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Para representar os números inteiros no sistema de numeração decimal usam-se dez símbolos: os algarismos 0,1,2,3,4,5,6,7,8 e 9. Às posições que os algarismos.

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3 Para representar os números inteiros no sistema de numeração decimal usam-se dez símbolos: os algarismos 0,1,2,3,4,5,6,7,8 e 9. Às posições que os algarismos ocupam nas representações de um número dá-se o nome de ordens. As ordens agrupam-se em classes. OrdensCMDMUMCMDMUMCDU ClassesMilhõesMilharesUnidades

4 Os números decimais são constituídos por duas partes, a parte inteira e a parte decimal, separadas por uma vírgula. Nos números decimais, a parte inteira lê-se como nos números inteiros e na parte decimal devemos referir apenas a última ordem que constitui o número. Lê-se doze unidades e trezentas e quarenta e cinco milésimas ou doze mil trezentas e quarenta e cinco milésimas. Parte inteiraParte decimal DezenasUnidades,décimasCentésimasmilésimas 12,345

5 Para compararmos números: 1º - comparamos a parte inteira de cada número; 11,1 > 9,79 porque 11 > 9 2º - quando têm a mesma parte inteira, comparamos as décimas; 8, 3 < 8,47 porque 0,3 < 0,4 3º - quando têm o mesmo número de décimas, comparamos as centésimas e assim sucessivamente. 1,78 > 1,779 porque 0,08 > 0,07 Os números podem ordenar-se: - do menor para o maior – ordem crescente - do maior para o menor – ordem decrescente

6 Na recta numérica, os números estão dispostos por ordem crescente, da esquerda para a direita.

7 Na representação de números em extensão enumeramos todos os elementos do conjunto entre chavetas e separados por uma vírgula. Na representação de números em compreensão indicamos a propriedade comum a todos os elementos desse conjunto entre chavetas. Representação de conjuntos ExtensãoCompreensão {1,2,3,4,5,6,…}{números naturais} {0,1,2,3,4,5,…}{números inteiros} {0,2,4,6}{múltiplos de dois menores do que oito} {3,5,7,9,11}{números impares maiores do que um e menores do que treze}

8 A operação de adição permite somar dois ou mais números. A soma é o resultado da adição = parcelas parcelas soma soma - Quando adicionamos números decimais colocamos as vírgulas debaixo das vírgulas

9 Propriedade comutativa da adição: - podemos trocar a ordem das parcelas sem que a soma se altere. Ex: ,67 = 125, 67 e também 2, = 125, 67 Propriedade associativa da adição: - podemos associar de modo diferente as parcelas sem que a soma se altere. Ex: 12 + (3 + 7) = = 22 e também (12 + 3) + 7 = = 22 Existência de elemento neutro: - O zero é o elemento neutro da adição, já que enquanto parcela não altera o valor da outra parcela. Ex: = 35 e também = 543

10 A subtracção é a operação inversa da adição e permite calcular a diferença entre dois números. 73 – 26 = aditivo Aditivo Diferença - 26 subtractivo subtractivo47 diferença Identidade fundamental da subtracção: Ex: 73 – 26 = 47 então 73 = Aditivo = Subtractivo + Diferença

11 A expressão numérica representa um número. Resolução de expressões numéricas: - Os cálculos indicados dentro de parênteses efectuam-se em primeiro lugar; Ex: 20 – (7 + 2,5)= = 20 – 9,5= = 10,5 - Se não houverem parênteses, as adições e as subtracções efectuam-se pela ordem em que aparecerem. Ex: 45 – = = = = 39

12 Estimar uma soma (ou uma diferença) é calcular mentalmente um valor aproximado dessa soma (ou diferença). Ex: = ? = é aproximadamente 900 Ex: = ? = é aproximadamente 900

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14 1) O resultado de uma adição é uma: A. Parcela B. Diferença C. Soma

15 2) O resultado de uma subtracção é uma: A. Parcela B. Diferença C. Adição

16 3) Numa adição os números que se adicionam chamam-se: A. Parcelas B. Aditivos C. Subtractivos

17 4) A operação inversa da adição é a: A. Multiplicação B. Subtracção C. Divisão

18 5) Podemos trocar a ordem das parcelas sem que a soma se altere. Esta é a propriedade: A. Comutativa da adição B. Associativa da adição C. Existência de elemento neutro

19 6) A propriedade da adição presente no exemplo seguinte é: A. Associativa B. Existência do elemento neutro C. Comutativa ( ) + 1 = 14 + (19 + 1)

20 7) A identidade fundamental da subtracção considera que: A. O aditivo obtém-se adicionando o subtractivo com a diferença; B. O aditivo resulta da adição das parcelas; C. A diferença é o resultado do aditivo com o subtractivo.

21 8) No número a classe dos milhares é: A. Dezasseis B. Quinhentos e setenta e quatro C. Trezentos e oitenta e dois

22 9) No número , o algarismo das dezenas de milhão é: A. 2 B. 5 C. 8

23 10) A leitura do número é: A. Quinhentos e setenta e quatro mil, trezentos e oitenta e dois. B. Cinco milhões setecentos e quarenta e três mil e oitenta e duas unidades. C. Cinquenta e sete mil trezentos e oitenta e dois.

24 11) A leitura seis unidades e trinta e uma milésimas corresponde ao número: A. 6,31 B. 6,031 C. 60,31

25 12) A parte decimal do número 73,002 é: A. Duas décimas B. Duas centésimas C. Duas milésimas

26 13) A leitura do número 105,001 é: A. Quinze unidades e uma centésima B. Cento e cinco mil e uma milésima C. Cento e cinco unidades e uma décima

27 14) Qual das seguintes opções apresenta uma ordem crescente correcta? A. 0,505 < 5,05 < 50,05 < 50,5 < 505 B. 50,05 < 5,05 < 0,505< 50,5 < 505 C. 505< 5,05 <50,5 < 50,05 <0,505

28 15) Qual dos símbolos completa a expressão 20 dezenas ___ 201? A. < B. = C. >

29 16) A representação em extensão do conjunto {números pares menores do que oito} é: A. {2,4,6,8,10} B. {2,4,5,6} C. {0,2,4,6}

30 17) 13 Є … A. {números pares} B. {números inteiros menores do que dez} C. {números inteiros maiores do que oito}

31 18) O maior número par de quatro algarismos diferentes que posso escrever com os algarismos 1,2,3 e 4 é: A B C. 4312

32 19) Qual é o maior número par de quatro algarismos? A B C. 9999

33 20) Em linguagem matemática a diferença entre cinquenta e seis e três dezenas é: A B C. 56 – 0,3

34 21) A leitura em linguagem corrente da expressão numérica seguinte é: A. A adição de vinte e quatro com dez e a diferença entre vinte e cinco e quatro B. A diferença entre a soma de vinte e quatro com dez e a soma de vinte e cinco com quatro. C. A diferença entre a soma de vinte e cinco com quatro e a soma de duas dúzias com uma dezena ( ) – (25 + 4)

35 22) Em 2017 o pai da Vânia terá 39 anos. Qual é a idade do pai da Vânia em 2010? A. 46 anos B. 32 anos C. 35 anos

36 23) O António tinha 35 euros. A tia Júlia deu-lhe 12 euros. Quanto dinheiro tem o António agora? A. 23 euros B. 45 euros C. 47 euros

37 24) Qual é o resultado da expressão numérica seguinte? A. 25 B. 31 C – (4 + 3)

38 25) O Filipe tinha 50. Comprou um livro de banda desenhada por 7,50, um livro de aventuras por 8,25 e um CD de música por 15,75. A expressão 50 – (7,5 + 8, ,75) representa: A. O valor que o Filipe recebeu de troco. B. O valor que o Filipe gastou nas compras. C. O valor inicial do Filipe.

39 26) A diferença entre dois números é 518, sendo o menor 734. Qual é o maior? A B. 216 C. 1252

40 27) Entre os números propostos e sem efectuares cálculos indica o que está mais próximo da soma: A. 50 B. 60 C

41 28) Os números escondidos na sequência seguinte são: A. 33, 41, 49 B. 29,37,45 C. 30, 40, 50 9, 17,25,___, ___,___, 57, 65, …

42 29) Sabendo que 1422 – 327 = 1095, então, a soma que completa a adição seguinte é: A. 327 B C = _____

43 30) Qual das cidades seguintes é a mais populosa? A. Londres B. Paris C. Lisboa Londres habitantes Paris habitantes Lisboa habitantes

44 Soluções dos exercícios

45 1C11B21B 2B12C22B 3A13B23C 4B14A24A 5A15A25A 6A16C26C 7A17C27B 8B18C28A 9C19B29B 10A20A30A


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