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Profº Msc. Víctor Felix Alvarez Pineda MESTRADOS: em Comunicação e Extensão Rural; e em Administração ESPECIALIZAÇÕES: Gestão Empresarial, Administração.

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1 Profº Msc. Víctor Felix Alvarez Pineda MESTRADOS: em Comunicação e Extensão Rural; e em Administração ESPECIALIZAÇÕES: Gestão Empresarial, Administração em Marketing e Administração Rural. VICTORALPI@YAHOO.COM.BRVICTORALPI@YAHOO.COM.BR 99810251 33886084 UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP MBA – EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS

2 PROBLEMA, OBJETIVOS E VARIÁVEIS DE PESQUISA, USANDO MÉTODOS CIENTÍFICOS COMO FORMULAR

3 CRITÉRIOS PARA PRODUÇÃO CIENTÍFICA Coerência: significa argumentação estruturada; ausência de contradições; corpo sistemático de enunciados bem deduzidos, permitindo um encadeamento lógico das idéias. Consistência: significa capacidade de resistir a argumentações contrarias; diz respeito à atualidade da argumentação. Originalidade: significa produção não repetitiva; refere-se à pesquisa criativa, inventiva. Objetivação: significa a tentativa de descobrir a realidade como ela é, sem pretender esgotá-la em uma única pesquisa.

4 COMO DESENVOLVER O PROJETO DA PESQUISA 1. Definir qual vai ser a UNIDADE onde vai realizado o estudo 3. Formular o PROBLEMA de pesquisa e CONTEXTUALIZAR-LO 2. Definir o TEMA a ser estudado e DELIMITAR-LO 4. Determinar os OBJETIVOS da pesquisa: Geral e Específicos 5. Definir as VARIÁVEIS a estudar e os INDICADORES de mensuração 6. Determinar os MÉTODOS e TÉCNICAS da pesquisa, assim como os INSTRUMENTOS de coleta de dados a serem utilizados. 7.Determinar a POPULAÇÃO e a AMOSTRA (opcional, dependendo da necessidade e do uso de técnicas de amostragem). 8. Elaborar a FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA utilizando CITAÇÕES e NBNT O QUE VOU ESTUDAR? Qual o problema e os objetivos? COMO VOU ESTUDAR? Quais os métodos, formas e instrumentos? ONDE VOU ESTUDAR? Qual a Unidade a ser estudada? O QUE JÁ SE SABE A RESPEITO DO ASSUNTO? Que teorias existem?

5 5. Fundamentação Teórica O que já se sabe a respeito do assunto? FONTE: Métodos e Técnicas de Pesquisa - Víctor Félix Álvarez Pineda. ROTEIRO DO PROJETO DE PESQUISA 1. Introdução (Objetivos, justificativas, quais os tópicos principais do trabalho?...) 2. Problema e objetivos O que vou estudar? 2.1. Contextualização do problema. 2.2. Objetivo Geral 2.3. Objetivos Específicos 2.4. Variáveis a Estudar (opcional, dependendo das características do estudo) 2.5. Hipóteses (opcional, dependendo das características do estudo) 3. Métodos e Procedimentos Como vou estudar? Quais as formas e instrumentos? 3.1. Delimitação do estudo (campo de atuação, no espaço e no tempo) 3.2.Determinação dos métodos e técnicas da pesquisa. 3.3. Determinação dos instrumentos de coleta de dados utilizados na pesquisa (explicar como será avaliada/mensurada cada variável ou objetivo especifico) 3.4.Determinação da população e da amostra (opcional, dependendo da necessidade e do uso de técnicas de amostragem) 3.5.Procedimentos metodológicos. 4. Caracterização da Empresa ou unidade estudada onde vou estudar ? (Histórico, missão, visão, produtos, clientes, Estrutura administrativa, organograma, fluxograma do principal processo...)

6 O PROBLEMA DE PESQUISA Antes de estruturar o PROJETO DE PESQUISA, é preciso que se tenha clareza de que há um problema a resolver, lembrando que o problema é uma questão que envolve, intrinsecamente, uma dificuldade teórica ou pratica, para o qual se deve encontrar uma solução. Deve-se especificar em que situação a pesquisa ocorrerá, qual é o foco a que está dirigida. Representa o que será estudado. Deve ser redigido apontando a relação entre dois fenômenos. CUIDADOS NA ELABORAÇÃO DO PROBLEMA – DELIMITAÇÃO Deve ser formulado como uma pergunta, expressa de maneira clara e precisa, delimitando o campo de investigação no ESPAÇO no TEMPO e na TEORIA Delimitar significa restringir o âmbito da investigação a uma fatia significativa do assunto a ser pesquisado, guardando estreita relação com os recursos com que se dispõe.

7 OBJETIVOS DA PESQUISA Objetivo é o alvo ou uma situação desejada, que se pretende atingir, algo que as pessoas procuram alcançar em um determinado período de tempo. Devem ser claros, precisos, realizáveis e mensuráveis. CUIDADOS NA FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS Devem ser formulados com verbos de ação, no infinitivo, com sentido preciso, dando margem a poucas interpretações. (não formular objetivos operacionais) EX: (verificar, estudar, levantar, formular, mostrar, comparar, saber, medir, enumerar, listar, classificar, captar...). TIPO DE OBJETIVOS GERAL (primário): É aquele que mostra de forma global o que pretende ser estudado. Responde à dúvida e soluciona o problema ESPECIFICO (secundário): Decorrente das variáveis e/ou hipóteses. São alvos, propósitos que levarão a cumprir o objetivo geral.

8 Pesquisar de forma científica significa utilizar um conjunto de prodecimentos para buscar respostas para uma questão apresentada. A pesquisa científica é objetiva e sistematizada, porque utiliza um método específico para obter o conhecimento. PESQUISA CIENTÍFICA O objetivo central da ciência é COMPREENDER, EXPLICAR, PREDEZIR E CONTROLAR OS FENÔMENOS OU FATOS (ocorrências) da realidade empírica. A ciência não está preocupada em dizer como fazer isto ou aquilo. Como desenvolver um plano de marketing? Como estruturar uma estratégia de preços? Como melhorar a produtividade no trabalho? Como criar avestruz em cativeiro? Este tipo de pergunta que envolve como se deve fazer algo não diz respeito à ciência. (isso é uma questão mais operacional, gerencial) PAPEL DE CONSULTOR x PAPEL DE CIENTISTA A ciência está preocupada em como é a realidade, no que consiste a realidade, por que a realidade é como é. A ciência objetiva conhecer a realidade e representá-la por meio de modelos.

9 - TREINAR a gerência em relações humanas e negociação. - MELHORAR o recrutamento e a seleção dos novos funcionários. - PROMOVER uma avaliação de desempenho focada na melhoria continua do funcionário. - ESTABELECER reuniões informais de melhoria do relacionamento entre liderança e funcionários. - IMPLANTAR canais de comunicação eficaz entre todos. - ENCORAJAR a participação dos funcionários nas ações sociais da organização. - ESTABELECER a cultura da transparência para todos os gestores da empresa. OBJETIVOS OPERACIONAIS EMPRESARIAIS - ESTUDAR........ os processos..... - ANALISAR...... - VERIFICAR......como estão os processos.... - RELACIONAR...... - COMPARAR....... - CARACTERIZAR.......... - IDENTIFICAR - MEDIR........ OBJETIVOS DE PESQUISA CIENTÍFICA

10 EXEMPLOS DE PROBLEMAS E OBJETIVOS DE PESQUISA Como a imagem da loja influencia a intenção de compra? Quais são os fatores relevantes que influenciam a performance dos consultores de negócios ? qual é o desempenho das técnicas de gestão em relação ao desempenho das organizações? qual é o nível de conhecimento e de adoção dos empresários da região norte de MS em relação as tecnologias de gestão contemporânea...?

11 Problema o dificuldade na organização / empresa PROBLEMA DA PESQUISA DESENHO OU MODELO DE PESQUISA VARIÁVEL que influi... que explica VARIÁVEL a ser influenciada A ser explicada OBJETIVO GERAL TEMA ou assunto a ser pesquisado Para cada variável um OBJETIVO ESPECÍFICO VARIÁVEL que influi... que explica

12 Sexo Idade Estado civil Escolaridade Renda mensal Será que o conhecimento e a adoção de tecnologias de gestão Contemporânea pelos empresários de Campo Grande-MS, influi na otimização de vendas ….???? Benchmarketing Terceirização Qualidade Total Benchmarketing Empowerment Perfil dos clientes Periodicidade Tempo Inovador Rápido Retardatário compromisso DESENHO OU MODELO DE PESQUISA Nível de conhecimento Nível de adoção otimizar as vendas e aumentar a participação no mercado Terceirização Descrever as características do perfil dos clientes.. Verificar o nível de conhecimento dos clientes em relação a tecnologia Terceirização.. Qualidade Total Verificar o nível de conhecimento e de adoção pelos empresários de Campo Grande-MS das tecnologias de gestão contemporânea e sua relação com a otimização de vendas......sucesso.....aumentar participação no mercado Avaliar o nível de conhecimento dos clientes em relação a tecnologia Qualidade Total..; Conceitos Objetivos Metodologia Processos Caracterização Conceitos Objetivos Metodologia Processos Caracterização comunicação

13 INDICADORES Periodicidade Metodologia/etapas Instrumentos Relatórios Processos... Quais são os FATORES RELEVANTES que influenciam na EFICIENCIA e EFICÁCIA da gestão dos RH e o Endomarketing, visando maior rentabilidade nas organizações....? motivação Treinamento Recrutamento e seleção Planejamento DESENHO OU MODELO DE PESQUISA FATORES RELEVANTES EFICIENCIA e EFICÁCIA da Gestão RH endomarketing Verificar como é feito o processo de recrutamento e seleção... Clima organizacional AVALIAR os FATORES RELEVANTES que influenciam na EFICIENCIA e EFICÁCIA da gestão dos RH e do Endomarketing, visando rentabilidade nas organizações Avaliar o clima organizacional e o nível de motivação.... INDICADORES Condições de trabalho Salário Benefícios Comunicação Reconhecimento valorização Avaliação de desempenho Qualidade de vida

14 indicadores Quais as atividades, ferramentas e técnicas necessárias para desenvolver o Seis Sigma na(s) empresa(s).....visando melhoria continua da qualidade e redução de custos? Agregação de valor Medir desempenho Mapa dos processos matriz gráficos Identificar oportunidades Técnicas estatísticas DESENHO OU MODELO DE PESQUISA Principais atividades Ferramentas e técnicas Implantar SEIS SIGMA visando padrões de excelência operacional histograma Validar e identificar oportunidades de negocio... Avaliar o desempenho..... Diagrama de ishikawa AVALIAR as principais atividades, ferramentas e técnicas necessárias para desenvolver o Seis Sigma na(s) empresa(s).....visando padrões de excelência operacional..... (melhoria continua da qualidade e redução de custos...) Identificar e avaliar os principais processos... indicadores

15 Sexo Idade Estado civil Escolaridade Renda mensal Quais as AÇÕES mercadológicas e de Gestão necessárias para OTIMIZAR as vendas da empresa... e AUMENTAR a participação no mercado de Campo Grande? layout Qualidade do produto Qualidade de atendim ento Direção Controle Perfil dos clientes Processos Habilidade Competências Atitudes DESENHO OU MODELO DE PESQUISA ações Mercadológicas ações de Gestão otimizar as vendas e aumentar a participação no mercado Organização Descrever as características do perfil dos clientes.. Verificar como esta o layout da loja... Planejamento AVALIAR ações Mercadológicas e de Gestão necessárias para otimizar as vendas e aumentar a participação da empresa....no mercado de Campo Grande Avaliar o nível de satisfação dos clientes em relação ao atendimento Cortesia Credibilidade Pontualidade Presença Ambiente comunicacão Layout interno: Acesso,locomocão Ventilação,placas, Iluminação,espaço. Layout externo: Fachada,placas, Vitrines,acesso, Estacionamento...

16 3. Elementos pós-textuais 3.1 Título e subtítulo em língua estrangeira 3.2 Resumo em língua estrangeira 3.3 Palavras-chave em língua estrangeira 3.4 Notas explicativas 3.5 Referências 3.6 Glossário 3.7 Apêndices 3.8 Anexos Estrutura básica do Artigo científico 1. Elementos pré-textuais 1.1 Título e subtítulo 1.2 Nomes dos autores 1.3 Resumo na língua vernácula do texto 1.4 Palavras-chave na língua vernácula do texto 2. Elementos textuais 2.1 Introdução 2.2 Desenvolvimento 2.2.1. Revisão de literatura (opcional) 2.2.2. Metodologia (Materiais e métodos) 2.2.3. Resultado 2.2.4. Discussão 2.3 Considerações Finais

17 2.3 Conclusões, sugestões e/ou Considerações Finais A conclusão destaca os resultados obtidos na pesquisa ou estudo. Deve ser breve, podendo incluir recomendações ou sugestões para outras pesquisas na área. 2. Elementos textuais 2.1 Introdução A introdução expõe o tema do artigo, relaciona-o com a literatura consultada, apresenta os objetivos, as justificativas e a finalidade do trabalho. Trata-se do elemento explicativo do autor para o leitor. 2.2 Desenvolvimento É a parte principal e mais extensa do artigo, visa a expor as principais idéias. É, em essência, a fundamentação lógica do trabalho. Dependendo do assunto tratado, existe a necessidade de se subdividir o desenvolvimento nas etapas que seguem. 2.2.1. Revisão de literatura (opcional) 2.2.2. Metodologia 2.2.3. Resultado 2.2.4. Discussão descrição precisa do que fez, dos métodos, materiais, técnicas e equipamentos utilizados. Deve permitir a repetição do experimento ou estudo com a mesma exatidão por outros pesquisadores É a apresentação dos dados encontrados na parte experimental ou descritiva, Podem ser ilustrados com quadros, tabelas, fotografias, entre outros recursos) Breve revisão dos resultados mais importantes,Comparação com dados da literatura, O que o trabalho oferece de novo?, Implicações dos resultados


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