A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

M a t e m á t i c a Nome : ______________________________________

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "M a t e m á t i c a Nome : ______________________________________"— Transcrição da apresentação:

1 M a t e m á t i c a Nome : ______________________________________ Data : ___________ Informação : _________________ 1 – Estabelece relações de grandeza, usando setas. menor que maior que 9 999 ● 2 – Completa as sequências. 2 100 2 110 2 120 24 010 24 000 23 970 3 – Marca com  o conjunto que representa números ordenados numa sequência crescente. {10 111; ; 9 506; 8 740; ; 4 874; } {8 724; ; ; ; ; ; } {6 817; 8 913; ; ; ; ; 9 009} 4 – Assinala com  a resposta certa. A expressão «dez mil, cento e sete unidades» representa a leitura de qual número ? 10 071 10 107 11 007 11 070

2 5 – Qual é o número que representa «trinta milhares e trinta unidades» .
3 030 30 003 30 030 33 000 6 – Escreve um número que tenha as seguintes propriedades : ● seja ímpar; ● tenha como algarismo das dezenas o 5; ● esteja compreendido entre e ; ● a soma dos seus algarismos seja 11. 7 – Repara no gráfico e responde. O gráfico mostra a produção de meias numa confecção, durante uma semana de trabalho. Em que dia se produziram mais meias ? Em que dias se produziu o mesmo número de meias ? Que quantidades de meias se produziu na semana ? 8 – Descobre os números. Tenho cinco algarismos : - um vale 4 000; - outro vale ; - outro vale 3; - os restantes são zeros. Sou o número : Tenho cinco algarismos : - o dos milhares é o 6; - o das dezenas é o 4; - o das dezenas de milhar é o 2; - o das unidades é o 0; - o das centenas é o 9. Sou o número :

3 Problemas + 9 – Indica que horas marcam os ponteiros ?
12 6 9 3 11 10 1 2 8 4 7 5 12 6 9 3 11 10 1 2 8 4 7 5 12 6 9 3 11 10 1 2 8 4 7 5 10 – Efectua as operações. 1 5 8 7 , 6 , 8 2 8 5 6 x 4 9 3 2 0, 4 2 3 2, 5 7 + Problemas 1 O Mário comprou um livro por €7 e um jogo de computador por €39,25. Quanto gastou ? Dados Indicação Operação R : _____________________________________________________________ 2 A Sra. Rita despejou num tanque, um balde com 4,5 l de água, outro com 35 dl e outro com 5 l. Com quantos litros de água ficou o tanque ? Dados Indicação Operação R : _____________________________________________________________

4 M a t e m á t i c a Nome : ______________________________________
Data : ___________ Informação : _________________ 1 – Observa com atenção o número 1.1 – Escreve esse número por extenso. 1.2 – Decompõe o número. = _________ + _________ + _________ + _________ + ________ 1.3 – Escreve o algarismo que representa : a ordem das centenas - a ordem das dezenas de milhar - a ordem das unidades - 2 – Pinta os rectângulos que têm números pares. 25458 8247 37871 49000 1704 2.1 – Escreve os números anteriores por ordem decrescente. 3 – Completa com um dos sinais >, < ou =. 138,5 1385 4500 2463,5 9 milhares 100 dezenas 4 – Preenche o quadro. 57 764 1931 CCCLXXX DVI

5 a terça parte dos frutos
5 – Numa prova de atletismo, o Luís ficou em 14.º lugar. O Mário ficou 4 lugares à sua frente e a Manuela chegou cinco lugares depois do 2.º. 5.1 – Escreve em que lugar ficou : o Mário - a Manuela - 6 – Completa a série. 1050 1100 7 – Pinta : metade dos rapazes a terça parte dos frutos 8 – Pinta as figuras geométricas que necessitas para obteres o sólido da figura. 9 – Desenha no quadriculado uma recta r que seja perpendicular à recta a e paralela à recta b. 9.1 – Desenha uma recta p que não seja paralela nem perpendicular às rectas a e b, mas que seja paralela à recta c.

6 Problemas + 10 – Efectua as operações. 824 8 5 7 2 3, 0 1 9
, 0 4 7 x 8 5 3 5 6, 0 5 8 5, 8 6 9 + Problemas 1 Observa o número de pontos conseguido por cada menino, no jogo dos dardos. Manuel António Bruno Completa o pódio com o nome dos rapazes sabendo que o António foi penalizado em 150 pontos e o Bruno foi penalizado em 50 pontos. 1.º lugar ________ 2.º lugar _________ 3.º lugar 2 A Margarida mede 1,69 m de altura. O irmão mais velho mede 1,80 m e o irmão mais novo é mais baixo 39 cm do que a irmã. (apresenta os cálculos) Quanto mede o irmão mais novo ? R : _______________________________________________________ Qual é a diferença de altura entre os dois rapazes ? R : _______________________________________________________

7 M a t e m á t i c a Nome : ______________________________________
Data : ___________ Informação : _________________ 1 – Assinala na régua graduada as letras de acordo com o valor numérico que lhes corresponde. A – 0,5 D – 0,8 B – 1,1 E – 1,6 C – 2,5 F – 2,9 2 – Faz corresponder cada número à leitura correcta. ● catorze mil, trezentas e oitenta e cinco décimas 143,85 ● 14,385 ● ● cento e quarenta e três unidades e oitenta e cinco centésimas 1438,5 ● ● catorze mil, trezentas e oitenta e cinco unidades ● 1 dezena, 4 unidades, três décimas, oito centésimas e cinco milésimas 3 – Escreve os números por ordem decrescente. 0,95 5,2 15 0,125 3,06 __________ > __________ > __________ > __________ > __________ 4 – Observa o número e escreve o algarismo : das unidades - das unidades de milhar - das unidades de milhão - 4.1 – Escreve esse número por extenso.

8 6 – Escreve V (Verdadeira) ou F (Falsa).
5 – Completa : : 7 x 4 : 6 x 5 : 2 42 6 – Escreve V (Verdadeira) ou F (Falsa). 25 decímetros é mais do que 2 metros e meio. 142 milímetros é tanto como 1 decímetro e 42 centímetros. 3,04 m é mais do que 3 m. 49 cm é menos do que 1 m. 7 – Descobre o número que a Rita está a pensar. Tem 4 algarismos. O algarismo de maior valor absoluto é 3. O algarismo das unidades é o número par imediatamente a seguir ao 6. Os outros dois algarismos são o resultado da multiplicação de 8 por 7. R.: 8 – A Inês mora num prédio, no 11º andar. Quando vai brincar para casa dos primos que vivem no mesmo prédio, entra no elevador, carrega no botão e desce cinco andares. Em que botão carrega ela ? R.: 9 – Assinala as figuras que representam a planificação do cubo.

9 A B 10 – Observa as figuras representadas no geoplano.
10.1 – Assinala o nome dos ângulos formados pelos lados de cada uma das figuras. agudos rectos obtusos 10.2 – Desenha no geoplano da direita uma figura com um ângulo agudo (A) e um ângulo obtuso (B). 11 – Observa os sólidos e completa o quadro. 12 – Desenha as pintas de modo a obteres uma sequência decrescente do dominó.

10 13 – Descobre o código substituindo as letras pelos algarismos correspondentes.
1 4 D 2 D F 1 E 9 A 7 8 C 9 B 2 B 7 A A – B – C – D – E – F – E 3 D 6 + 8 C 8 4 Problemas 1 Uma fábrica de luvas vai encaixotar os pares de luvas produzidos num dia, em 145 caixas, levando cada uma 2 dúzias de pares. Qual foi a produção desse dia ? Dados Indicação Operação R : _____________________________________________________________ 2 Se um metro de fio custar 3,50 €, quanto custarão 8 metros do mesmo ? Dados Indicação Operação R : _____________________________________________________________ 3 Quantos metros de rede serão necessários para vedar o jardim ? Dados Indicação Operação 45 m 185 dm R : _____________________________________________________________

11 M a t e m á t i c a Nome : ______________________________________ Data : ___________ Informação : _________________ 1 – Escreve nos rectângulos os números assinalados na régua, pelas setas. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 2 – Escreve à frente de cada um dos números decimais o número inteiro mais próximo. 258,2 - ________ 48370,7 - ________ 1764,89 - ________ 37800,154 - ________ 3 – Escreve o número correspondente à sua representação em cada um dos ábacos. 4 – Assinala o grupo em que todos os números são múltiplos de 8. 48 32 56 30 35 24 15 16 40 32 56 14 8 72 18 64 40 48

12 6 – Escreve o nome do sólido que se encontra em cada quadrícula :
(3,b) - ________________________________ (6,c) - ________________________________ (4,e) - ________________________________ (1,f) - ________________________________ (2,d) - ________________________________ 6.1 – Dos sólidos geométricos anteriores, qual ou quais têm bases circulares ? 7 – Observa a linha curva fechada. 7.1 – Que nome tem ? 7.2 – Traça a vermelho um raio e a verde um diâmetro. 8 – No quadriculado, cada quadricula mede 0,5 cm de lado. 8.1 – Qual é o comprimento do segmento de recta CD ? A B C D E F 8.2 – Pinta da mesma cor os segmentos de recta que têm igual medida ? G H I J L M 8.3 – Qual é o segmento de recta que tem de comprimento 4,5 cm ? 8.4 – Verifica a igualdade e assinala com  a resposta. CD + LM = EF Certa Errada

13 9 – Efectua as operações e escreve o resultado por extenso.
3 5 6, 0 5 8 5, 8 6 9 9 3 4 , 3 4 , 6 1 9 + 8 5 6 , 4 x 6 3 , 5 7 6 3 Problemas 1 O empregado de uma sapataria conseguiu empilhar numa estante, nove filas de caixas de sapatos de dois tamanhos diferentes. Dessas filas, 5 tinham caixas de 20 cm de altura e 4 tinham caixas de 25 cm de altura. Quantos metros de altura tem a estante, sabendo que ficou cheia ? Dados Indicação Operação R : _____________________________________________________________

14 M a t e m á t i c a Nome : ______________________________________
Data : ___________ Informação : _________________ 1 – Completa o quadro. Unidades décimas centésimas milésimas 250 milésimas 125 centésimas 6 décimas 4 unidades e 5 centésimas 2 – A Manuela pensou num número. Dividiu-o por 8 e obteve 7. Em que número pensou ? 3 – No número , qual é o algarismo… de maior valor absoluto de maior valor relativo da ordem das centenas 4 – Numa prova de atletismo, quando a Carla cortou a meta, já tinham acabado a prova 35 atletas. Em que lugar ficou ela ? 4.1 – Escreve por extenso o número ordinal correspondente a cada um dos números. 15 ► 26 ► 100 ► 39 ► 1000 ►

15 5 – Escreve nas medidas indicadas.
17 m = _____ dam 500 m = _____ hm 2500 m = _____ km 86 dm = _____ m 20 cm = _____ dm 120 mm = _____ cm 6 – Contorna os números pares, múltiplos de 7. 20 35 14 49 63 21 54 42 40 28 7 – Desenha, na circunferência ao lado, dois raios que formem um ângulo agudo. 8 – Observa as figuras geométricas representadas no quadriculado. A B 8.1 – Transforma cada uma das figuras A e B, em quadrados com o mesmo perímetro e desenha-os no quadriculado da direita. 8.2 – Se cada quadrícula tiver de lado 1 cm, qual será : o perímetro da figura A - a área da figura B - 9 – Repete a figura, com ajuda do quadriculado, e desenha o friso.

16 10 – Efectua as operações e escreve o resultado por extenso.
x 4 , 7 5 Problemas 1 O senhor Faneca é pescador. Em cada 20 m ele tem de colocar um anzol na linha. Num dia de pesca, ele percorreu, no mar, a distância de 3 km entre o primeiro e o último anzol que colocou. Quantos anzóis colocou ele nesse dia ? Dados Indicação Operação R : _____________________________________________________________ 2 Para fazer uma horta o Sr. Artur cercou um terreno quadrado com 328 cm de arame. Quantos m2 tem de área, a horta do Sr. Artur ? Dados Indicação Operação R : _____________________________________________________________


Carregar ppt "M a t e m á t i c a Nome : ______________________________________"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google