A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PATRIMÔNIO HISTÓRICO E EDUCAÇÃO Professores: Carlos Bahia Simone Trindade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PATRIMÔNIO HISTÓRICO E EDUCAÇÃO Professores: Carlos Bahia Simone Trindade."— Transcrição da apresentação:

1

2 PATRIMÔNIO HISTÓRICO E EDUCAÇÃO Professores: Carlos Bahia Simone Trindade

3 Conteúdo da Tutoria Texto Dissertativo e Debate

4 Texto Dissertativo Um texto dissertativo é composto por três partes principais: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

5 INTRODUÇÃO É o ponto de partida do texto. Por isso, deve apresentar de maneira clara o assunto a ser tratado e também delimitar as questões que serão abordadas. Dessa forma, a introdução encaminha o leitor, estabelecendo para ele a orientação adotada pelo autor para o desenvolvimento do texto como uma espécie de "roteiro".

6 DESENVOLVIMENTO: É a parte do texto em que idéias, conceitos, informações e argumentos serão desenvolvidos, de forma organizada e criteriosa. O Desenvolvimento deve expressar a opinião da pessoa que o escreve, com argumentos convincentes, científicos e com exemplos claros.

7 CONCLUSÃO É a parte final do texto, um resumo de tudo o que já foi dito. A conclusão deve expor claramente uma avaliação final, uma posição sobre o assunto discutido. Esse parágrafo deve responder ao primeiro parágrafo, ou simplesmente conter a idéia chave da opinião.

8 NO INÍCIO DA TUTORIA: Os alunos devem ser divididos em grupos. Vamos refletir juntos (tutor e alunos) sobre o tema desta tutoria, questionando sobre o que vocês alunos entendem por patrimônio. Após o término da leitura do texto, deverão identificar: - O que é Patrimônio - O Museu e o Patrimônio

9 Desenvolvimento da Tutoria Os grupos deverão fazer uma releitura, análise e discussão do texto. Em seguida, cada grupo deverá produzir um texto dissertativo com no mínimo 20 linhas. Não deverão ser corrigidos os textos que não atendam a esta especificidade. O tutor deverá informar aos alunos sobre este critério.

10 Os alunos não devem responder pontualmente as questões, e, sim abordá-las através de informações presentes no texto, de maneira que estas revelem seu pensamento, conclusões e indagações sobre o tema estudado.

11 O TEXTO DISSERTATIVO DEVERÁ ABORDAR OS SEGUINTES PONTOS: Que reflexão o autor objetivou suscitar com a escolha do título do texto? Quais os elementos culturais que fazem parte do Patrimônio da sua cidade?

12 Desenvolvimento da Tutoria Os alunos deverão estar de posse do texto postado no SAE : Educação, museu e patrimônio: tensão, devoração e adjetivação. Disponível também no site: http://www.revista.iphan.gov.br/materia.php?id=145

13 DESENVOLVIMENTO DA TUTORIA Os alunos deverão avançar em suas pesquisas, lembrando que as mesmas devem ser enriquecidas com recursos existentes na Internet.

14 DESENVOLVIMENTO DA TUTORIA Debate: Os alunos deverão socializar suas conclusões produzidas no texto feito em grupo, através de apresentação em power-point. Cada grupo elegerá um representante, que fará a exposição das conclusões da equipe.

15 CONCLUSÃO Após o término das exposições, o tutor deverá conduzir os alunos a perceberem no quadro as suas idéias, se estas convergem, divergem e/ou se avançam em relação ao que foi estudado.

16 O texto elaborado pelos alunos será utilizado para consulta em atividades futuras. Portanto, o texto produzido pelo grupo deverá ser levado para as demais tutorias. OBSERVAÇÃO

17 REFERÊNCIAS CHAGAS, Mário. Educação, museu e patrimônio: tensão, devoração e adjetivação. Disponível em:. Acesso em: 06 jun. 2008.

18 “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender; e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto.” (Nelson Mandela)


Carregar ppt "PATRIMÔNIO HISTÓRICO E EDUCAÇÃO Professores: Carlos Bahia Simone Trindade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google