A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O conceito de consumo sustentável passou a ser O desafio de que todos passem a pensar seriamente na necessidade de reciclar, de adotar um novo estilo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O conceito de consumo sustentável passou a ser O desafio de que todos passem a pensar seriamente na necessidade de reciclar, de adotar um novo estilo."— Transcrição da apresentação:

1

2 O conceito de consumo sustentável passou a ser O desafio de que todos passem a pensar seriamente na necessidade de reciclar, de adotar um novo estilo de vida e de padrões de consumo é uma tarefa de todos: governos, cidadãos e cidadãs. Você já pensou na quantidade de água que utiliza para escovar os dentes, tomar banho lavar a louça, a roupa ou o carro? Ao deixar um cômodo você apaga a luz? Você se preocupa em casa, na escola, no trabalho em reciclar o papel que não tem mais utilidade ou o joga diretamente no lixo? Quando vai fazer compras, você adquire realmente o que necessita, ou, por atos compulsivos, ou sugestões de publicidades, vai adquirindo produtos supérfluos? Você prepara comida suficiente apenas para o consumo, ou faz a mais para depois jogar fora? Você se dá conta de que, se não começar a pensar nessas questões, além de consumir os recursos naturais do Planeta, que vão comprometer a vida das gerações futuras, esse consumismo desenfreado tem também impacto no seu bolso?

3 Hoje, metade da população mundial (mais de 3 bilhões de pessoas) enfrenta problemas de abastecimento de água. Muitas fontes de água doce estão poluídas ou, simplesmente, secaram. Recife, capital de Pernambuco, em vários períodos do ano é submetida a um racionamento rigoroso, em outros, não tem água mesmo. O racionamento também já chegou à São Paulo, podendo atingir 3 milhões dos 10 milhões de habitantes da capital paulista. 97% da água existente no planeta Terra é salgada (mares e oceanos), 2% formam geleiras inacessíveis e, apenas, 1% é água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos.

4 Dá para viver sem água? Não dá. Então, a saída é fazer um uso racional deste recurso precioso. A água deve ser usada com responsabilidade. Para nós consumidores também significa mais dinheiro no bolso. A conta de água no final do mês será menor. O mais importante, no entanto, é termos a consciência de que estamos contribuindo, efetivamente, para reduzir os riscos de matarmos a nossa fonte de vida: a água.

5 Evite vazamentos de água Os vazamentos podem ser evidentes como uma torneira pingando ou escondidos, no caso de canos furados ou de vaso sanitário. Para esse último, verifique o vazamento jogando cinzas no fundo da privada e observe por alguns minutos. Se houver movimentação da cinza ou se ela sumir, há vazamento. Outra forma de detectá-los é através do hidrômetro (ou relógio de água) da casa: feche todas as torneiras e desligue os aparelhos que usam água (só não feche os registros na parede que alimentam as saídas de água). Anote o número indicado no hidrômetro e confira depois de algumas horas para ver se houve alteração ou observe o círculo existente no meio do medidor (meia- lua, gravatinha, circunferência dentada) para ver se continua girando. Caso haja alteração nos números ou movimento do medidor, há vazamento.

6

7 Reutilizar, reduzir, reciclar. A reciclagem de lixo é uma ação das mais importantes para a questão ambiental. - Com a reciclagem de 1 tonelada de papel, economizamos 20 árvores. - Reciclando 1 tonelada de metal, preservamos 5 toneladas de bauxita. - O vidro é 100% reciclável, mas não se decompõe tão rapidamente. - O lixo orgânico constitui mais da metade do lixo doméstico. - As reservas minerais do Chumbo, Zinco e Estanho, só poderão durar mais duas décadas. (Mas se reciclarmos, isso poderá mudar!) - Por dia, são jogadas em aterros sanitários 12.005.725 toneladas de lixo. - O biodigestor é um aparelho que transforma restos orgânicos em adubo.

8 Como separar o lixo Basicamente, é preciso separar os resíduos orgânicos (restos de comida, papel higiênico, pontas de cigarro, poeira, etc..) dos inorgânicos (vidros, plásticos, metais e papéis). Os diferentes recipientes em que os materiais serão coletados são identificados por cores:

9 O que deve ir para a coleta seletiva: Papel: Jornais, revistas, papelão, formulários, papéis brancos, cartões, aparas de papel, papel-toalha, cartolina, embalagens de ovo, fotocópia, envelopes e caixas em geral. Plástico: Copos plásticos, vasilhas, embalagens de refrigerante, sacos de leite, frascos de shampoo e de detergentes, embalagens de margarina, tubos de canos de PVC. Vidro: Copos, garrafas, potes, frascos e cacos. Metal: Chapas metálicas, latas de alumínio, panelas, fio, arames, pregos, sucatas de ferro e cobre. O que não deve ir para a coleta seletiva: Papel: Etiquetas adesivas, papel carbono e de estêncil, papel plastificado, fita crepe, papel de fax, papel metalizado, papéis sujos de alimentos e guardanapos. Plástico: Tomadas, cabos de panela, embalagens de biscoito, náilon e poliéster. Vidro: Espelho, lâmina, pirex, porcelana, cerâmica e tubos de TV. Metal: Clips, esponjas de aço e grampos.

10 Observamos quanto o comportamento consumista sobrecarrega o ecossistema e aquece o clima do planeta, questionando-nos sobre o que poderá acontecer se nada mudar, se nada for feito, se o consumo não for mais consciente, se não desenvolvermos uma visão sistêmica sobre a integração de todas as coisas como meios de produção, etc. Os jornalistas, os comunicadores em geral, são convidados a dar a sua contribuição pautando mais e melhor a questão ambiental, ajudando as pessoas a refletirem mais sobre seus hábitos de consumo. Os próprios empresários dos meios de comunicação já revelam sensibilidade com a questão quando inserem nos intervalos da programação eletrônica, por exemplo, pequenas chamadas, sem custos, a favor da preservação ambiental, para que não se entupam os bueiros das cidades com lixo, que não se jogue lixo em terrenos baldios, que se tenha comportamento solidário com os idosos, os portadores de alguma deficiência etc. Afinal, quando está em jogo a sobrevivência da própria vida na Terra, nada, nem mesmo a perda de algum lucro financeiro, pode justificar um comportamento omisso de cada um de nós, seja produtor de conteúdos, seja receptor desses mesmos conteúdos. Quando a casa está em perigo, todos devem se empenhar na recuperação das fundações para que o telhado não nos caia na cabeça. Todos, sem distinção. Conclusão !

11 “Águas que movem moinhos São as mesmas águas Que encharcam o chão E sempre voltam humildes Pro fundo da terra Pro fundo da terra... Terra! Planeta Água Terra! Planeta Água Terra! Planeta Água... “

12 Alunos: Victor Queiróz Miraldo Locidiomar Pablo Rebeca Sirlei Priscila Carvalho Priscila Barbosa Rosimeire Leandro Yasmin Jéssica Maiara


Carregar ppt "O conceito de consumo sustentável passou a ser O desafio de que todos passem a pensar seriamente na necessidade de reciclar, de adotar um novo estilo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google