A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FIESC Regional Sul, ACIC – Associação Empresarial de Criciúma Criciúma, SC - 11 de Agosto de 2008 FIESC Regional Sul, ACIC – Associação Empresarial de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FIESC Regional Sul, ACIC – Associação Empresarial de Criciúma Criciúma, SC - 11 de Agosto de 2008 FIESC Regional Sul, ACIC – Associação Empresarial de."— Transcrição da apresentação:

1 FIESC Regional Sul, ACIC – Associação Empresarial de Criciúma Criciúma, SC - 11 de Agosto de 2008 FIESC Regional Sul, ACIC – Associação Empresarial de Criciúma Criciúma, SC - 11 de Agosto de 2008

2 Agenda Introdução –Santos Brasil Participações S/A –Unidades de Negócios Tecon Imbituba –Principais Eventos –Propósito do Tecon Imbituba –Situação Atual –Detalhamento das Obras –Contribuição para Absorção do Crescimento na Movimentação de Contêineres de SC –Área de Influência –Condomínio Industrial de Imbituba –Zona de Processamento de Exportação – ZPE

3 Agenda (cont.) –Acesso ao Porto de Imbituba (cont.) –Impacto Social –Oportunidades para a Região

4 Introdução

5 Norte Nordeste Sudeste Sul Centro- Oeste Convicon ( Vila do Conde ) Tecon Santos e Mesquita Tecon Imbituba Holding (SBPAR) Companhia de capital aberto, listada na BOVESPA Localização estratégica nas regiões sudeste, sul e norte do país; Três “gateways” cobrindo a costa brasileira; Maior operador de contêineres da América do Sul Introdução Santos Brasil Participações S.A.

6 Introdução Unidades de Negócios Terminais de Contêineres Logística Portuária Mesquita S.A. Tecon Imbituba Convicon Mesquita Santos-Brasil S.A. Tecon Imbituba S.A. Nara Valley Participações S.A. Tecon de Santos Santos Brasil Participações S.A.

7 Introdução - Unidades de Negócios Tecon de Santos Tecon de Santos antes da Privatização (1997) Sob administração da CODESP, o Tecon de Santos operava 5 guindastes pórticos e 5 reach stackers 11 movimentos por hora 297,000 TEUS movimentados por ano Área total de 366.000 m2 2 berços privados Investimentos otimizaram produtividade e movimentação de contêineres

8 Tecon de Santos hoje: Maior terminal de contêineres da América do Sul 50,1% da movimentação de contêineres no Porto de Santos (2007) 19,7% da movimentação do Brasil (2007) Área total de 596.000 m² Mais de 1,2 milhão de TEUs movimentados em 2007 Equipamentos mais modernos e tecnologia mais avançada Introdução - Unidades de Negócios Tecon de Santos

9 Volumes – TEU x 1,000 Porto de Santos: Em 9 anos CAGR: 13.7% Tecon de Santos: Em 9 anos CAGR: 19,5% Fonte: CODESP Introdução - Unidades de Negócios Tecon de Santos Tecon de Santos Porto de Santos

10 Alemoa – Santos (64,755 m²) Guarujá (52,900m 2 ) São Bernardo do Campo – CD (105,000m²) 100 Caminhões Rastreados via Satélite Introdução - Unidades de Negócios Mesquita

11 Introdução - Unidades de Negócios Convicon

12 Área do porto organizado Área do Tecon Imbituba Investimentos de R$ 283 milhões Introdução - Unidades de Negócios Tecon Imbituba (fase final das obras)

13 Tecon Imbituba

14 Principais eventos Outorgado à SBPar através de licitação: 14 de março de 2008 Downpayment de R$ 124 milhões; Compromisso de investimentos de R$ 283 milhões. Assinatura do Contrato de Arrendamento: 07 de abril de 2008: 25 anos renováveis por igual período; Exploração do terminal de contêineres, incluindo todas as atividades de carga e descarga, manuseio e armazenamento. Recebimento da àrea licitada: 08 de maio de 2008; Primeira operação: 20 de maio de 2008; Aquisição da Union/Imbituba por R$ 25 milhões em 06 de agosto de 2008; Alfandegamento do pátio: em andamento, previsto para agosto 2008.

15 Tecon Imbituba Propósito Desenvolver um terminal de contêineres com características de porto concentrador (“hub port”) dotado de infra-estrutura e calado necessários ao recebimento de navios “super-post panamax” de capacidade de mais de 6.000 teus (comprimento: 300m plus; calado: 14m);

16 Tecon Imbituba Propósito Brasil Potência Emergente Brasil – Potência Global Invest. Grade

17 Contribuir para a absorção do aumento da demanda por movimentação de contêineres no estado de Santa Catarina; Contribuir para a inserção da região sul do estado de Santa Catarina no processo de desenvolvimento acelerado observado na sua região norte; Fomentar o desenvolvimento do conceito Porto-Indústria; –Utilização e desenvolvimento da ZPE de Imbituba; –Instalação de um condomínio industrial em área própria de 1,2 milhões de m², distante a menos de 10 km do porto. Contribuir para a geração de emprego e renda na região; Desenvolver um mercado dinâmico para prestadores de serviço voltados para a indústria portuária. Tecon Imbituba Propósitos

18 Tecon Imbituba Situação Atual – Julho de 2008 Berço 3 com 245m com 1 MHC; Calado de 11m no cais e 10,5m na bacia de evolução. 3 1 e 2

19 Armazém Provisório de 1.000 m²; Empilhadeiras “Reach Stackers”: 02; Empilhadeiras de Pequeno Porte: 03; Pátio Cercado e Pavimentado com 36.000 m²; 252 tomadas reefer; Segurança Privada – 24 horas; Sistema de Monitoramento Eletrônico; ISPS code; Licença Ambiental para Dragagem e Construção do Cais já obtida. Tecon Imbituba Situação Atual – Julho de 2008

20 Tecon Imbituba Detalhamento das Obras – Fase I Reforma estrutural do Berço 2 com 250m e 9,5m de calado (recuperação emergencial); Entrega de 2 MHCs post-panamax de capacidade de 65 tons; Eventual Utilização Berço 3 com 245m e 10,5m de calado (conforme necessidade); Construção de via de acesso conectando retroárea de 74,000m² com o Berço 2. 3 1 e 2 2 MHC’s adquiridos em 01/ago/08 para entrega em 15/out/08

21 Tecon Imbituba Detalhamento das Obras – Fase II Ampliação do Berço 2 com construção de 330m de cais adicional; Compra de dois Portêineres Super Post Panamax - twin pick de 65 ton de capacidade; Compra de 8 Reach Stackers; Consolidação de 151,000m² retroárea; Calado de 12 metros e bacia de evolução de 450m com igual profundidade.

22 Tecon Imbituba Detalhamento das Obras – Fase Final Finalização das obras de cais, atingindo 660 metros de cais acostável; Ampliação da retroárea em 100 mil m² através de aterro hidráulico (“ landfill ”); Compra adicional de dois Portêineres Super Post Panamax- twin pick de 65 tm de capacidade; Complementação da dragagem para 15 metros no cais do Tecon e bacia de evolução.

23 Tecon Imbituba Configuração Final 660 metros de cais acostável; Retroárea Operacional de 233.000m²; 4 Portêineres Super-Post-Panamax, Twin Pick de 65 tons de capacidade; 2 MHCs Post-Panamax de 65 tons de capacidade; 11 Reach Stakers; Armazém Coberto de 3.000m²

24 Tecon Imbituba Contribuição para Absorção do Crescimento de SC

25 Crescimento da Movimentação de Contêineres no Mundo Fonte: Drewry, FMI, Banco Mundia; Movimentação de Contêineres Mundial Corrente de Comércio Mundial PIB Mundial 100 200 300 400 500 1992199319941995199619971998199920002001200220032004200520062007 Crescimento da movimentação de contêineres entre 2001-2007: Mundial: 11,9% ao ano em média; Brasil: 15,6% ao ano em média. Tecon Imbituba Contribuição para Absorção do Crescimento de SC

26 Tecon Imbituba Área de Influência São Francisco do Sul Itajaí Rio Grande 244 mil TEU/ano 682 mil TEU/ano 575 mil TEU/ano Porto de Imbituba SUL 15 Paranaguá 595 mil TEU/ano Santos 2,532 mil TEU/ano

27 Tecon Imbituba Área de Influência (“catching area”)IMBITUBA

28 Carga própria de Imbituba Sul de SC tem em Imbituba seu porto mais próximo assim como a serra gaúcha; Acesso ferroviário ao porto; BR101 Sul em duplicação As razões econômicas e de conveniência logística são os motivadores para um trabalho conjunto de promoção do Tecon Imbituba e do Porto de Imbituba para contêineres.

29 Tecon Imbituba Condomínio Industrial de Imbituba Localizado a menos de 10km do Porto de Imbituba

30 ZPE 490.000 m² ZPE 490.000 m² Tecon Imbituba Zona de Processamento de Exportação - ZPE

31 Tecon Imbituba Acesso ao Porto de Imbituba Via larga Espaço para via exclusiva de acesso ao porto Porto ao lado da cidade.

32 Contratação de mão-de-obra Treinamentos Apoio de instituições como Senai Tecon Imbituba Impacto Social

33 Tecon Imbituba Oportunidades para a Região Imbituba se tornar o porto concentrador de cargas para o Sul da América do Sul: –Há ganhos de 07 dias na rotação do navio que iria a Buenos Aires se este navio der a volta em Imbituba; –Dependendo do navio empregado representa economia de ativo fixo em aproximadamente US$ 10 milhões/ano para o armador; –O porto atende tanto ao mercado do RS quanto ao SC; –Há espaço diponível para crescer em Imbituba; –O Porto de Imbituba pode atingir 15m de calado com suas condições naturais. O Porto se tornar um Porto Indústria com a aprovação da ZPE

34 Obrigado por sua atenção! Rejane Scholles Gerente Comercial E-mail: rejane@santosbrasil.com.br Cel. 013-91391475 Contatos com mídia : Silvana Destro E-mail: silvana.destro@uol.com.br Fone: 011-88291071 ou 011-47711594


Carregar ppt "FIESC Regional Sul, ACIC – Associação Empresarial de Criciúma Criciúma, SC - 11 de Agosto de 2008 FIESC Regional Sul, ACIC – Associação Empresarial de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google