Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouFábio Sanches Figueiroa Alterado mais de 8 anos atrás
1
OBJETIVOS Refletir sobre o processo avaliativo; Analisar instrumentos avaliativos apontando erros e propondo melhorias; Conhecer o resultado do SAEJA 2014; Planejar atividades em conjunto para abastecer a pasta de atividades.
2
DESENVOLVIMENTO Início 19h; Socialização das etapas dos projetos: tema; Rindo um pouco; Pensando avaliação; Avaliação; Lanche; Retorno do SAEJA 2014; Escrituração no diário; Confecção de atividades para pasta de atividades;
3
1 – Tema, objetivos e justificativa. SocializandoSocializandoEtapas doprojetoEtapas doprojetoSocializandoSocializandoEtapas doprojetoEtapas doprojeto
4
AVALIAÇÃOAVALIAÇÃOAVALIAÇÃOAVALIAÇÃO FORMAÇÃO CONTINUADA 2015
5
TIPOS DE AVALIAÇÕES
6
MACACO Propostas construídas como armadilhas, para usá-las contra os alunos. JOÃO-DE-BARRO Voltada para a construção de valores e de cidadania; Propostas que não acabem só com a prova, mas que se leva para a vida; Contempla a realidade do estudante.
7
SERPENTE Propostas traiçoeiras, retiradas de rodapés de velhos livros; São elaboradas até para pegar os alunos mais espertos; Não verifica se o aluno aprendeu, mas se ele é capaz de escapar delas. CASTOR Não avalia somente no final, mas a cada passo do processo de construção do saber (dique).
8
CARRASCO Altamente perniciosa; Descontextualizadas; Meramente reprodutiva. LEÃO A avaliação é uma arma agressiva, instrumento de um poder despótico a serviço de um mestre de mentalidade autoritária; Não equilibrada, somente questões dificílimas.
9
PAVÃO “Linda”, cheia de citações envolvendo autores “badalados”. Avaliação fora da realidade; Favorece a reprodução de uma sociedade elitizada. ABELHA As atividades são bem feitas, bem organizadas, porém são semelhantes. As questões quase se repetem e podem ser perfeitamente esperadas.
10
PREGUIÇA Propostas livrescas ou copiadas (tirada de livros ou de bancos de questões da internet, ou ainda de blogs).
11
Atenção!!! Postura do professor; Postura do aluno; Ambiente de avaliação.
12
VÍDEO
13
Vamos pensar!!! Relação do aluno ao errar; Postura do professor diante do erro; Ambiente da avaliação; Quantidades de objetivos ou propostas na avaliação; Falta de controle emocional do aluno diante da tensão e fracasso; Cola; Felicidade diante do sucesso; Nova oportunidade.
14
Oportunidade?
15
Conteúdo???
16
AVALIAR ConteúdosObjetivos Habilidades Competências
17
O que levar em conta ao avaliar? Saber a função da avaliação; Propostas bem elaboradas; Administrar valores culturais ligados à avaliação; Utilizar linguagem clara e precisa na elaboração das atividades; Criar um ambiente favorável ao controle das emoções; Deixar claro o que você está avaliando.
20
1) Complete as lacunas:
23
SAEJA 2014 Média por disciplina
24
ÍNDICE DE ACERTOS POR QUESTÃO
32
Processo avaliativo NÚMERONÚMERO D E B A T E (1,5) EXERCÍCIOS EXERCÍCIOS EXERCÍCIOSEXERCÍCIOS EXERCÍCIOSEXERCÍCIOS T E R M A B G L R H U O P O (2,0) P E S Q U I S A (2,0) P O O R B O J V E A T I V A (2,0) A U T O A V A L I A Ç Ã O (1,0) A S T U I P V L I E D M A E D N E T A R (1,5) A S T U I P V L I E D M A E D N E T A R (2,0) 01 1,00,20,0 1,00,01,00,61,01,5 02 0,60,20,50,4 1,01,20,50,81,0 03 1,0___ 0,51,51,0__0,51,0 04 0,50,20,30,5 1,0 0,31,0 05 1,20,40,50,41,82,01,0 1,52,0 (0,5)
33
Registro de oficinas
34
Registro de Educação Física A Educação Física é componente curricular obrigatório na Educação Básica, não isentando ou dispensando os alunos das aulas, portanto terá que ser avaliado.
35
Criação de atividadesCriação de atividadesCriação de atividadesCriação de atividades
36
Discussão Pedagógica
37
PLANEJAMENTO QUADRO DE COGNIÇÃO O que sabemos? O que queremos saber? Como vamos saber? O que vamos fazer? Quando vamos fazer? O que aprendemos?
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.