A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Indexação e Resumos: teoria e prática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Indexação e Resumos: teoria e prática"— Transcrição da apresentação:

1 Indexação e Resumos: teoria e prática
Lancaster (2004)

2 Resumos: tipos e funções
Capítulo 7

3 Resumo e extrato Extrato = versão abreviada de um documento, feita mediante a extração de frases do próprio documento. Resumo = ainda que inclua palavras que ocorram no documento, é um texto criado pelo resumidor e não uma transcrição direta do texto do autor.

4 Extensão do Resumo Fatores que influenciam na extensão de um resumo:
A extensão do item (documento) que está sendo resumido; A complexidade do conteúdo temático; A diversidade do conteúdo temático; A importância do item para a instituição que elabora o resumo; A acessibilidade do conteúdo temático; Custo; Finalidade.

5 Tipos de resumos Um mesmo resumo pode incorporar elementos indicativos e informativos. Resumos informativos são mais longos que os indicativos. Resumo indicativo – mais breve. Resumo informativo – maior nível de detalhes que o indicativo.

6 Tipos de resumos Resumos orientados para uma disciplina = atender as necessidades de uma disciplina como química, por exemplo. Resumos orientados para uma missão = vão ao encontro das necessidades de determinada indústria ou grupo de indivíduos, como por exemplo, resumos para a indústria da borracha, ou, resumos para enfermeiros. Resumos críticos = o resumidor / avaliador opina sobre a qualidade do trabalho do autor e pode até compará-lo com o de outros (recensão crítica condensada).

7 Finalidade dos resumos
Facilitam a seleção de informação; Poupam o tempo do leitor; Facilitam a identificação de itens pertinentes e proporcionam acesso aos itens armazenados; Os resumos cresceram de importância ao longo dos anos na medida em que cresceu a literatura científica.

8 Resumo estruturado Categorias informacionais são selecionadas para o preenchimento com informações. Exemplo: (principalmente em revistas médicas) Introdução Métodos Resultados Conclusões

9 Resumo estruturado Outro exemplo de resumo estruturado, para a área de irrigação. Tipo de irrigação Tipo de solo Produtos Condições climáticas Lugar Resultados

10 Resumos modulares Citação (Referência da fonte)
Anotação (Pequena anotação sobre o texto) Indicativo (Resumo indicativo) Informativo (Resumo informativo) Crítica (Resumo crítico)

11 minirresumos Resumo curto = os termos do resumo são retirados de um vocabulário controlado e reunidos numa sequência especificada. Exemplo: “Existe um decréscimo da quantidade de zinco no sangue de seres humanos com cirrose do fígado”, seria escrito assim: /DECR/ZINCO/SANGUE/HUMANOS/CIRROSE/FÍGADO

12 A redação do resumo Capítulo 8

13 Algumas cONSIDERações
Só se aprende a ser um bom resumidor com a prática; O bom resumidor aprenderá a ler / passar os olhos num documento para identificar rapidamente os pontos importantes; O resumidor deve evitar redundâncias (Este artigo examina... / O autor expõe...etc.); São caraterísticas de um bom resumo: brevidade, exatidão e clareza; Quanto menor, melhor será o resumo, desde que o sentido permaneça claro e não se sacrifique a exatidão.

14 Algumas cONSIDERações
Os resumos devem ser auto-suficientes; Verbos devem ser usados na voz ativa; O conteúdo e o formato dos resumos dependem diretamente do tipo de documentos a serem resumidos; Resumos são compostos por três partes: a referência (que indica o item resumido), o corpo do resumo (o texto) e a assinatura do resumidor. O resumidor precisa ter conhecimento do conteúdo temático tratado no documento, embora não precise ser um especialista.

15 Algumas cONSIDERações
Quem aprendeu a redigir resumos e também é especialista num campo de conhecimento redige os melhores resumos; O teste definitivo de um bom resumo consiste em perguntar: “será que ele permite ao leitor prever com exatidão se um item resumido é ou não relevante para seus interesses atuais?” Resumos = para serem lidos por seres humanos e elaborar uma representação que sirva para buscas feitas por computador.

16 Aspectos da avaliação Capítulo 9

17 Indexação e resumos A indexação e a redação de resumos não são atividades que devam ser consideradas como fins em si mesmas. São os resultados dessas atividades que devem ser avaliados e isso somente pode ser feito no contexto de determinada base de dados, seja ela em formato impresso ou eletrônico. Ou seja, representar para recuperar...

18 Avaliação de bases de dados
Para avaliar bases de dados deve-se levar em consideração quatro critérios principais: Cobertura. Quantos documentos sobre o assunto, publicados durante determinado período, se acham incluídos nas bases de dados? Recuperabilidade. Quantos documentos sobre o assunto, incluídos na base de dados, são encontrados com o emprego da estratégia de busca? Previsibilidade. Ao utilizar informações da base de dados, com que eficiência o usuário pode aferir (verificar/avaliar) quais os itens que serão e os que não serão úteis? Atualidade. Os itens publicados recentemente são recuperáveis, ou atrasos na indexação/redação de resumos provocam uma situação em que os itens recuperados mostram resultados de pesquisas “antigos” ou invés de “novos”?


Carregar ppt "Indexação e Resumos: teoria e prática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google