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I Módulo Inicial Iniciação à Actividade Filosófica.

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1 I Módulo Inicial Iniciação à Actividade Filosófica

2 SUMÁRIO Análise do texto “Alegoria da Caverna”, de Platão: - caracterização da Filosofia; - valor e utilidade da Filosofia. I Módulo Inicial Iniciação à Actividade Filosófica

3 “Alegoria da Caverna” Manual página 22 Alegoria é uma representação figurativa de uma proeza, de uma virtude, de uma ideia ou ser abstracto, apresentada como ficção, com o objectivo de tornar mais acessível a mensagem.

4 Quem representam os homens da caverna? O que representa o mundo da caverna? O que vêem os prisioneiros? O que representa a luz do Sol? Quem representa o prisioneiro que consegue libertar-se? Ao regressar à caverna como é recebido pelos outros prisioneiros? Guião de leitura

5 Proposta de análise Numa alegoria, temos de inventariar as imagens, depois os conceitos que elas veiculam, relacionando ambos. Manual, página 22

6 Proposta de análise 1. Descrição da situação IMAGENS CONCEITOS A cavernaO mundo sensível Os prisioneiros Condição humana TrevasIgnorância Confusão sombras/objectosIndistinção aparência/realidade

7 Proposta de análise 2. Problematização da situação IMAGENS CONCEITOS Dificuldade de olhar a luz e os objectos Força dos hábitos adquiridos Dificuldade do despertar e resistência dos prisioneiros Perturbação dos prisioneiros ao descobrir o mundo exterior Etapas da ascensão até ao mundo exterior Espanto filosófico Poder do conformismo Progressiva eliminação dos preconceitos

8 Proposta de análise 3. Resolução dos problemas sugeridos pela situação IMAGENS CONCEITOS Contemplação da luz do Sol Conhecimento da verdade Comparação mundo exterior/ vida na caverna O regresso do filósofo à caverna Compreensão da situação na caverna Amor/dever do filósofo Trabalho de análise Tomada de consciência/ mutação do modo de ser Perigosidade de falar a verdade Risco do filósofo

9 Proposta de análise a. Tema Natureza, existência e condição humanas

10 Proposta de análise Vivendo os seres humanos aprisionados à sua própria ignorância (trevas da caverna), pergunta-se: 1. Como libertar-se das trevas e aceder ao conhecimento (a luz do Sol)? 2. Como mudar se não temos consciência da ignorância? b. Problema

11 Proposta de análise Esta alegoria caracteriza o imobilismo da existência dos humanos; vivemos mergulhados na ilusão e na inconsciência; acorrentados à nossa ignorância. Mas podemos libertar-nos e alcançar o conhecimento se fizermos o esforço necessário. >>> C. Tese do autor

12 Proposta de análise Tese do autor Esta alegoria caracteriza o imobilismo da existência dos humanos; vivemos mergulhados na ilusão e na inconsciência; acorrentados à nossa ignorância. Mas podemos libertar-nos e alcançar o conhecimento Com efeito, segundo Platão: 1. os humanos (os prisioneiros) vivem num estado de inconsciência causada pela ignorância 2. só uma minoria consegue libertar-se 3. libertar-se é aceder à Sabedoria através da Filosofia

13 Proposta de análise d. Argumentos ▪ vivemos acorrentados na escuridão, não temos a experiência de outros modos de ver a nossa existência; ▪ não temos consciência da nossa ignorância e por comodismo e medo não queremos mudar; ▪ no entanto, a mudança é possível e vale a pena sair da caverna; ▪ essa mudança exige esforço, aprendizagem contínua e gradual; ▪ aquele que sai e se libertou, compreendeu; ▪ ao compreender alegrou-se, lamentou a situação dos prisioneiros e decide tentar libertá-los.

14 Conclusão Na Alegoria a Filosofia corresponde a uma actividade difícil que exige disciplina intelectual, esforço crítico e autocrítico. CARACTERIZAÇÃO DA ACTIVIDADE FILOSÓFICA Lança a dúvida sobre o que nos habituamos a considerar verdadeiro sem razões para tal Exige que avaliemos os nossos preconceitos, as nossas crenças mais básicas É crítica, pressupõe uma análise cuidadosa e imparcial de todas as ideias para determinar as razões da sua verdade ou falsidade.

15 CARACTERIZAÇÃO DA ACTIVIDADE FILOSÓFICA (cont.) A crítica filosófica exerce-se mediante o pensamento argumentativo Pressupõe uma tomada de posição devidamente fundamentada, o que corresponde ao uso de um pensamento livre e autónomo Opõe-se ao dogmatismo APESAR DE DÍFICIL, ESTA AVENTURA VALE A PENA…

16 Conclusão O valor ou utilidade da Filosofia Uma vez que somos como os prisioneiros, a Filosofia poderá ajudar-nos a fazer a viagem do fundo da caverna em direcção à luz : Aprender a ver a realidade sob nova perspectiva Libertar-nos do pseudo-saber Pensar por nós próprios Procurar orientação para a existência Alcançar autonomia e liberdade através do saber

17 O valor ou utilidade da filosofia (cont.) A filosofia desenvolve uma capacidade para argumentar e debater problemas filosóficos e não filosóficos. Esta capacidade é importante por duas razões: 1.Pode fazer de nós cidadãos mais informados e participativos na vida pública. 2.Quem souber argumentar bem tem maiores probabilidades de tomar melhores decisões, as quais podem afectar decisivamente a nossa vida.


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