A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Excelência na gestão da sua biblioteca

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Excelência na gestão da sua biblioteca"— Transcrição da apresentação:

1 Excelência na gestão da sua biblioteca
Uma solução da linha de softwares SophiA

2 Apresentação Uma biblioteca tem a importante função de disseminar a informação e ampliar o acesso à cultura. Além disso, existe hoje a real necessidade de oferecer produtos e serviços com a máxima qualidade, em qualquer segmento. Para isso, é imprescindível que a biblioteconomia acompanhe a evolução das tecnologias da informação. É isso que propomos apresentar, aqui, para você: a possibilidade que sua instituição tem de consolidar a excelência em gestão, trabalhando com o SophiA Biblioteca, uma solução desenvolvida para permitir um gerenciamento ágil e flexível do acervo e dos serviços. Moderno e de fácil utilização, o software baseia-se nos padrões internacionais de catalogação e comunicação de dados (MARC-21, ISO2709, Z39.50 cliente e servidor, XML e OAI-PMH), e contabiliza mais de 600 instituições usuárias, entre universidades, escolas, empresas, órgãos culturais e públicos, no Brasil e exterior. Nas próximas telas você conhecerá os principais benefícios proporcionados pelo uso do SophiA Biblioteca e referências que atestam sua eficiência.

3 | Experiência e conhecimento aplicados | Excelente custo-benefício
Benefícios do SophiA Biblioteca Manter uma organização que permita fácil acesso às informações de uma biblioteca é a garantia para que esta seja bem avaliada. Esta organização só é possível na medida em que sua gestão é informatizada, em sua forma mais eficiente. Isso reflete não somente na percepção da qualidade da biblioteca como também no da própria empresa que a mantém. Confira como o uso de uma solução SophiA reflete no desenvolvimento da sua biblioteca e perceba porque esta é a melhor opção para atender à sua necessidade. A preocupação com a ergonomia tornou o SophiA Biblioteca muito simples de ser utilizado, com uma interface amigável e intuitiva. Os serviços web contam ainda com a possibilidade de customização, permitindo à biblioteca adequar seu terminal ao padrão visual do site da instituição. Desde 1997 a Prima atua no desenvolvimento de softwares para gestão de bibliotecas e essa experiência é traduzida numa grande carteira de clientes, composta por centenas de milhares de usuários finais utilizando o SophiA Biblioteca ou o terminal de atendimento web. Nossa equipe conta com bibliotecários, analistas de sistemas e de suporte trabalhando exclusivamente no desenvolvimento e apoio ao produto. Por atender a um grande volume de usuários, a Prima consegue fornecer licenças e suporte a um custo acessível e compatível com o porte do seu negócio. | Interface moderna | Experiência e conhecimento aplicados à solução | Excelente custo-benefício

4 | Flexibilidade e eficiência nas | Integração com sistemas
É possível, por meio de uma API de web services, integrar o SophiA com outros sistemas usados na empresa. Desta forma não é necessário cadastrar colaboradores em dois sistemas distintos; o sistema de gestão (administrativa ou financeira) que você já utiliza pode exportar os dados para o SophiA Biblioteca. O sistema permite a criação de perfil e senha para cada operador, indicando quais ações ele poderá realizar. Assim é possível acompanhar as ações de cada um por meio de filtros e relatórios gerenciais. Você poderá definir as políticas de empréstimos, reservas e renovações de acordo com a realidade da sua instituição, combinando dezenas de opções, como quiser (multas, atrasos, dentre outros). | Segurança e controle | Flexibilidade e eficiência nas configurações de circulação | Integração com sistemas administrativos Novidade no sistema Se a sua biblioteca realiza pesquisas com usuários, terá um grande aliado a partir de agora: o SophiA, em sua nova versão, permite a aplicação de enquêtes de acordo com a sua necessidade. Por meio de perguntas abertas e fechadas, o software disponibiliza a pesquisa pela web e dispõe os resultados na forma de relatórios estatísticos e gerenciais.

5 Funcionalidades do SophiA Biblioteca
Clique nas categorias para saber mais sobre as funcionalidades do sistema. Seleção e Aquisição Intercâmbio de dados Circulação Catalogação Serviços Web Gestão da biblioteca Serviços ao usuário Biblioteca Digital Clique na seta para continuar a apresentação sem ler sobre as funcionalidades do sistema

6 Funcionalidades do SophiA Biblioteca
Seleção e Aquisição Controle de aquisições, doações, assinaturas de periódicos, permutas e orçamentos; Recebimento e análise de sugestões de aquisições encaminhadas pelos usuários; Aceite ou recuse solicitações de usuários, com comunicação por e no Terminal Web; Elaboração de pedidos de aquisição a partir das sugestões dos usuários, com envio de listagens aos fornecedores para cotação; Envio de listagens para cotação aos fornecedores por meio da internet, com login e senha exclusivos, reunindo informações de obras, quantidade e prazos para entrega, definindo data limite para recebimento dos orçamentos; Análise dos orçamentos recebidos, com funcionalidade de formação de pedido com critérios de melhor preço, disponibilidade de entrega e prazos; Distribuição das obras adquiridas do módulo Aquisições ao SophiA, sem necessidade de nova digitação dos dados, inserindo novos exemplares a obras já existentes ou realizando pré-catalogação de publicações novas; Possibilidade de aquisição de publicações em moeda estrangeira, com inclusão de valores para conversão ao Real; Registro de assinaturas de periódicos com possibilidade de criação de expectativa de chegada de fascículos, registro de recebimento, envio de cobrança ao fornecedor por atraso na entrega, distribuição de fascículos recebidos, tanto para acervo como para lista de itens disponíveis para doação. Voltar ao menu de Funcionalidades

7 Funcionalidades do SophiA Biblioteca
Catalogação Capacidade ilimitada de registros; Adoção de padrões estabelecidos para a área da biblioteconomia: AACR2, ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), MARC 21; Não requer conhecimento prévio do formato MARC. O SophiA possui um exclusivo sistema de conversão online do padrão AACR2 (nível 3) para MARC-21 e vice-versa; Possibilidade de inclusão, edição e visualização da ficha de cadastro no padrão AACR2, MARC (registro bibliográfico no formato MARC, com nomeação dos campos) ou MARC tags (visualização das tags com número dos campos e subcampos), configurável por operador; Processamento de qualquer tipo de material, nos níveis monográfico e analítico, com possibilidade de criação de campos específicos de acordo com a necessidade descritiva; Possibilidade de catalogação centralizada ou descentralizada; Recurso de duplicação e unificação de registros; Controle de numeração de tombos, emissão de etiquetas de códigos de barras e códigos de usuários; Gestão completa de tabelas de termos autorizados, com controle de remissivas VER e VER TAMBÉM, controle de revisão de termos e correções em lote; Possibilidade de anexar arquivos, links para páginas da web e imagem de referência aos registros; Inclusão de exemplares por lote, resultando em agilidade no momento do registro de novas obras. Voltar ao menu de Funcionalidades

8 Funcionalidades do SophiA Biblioteca
Intercâmbio de dados (importação e exportação) Adoção de padrões internacionais para intercâmbio de dados: MARC 21, Protocolo Z39.50, ISO2709, Protocolo OAI-PMH; Importação de registros em MARC Autoridades e Bibliográfico; Importação de registros bibliográficos no formato MARC, ISO2709, protocolo Z39.50 ou através do Portal SophiA (Rede de bibliotecas SophiA); Possibilidade de importar dados de qualquer instituição que disponibilize os dados de seu catálogo nos formatos adotados pelo SophiA; Opção de edição dos registros em MARC antes de realizar a importação; Exportação de registros via ISO2709 e servidor Z39.50 integrado; Opção de selecionar e salvar diversos registros em formato MARC a partir de seleção de obras no Terminal Web ou no Gerenciador. Voltar ao menu de Funcionalidades

9 Funcionalidades do SophiA Biblioteca
Serviços web Serviço facilitado ao usuário: reserva, cancelamento de reserva, empréstimo, devolução e renovação online; Acesso por número ilimitado de usuários simultâneos para consulta; Acesso às íntegras de documentos nos mais variados formatos (texto, áudio, vídeo, etc.); Possibilidade de aplicação de política de acesso a documentos na íntegra, definindo a visualização dos arquivos por tipo de usuário, mediante login e senha; Relatório estatístico com os termos pesquisados no Terminal Web, informando a quantidade de ocorrências; Seleção de obras com opção de imprimir ou enviar dos resultados em forma de lista ou referências bibliográficas; Autonomia do usuário para informar seu perfil de interesse com dados de materiais, autores e assuntos, de acordo com as tabelas de autoridades, com envio de mensagem sempre que uma nova obra correspondente ao perfil for cadastrada. Voltar ao menu de Funcionalidades

10 Funcionalidades do SophiA Biblioteca
Circulação Definição avançada de políticas de circulação por biblioteca, categoria de usuário e tipo do material; Gestão completa do empréstimo entre bibliotecas; Emissão de cartas de cobrança impressas ou por ; Visualização da foto do usuário na circulação; Controle de chaves de escaninho; Controle de consultas locais; Opção de empréstimo por hora; Integração com equipamentos de autoatendimento da 3M, Multisystems e IdSystems; Recurso de biometria para empréstimos e devoluções. Voltar ao menu de Funcionalidades

11 Funcionalidades do SophiA Biblioteca
Gestão da biblioteca Acesso por número ilimitado de usuários simultâneos para consulta e cadastro; Definição de configurações gerais (por instituição) e locais (por biblioteca); Controle de acesso ao sistema definindo perfis de usuários e permissões para inclusão, edição ou exclusão de registros e auditoria com log de operações; Gestão de acervo e políticas de circulação em múltiplas bibliotecas pertencentes a uma mesma rede; Múltiplos idiomas por meio do módulo Tradução; Inventário; Gerador de relatórios e etiquetas, permitindo a confecção de relatórios pela biblioteca ou TI; Emissão de relatórios gerenciais e estatísticos, com possibilidade de exportação para Excel, Word e outros aplicativos; Análise de aplicabilidade: fornece subsídios para tomada de decisão para compras ou remanejamento de publicações do acervo; Gestão de vocabulário controlado com opção de construção de tesauro poli-hierárquico; Gerador de coleção de fascículos de periódicos em lote, com indicação de ano final e inicial e parâmetros gerais da coleção. Voltar ao menu de Funcionalidades

12 Funcionalidades do SophiA Biblioteca
Biblioteca Digital Gestão de biblioteca digital, com vinculação de mídias diversas (PDF, DOC, imagem, vídeo e som) e harvesting pelo protocolo OAI-PMH; Visualização de mídias do repositório digital por download ou streaming; Possibilidade de criação de diversos repositórios, separando as informações por tipo de arquivo, forma de acesso ou tipo de informação armazenada; Uso do repositório SophiA ou integração com DSpace; Possibilidade de aplicação de política de acesso a documentos do(s) repositório(s), definindo a visualização dos arquivos por tipo de usuário, mediante login e senha. Voltar ao menu de Funcionalidades

13 Funcionalidades do SophiA Biblioteca
Serviços ao usuário Rotina completa para circulação de publicações (reserva, empréstimo, renovação e devolução); Reservas, cancelamento de reservas e renovações pelo gerenciador ou pelo Terminal Web; Envio de avisos por informando sobre disponibilidade de obra reservada ou vencimento de empréstimos; Envio de s notificando empréstimos, renovações, devoluções, evitando a utilização de papel; Informação de bibliografia de curso de acordo com os dados do aluno; Sugestão de aquisições, tanto de novos títulos como exemplares de obras já existentes; DSI (Disseminação Seletiva da Informação), com configuração definida pelo próprio usuário final através da web ou pelo bibliotecário; Referência bibliográfica de acordo com a ABNT (NBR 6023), com possibilidade de ordenação por título, número de chamada e inclusão de informações complementares como: assuntos, código de barras, notas de conteúdo, número de chamada, quantidade de exemplares e resumo. Voltar ao menu de Funcionalidades

14 Casos de sucesso Clique nos logotipos das instituições para conferir os depoimentos de alguns dos nossos clientes e entender porque eles nos escolheram. São histórias que expressam os desafios enfrentados por diversas bibliotecas e que podem ser habilmente solucionados pelo SophiA. Clique na seta para continuar a apresentação sem ler os depoimentos

15 ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica (São José dos Campos/SP)
A biblioteca do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em São José dos Campos, distante 91 km da capital paulista, está localizada num prédio projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, dentro do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Os 17 funcionários da biblioteca são responsáveis pelo atendimento, catalogação e administração do acervo composto por mais de 240 mil itens dispostos em prateleiras deslizantes e 3 mil usuários ativos. Cliente do software SophiA Biblioteca desde 2005, antes o ITA já havia utilizado outros três sistemas, que com as rápidas inovações da área de Tecnologia da Informação tornaram-se obsoletos. “Este cenário nos deixava muito aquém de nossa potencialidade”, recorda a bibliotecária chefe da Seção de Processos Técnicos, Marilda Leite Quinsan. Com a implantação do SophiA, dentre os principais benefícios, a instituição teve uma significativa melhora na prestação de serviços aos usuários. “A possibilidade de serem feitas reservas e renovações pela web torna desnecessário que o usuário enfrente filas para ser atendido no balcão, desafogando o Setor de Circulação. Além disso, eles recebem avisos automáticos por , como data de devolução de empréstimo e liberação de reserva, o que facilita a rotina do próprio usuário”, comenta Marilda. Além disso, para Marilda “As tabelas de Autoridades garantem a consistência dos dados e documentos na íntegra, vinculados aos registros. E a possibilidade de catalogação no formato MARC e o protocolo Z39.50 são diferenciais do SophiA que devem se destacados”. Atualmente, além da biblioteca central, outras dez unidades vinculadas ao Instituto utilizam o software com base de dados integrada. Outro diferencial do SophiA Biblioteca é a presença de uma bibliotecária em sua equipe de desenvolvimento. “Isto é bastante positivo, porque ela é capaz de exemplificar nossas necessidades com mais exatidão”, completa. Marilda Leite Quinsan ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica (São José dos Campos/SP) Voltar ao menu de Depoimentos

16 Luiz Atílio Vicentini e Heloisa Cecotti
“Após exaustivo trabalho de preparação de edital com requisitos necessários para atender às necessidades das Bibliotecas da UNICAMP (SBU), foi adquirido, por meio de licitação - pregão -, o software SophiA. No início de 2009 a base Acervus foi migrada e homologada, cumprindo todas as etapas num período de 71 dias – tempo bastante inferior aos 90 dias estabelecido no edital. O software SophiA entrou em produção na UNICAMP em 26 de fevereiro de Como estratégia para implantação do software no SBU foi criado o Grupo Gestor de Implantação do SophiA, composto por três bibliotecários mais o diretor de TI, tendo como principal função acompanhar e tomar providências necessárias, sendo uma ponte entre o fornecedor, as bibliotecas e comunidade usuária. Os indicadores do uso do software SophiA na integração das 27 Bibliotecas do SBU demonstram que sua implantação trouxe grandes benefícios não somente às Bibliotecas, como, também, à comunidade usuária do SBU. A percepção que se tem hoje com relação ao sistema, é de que ainda há ajustes para adaptá-lo às demandas do SBU, mas é fato que o software findou determinados problemas apresentados anteriormente. O SophiA tem demonstrado ser uma ferramenta dinâmica, cumprindo com muita eficiência suas funções de gerenciamento das rotinas das Bibliotecas. Permite intervenções com agilidade e precisão. A equipe da Prima tem demonstrado confiabilidade no atendimento às demandas nas questões relativas ao software, merecendo destaque a área de Suporte da empresa - muito acessível e disposta a solucionar problemas e adequar soluções”. Luiz Atílio Vicentini e Heloisa Cecotti UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (Campinas/SP) Voltar ao menu de Depoimentos

17 Júlio César Mendonça Ferreira e Luiz Antônio de Souza
A mais nova biblioteca da Academia Brasileira de Letras, a Biblioteca Rodolfo Garcia foi inaugurada em 22 de setembro de O processo de automação do seu acervo, de aproximadamente 95 mil volumes, começou em 2002, mas foi no ano seguinte que a Academia optou por trabalhar com o SophiA Biblioteca. O processo de migração de dados do sistema antigo para o SophiA foi trabalhoso, “mas graças à equipe técnica da Prima, sempre pronta e disposta a ajudar, conseguimos alcançar os objetivos”, diz Julio César Mendonça Ferreira, Bibliotecário-Coordenador de Sistema e Acervo da Biblioteca Rodolfo Garcia. Luiz Antônio de Souza, Bibliotecário Chefe da Biblioteca Acadêmica Lúcio de Mendonça, relata os benefícios percebidos pelos profissionais da informação após a adoção do SophiA Biblioteca: “O SophiA é, para mim, uma ferramenta de grande utilidade para a descrição dos documentos da biblioteca. Este processo de descrição foi conseguido com a associação ao SophiA, que desenvolveu, em parceria conosco, uma estrutura de dados — a partir do MARC, que contempla informações especiais, sui generis e mesmo raras, que podem ser consultadas em nossa base na internet. Por isso o SophiA é o software que recomendamos aos que precisam de uma ferramenta amigável e de fácil manuseio, que permite ao verdadeiro profissional dedicar o melhor de sua capacidade intelectual e de laboração em prol daqueles que buscam os serviços da biblioteca, e porque não dizer em prol de si mesmo, posto que o primeiro usuário do sistema é o bibliotecário.” Júlio completa citando os pontos positivos aos usuários das bibliotecas: “O pesquisador conta com uma gama de serviços que o sistema oferece como, salvar sua pesquisa para futura consulta, enviar para seu ou salvar em local desejado, reservar obras para consulta, quando presente na biblioteca não precisa fazer anotações de localização do livro para buscar na estante, pois o SophiA permite a montagem de sua lista de desejos como em um site de compras, e outros. Outra grande qualidade, já citada até por outros clientes da Prima, é a empresa contar com uma Bibliotecária nos processos de atendimento ao cliente e desenvolvimento do sistema. É fundamental, pois ninguém melhor para entender nossa linguagem do que um par. Com isso, a Prima consegue manter um atendimento que a diferencia de outras empresas fornecedoras de sistema para bibliotecas.” Júlio César Mendonça Ferreira e Luiz Antônio de Souza ABL - Academia Brasileira de Letras (Rio de Janeiro/RJ) Voltar ao menu de Depoimentos

18 Tânia Regina Vicente Porto
A UMESP - Universidade Metodista de São Paulo utilizou por uma década um outro software para gestão das bibliotecas, quando, no ano de 2006, conheceu o SophiA. Tânia Regina Vicente Porto, coordenadora de bibliotecas, conta como foi o processo de mudança de sistemas: “A equipe de migração na Prima analisou nossa base de dados e, antecipadamente, nos alertou de erros de catalogação que existiam na base. Corrigimos tudo antes de migrar e quando isto foi feito, não tivemos qualquer problema”. Após estes anos de utilização, enfatiza Tânia, todas as expectativas foram atendidas. “A integração da base de dados das várias unidades facilitou nossas rotinas, a catalogação no sistema também é um diferencial, pois atende a vários padrões internacionais e, consequentemente, permitiu uma padronização no nosso acervo. Os relatórios são completos e nos ajudam a ter uma visão gerencial das bibliotecas, a circulação é simples e, além de tudo, a prestação de serviços aos usuários melhorou muito. Todos estão satisfeitos; o SophiA facilita o nosso trabalho e o dia-a-dia dos alunos”. Além dos diversos benefícios que o SophiA Biblioteca trouxe para os profissionais das bibliotecas da UMESP, o atendimento da Prima é um dos principais diferenciais de mercado. “Desde o começo tivemos um bom relacionamento com a equipe, que – acima de tudo – sempre demonstrou grande profissionalismo. Tivemos um excelente atendimento da compra, no treinamento e sempre que precisamos temos a atenção do suporte técnico”, ressalta Tânia. Tânia Regina Vicente Porto Universidade Metodista de São Paulo (São Bernardo do Campo/SP) Voltar ao menu de Depoimentos

19 Jeanne Lucena Oliveira Eletronorte (Brasília/DF)
Com três bibliotecas, a Eletronorte registra um número grande de obras e empréstimos para administrar. No total, são quase 18 mil exemplares. A bibliotecária Jeanne Lucena Oliveira, colaboradora da biblioteca instalada na capital federal, relata o impacto positivo da empresa ter adotado o SophiA Biblioteca para gestão do acervo. “Antes, as nossas três bibliotecas usavam softwares diferentes. A mudança foi impulsionada pela necessidade de todas utilizarem um único e integrado sistema. Destacamos a integração das bases de dados dos acervos das unidades de biblioteca da Eletronorte, reunindo informações da biblioteca da sede, em Brasília/DF, da biblioteca de Belém/PA e da biblioteca de São Luís/MA, como o principal benefício. Isso representa um significativo avanço à gestão de bibliotecas desta empresa; a padronização dos registros de acordo com as normas existentes; a velocidade para processamento técnico de materiais do acervo; a facilidade, agilidade e confiabilidade para as atividades relacionadas à Seção de Referência; os módulos formato MARC e Protocolo de comunicação Z39.50, contribuem especialmente para as nossas atividades”. Jeanne enfatizou os benefícios de diversos módulos opcionais do sistema: “Utilizamos alguns módulos opcionais do sistema que somam facilidades ao nosso dia-a-dia. São eles: o Módulo de Aquisições, que nos auxilia no controle e gerenciamento de compra de material bibliográfico e não-bibliográfico; o Terminal Web, que integra as bases de dados dos acervos das unidades de biblioteca da Eletronorte e permite a melhor utilização dos serviços das bibliotecas pelos usuários, o Marc para padronização dos registros de acordo com as normas existentes e o Z39.50 que nos permite o aumento na velocidade para processamento técnico de materiais do acervo”. Jeanne Lucena Oliveira Eletronorte (Brasília/DF) Voltar ao menu de Depoimentos

20 Alderleia Marinho e Jorditânea Souto
O Centro Nacional de Informação Ambiental do Ibama, criado com o objetivo de sistematizar as informações necessárias ao processo decisório da área ambiental, bem como dar suporte à política institucional por meio de base de dados, serviços técnicos e a disseminação do conteúdo ambiental, adotou o sistema de gerenciamento de bibliotecas SophiA em 2010, buscando otimizar o processamento e a gestão da informação. Jorditânea Souto, bibliotecária-chefe do CNIA/Ibama, considera que “o ganho com o sistema é muito significativo para a qualidade dos serviços e compromisso que o Ibama tem com a sociedade em disseminar a informação ambiental, contribuir para mudanças que tragam ganhos ao meio ambiente e qualidade de vida às pessoas, possibilitando a sustentabilidade do planeta. Considerando que o Ibama é nacional e os técnicos das unidades descentralizadas têm grande dificuldade em acessar a informação, o recurso biblioteca digital certamente foi um grande avanço para os nossos usuários”. Alderleia Marinho, também bibliotecária do CNIA/Ibama, conta que o software, mesmo em fase de implantação, já permite maior controle e qualidade na catalogação: “O SophiA facilita a normatização e padronização de descritores e autoridades usados na descrição dos documentos do acervo. No tratamento de periódicos, o software apresenta a possibilidade de cadastro de artigos, fascículos e coleções, além da confecção do Kardex que resulta em uma recuperação da informação muito mais efetiva”. Satisfeita, ela completa dizendo que a instituição ainda tem outros projetos para evolução da biblioteca e pretendem fazer isso usando o SophiA: “Não obstante as melhorias supracitadas, ainda vislumbramos a possibilidade de novos serviços, como a Disseminação Seletiva da Informação – DSI, com a implantação do serviço de alerta e a elaboração do Repositório Institucional do Ibama”. Alderleia Marinho e Jorditânea Souto IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Brasília/DF) Voltar ao menu de Depoimentos

21 Biblioteca Pública Municipal de Americana (Americana/SP)
Fundada em 25 de outubro de 1955, a Biblioteca Pública Municipal de Americana abriu e fechou suas portas várias vezes desde a sua criação — e mudou de endereço diversas outras — porém, se mantém ativa até hoje, com uma média atual de quase 3 mil empréstimos por mês. Para gerenciar os mais de 36 mil títulos e cerca de 55 mil exemplares, a biblioteca da cidade conta com o auxílio do sistema SophiA para gestão do acervo. O Orientador Cultural da Biblioteca de Americana, Leonardo Luciano, nos conta como tem sido trabalhar com o sistema. “Nossa migração foi trabalhosa e graças aos esforços da equipe de implantação do SophiA Biblioteca foi possível desembaraçar boa parte do ‘novelo’ de dados. A qualidade do sistema de catalogação abriu portas e nos estimulou a revisar nosso acervo. Este trabalho será extenso, mas de grande valia para melhorar a recuperação de informações. Começamos pelo acervo da sala Infanto-juvenil, reorganizando as obras fisicamente para melhor atender às buscas mais frequentes, revendo a catalogação com mais rigidez e buscando padronizar as entradas com as da Biblioteca Nacional, e ainda, reetiquetando com mais detalhes e códigos de barras. Ainda neste ano, começaremos a inserir acervos nunca antes catalogados digitalmente, como recortes de jornais e folhetos. O sistema de gerenciamento de circulações se destacou como a maior revolução para a nossa realidade. Como toda mudança, recebeu elogios e reclamações, mas ao se estratificar ganhou a admiração de todos. Na prática, facilitou a organização e o controle dos procedimentos, eliminando os erros causados por arquivamentos indevidos e possibilitando a todos os setores consultarem o status dos materiais, evitando contatos telefônicos incessantes ao departamento de empréstimos”. Leonardo Luciano Biblioteca Pública Municipal de Americana (Americana/SP) Voltar ao menu de Depoimentos

22 Colégio Teresiano (Rio de Janeiro/RJ)
Criado em 1956 como Colégio de Aplicação da PUC/RJ para colaborar na formação de professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, o Colégio Teresiano é dirigido pela Instituição Teresiana — uma associação de profissionais católicos fundada em 1911, na Espanha. O colégio investe no ensino de qualidade e, dentre outras características, em tecnologia. A biblioteca é um dos departamentos da escola que recebe este investimento e a bibliotecária Dalva Azevedo nos conta um pouco sobre isso ao relatar as melhorias das atividades cotidianas utilizando o software SophiA para gestão da biblioteca do colégio. “Com o SophiA Biblioteca conseguimos uma melhor organização do acervo, agilidade na busca da informação e maior apoio pedagógico para alunos e professores". Dalva destaca, ainda, os principais benefícios observados pelo uso do software: “A principal vantagem do SophiA é possibilitar-nos um rápido acesso à informação que procuramos. Ele oferece funcionalidades práticas e de fácil aprendizagem, além disso, o formato MARC com importação de dados oferece mais agilidade na catalogação do acervo, que atualmente tem cerca de 10 mil exemplares entre livros, folhetos e periódicos". A bibliotecária ainda demonstrou satisfação com a qualidade no atendimento e serviço prestado pela Prima: “O suporte técnico conta com funcionários aptos a tirar qualquer dúvida que apareça no momento da execução do trabalho técnico". Dalva Azevedo Colégio Teresiano (Rio de Janeiro/RJ) Voltar ao menu de Depoimentos

23 Saiba quais são algumas
das mais de 600 instituições que usam o SophiA Biblioteca: Academia Brasileira de Letras (Rio de Janeiro/RJ) Banco Itaú (São Paulo/SP) Caixa Seguros (Brasília/DF) CEFET (Belo Horizonte/MG e Rio de Janeiro/RJ) Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic (Campinas/SP) Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (São Paulo/SP) Cia Brasileira de Alumínio (São Paulo/SP) CIEE-Centro de Integração Empresa-Escola (São Paulo/SP) Colégio Pio XII (Rio de Janeiro/RJ) Colégio Teresiano (Rio de Janeiro/RJ) Collegium Sapiens (São Carlos/SP) CNPq - Conselho Nacional de Desenv. Científico (Brasília/DF) Editora Saraiva (São Paulo/SP) Eletronorte (Brasília/DF) FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Brasília/DF) IBAMA (Brasília/DF) IFET – Instituto Federal (Ceará, Maranhão, Santa Catarina e Urutaí) Instituto Ricardo Brennand (Recife/PE) ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica (São José dos Campos/SP) Kraft Foods (Curitiba/PR) Lacaz Martins, H., P. Neto, Gurevich & Schoueri Advogados (São Paulo/SP) METRÔ – Companhia do Metropolitano de São Paulo (São Paulo/SP) MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia (Brasília/SP Museu de Zoologia da USP (São Paulo/SP) Novelis do Brasil (Pindamonhangaba/SP) Porto Seguro - Cia Seguros S/A (São Paulo/SP) S.O.S. Mata Atlântica (São Paulo/SP) Suzano Papel & Celulose (Suzano/SP) UFG - Universidade Federal de Goiás (Goiânia/GO) UFPR - Universidade Federal do Paraná (Curitiba/PR) UMESP - Universidade Metodista de São Paulo (São Bernardo do Campo/SP) UnG - Universidade de Guarulhos (Guarulhos/SP) UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (Campinas/SP) UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas (Alfenas/MG) UNIFENAS – Universidade José do Rosário Vellano (Alfenas/MG) Unimed (São Paulo/SP) UNITAU - Universidade de Taubaté (Taubaté/SP) Universidade Positivo (Curitiba/PR)

24 Junte-se a uma rede de bibliotecas
A Rede de Bibliotecas SophiA é composta por unidades de informação que utilizam os softwares da linha SophiA Biblioteca e têm como objetivo ser um canal de comunicação, compartilhamento de dados e serviços entre as bibliotecas. A Rede oferece vantagens tanto para clientes que desejam disponibilizar seu acervo para o compartilhamento de dados como para clientes que desejam apenas consultar dados bibliográficos e utilizar os serviços oferecidos. Vantagens da Rede de Bibliotecas SophiA: Busca e exportação de registros bibliográficos (obras, periódicos e analíticas). Apresentação de vínculos dos materiais com sites relevantes, tais como o Google Books e outros. Visualização e solicitação de materiais a serem doados pelas bibliotecas. Visualização e solicitação de materiais a serem permutados pelas bibliotecas. Empréstimo entre bibliotecas automatizado, integrado às rotinas do SophiA. O acesso à Rede é disponibilizado pelo Portal SophiA, um site aberto aos bibliotecários que engloba um conjunto de serviços, informações e links úteis ao profissional da informação, tais como dicas de uso do SophiA Biblioteca, acesso ao suporte e atualização dos produtos, links, notícias e oportunidades relevantes da área, agenda de cursos e eventos, acesso aos parceiros da Prima que oferecem mais soluções às bibliotecas, dentre outros serviços. Saiba mais em

25 Acompanhe a evolução em gestão de bibliotecas.
Serviços Qualidade na implantação. A Prima e seus distribuidores realizam a instalação e capacitação necessários ao pleno uso do SophiA. Após a implantação é oferecido um serviço de suporte help-desk para que nenhuma dúvida permaneça. O SophiA possui atualizações quinzenais para deixar sua implantação sempre com os mais modernos recursos na gestão da biblioteca. Atualização simplificada. Basta a equipe de TI atualizar o servidor do SophiA e todas as estações se atualizarão sozinhas, automaticamente, sem intervenção da equipe de TI, de forma transparente ao operador. Comece a usar o SophiA sem perder as informações. A Prima realiza migrações de dados de sua biblioteca, seja em sistemas legados, planilhas Excel ou outros banco de dados. Acompanhe a evolução em gestão de bibliotecas.

26 Sobre a Prima Fundada em 1993 por profissionais altamente qualificados, formados no ITA e na Unicamp, a Prima especializou-se no desenvolvimento de soluções para a gestão de bibliotecas, escolas, acervos não-bibliográficos e cursos livres. A abrangente linha de softwares SophiA é utilizada atualmente por mais de clientes, espalhados por todos os estados brasileiros e em outros países. Somos parte do grupo Educaria, uma multinacional focada em soluções para instituições de ensino, presente no Chile, Argentina, Espanha e Brasil. Contamos com cerca de 80 profissionais das áreas de suporte, desenvolvimento, qualidade, tecnologia da informação, atendimento ao cliente, vendas, marketing, administração e recursos humanos. Além da sede, localizada em São José dos Campos/SP, temos uma filial no Rio de Janeiro, distribuidores credenciados na grande São Paulo e uma equipe de vendas especializada para atender às demais regiões do país. Desde 2005, a Prima mantém o selo Empresa Amiga da Criança, da Fundação Abrinq, além de promover outras ações voltadas à Responsabilidade Social.

27 Entre em contato conosco e descubra a excelência em gestão de bibliotecas
Nossa equipe comercial encontra-se à sua disposição, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h45, para fornecer informações sobre nossos produtos e serviços.


Carregar ppt "Excelência na gestão da sua biblioteca"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google