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A ferramenta ideal para a organização da sua biblioteca escolar.

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Apresentação em tema: "A ferramenta ideal para a organização da sua biblioteca escolar."— Transcrição da apresentação:

1 A ferramenta ideal para a organização da sua biblioteca escolar

2 Quem somos nós Fundada em 1993 por profissionais do ITA e da Unicamp, a Prima é, desde sua criação, especialista no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o gerenciamento de bibliotecas, acervos não-bibliográficos, instituições de ensino curriculares e escolas de cursos livres. A abrangente linha de softwares SophiA é utilizada atualmente por mais de 2.500 clientes, espalhados por todos os estados brasileiros e em outros países. Além disso, nossa empresa faz parte do grupo Educaria, uma multinacional focada em soluções para instituições de ensino, presente no Chile, Argentina, Espanha e Brasil. Somos associados a renomados órgãos da área de tecnologia e informática, como Microsoft (ISV – Fornecedor Independente de Software Silver) e ASSESPRO (Associação das Empresas Brasileiras de Software e Serviços de Informática); assim, a Prima conta com infraestrutura e equipe que a tornaram líder em vendas. Promovendo constantes ações de responsabilidade social, a empresa mantém desde 2005 o selo Empresa Amiga da Criança, da Fundação Abrinq.

3 Apresentação Com os mais modernos recursos disponíveis no mercado, de fácil utilização e custo acessível, os softwares da linha SophiA são ideais para auxiliá-lo na organização da sua biblioteca escolar, a fim de que ela desempenhe o papel fundamental que tem na formação pedagógica e cultural dos alunos, além de proporcionar apoio aos professores. O SophiA Biblioteca é o resultado de anos de experiência da Prima. Nas próximas telas você conhecerá as principais vantagens proporcionadas pelo uso do SophiA Biblioteca e histórias reais de escolas que usam e aprovam o sistema.

4 Benefícios do SophiA Biblioteca Descubra como os softwares da linha SophiA Biblioteca podem contribuir para uma organização ágil e eficaz, automatizando o processo de catalogação com a importação de registros prontos, diminuindo os custos da organização, oferecendo mais e melhores serviços aos alunos e professores, dentre outros benefícios à biblioteca da sua escola. Software robusto, flexível e eficiente Os mais de 12 anos de experiência da Prima no desenvolvimento de softwares de gestão de bibliotecas resultam em: Mais de 4.000 cópias de softwares comercializadas; Grande carteira de clientes, composta por mais de 600 instituições em vários países; Mais de 1.000 bibliotecários e centenas de milhares de usuários finais utilizando o SophiA ou o terminal de atendimento web.

5 Benefícios do SophiA Biblioteca Importação de registros prontos Por meio da importação de registros bibliográficos, via Rede de Bibliotecas SophiA, é possível à escola automatizar o acervo rapidamente e com qualidade, com pouco esforço de catalogação. Excelente custo-benefício Por atender centenas de instituições, a Prima consegue fornecer licenças e suporte a um custo acessível e compatível com o tamanho da sua escola.

6 Benefícios do SophiA Biblioteca Segurança e controle É possível criar um perfil e senha para cada operador do sistema, indicando quais ações ele poderá realizar. Desta forma, você poderá acompanhar as ações de cada operador por meio de filtros e relatórios gerenciais. Interface moderna A preocupação com a ergonomia tornou o SophiA um software muito simples de ser utilizado, com uma interface amigável e intuitiva. Os serviços web contam ainda com uma interface customizável, permitindo à biblioteca adequar seu terminal com o padrão visual do site da escola.

7 Benefícios do SophiA Biblioteca Facilidade na migração de informações O SophiA permite, por meio de uma API de web services, a integração com outros sistemas usados na instituição. Desta forma não é necessário cadastrar alunos, professores e funcionários em dois sistemas distintos; o sistema de gestão da escola exporta os dados para o SophiA. Flexibilidade nas configurações de circulação Você poderá definir as políticas de empréstimos, reservas e renovações de acordo com a realidade da sua escola. São dezenas de opções que você pode combinar como quiser (multas, atrasos, quantidade máxima de materiais, dentre outros). Estas combinações podem variar por biblioteca, por tipo de material e categoria de usuário.

8 Casos de sucesso “Depois de adotarmos o SophiA Biblioteca, percebemos que a praticidade no cadastro dos itens e a automação das rotinas, permitindo um controle total e seguro, facilitou a administração e o gerenciamento da biblioteca, influenciando positivamente em nosso cotidiano. A satisfação com o sistema desenvolvido pela Prima tem sido tanta, que adquirimos também o SophiA Gestão Escolar. Isso permite total integração entre nossa biblioteca e a secretaria da escola, evitando assim duplicidade de tarefas, como o cadastro de usuários e alterações necessárias”. Gabriela Furlan Riga – Externato Santa Terezinha, Araraquara-SP “Nossa biblioteca conta com 30.000 exemplares cadastrados e atendemos 2.000 usuários. O volumes de serviços é grande, então há muitos benefícios em trabalhar com o SophiA. Nos últimos anos tenho percebido uma constante evolução no sistema, que tem ficado cada vez mais intuitivo, facilitando o manuseio até para quem trabalha com ele pela primeira vez. Além disso, é um sistema rápido e eficiente”. Tânia Cristine Teixeira Alves – Colégio Rio Branco, Campinas-SP

9 Casos de sucesso “Com o SophiA Biblioteca, conseguimos uma melhor organização do acervo, agilidade na busca de informação e maior apoio pedagógico para alunos e professores no contexto de suas pesquisas escolares e dos Trabalhos Pessoais, projeto adotado pelo Ensino Fundamental II. A vantagem principal do SophiA é o acesso rápido à informação. Ele oferece funcionalidades práticas e de fácil aprendizagem, além de um suporte técnico com funcionários aptos a tirar qualquer dúvida que apareça no momento da execução do trabalho. Além disso, o formato MARC com importação de dados oferece mais agilidade na catalogação do acervo, que atualmente tem cerca de 10.000 exemplares entre livros, folhetos e periódicos”. Dalva Azevedo – Colégio Teresiano, Rio de Janeiro-RJ Confira outros casos de sucesso, deste e de outros produtos, acessando www.sophia.com.br.

10 Principais funcionalidades do sistema Gestão do acervo Controle de autoridades Circulação Serviços via web Relatórios gerenciais Funcionalidades da modalidade Avançada Clique sobre os títulos para mais informações. Clique aqui para assistir ao restante da apresentação:aqui

11 Principais funcionalidades do sistema Gestão do acervo Catalogação em AACR-2. Catalogação de qualquer tipo de material (livros, DVDs, CDs, etc.). Controle de assinaturas de periódicos. Emissão de etiquetas com código de barras. Importação e exportação de registros bibliográficos pela Rede de Bibliotecas SophiA. Controle de retenção de exemplares para restauração. Possibilidade de anexar a imagem da capa do livro ou URL, além de mídias diversas (.pdf, vídeos, áudios, etc.). Retornar ao menu de funcionalidades: Continuar a apresentação:

12 Principais funcionalidades do sistema Controle de autoridades Gestão de tabelas de termos autorizados e remissivas (autor, assunto, etc.). Substituição global: vários termos incorretos, por um correto. Retornar ao menu de funcionalidades: Continuar a apresentação:

13 Principais funcionalidades do sistema Circulação Gestão completa da rotina de empréstimos e devoluções da biblioteca. Dados completos dos usuários, com foto de identificação visível no momento do empréstimo. Criação de categoria de usuários (alunos, professores, funcionários, etc.). Recurso para aplicação de multa automática para o usuário com material em atraso com configuração flexível. Bloqueio, por meio de configuração, para atrasos de usuários de empréstimo por hora e por usuários que estejam com materiais com exemplar reservado. Histórico de empréstimos e reservas. Relatórios estatísticos. Recibo de empréstimos e devoluções realizadas, impresso ou por e-mail. Retornar ao menu de funcionalidades: Continuar a apresentação:

14 Principais funcionalidades do sistema Serviços via web Consulta ao banco de dados em tempo real, com opções de buscas simples e avançadas. Apresentação das capas dos livros. Destaque das palavras pesquisadas. Retornar ao menu de funcionalidades: Continuar a apresentação:

15 Principais funcionalidades do sistema Relatórios gerenciais Relatórios agrupados por turma (alunos devedores, livros atrasados, cursos, etc.). Ranking dos melhores leitores e livros com maior número de empréstimos. Exportação dos relatórios para outros formatos (.pdf, Excel, Word, etc.). Listagem do acervo, inventário, tombos vagos, etc. Financeiro. Retornar ao menu de funcionalidades: Continuar a apresentação:

16 Principais funcionalidades do sistema modalidade avançada Funcionalidades da modalidade avançada do SophiA Catalogação em MARC-21. DSI (Disseminação Seletiva da Informação): o cliente usuário da biblioteca define, no seu perfil, assuntos e autores de seu interesse e recebe avisos por e-mail, da disponibilidade desses materiais. Sugestão de obras para aquisição. Controle de periódicos encadernados e de analíticas de livros e periódicos (recortes de jornais, capítulos de livros, artigos, etc.). Criação de biblioteca digital. Importação de registros pelo protocolo Z39.50, integrado ao SophiA. Reserva e renovação de publicações por meio do Terminal Web e Gerenciador. Cartas de cobrança por e-mail. Controle de chaves de armários e escaninhos. Controle de empréstimo por senha ou biometria. Avisos por e-mail: reserva liberada, renovação de empréstimos, etc. Inclusão e exclusão de reservas, além de renovação de empréstimos pelo Terminal Web. modalidade avançada Funcionalidades da modalidade avançada do SophiA Catalogação em MARC-21. DSI (Disseminação Seletiva da Informação): o cliente usuário da biblioteca define, no seu perfil, assuntos e autores de seu interesse e recebe avisos por e-mail, da disponibilidade desses materiais. Sugestão de obras para aquisição. Controle de periódicos encadernados e de analíticas de livros e periódicos (recortes de jornais, capítulos de livros, artigos, etc.). Criação de biblioteca digital. Importação de registros pelo protocolo Z39.50, integrado ao SophiA. Reserva e renovação de publicações por meio do Terminal Web e Gerenciador. Cartas de cobrança por e-mail. Controle de chaves de armários e escaninhos. Controle de empréstimo por senha ou biometria. Avisos por e-mail: reserva liberada, renovação de empréstimos, etc. Inclusão e exclusão de reservas, além de renovação de empréstimos pelo Terminal Web. Retornar ao menu de funcionalidades: Continuar a apresentação:

17 Serviços Qualidade na implantação. A Prima e seus distribuidores realizam a instalação e capacitação necessários ao pleno uso do SophiA. Após a implantação é oferecido um serviço de suporte help-desk para que nenhuma dúvida permaneça. O SophiA possui atualizações quinzenais para deixar sua implantação sempre com os mais modernos recursos na gestão da biblioteca. Atualização simplificada. Basta a equipe de TI atualizar o servidor do SophiA e todas as estações se atualizarão sozinhas, automaticamente, de forma transparente ao operador, sendo desnecessário qualquer outro tipo de intervenção. Comece a usar o SophiA sem perder as informações. A Prima realiza migrações de dados de sua biblioteca, seja em sistemas legados, planilhas Excel ou arquivos em Access.

18 Junte-se a uma rede de bibliotecas A Rede de Bibliotecas SophiA é composta por unidades de informação que utilizam os softwares da linha SophiA Biblioteca e têm como objetivo ser um canal de comunicação, compartilhamento de dados e serviços entre as bibliotecas. A Rede oferece vantagens tanto para clientes que desejam disponibilizar seu acervo para o compartilhamento de dados como para clientes que desejam apenas consultar dados bibliográficos e utilizar os serviços oferecidos. Vantagens da Rede de Bibliotecas SophiA: Busca e exportação de registros bibliográficos (obras, periódicos e analíticas). Apresentação de vínculos dos materiais com sites relevantes, tais como Google Books, livrarias e outros. Visualização e solicitação de materiais a serem doados pelas bibliotecas. Visualização e solicitação de materiais a serem permutados pelas bibliotecas. Empréstimo automatizado entre bibliotecas, integrado às rotinas do SophiA. O acesso à Rede é disponibilizado pelo Portal SophiA, um site aberto aos bibliotecários que engloba um conjunto de serviços, informações e links úteis ao profissional da informação, tais como dicas de uso do SophiA Biblioteca, acesso ao suporte e atualização de produtos, links, notícias e oportunidades relevantes da área, agenda de cursos e eventos, acesso aos parceiros da Prima que oferecem mais soluções para as bibliotecas, dentre outros serviços. Conheça: www.portalsophia.com.br

19 Telefone 0800.557074 E-mail vendas@prima.com.br www.sophia.com.br Entre em contato para adquirir o melhor sistema de gestão de bibliotecas escolares: SophiA Biblioteca. Nossa equipe comercial encontra-se à sua disposição, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h45, para fornecer informações sobre nossos produtos e serviços.


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