EpidídimoDois canais sobre os testículos onde ocorre a maturação final dos espermatozoides Canais deferentes Dois tubos que armazenam e conduzem os espermatozoides dos epidídimos até à uretra UretraCanal comum aos sistemas reprodutor e urinário que transporta urina ou esperma. Vesículas seminais Duas glândulas que produzem a maior parte do fluido que constitui o esperma, facilitando a deslocação dos espermatozoides. PróstataGlândula que rodeia a parte superior da uretra e produz uma parte do fluido constituinte do esperma, neutralizando a acidez da vagina.

11 Onde são produzidos os espermatozóides ? A – Corte longitudinal do testículo B- Corte transversal do túbulo seminífero  A partir da puberdade, são produzidos, geralmente, vários milhões de espermatozóides por dia nos túbulos seminíferos.  Uma pequena quantidade fica no epidídimo e a maior parte é armazenada nos canais deferentes  Aí se junta os fluidos produzidos pelas glândulas, constituindo o esperma.

12 Como é constituído o espermatozóide? Mede cerca de 0,005 mm

13 Como é constituído o sistema reprodutor feminino? 4 1 3 2 1.- Vagina 2.- Colo do útero 3.- Útero 4.- Trompa de Falópio

14 Como é constituído o sistema reprodutor feminino? 8 7 6 5 4 3 2 1 1.- Trompa de Falópio 2.- Ovário 3.- Útero 4.- Colo do útero 5.-Bexiga ( sistema urinário ) 6.-Uretra (sistema urinário) 7.- Clítoris 8.- Vagina 9.- Grande lábio 9

15 Como é constituído o sistema reprodutor feminino? Externamente o sistema reprodutor feminino é constituído por mamas e órgãos genitais externos – vulva. Vulva Mamas Zona erógena, geradora de excitação sexual

16 Como é constituído o sistema reprodutor feminino? Na entrada da vagina encontra-se o hímen, membrana muito fina e elástica que está perfurada para permitir a saída da menstruação.  Após a primeira relação sexual ou devido a um esforço físico violento, esta membrana rompe-se.  Muitas meninas nascem sem hímen visível, o chamado hímen vestigial  Outras, apresentam o hímen complacente que só se rompe durante o parto. A ausência de hímen intacto não significa que a mulher tenho tido relação sexual, como antigamente se pensava. 1,2,3 – Vulvas de jovens, com diferentes formas de Hímenes. 4- Vulva de mulher que teve já relações sexuais

17 Quais as funções do sistema reprodutor feminino ? OváriosDois órgãos situados na cavidade abdominal onde se produzem os ovócitos e hormonas Trompas de Falópio ou ovidutos Dois tubos que ligam os ovários ao útero. Recolhem o ovócito à saída do ovário ÚteroÓrgão musculoso que comunica com a vagina através do colo do útero. Local onde tem origem a menstruação e onde se desenvolve o embrião, em caso de gravidez. VaginaCanal que liga o útero à vulva, por onde sai a menstruação, e que recebe o pénis durante o coito. VulvaFormada pelos lábios, estruturas protetoras, e pelo clítoris. Local dos orifícios vaginal e urinário. MamasDois órgãos no tórax com uma saliência, o mamilo, mais escura e muito sensível ao tacto. GlândulasLocalizadas no interior da vulva, segregam grandes quantidades de muco, que lubrifica a vagina, facilitando a entrada do pénis.

18 Onde são produzidos os ovócitos ? Os ovários são glândulas de forma ovóide com cerca de 5cm de comprimento. Folículo primário Degeneração do corpo amarelo Corpo amarelo forma-se das células foliculares que ficam no ovário após a ovulação Folículo maduro ou de Graaf Ovócito Na ovulação a membrana do ovário rompe-se e o folículo abre deixando sair o ovócito Ovócito Ovário O ovócito mede cerca de 0,15 mm e é o gâmeta feminino

19 Como ocorrem os ciclos ovárico e uterino?  O sistema reprodutor feminino, ao contrário do masculino, apresenta alterações cíclicas regulares, preparando-se todos os dias para a fecundação e gravidez- ciclo menstrual.  A duração do ciclo é, em média, de 28 dias, iniciando-se no primeiro dia da menstruação até ao início da próxima. O ciclo ovárico inclui as transformações do folículo, que ocorrem mensalmente num dos ovários.

20 Como ocorrem os ciclos ovárico e uterino? O ciclo uterino refere-se às alterações da parede interna do útero

21 Como ocorrem os ciclos ovárico e uterino?

22 Quais os efeitos das hormonas sexuais?

23 1 2 3 4 56 7 8 14 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 1920 21 22 23 24 25 26 27 28 Mulher com ciclo regular de 28 dias: 28 – 18 = 10 28 – 11 = 17 Período Fértil -Este método apresenta alta incidência de falha e não protege contra as DSTs.

24 Ciclo Menstrual

25 Que hábitos individuais contribuem para a saúde sexual?  A OMS define saúde sexual como o estado de completo bem-estar físico, mental e social relacionado com a sexualidade.  A Higiene tem grande importância na saúde sexual e na qualidade de vida.  Lavagem corporal, limpeza do vestuário, a alimentação, a atividade física e a consulta regular do médico promovem a saúde sexual.


Carregar ppt "Transmissão da vida. -O corpo humano é constituído por, aproximadamente, 100 mil milhões de células, a maioria das quais tem menos de um décimo de milímetro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google