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REVISÃO RSA + ETICA 2010.2. Conceito de desenvolvimento sustentável? Atender as necessidades do presente sem comprometer as das gerações futuras, possibilitar.

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1 REVISÃO RSA + ETICA 2010.2

2 Conceito de desenvolvimento sustentável? Atender as necessidades do presente sem comprometer as das gerações futuras, possibilitar acesso as necessidades básicas para a maioria das pessoas, permitir equidade social, ambiental e econômica.

3 Objetivos para alcance do desenvolvimento sustentável Redistribuição de renda + uso de tecnologias que diminuem os riscos de produção + mudança de padrões de consumo

4 O que significa manter um nível de população sustentável? Estabilizar a população em nível coerente com a capacidade produtiva do ecossistema

5 O desenvolvimento sustentável demanda inúmeras ações de adequação para que realmente seja possível oferecer inclusão sócio econômica à maioria da população Estabilizar a população em nível coerente com a capacidade produtiva do ecossistema.

6 Que tipo de necessidades o desenvolvimento sustentável visa atender? Necessidade de interesse comum como educação, desenvolvimento de instituições e fortalecimento legal para evitar a pobreza e a deterioração do meio ambiente. Necessidades básicas ou essenciais.

7 Ações de Políticas sócio-ambientais Geração de excedentes + know-how técnico confiável e constante Preocupação com qualidade e produtividade, qualidade de vida, redução dos impactos ambientais, e do consumo dos recursos Produtos, bens e serviços a preços competitivos para gerar satisfação das necessidades humanas

8 Como a empresa pode agir com Responsabilidade socioambiental? Atendendo as necessidades de toda a cadeia de negócios. Exemplo

9 Dificuldades encontradas na implantação de áreas, Programas e projetos voltados para o meio ambiente de modo a orientá-los para a incorporação do Desenvolvimento Sustentável? De ordem cultural, ligadas a mobilização da população, de ordem política, de ordem financeira.

10 A RSA pode garantir a continuidade de uma empresa? Sim, pois torna a empresa diferenciada e mais competitiva no mercado A adoção de posturas éticas e compromissos sociais com a comunidade, melhoram a imagem da empresa. Propõe ações valorizadas pelos consumidores que preferem produtos de empresas éticas e solidárias

11 Tripé que deve ser atendido para que o “negócio” tenha sustentabilidade. Planet, people e profit (3p’s, ppl) – planeta, pessoas e lucro Capital natural de uma empresa ou sociedade; tratamento do capital humano de uma empresa ou sociedade, o resultado econômico positivo de uma empresa Capital natural, capital humano, capital financeiro.

12 A teoria dos 3 R’s trata do assunto e significa a seguinte seqüência lógica e racional de procedimentos para a minimização de resíduos: Reduzir a geração de resíduos, Reutilizar os resíduos e Reciclar os resíduos.

13 Características dos Ecoprodutos Raciona consumo de energia durante a produção, distribuição, uso e disposição. Alimentos sem agrotóxicos, produtos sem testes em animais.

14 Qual o resultado da eficiência no uso, na reciclagem e na substituição dos recursos naturais? Como agir? Melhor conservação e melhora na base de recursos Uso de recursos alternativos, diminuir o consumo.

15 Embalagem sustentável? Prevê destinação final adequada, reaproveitamento de seu material, maximização uso, minimizando a geração de resíduo e desperdício, redução de efeitos indesejáveis no meio ambiente que reduzem a qualidade de vida para gerações futuras, apresentar informações sobre descarte adequado.

16 Agenda 21. O texto: “... A adoção de regulações nacionais e internacionais que objetivam implementar tecnologias limpas de produção, resgatar os resíduos na sua origem e eliminar as embalagens que não sejam biodegradáveis, reutilizáveis ou recicláveis, é um passo essencial para a criação de novas atitudes sociais e para prevenir os impactos negativos do consumismo ilimitado”, encontra-se inserido no capítulo sobre manejo ambientalmente saudável dos resíduos sólidos inserido no documento:

17 Ações de comprometimento dos países que assinaram a Agenda21? Redistribuição de renda. Uso de tecnologias que diminuem os riscos de produção. Mudanças no padrão de consumo. Atender as necessidades básicas e oferecer melhor qualidade de vida.

18 Principais desafios da Agenda 21 Fazer com que suas diretrizes e ações prioritárias sejam conhecidas, entendidas e transmitidas Organizar ações socioambientais a curto, médio e longo prazo Apoiar o desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentável

19 Selos ambientais independentes e Selos ambientais auto-regeladores são: Selos de instituições privadas ou estatais, de organizações não-governamentais ou associações empresariais. Selos que a própria empresa cria para interferir na escolha do consumidor.

20 O que certificam os Selos FSC (Forest Stewardship Council) e Rainforest Alliance Certified? Áreas e produtos florestais; produtos agrícolas

21 O que certificam os Selos LEED e IBD (Instituto Biodinâmico)? Prédios e outras edificações; alimentos, cosméticos e algodão orgânico.

22 O que certificam os Selos PROCEL e ECOCERT? Equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos; alimentos orgânicos e cosméticos.

23 Tecnologia pollution prevention e end of pipe: Inovações cujos resultados compensam custos de implementação Tecnologia conhecida como Ações mais eficientes da empresa no tratamento da poluição já ocorrida

24 São ações do 3º setor? Inclusão social, agir nos pontos onde o governo (1º setor) falha.

25 A lei n° 9.795 refere-se à Educação Ambiental como? Qual o objetivo da Educação ambiental : Os processos educativos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Incute responsabilidade socioambiental na sociedade em geral

26 “Cultura ética” empresarial: Respeito à dignidade dos participantes do processo produtivo e dos Consumidores.

27 O que é Ética ambiental? Educação que leva a tomada de decisões que favorecem o meio ambiente e a sociedade que depende dele, e incute valores e atitudes que preparam o cidadão para um futuro ambientalmente sustentável. Permite o estabelecimento de regras na sociedade, definindo deveres e obrigações de cada cidadão para preservar, proteger e garantir sua sobrevivência, inclusive a do meio ambiente. Uso racional de fontes de matérias primas, adote padrões sustentáveis de consumo. Modo de ação baseado no eixo central da sustentabilidade, que compatibiliza a conservação ambiental, a justiça social e o crescimento econômico.

28 Por que a Ética ambiental pode levar ao Desenvolvimento Sustentável? Através de regras na sociedade definindo deveres e obrigações Conscientizando para preservação e proteção do meio ambiente Educando ambientalmente Incutindo valores e atitudes que tornam o cidadão preparado para um futuro ambientalmente sustentável.

29 Fale sobre a ISO 14001 Norma da International Organization for Standardization, fundada em 1947, na Genebra. Define o Sistema de Gestão Ambiental e seus requisitos básicos Estabelece a Política Ambiental da empresa. Estabelece regras para atingir melhorias no desempenho ambiental da organização. Estabelece diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro de empresas. Padronizar os processos de empresas que utilizam recursos tirados da natureza.

30 Fases do processo de certificação da ISO 14001 Estudar a norma Revisar documentação Diálogo prévio – AREAS CHAVES Visita de auditoria Auditoria Contínua Renovação da certificação

31 Fale sobre a SA 8000, o que certifica, e as áreas essenciais cujo desempenho é atestado por esta certificação? SRS - Sistema de Responsabilidade Social. A melhoria das condições de trabalho, abrangendo os principais direitos trabalhistas e o cumprimento destes através de auditores independentes. Trabalho forçado, trabalho infantil, Saúde e segurança, liberdade de associação, salários, jornada de trabalho, discriminação, práticas disciplinares e gestão

32 Quando surgiu, o que motivou e qual é o Atual modelo de consumo? Industrialização, renda + novos produtos, Tendência auto-destrutiva e criação de desigualdades.

33 Como o processo de Urbanização pode influenciar o consumo sustentável de Combustível e minimizar a emissão de poluentes? Utilizando bicombustíveis. Planejando uma urbanização pautada em tecnologias limpas. Apoiando o processo da urbanização nos moldes de consumo limitado. Conscientizando o consumidor a agir de modo “verde”.

34 Quais estímulos podem auxiliar para o uso de certos modais e conseqüentemente para economia de energia e combustíveis fósseis? Melhora da qualidade de infra-estrutura dos transportes públicos o preço

35 Para que servem os símbolos criados pelas Associações setoriais de vidro, plástico, papel/papelão, alumínio e aço em parceria com a CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem)? Facilitar a identificação e separação dos materiais para reciclagem, ajudando a criar uma “consciência ecológica” nas pessoas.

36 Quais os resíduos dos países desenvolvidos e dos subdesenvolvidos? Pet, material eletro eletrônico, excesso de vidros, lixo inorgânico. Material orgânico

37 Ganhos com a reorientação da tecnologia para as questões ambientais? Concede maior atenção aos fatores ambientais, permitindo planejamento de segurança para prevenção de acidentes ambientais.

38 O que significa uma Empresa eco eficiente? Possibilita qualidade de vida, Redução progressiva do impacto ambiental E do consumo de recursos.

39 Como deve ser a atuação de um gestor sócio ambientalmente responsável? Preocupar-se com a cadeia de negócios, agir com ética. Conhecer as premissas do desenvolvimento sustentável. Usar ferramentas de gestão para implantar projetos socioambientais. Produzir de maneira mais consciente e “verde”.

40 O que significa adotar uma postura ambientalista diante da crise ambiental planetária? Agir de acordo com a tendência constituída pelos ativistas que defendem o meio ambiente de maneira bem intencionada

41 O que é Marketing ambiental, marketing verde, eco marketing? Ferramenta estratégica que projeta e sustenta a imagem da empresa, difundindo-a com uma nova visão de mercado, destacando sua diferenciação ecologicamente correta junto à sociedade, fornecedores, funcionários e ao mercado

42 Quais são os ganhos e necessidades da empresa com Marketing Ambiental? Facilidade na obtenção de recursos, credibilidade, isenção de impostos, financiamentos, pressão das ONGs, do governo e da população, redução de custos, Exigência dos parceiros comerciais, Funcionários e Acionistas sentem-se melhor, reforço de uma imagem positiva frente à sociedade posicionamento do produto ou serviço no mercado diferenciação.

43 Quais são oportunidades de negócios no chamado “Mercado Verde”? Biotecnologia. Despoluição, reciclagem, controle de ruídos, recuperação de solos, consultoria ambiental (prestadoras de serviços). Exploração sustentável da fauna e flora através de pesquisa e produtos (bioeconomia). Controle de poluição, de despoluição, incorporação de tecnologias limpas (equipamentos). Produtos ecologicamente corretos ou eco produtos.

44 São princípios do Direito Ambiental Brasileiro? Prevenção, cooperação e responsabilidade

45 LEI N 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981 - Lei da Política Nacional do Meio Ambiente Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e da outras providencias. Estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente e constitui o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) e institui o Cadastro de Defesa do meio Ambiente.

46 A lei 9605/98, Lei De Crimes Ambientais Estabelece? Decreto Nº 6.514, De 22 De Julho De 2008. Sanções penais e administrativas para quem cometer crimes ambientais. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências

47 Quais são as atribuições do SISNAMA (Sistema Nacional do Meio Ambiente) e do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) respectivamente? Assistir o Presidente da República na formulação de diretrizes da Política Nacional do Meio Ambiente; Estabelecer, mediante proposta da SEMA, normas e critérios para o licenciamento de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras, a ser concedido pelos Estados e supervisionado pela SEMA.

48 Qual a definição de Licença ambiental segundo a Resolução CONAMA Nº 237 de 19 de Dezembro de 1997? Autorização oficial obtida após a realização de Estudo de Impacto Ambiental.Estudo de Impacto Ambiental Prova que determinado empreendimento opera da forma como está descrito em estudo. Garante que o empreendimento não trará consequências danosas para o meio ambiente. meio ambiente É emitida após vistoria do técnico habilitado do órgão competente. Ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente, estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.

49 Quais são Licenças Ambientais conhecidas como LP, LI e LO respectivamente: Licença previa (lp) – concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade, aprovando sua localização e concepção. Licença de instalação (li) – autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados (incluindo medidas de controle). Licença de operação (lo) – autoriza a operaçao da atividade ou empreendimento, após a verificação do efetivo cumprimento do que consta nas licenças anteriores.

50 O que é Licenciamento Ambiental? Procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso.

51 O que significa EIA (Estudo de Impactos Ambientais)? Avalia qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas. Contempla todas as alternativas tecnológicas e de localização de projeto, confrontando-as com a hipótese de não execução do projeto. Define os limites da área geográfica a ser direta ou indiretamente afetada pelos impactos, denominada área de influência do projeto. Identifica os prováveis impactos ambientais a serem gerados nas fases de implantação e operação da atividade.

52 Diz respeito ao RIMA (Relatório de Impactos no Meio Ambiente)? Indica formas de viabilizar o projeto, sua relação e compatibilidade com as políticas setoriais, planos e programas governamentais. Instrumento que avalia qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente. Apresenta descrição do projeto e suas alternativas tecnológicas e locacionais, especificando para cada um deles, nas fases de construção e operação a área de influência, as matérias primas, e mão-de-obra, as fontes de energia, os processos e técnica operacionais, os prováveis efluentes, emissões, resíduos de energia, os empregos diretos e indiretos a serem gerados. Aponta a descrição das medidas mitigadoras e sua relação com os impactos negativos a serem evitados.

53 A maior parte do lixo depositado em aterros sanitários é composta por materiais que poderiam ser reciclados/reutilizados. Para modificar esse quadro, que ações seriam necessárias para a conseqüente preservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida? Conhecer a composição dos resíduos gerados para formular políticas especificas de reaproveitamento dos dejetos através de geração energética, reciclagem, fabricação de adubo orgânico.

54 Que ações são necessárias para controle e diminuição dos resíduos nos aterros? Reciclagem Usar o lixo para geração de energia, adubo orgânico Constituir política publicas para coleta seletiva, transporte de lixo adequado e que atenda toda população Conhecer a composição dos resíduos para formular políticas de reaproveitamento

55 Por que o Despatriotismo contribui para o aumento do consumo? Atrapalha a Identidade de uma nação O cidadão não se preocupa com a Pátria Reforça o consumo sem reflexão para as conseqüências do exagero e desperdício O cidadão quer parecer e ter o que o outro além da fronteira tem e é.

56 Quais são os papeis e responsabilidades do governo, empresas e cidadãos para atender aos desafios do Desenvolvimento Sustentável?


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